Loading

Giordano Bruno vai ficar satisfeito e agradecido

O teólogo dominicano Frei Betto pediu ao papa Francisco a reabilitação de Giordano Bruno, o filósofo e astrónomo italiano condenado à fogueira pela Inquisição em 1.600 por considerar heréticos seus postulados filosóficos.

A revelação foi feita pelo teólogo em entrevista concedida ao jornal italiano ‘La Repubblica’ divulgada nesta quinta-feira. O encontro entre Frei Betto e Francisco ocorreu na residência do pontífice, a casa Santa Marta.

10 thoughts on “Giordano Bruno vai ficar satisfeito e agradecido”
  • Nunes

    Não concordo e acho que é errado fazê-lo.

    Tal como não concordo que o Japão peça desculpa ou “reabilite” os muitos missionários portugueses que foram queimados no seu território, e coisas semelhantes.

    Não se pode inverter a História.

    Cabe a cada facção, crença ou ideologia (seja politica, religiosa, ou simplesmente filosófica), louvar os seus heróis e fazer deles bons ou maus exemplos.

    Tudo isto em nome da verdade histórica. Nunca podemos separar um facto do seu contexto.

    Se assim for, teremos que passar a vida a “julgar” pessoas.

    Ainda agora acabo de receber, via “press”, um texto dando conta de um erro cientifico grave, no campo da medicina, que custou a vida a muitas crianças.
    Mas, era assim que a ciência interpretava as coisas, era até aí que ia o conhecimento, erram essas as regras científicas dum tempo bastante recente. Só faltava agora a ciência passar os dias a “reabilitar” e “pedir desculpa” pelos imensos erros que cometeu até muito recentemente.

    Acho que a verdade histórica tem que ser analisada no seu contexto. Se um facto estava correcto na altura, ele permanece historicamente correcto, seja em que campo for.

  • Eu Não sou o Nunes

    As verdades históricas têm muito que se lhe diga. Tempos houve em que a verdade histórica, para a ICAR, foi considerar Joana D´Arc herege. 500 anos depois, a verdade histórica, para a mesma ICAR, foi considerá-la santa. No entretanto, já ela tinha sido queimada em nome da primeira verdade histórica. A porra toda é quando as verdades históricas conflituam para a mesma ICAR.

    • Nunes

      Não é verdade.

      Pouco tempo de pois de ter sido executada, o seu processo foi considerado nulo e, aí sim, reabilitada pelo Papa. Tudo isto se passa em pleno século XV, dentro na mesma realidade histórica.

      O que a Igreja Católica fez depois já não me interessa, pois apenas diz respeito aos católicos.

      • Eu Não sou o Nunes

        ” Reabilitada” porquê ? Em nome de que princípio é que alguém que foi objecto da ignóbil e satânica Inquisição teria que ser “reabilitada” pela Igreja que instituiu essa organização terrorista ?

        O que a ICAR fez só interessa aos católicos ? O que a sua infame Inquisição fez também ? Só interessa aos católicos porquê ? Existe algum decreto divino que assim sentencie ?

        • Nunes

          Estou a ver que tenho que lhe fazer um desenho!

          Joana d´Arc foi julgada e executada depois de ser vendida para esse fim. essas eram as leis dos Estados da época.

          Foi executada em 1431 (as datas cito de cor, pelo que se me enganar fica o meu pedido de desculpa, pois bastaria consultar a Wikipédia). O processo foi de tal forma confuso que o Papa Calisto III, logo no inicio do pontificado (em 1455 ou 1456) mandou que fosse revisto o processo e reabilitado o nome de Joana. Alguns dos envolvidos no processo foram castigados, inclusive com a excomunhão, o que valeu ao Papa uma inimizade feroz de alguns nobres. Fruto desse processo, este Papa alvo me grosseiras calúnias, algumas chegaram até hoje.
          Este foi o Papa que fez a primeira Concordata com o nosso país.

          Se Joana foi feia santa ou não, a mim não me interessa, e isso só deve interessar, julgo eu, aos católicos.

          A Inquisição era uma instituição que na época tinha os mesmos poderes que a NATO tem hoje (basta ver o que se passou no Iraque com a caça-ao-homem), que tinha a mesma aceitação e que matou muita menos gente.
          Não foi menos correcta, não foi mais cobarde, não foi mais mortífera.
          Cada um vê até onde os olhos atingem,

          A questão religiosa fica para ti, daí que a Inquisição possa ser tua e não minha.

          Queres que continue o desenho?.

          • Eu Não sou o Nunes

            Estou-me nas tintas para o que tu penses. As tuas risíveis e caricatas sentenças passam-me ao largo, não lhes concedo a menor importância.

            A tua ICAR instituiu a tenebrosa Inquisição. E a tua ICAR perseguiu de forma infame milhares de seres humanos pelos merfo facto de pensarem divergentemente dos seus próprios postulados.

            Bandalhos como Tomás de Aquino e João Crisóstomo foram dos mais vis perseguidores dos chamados “hereges”.

            Mas ainda restam alguns bandalhos:

            Aqueles que querem passar uma esponja por esse passado trágico e criminoso.

            Entendeste, ou também precisas que te faça um desenho ?

  • Manuel Lopes

    Sou ateu, mas não sou maniqueísta e não tenho o menor problema em mostrar a minha admiração pelo papa Francisco. A posição que recentemente tomou contra os abusos sexuais cometidos por padres católicos só veio reforçar o apreço que nutro por ele.

    http://www.publico.pt/mundo/noticia/papa-francisco-pede-perdao-as-vitimas-de-abusos-sexuais-por-parte-de-membros-da-igreja-catolica-1631907

  • GriloFalante

    Valha-nos o antoniofernando! Ele, sozinho, consegue encher a caixa de comentários, limitando-se a falar consigo próprio. É obra!!!

    • Eu Não sou o Nunes

      O que se aprende por aqui: fiquei agora saber que o Grilo Falante também é o antoniofernando. Realmente, esse tipo tem um enorme dom da ubiquidade.

    • Molochbaal

      Está cada vez mais taralhoco.

      Enfim, como está numa de esquizofrénico e responde a si mesmo, poupa-nos o trabalho de lhe responder.

You must be logged in to post a comment.