Loading

Falta de visão…

Qualquer papa que se preze, logo que passa para as mãos do defunteiro só tem uma preocupação: tratar de obrar o maior número possível de milagres, para ser promovido a santo ou, será preferível dizer, a ressanto, uma vez que santo já ele é enquanto respira. Trata-se, pois, de uma redundância.

Compreende-se. Por via de regra, agarram-se ao poder com tal gana, que quando deixam a profissão é para se entregarem nas defunteiras mãos.

A confirmar o que escrevo o papa F1, o Chico para os amigos, acaba de anunciar não um, mas dois futuros santos: o ex-papa JP2 e o também ex-papa J23. Ambos ex-vivos, como não podia deixar de ser.

Felizmente, a História legou-nos uma excepção àquilo que tem sido a regra. Joseph Ratzinger ainda está vivo e são. Por isso, não se compreende a falta de sentido de oportunidade que o mesmo manifesta, em oposição à clarividência exibida durante o exercício papal. Então, não seria de aproveitar a oportunidade e desatar já a miracular tudo quanto disso fosse passível? Logo agora, que não tem mais nada que fazer e está a gozar uma merecida reforma? Por que raio está a roubar, urbi  et orbi, a suprema felicidade de ser canonizado ainda em vida? Além do mais, seria um estonteante golpe publicitário, que guindaria a ICAR para os lugares cimeiros do ranking das empresas religiosas. Está à espera de quê? De morrer? Mas isso deixa de ser original, não tem piada nenhuma: depois de morto, qualquer papa é canonizado. Em vida é que nunca aconteceu.

Julgo eu…

7 thoughts on “Falta de visão…”
  • JoaoC

    Se há Papa recente que merece ser canonizado é, sem sombra de qualquer dúvida, o saudosíssimo Papa Bento XVI, verdadeiro santo e mestre de almas felizmente ainda vivo entre nós!

    • GriloFalante

      Ninguém diz o contrário; mas não seria má ideia começar já a fazer uns milagrezitos. Já não digo ressuscitar os vivos ou dar vista aos paralíticos, que isso já está muito manjado e não tem ponta de originalidade; mas podia, por exemplo, começar a curar umas cáries dentárias, coisa de que não há notícia ou, até, para não ser muito exigente, começar a fazer nascer membros aos amputados.
      Quanto ao resto, assino por baixo, mas há que mostrar obra feita.

      • JoaoC

        Quanto ao milagre, problema resolvido:
        http://oanunciador.com/2013/09/10/o-milagre-de-bento-xvi-jovem-afirma-ter-sido-curado-por-papa-emerito/
        Este é só o mais visível de muitos, ao longo de 8 anos, desde conversões em massa e um aumento incrível de vocações durante o seu Pontificado, entre muitas outras graças.
        Infelizmente não é possível canonizar ninguém em vida, porque se se pudesse, Sua Santidade o Papa Bento XVI seria o maior merecedor!

        • David Ferreira

          Aqui não há nenhum problema resolvido. Há uma série de problemas por resolver.

          Há milhares e milhares de casos de remissão de tumores por esse mundo fora, o que torna o caso perfeitamente banal, uma vez que biologicamente está comprovado que pode acontecer, mesmo que a ciência ainda não saiba, em alguns casos, como isso acontece. Mas se acontece é porque é possível, não foi pela divina intervenção de Sua Santidade. Este caso é mais um de muitos em que a cobardia moral da Igreja engana os crentes, sobretudo os que se encontram em situações de desespero, ou em que os próprios crentes se autoiludem pelo facto de atribuírem a suposta cura a uma oração. Estes tipos curados miraculosamente devem ser privilegiados aos olhos do Senhor. É que com tanta gente a morrer de fome, a sofrer torturas hediondas ou simplesmente atropelada durante uma peregrinação a caminho de Fátima, é preciso ser-se muito especial para obter um privilégio destes…

          Conversões em massa e um aumento incrível de vocações? Isto é algum milagre? Qualquer dia estão a dizer que o simples facto de acordarmos de manhã é um milagre. Não pega nem com supercola 3. Isto não é um milagre. Quando muito seria uma desgraça.
          Jesus Cristo alguma vez deu indicações para que a Igreja fizesse canonizações? Há, pois, ele nunca falou sequer em igreja…a não ser no sentido metafórico da palavra.
          Há várias categorias de crentes. Assim como várias categorias de católicos. Uns que, apesar de crerem, mantêm a sanidade mental, a lucidez e o bom senso e outros que não. Você com toda a certeza faz parte do segundo grupo.

          • molochbaal

            Tive um animal de estimação, vitíma de um tumor, que regrediu, acabando o bicho por morrer muito mais tarde, da idade.

            O que me atormenta é que não sei a que santo atribuir este milagre.

            Será que a igreja me pode ajudar ?

    • manuel a sousa

      ah grande joão c!… ainda por cá andas, grande cristão benfiquista?… continuas firme a combater o demo… trés bien.
      já vai um ano que não ponho os olhos nisto e hoje resolvi dar uma voltinha… não vejo é os teus amigos doutros tempos o zeca, o entrecosto neo-cristão, e o destemido tony fernando que tinha uma mulher ateia. velhos tempos… mas constato que estás em forma nesta luta desigual contra o grilo falante.
      ora o teu papa novo é um homem sorridente, um tipo que veio das pampas argentinas e era um compagnon de route do incrível videla. merece ser santo. já. e antes que seja tarde. e o teu preferido bento também é fixe… sim senhor.
      os meus cumprimentos, joão… e se vires por aí o tony e o entrecosto dize-lhes que passei por cá…
      garanto-te uma coisa… eu vou ser santo. e sabes porquê? porque vos aturei meses… estás a ver a cruz que carrego aos ombros?… e isto é sendo ateu. se fosse cristão estaria sentado ao lado do teu amigo imaginário
      cumprimenta à cristandade por mim.

    • Molochbaal

      Ora, mas há papa que vocês acham que não deva ser canonizado ?
      Só não canonizaram os Bórgias, porque ia ser a risota de toda a humanidade.

You must be logged in to post a comment.