Loading
  • 12 de Julho, 2009
  • Por Carlos Esperança
  • Islamismo

Somália – Cristãos decapitados

Cristãos decapitados na Somália

Um grupo de extremistas islâmicos, ligado à Al Qaeda, decapitou esta Sexta-feira sete cristãos da Somália, acusados de serem “espiões”.

O respeito que todos os crentes devem merecer-nos não pode ser alargado às crenças. As pessoas são dignas de respeito, consideração e solidariedade independentemente da responsabilidade penal pelos crimes que cometem.

Se as crenças ferem princípios humanistas e civilizacionais devem ser combatidas e os regimes despóticos, sustentados por elas, devem ser derrubados.

As guerras religiosas e a crueldade fanática são velhos fenómenos que ensanguentaram a Europa até que o Iluminismo, a Revolução francesa e a secularização lhes puseram termo. O direito à liberdade religiosa não foi dado por qualquer religião, foi conquistado contra a vontade das Igrejas. O próprio catolicismo, depois de um longo processo de secularização e de lhe ter sido imposta a separação do Estado, só viria a reconhecer a liberdade religiosa com o concílio Vaticano II, que os fundamentalistas se esforçam por esvaziar de conteúdo.

A decapitação de cristãos na Somália choca pelo horror da crueza, a demência prosélita e a alienação provocada pelo ódio.
O mundo civilizado deve exigir às ideologias religiosas o mesmo comportamento que às políticas. O pluralismo é uma exigência ética e civilizacional. Matar por ódio sectário e querer converter os outros ao seu deus, pela violência, são fenómenos que urge erradicar.

Para pôr cobro a estes crimes, que se repetem com impiedosa regularidade, não se devem exigir referências confessionais nas Constituições dos países, deve exigir-se que a liberdade de crença, descrença e anti-crença seja reconhecida e defendida pelos países civilizados.

É preferível viver sem um mínimo de fé do que morrer com excesso dela.

Quem poderá negar aos cristãos decapitados a sua solidariedade e aos fundamentalistas que os executaram um julgamento rigoroso?

7 thoughts on “Somália – Cristãos decapitados”
  • Realista

    sei. sei…
    agencia ecclesia (muito “séria” e “verdadeira” por sinal).

    jamais vai noticiar noticias como essa
    http://ministerioflavioalves.blogspot.com/2008/
    Missões:Católicos perseguem Evangélicos no México

  • Realista

    “As guerras religiosas e a crueldade fanática são velhos fenómenos que ensanguentaram a Europa até que o Iluminismo, a Revolução francesa e a secularização lhes puseram termo”
    è mesmo?? e o ke dizer do governo do padre Tiso, do governo do bom catolico Ante Pavelic??(em pleno seculo XX!!)

    a propria revolução francesa virou mar de sangue!

  • Realista

    “só viria a reconhecer a liberdade religiosa com o concílio Vaticano II”
    O CV2 foi 1 embuste clássico!!! Apenas 1 manobra pra ludibriar os tolos!
    Enquanto o Vaticano falava de CV2,,, o mesmo dava as bênçãos pros fascistas Salazar e Franco… Abençoava o ditador católico do Vietnam S., Ngo DInh Diem… que massacrava budistas! Ironicamente o irmão de Diem… o “tolerante” cardeal Ngo DInh Thuc participou do CV2

  • Eduardo Russo

    Realista ,blog do pastor é tão confiável quanto a agencia Ecclesia.
    Os católicos tradicionais mexicanos perseguem os evangélicos pelo mesmo motivo que extremistas islâmicos somalis decapitam cristãos :
    Intolerãncia . A demência religiosa é a mais perniciosa doença que ataca o mundo dito civilizado. :
    Deus criou o Homem para viver em paz com seus semelhantes e o diabo criou as religiões para dar lhes um motivo para a guerra. Obrigado

  • Realista

    entao blog do pastor e a Ecclesia são 2 embusteiros!

    “A demência religiosa é a mais perniciosa doença que ataca o mundo dito civilizado. :”
    nao so ela… o ultrancionalismo tbm…
    outra doença grave é o silencio da midia em relação a certos fundamentalistas…

  • Eduardo Russo

    As agencias noticiosas assim como blogs religiosos só publicam o que é do interesse deles. Jamais a Ecclesia contará historias de padres pedófilos e nem a Folha Universal da IURD irá publicar sobre as tretas do bispo e seu enriquecimento suspeito. É mais fácil algum jornal iraniano publicar as caricaturas de Maomé. Obrigado

  • Eduardo Russo

    As agencias noticiosas assim como blogs religiosos só publicam o que é do interesse deles. Jamais a Ecclesia contará historias de padres pedófilos e nem a Folha Universal da IURD irá publicar sobre as tretas do bispo e seu enriquecimento suspeito. É mais fácil algum jornal iraniano publicar as caricaturas de Maomé. Obrigado

You must be logged in to post a comment.