Loading

Ateu pede anulação do baptismo

Ricardo Silvestre iniciou o processo para deixar de ser baptizado.

Leia a notícia no DN

11 thoughts on “Ateu pede anulação do baptismo”
  • Jose Simoes

    E depois quando morrer as igrejas vão admitir o corpo???

    js

  • Carlos Esperança

    JS:

    Os cemitérios são dos municípios. Nâo são das Igrejas.

  • Carpinteiro

    José Simões, na realidade um padre pode recusar-se a fazer um funeral religioso. Há padres que recusam fazer funeral a membros das suas paróquias pelo simples facto de não irem à missa com a frequência devida, http://mocho.weblog.com.pt/arquivo/213653.html
    e há-os que o recusam a quem não pagar a côngrua todos os anos(dinheiro correspondente a um dia de salário) , até os há que exigem 50 euros de juros de mora por cada ano em atraso! http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_
    Também os há que o que querem é o dinheiro do funeral, da missa de saimento, de sétimo dia e por aí adiante, fazem o funeral e nem querem saber se o defunto é ateu ou beato.
    O problema de as igrejas aceitarem o corpo já é outra história. Quando é para gastar dinheiro, os padres dizem-nos que os templos são de todos (património da humanidade) e que devemos custear a sua manutenção e recuperação, quando está em causa o negócio, fazem questão de dizer que os imóveis são propriedade da Igreja e são eles quem mandam.
    É no que dá terem o exclusivo do negócio.

  • Elmano

    Os senhores padres ainda querem justificação para o acto e assinatura reconhecida. Livra.
    Quando me baptizaram, maribaram-se para o que eu viria a ser no futuro e marcaram-me como os criadores de gado fazem às reses.
    Na próxima deslocação á aldeia lá irei, presencialmente, fazer entrega da declaração, não vá o cura duvidar da assinatura.
    Achei engraçada aquela da alusão à Maçonaria na notícia. O Sr. desconhece que, para ser maçon, é preciso ser seguidor de um dos Calhamaços dos Embustes.
    Serve qualquer um, a Bíblia da ICAR, a Tora ou Alcorão. É por isso que se tratam por irmãos.

  • Jose Simoes

    CE:

    Não estava a pensar no enterro, mas naquela coisa de “velar o corpo”.

    Um colega Holandês (ou Alemão?) contou-me que na terra dele muita gente não se desvincula da igreja (para a qual têm de pagar um valor anual, se não se desvincularem) porque depois quando morrerem os corpos têm de ficar em casa da família até ao enterro, o que é muito pouco prático e causa desconforto a muita gente.

    José Simões

  • manuel a. sousa

    é preciso declaração es-cri-ta?… não há pachorra para esses senhores… alguém me pode informar desse documento?… há alguns anos tive uma discussão (algo complicada) com um “corvo” – queria anular o baptismo… para evitar situações menos próprias desisti, ainda que essa ligação à ICAR seja uma das pedras no meu sapato.

  • Carlos Esperança

    Em Portugal (nas cidades maiores) as igrejas têm uma sala que alugam para os funerais civis. Mas lá têm um Cristo ou uma cruz que é preciso tapar.

    Há também os bombeiros e centros recreativos que permitem que os funerais saiam das suas sedes.

  • Elmano

    Caro Manuel A. Sousa

    A carta tipo minuta para este acto foi aprovada no almoço ateu de Coimbra e publicada neste “site”. Se indicar o seu mail posso enviar-lha.
    saudações ateístas

  • antonio maximiano

    envia tambem para mim antmaximiano@gmail.com

    cumps

    antonio maximiano

  • manuel a. sousa

    caro elmano
    muito agradeço o envio, pode ser para: utopikuscirkus@aim.com
    depois é entregar ao cavalheiro da freguesia ou ao chefe?…
    os meus cumprimentos

  • manuel a. sousa

    caro elmano
    muito agradeço o envio, pode ser para: utopikuscirkus@aim.com
    depois é entregar ao cavalheiro da freguesia ou ao chefe?…
    os meus cumprimentos

You must be logged in to post a comment.