Loading
  • 10 de Janeiro, 2015
  • Por David Ferreira
  • Ateísmo

Prefiro morrer de pé

“Prefiro morrer de pé do que viver ajoelhado”, disse o director do Charlie Hebdo, como que a antecipar o fatídico destino.

De pé! Não como um cobarde e muito menos como um traidor. De pé!

Após a sua profetizada morte, logo saíram à rua todos os hipócritas, cobardes, inocentes e idiotas úteis da sociedade a gritar – Eu sou Charlie Hebdo! A pensarem que são Charlie Hebdo.

Não, não são. Gostariam de o ser, porventura, mas não o são. Nunca o serão. Muitos estarão nos antípodas de Charlie Hebdo. Muitos serão responsáveis pela necessidade de um Charlie Hebdo.

Stéphane Charbonnier foi o paradigma da coragem. Deu a vida pela liberdade. Não por uma liberdade patética e anárquica. Deu a vida pela sua liberdade de expressão e pela liberdade dos outros de não concordarem com ela. Teve nas veias o calor do sangue que a transfusão do iluminismo nos legou. Mesmo sabendo que a sua vida corria perigo. E muito poucos dos que se auto-intitularam Charlie Hebdo seriam capazes de o fazer. Palavras leva-as o vento, assim dizia Florbela Espanca. E assim o vento levará todas as pias mensagens de tolerância para com os intolerantes que muitos ímpios lhe atiram de joelhos.

Morreu Stéphane Charbonnier. Um ateu como tantos outros. Um cidadão como tantos outros. Mas diferente de tantos outros. Feriu com o som das palavras, morreu ao eco das espingardas. Morreu às mãos de intolerantes. E há quem tenha o cinismo de o apelidar de intolerante. Ateus inclusive. Porque há ateus que apenas o são para justificar a sua incapacidade de integração na sociedade. Para manifestar o seu desprezo pela sociedade. Tal como os intolerantes que mataram Stéphane Charbonnier.

Morreu Charlie Hebdo. Morreu um jornal. O símbolo máximo da liberdade de expressão. E há cobardes que se dizem Charlie Hebdo. E há fanáticos que apoiam outros fanáticos, que negam outros fanáticos, porque não conseguem admitir que os seus dogmas ideológicos possam estar errados e desadequados da civilização.

Morreu Charlie Hebdo.

Viva Charlie Hebdo!

E quanto aos cobardes… Os cobardes já morreram. De joelhos. Porque os cobardes morrem muitas vezes antes de morrer. E sempre de joelhos.

41 thoughts on “Prefiro morrer de pé”
  • Gabriel Pinto

    Em todos estes anos de notícias esta foi a única que me fez sentir medo. Medo a valer. Medo que algo possa acontecer a mim ou pior, aos meus entes queridos.
    Não sei bem explicar o porquê, até porque evito ao máximo ver ou ler notícias que têm uma tendência extra ordinária de explorar o macabro, mas foi como que previsse que as coisas poderão efectivamente piorar e alastrar para além das fronteiras de países mais influentes.

    Desde este acontecimento, tenho colocado e partilhado conteúdos e notícias do género “Je suis Charlie”. Sei que sou um mero leitor e guardo a maioria dos pensamentos e opiniões para mim, pelo que poderei até encaixar-me no quadro de hipócrita.

    Achei que a uma das formas de evitar essa hipocrisia e perder algum do medo de ser perseguido (porque realmente penso nisso, não sou do género “só acontece aos outros”) seria publicar e partilhar cada vez mais conteúdos que expressem o meu desdenho pela religião, opressão, lavagem cerebral desde tenra idade, perseguição religiosa, falsa moral, etc…

    Tenho constatado que em Portugal a voz ateia soa muito baixinho.
    Está na hora de eu acrescentar uns decibéis ao barulho.

    Gabriel Pinto
    Lagoa

  • Oscar

    Reconheço que a forma mais adequada de honrarmos os corajosos jornalistas do Charlie Hebdo é termos a decência de dizermos ” nós não fomos Charlie”.

    • Leonardo

      Corajosos jornalistas!

      Uns cobardolas que se escondem dentro de um bunker com escolta policial?
      Jornalistas, uns inuteis desenhadores de bonecos,num pasquim que nunca fez mais do que insultar e espalhar a confusão, combatendo os Direitos Humanos, espalhando o ódio, a ponto de ter sido fechada por ordem do presidente De Gaulle.

      • Oscar

        Não deves funcionar bem da pinha…

        • Molochbaal

          Continuas a falar contigo próprio fifi ?

          Ha o número do polócia bom e do polícia mau. Agora inventaste o número do católicuzinho bom e católicuzinho mau.

          A nao ser quando estás a fingir que sou és ateu, que és eu etc etc etc.

          És um animal pá.

    • Molochbaal

      Tás na tua identidade soft fifi ?

      Logo tu que tudo fazes para sabotar um blog, recorrendo a falsificaçoes de nicks e ameaças de morte ?

      Tu n fazes diferença nenhuma dos tipos que atacaram o Hebdo.

      • Oscar

        Só te resta a mentira, não é cobardolas ?

        A propósito, já limpaste essas mãos badalhocas do sangue derramado por Alcindo Monteiro e do José Carvalho, porco nazi ?

        • Molochbaal

          Caro fifi.

          E és tu, que aqui ameaça toda a gente de morte, que elogia a inquisiçao e deseja a morte às nossas famílias, que naturalmente incluem crianças e católicos, que vem armado em santinho e pacifista ?

          Tal como os fundamentalistas muçulmanos tu passas a vida a tentar impedir as pessoas de falar num blog, sabotando, roubando identidades, ameaçando e intimidando e depois vens colar-te a manifs de quem protesta contra os teus amigos crentes que fizeram mais energéticamente o que tu fazes todos os dias?

          N tens mesmo vergonha no focinho.

          Se pudesses já tenhas feito há muito tempo o que os teus amigos crentes muçulmanos fizeram.

          • Oscar

            Tu pensas certamente na linha de Goebbels, quando este defendia que uma mentira repetidas muitas vezes se transforma em verdade, porco nazi.

            Nunca aqui ameacei de morte fosse quem fosse, sempre me insurgi contra a inquisição e tu sabes isso.

            Mas és tão canalha que, na linha da tua formação ideológica do III Reich, continuas sistematicamente a imputar-me essas calúnias. Já te desafiei várias vezes a fazê-lo e nunca foste capaz de citar o que nunca afirmei.

            A verdade, verdadinha, é que não és capaz de citar qualquer frase minha, relativamente a tão torpes acusações.

            O que, aliás, só vem demonstrar o grande pulha que és.

          • Molochbaal

            Queres outra vez a citaçao ?

            Além de wanna be serial killer também és ceguinho ?

            Toma lá porcalhao.

            “SE A INQUISIÇÃO MATOU GAJOS COMO TU, OU COMO VÓS, ENTÃO,

            VIVA A INQUISIÇÃO!

            MORTE AOS CABRÕES DOS ATEUS DESTE BLOGUE!”

            Fifi dixit.

            http://www.diariodeunsateus.ne

          • Oscar

            Queria sim a citação, mas, como era expectável, tu não colocaste o link correcto, omitiste a parte final do link, para que ninguém possa confirmar o reles caluniador que és. Quem clicar nesse link não consegue aceder a qualquer página do DduA.

            Cobardolas, imputas-me afirmações que nunca proferi, e quando te desafio a colocares o respectivo link e a identificares o correspondente nick, o que é que fazes, pela segunda vez, seguida ?

            Truncas a parte final do link e impedes qualquer pessoa de verificar se o que dizes corresponde ou não à verdade.

            Não há dúvidas,cão nazi é sempre cão nazi.

            Mas aqui toda a gente percebeu o porco mentiroso e o reles caluniador que és.

  • Roderick

    A Associação Ateísta Portuguesa vai participar nalguma marcha?

  • João Sousa

    SIm.. sim..
    Charb e a turma dele eram bastante amantes da livre expressão..
    Que diga Siné.. demitido por esses “democratas” pq ele ousou ironizar o filho de Sarko….

    • Tutor do Stefano

      Chegou o marciano.

      • João Sousa

      • Deusão

        discordo do título da charge, deveria ser :” como fazer um asno crentóide.”

        • Tutor do Stefano

          Há asnos e asnos. Pior que muçulmanos não existe.

          • Deusão

            Dentro das mesquitas os das capelas encontramos tarados de todos os tipos: os fanáticos homicidas, os apenas fanáticos, os abobalhados, os vacas de presépio, os seguidores da tropa, etc. Mas de um dos tipos encontrados tenho respeito, os que são capazes de fazer uma crítica a si mesmos e à religião; são os que procuram apreender o conteúdo humanista da sua fé. São poucos, mas existem e estão em qualquer religião.
            O cristianismo já fez coisas muito piores que os seguidores de maomerda. O mundo está mergulhado nesta lama fétida graças aos tarados bush filho, blair ( nem voume dar ao trabalho de procurar a grafia correta do nome do 1 ministro inglês à época ) e de alguns tarados puxadores de saco dos norte-americanos.
            Sou totalmente ateu, as religiões são o de mais avançado há na idade média, mas os muçulmanos não são piores que os cristãos, budistas ou ateus e a origem de todo o ódio atual é a maldita guerra estúpida ao Iraque – houve a denúncia contra o presidente bush no tribunal penal internacional, mas a mesma foi arquivada. Por que ?

    • Molochbaal

      Sim fifi de esquerda ?

      Isso é razao para matar toda a gente no jornal ?

      Começa logo k a maior parte dos mortos n tiveram nada a ver com esse despedimento n com a linha editorial. Simplesmente trabalhavam lá.

      Porque é que n te casas com o católicuzinho ?

      Para a quantitade de asneiras que aqui debitas, estao bem um para o outro.

      • João Sousa

        não justifiquei a morte deles!
        Preferiria a morte moral deles… ninguém mais comprar o jornaleco desses hipócritas e simplesmente eles falirem.

        • Molochbaal

          Sim ?

          Eles foram assassinados pelos teus amigos e tu nao condenaste. Apenas te multiplicas em posts a dizer como as vitímas que foram assassinadas eram más.

          Por falar nisso, ainda nao conseguiste explicar porque eram más.

          Por terem gozado com o profeta ?

          Ainda n percebeste que tu, como ateu, serias igualmente carne para kalash pela mao dos teus amiguinhos ?

          Tu és mesmo burro ou estás só a tentar emular o fifi ?

        • Fernando Monteiro

          De que Gulag é que este saiu?

  • Leonardo

    “Saíram à rua todos os hipócritas, cobardes,(…) idiotas (…) a gritar – Eu sou Charlie Hebdo!”

    Tu o disseste!

    Também creio que a feira que fizeram é digna de hipocritas e idiotas. Tanta coisa por uns desenhadores de bonecos? Se fossem jornalistas a sério, o que se faria?

    Mas, uns reles desenhadores de bonecos, a que os palermas chamam jornalistas, tudo copiavam na vida, incluindo a frase “Prefiro morrer de pé do que viver ajoelhado”. Não sei se via ajoelhado. Ouvi dizer que morreu sentado, numa reunião, e que foi rude na sua actividade que merece dizer-se que viveu rastejando.

    • Molochbaal

      Sim fifi ?

      Esta é a tua identidade má ?

      Como fazes para distinguir tantos nicks falsos ?

      Deves ter uma optima memória.

    • João Sousa

      Charlie Hebdo demitiu um cartunista que satirizou o filho de Sarkozy.
      Ah..claro… bela liberdade de expressão

      • Fernando Monteiro

        E isso justifica o quê?

        • Molochbaal

          Segundo ele, deve justificar que assassinem o pessoal todo lá do escritório.

          Se calhar até alguns amigos do que foi despedido…

          Resta saber se o tal gajo foi mesmo despedido por causa disso, estamos num ambiente de fifice de esquerda, que aceita qualquer boato ou aldrabice como a verdade absoluta, desde que o boato seja contra ocidentais.

      • GriloFalante

        “Charlie Hebdo demitiu um cartunista que satirizou o filho de Sarkozy”
        E matou-o?

        • Marques

          Não matou porque tinha autoridade para o despedir, senão, ninguém duvida que o tivesse feito.

  • João Sousa

    Je suis pas Charlie

    • Molochbaal

      Sim ? E essas capas, para ti, querem dizer o que ?

      Já sabemos que era um jornal humorístico, que publicava caricaturas.

      E ?

      Tens algum ódio especial contra o humor ? Deve ser por nem saberes o que significa ironia.

      Sabes que o humor e a ironia sao sinal de inteligencia ? Um burro n é capaz de ironizar, por razoes óbvias.

      Ao menos tenta explicar-te, em vez de repetir constantemente capas sem que ninguém perceba o que queres dizer com isso.

      E daí talvez nao. Até tenho medo da explicaçao.

      • João Sousa

        ah sim.. então chamar negros de macacos pode ??
        então que tal essas charges?? vamos ver se vc gosta !!

        • Molochbaal

          Que tu és antisemita já todos sabemos.

          É nojento, mas n é razao para te matar mais toda a gente do teu prédio, como tu estás a dar a entender ser muito justo fazer.

          Entretanto, onde é que estao a chamar negros de macacos ?

          Tu sabes a que se refere aquele desenho, quem é aquela pessoa, é mesmo negra ou sendo, n será racista ?

          Eu desconheço por completo o assunto a que se refere aquela caricatura do rassemblement, por isso mostra lá o link que a explique.

          • Molochbaal

            Deixa lá, nao é preciso. Já me informei.

            A caricatura retrata uma ministra francesa negra, que tinha sido insultada de macaca, por Marine le Pen.

            O Rassemblement bleu raciste é a gozar com um chavao de Marine le Pen, que chamado rassemblement bleu marine – um trocadilho com o nome.

            Assim, a caricatura está na realidade a criticar o racismo de Marine Le Pen, lembrando o público de que ela tinha chamado macaca á ministra e fazendo mais um trocadilho com o trocadilho de Le Pen, chamando-a de racista.

            Percebeste bronco ?

            A caricatura que tu apresentaste como prova de racismo está na realidade a criticar o racismo de Le Pen.

            Nem podia ser de outra forma, visto que o Hebdo é um jornal de esquerda e nunca poderia entrar numa onda de racismo.

            Resumindo, estás a espalhar BOATOS CALUNIOSOS acerca das vitímas dos teus amigos. A tentar justificar o seu crime.

            Entretanto essa tua calúnia é bem útil.

            Mostra bem como os vossos sites das teorias da conspiraçao antiocidentais fazem montagens e deturpam o sentido das coisas, de forma a apresentar o ocidente como culpado de tudo o que de mal aconteça no mundo.

            Assim como tu foste capaz de apresentar uma caricatura antiracista como sendo racista, também a merda dos teus sites apresentam qualquer atentado cometido contra ocidentais como feito pelas próprias vitímas.

            É simplesmente nojento.

            The Problem With #JeSuisCharlie | Junkee

            junkee.com/the-problem-with-jesuischarlie/48456

          • Molochbaal

            Aliás tinha de ser qualquer coisa do género pois apresenta o símbolo da frente nacional. Sendo o hebdo um jornal de esquerda estaria fora de questao estar a fazer propaganda à frente nacional – só podia estar a criticar a frente nacional.

            Mas a esquerda fanática antiocidental poassa por cima de tudo, passa por cima do óbvio e até por cima dos cadáveres dos seus camaradas da esquerda moderada, no seu frenesim de atacar os povos ocidentais,

      • Marques

        Este tipo de falso humor tem tanto de inteligência como os terroristas tem de pacifistas. Isto não é humor mas provocação aberta e pura. Qual a diferença entre fazer um destes desenhos ou escrever um texto, em tão sério e grave,a insultos as pessoas?
        Qual a diferença entre publicar estes desenhos e colocar-se com um megafone a insultar as pessoas em causa à sua chegada a um aeroporto?

        O que provam as declarações e manifestações sobre estes imbecis e insolentes caceteiros é que, por todo o mundo, alastra e predomina uma ignorância brutal e generalizada sobre o que é a democracia. Fica provado, também, que a democracia é uma fantochada, um circo, um espécie de jogo cómico.

        Uma coisa é reprovar o terrorismo – nesse caso contem comigo. Outra coisa, diametralmente oposta e incompatível com a primeira, é defender os “cherlies hebdos” que por aí contaminam e envenenam a sociedade e a destroem a democracia. À sua maneira, este jornal era tão terrorista e tão mal-intencionado como a al-Caeda.

        Uma democracia que fomenta este tipo de jornais e de terrorismo escrito é, em tudo, igual a uma organização terrorista. Partindo da França, país onde a liberdade republicana foi imposta por rios de sangue e pelas mais cruéis barbaridades, tudo é de esperar – até chamar a isto um exemplo de democracia e liberdade.

        E que liberdade, que tolerância e que democracia para com os islâmicos!…

        • Deusão

          Se você não sabe a diferença entre um desenho tosco e um ataque covarde à pessoas desarmadas, não há nada a ser dito.
          E outra coisa, por que não deixar que o maome ou o jesus venham reclamar ? Quem deu àqueles tarados de merda o direito de se sentirem ofendidos por um deboche a seus ídolos. O jornal era dirigidos por ateus conhecidos – e coisa curiosa: possuía colaboradores crentes e nenhum dos assassinados pensou em matá-los – e poque deus nunca se incomodou com eles ? inclusive permitiu idade longeva a alguns deles. Se deus não se incomodou, por que os asnos crentóides tarados de merda deveriam ?

        • Molochbaal

          Nesse caso temos também de proibir Bocage, Eça de Queiroz e Ramallho Urtigao.

          Para n ofender ninguém.

          E já agora, diga lá o que tem os desenhos de maomé de ofensivo.

          Portanto, uns tipos colocam bombas e associam aos atentados o nome de maomé.

          Depois chegam outros e fazem caricaturas sobre essa associaçao.

          Como é possível ofenderem-se com os segundos ?

          Eles apenas retrataram em caricatura uma associaçao já existente.

          Se é para ficar ofendido com a associaçao de maomé a ataques terroristas, ofendam-se com quem faz ataques em nome de maomé.

          Ofenderem-se com quem apenas retratou uma situaçao já existente é apenas estúpido ou mal intencionado.

          Qualquer dia nem podemos sequer falar em certos assuntos, nao vá alguém fdicar ofendido.

          • Lg

            A diferença é que nem Bocage, nem Eça, nem Ramalho escreviam apenas para provocar e ofender, com um intuito de guerrilha e provocação.

          • Deusão Allão

            o ofendido foi maomerda; ele que tome providencias, crentóide.

    • Fernando Monteiro

      Pois não, tu és um idiota. Mais um dos que abundam pelo mundo.

You must be logged in to post a comment.