Loading
  • 28 de Dezembro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Política

O Vaticano e a política

O jornal oficial da Santa Sé manifestou hoje publicamente o seu apoio ao primeiro-ministro italiano demissionário Mario Monti, que já admitiu estar pronto para liderar um Governo se for convidado.

O diário “L’Osservatore Romano” publicou hoje um artigo intitulado “A entrada na política do senador Monti”, assinado por Marco Bellizi, em que expressa o seu apoio ao tecnocrata e salienta a necessidade de “recuperar o sentido mais alto e nobre da política”.

Comentário – A última teocracia europeia apoia sempre a direita, desde Hitler e Mussolini a Franco, Videla, Pinochet e Salazar.

18 thoughts on “O Vaticano e a política”
  • Mateus

    Jesus Cristo nunca teria sido politicamente de direita e já os essénios, nos quais radica o seu pensamento, não conheciam a propriedade privada, todos os bens materiais eram partilhados. Cristo e os seus apóstolos igualmente partilhavam os bens de que dispunham e a Última Ceia é igualmente simbólica dessa partilha.O mesmo se pode ver nos Atos dos Apóstolos, sobretudo nesta passagem:

    “Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um” ( Atos 32:35)

    A base ideológica do Cristianismo também se reflecte politicamente. E há que dizê-lo sem sofismas, politicamente à esquerda, no sentido da prevalência dos interesses públicos e sociais sobre os privados e individuais.

    Há, pois, uma diferença abissal entre aqueles que tentaram arregimentar o Cristianismo para a tentativa de legitimação de práticas políticas de direita, assentes no primado da propriedade privada e do lucro, e entre a base ideológica do pensamento, também político, de Jesus de Nazaré e dos apóstolos.

    A religião e a política não são indissociáveis, nem o Cristianismo pode ser politicamente neutral, como Hélder da Câmara, Oscar Romero e Leonardo Boff bem perspectivaram e coerentemente assumiram.

    • deus

      Compartilhavam tudo ?
      hehehe
      É o que eu sempre pensei: o tal jesus era um grandessíssimo palerma .
      E rabeta.

      • provocador

        Senhor moderador Carlos Esperança. Dirijo-me a si. Esse indivíduo que já usou o nick de” ateu sim e daí “,e que agora optou por usar o nick de ” deus” é useiro e vezeiro em conspurcar este site, de forma sistemática, com palavreado claramente obsceno e insultuoso e o mesmo se passa com outro indivíduo da mesma jaez, que dá pelo nome de Kavkaz. O senhor moderador existe para quê ? Para passar constantemente uma esponja sobre o sistemático uso dessas obscenidades e ofensas ? Este site pode funcionar como uma espécie de cloaca mal cheirosa para esse tipo de gentalha badalhoca ? Ou será que o Ricardo Pinho não teve toda a razão quando denunciou esse género ateísta de badalhoquice ?

        • deus

          Tony, e os seus discursos xenófobos, não mereceriam moderação ? e os seus ataques gratuitos a nós ? e o uso indevido de nicks ?
          Temos um ditado por aqui: macaco senta-se no rabo para falar do rabo dos outros.
          O seu jesus era um tremendo palerma, ofendi você ? só porque o mantém guardado em local pouco acessível ?
          Não me tome por preconceituoso. Acho que o tal jesus era rabeta sim, mas nada tenho com isto. Se o que a icar diz tem fundamento (andava com 12, nunca se casou, etc..) o gajo, com certeza, engrenava ré. Mas isto não é problema meu.
          Agora, bandalhoco é você. Basta olhar os posts por aí e vemos quem aparece com trocentos apelidos, foge sempre de qualquer confronto e, quando desmascarado, ofende o oponente.
          Felizmente para você o moderador é democrático e tolera seus textos imbecis, seus escritos ridículos.
          Antes de subir nas tamancas, observe que você insultou-me em primeiro lugar.
          Eu insultei o palerma do tal de jesus. Palerma e rabeta.

          • deus

            Para você não sair por aí dizendo que eu não quero discutir objetivamente, responda a uma simples pergunta que formulei já faz tempo ( e você não deu resposta): o que jesus fez de útil pela humanidade ? qual o legado produtivo do tal jesus ? o que se pode aproveitar de útil ?

            ps: parecem três perguntas, mas é apenas uma. O que jesus fez de útil ?

          • kavkaz

            Jesus mandava os crentes venderem os seus terrenos e colocar o total do dinheiro aos pés dele. Assim, com a massa ganha vivam lindamente…

          • provocador

            Para ti, só tenho uma coisa a dizer. Ainda me recordo daquele dia em que apareceste aqui com entradas de leão e, com as respostas que te dei, fugiste rapidinho para a tua terra a lamber as feridas da ” coça” que, na altura, te dei. Entradas de leão e saída de sendeiro. Por isso, no que respeita a “receio” de confrontos, estamos conversados. Quanto a qualquer outro tipo de conversa contigo, não debato com porcalhões como tu. Trata-se de elementar princípio de higiene mental. No que respeita às acusações de xenofobia, não tenho nem nunca tive nenhum preconceito xenófobo. Mas, se alguém aqui te respondeu à letra, no estilo que tu usas em relação à generalidade dos crentes, que sistematicamente insultas de ” asnos crentóides”, fez muito bem, devas era levar mais.

          • deus

            Refere-se ao tombo que levou ao afirmar que Epicuro era crente ? Se for, tem rezão. Levou uma surra feia.

            Ou será que foi em relação ao capelão pastafariano ? conseguiu encontrá-lo ?

            Lembro-me apenas de você fugindo com o rabo à seringa.
            Pode recordar-me quando ocorreu tal surra ? ou vai apenas tentar me insultar como um verdadeiro palerma que é ? você e o seu amiguinho jesus. Palermas e rabetas

          • Marco

            Tu tens é que deves ser um gay roto e nojento.

            Sem dúvida que só apareces para insultar. E, sendo tu um dos elementos da gestão deste blogue, ofendes todos os ateus, pela má imagem que dás d0 ateísmo.

            Os ateus não nada do que vós pretendeis fazer cerer.

        • provocador

          Para ti, só tenho uma coisa a dizer. Ainda me recordo daquele dia em que apareceste aqui com entradas de leão e, com as respostas que te dei, fugiste rapidinho para a tua terra a lamber as feridas da ” coça” que te dei. Entradas de leão e saída de sendeiro. Por isso, no que respeita a ” receio” de confrontos, estamos conversados. Quanto a qualquer outro tipo de conversa contigo, não debato com porcalhões como tu. Trata-se de elementar princípio de higiene mental. No que respeita às acusações de xenofobia, não tenho nem nunca tive nenhum preconceito xenófobo. Mas, se alguém aqui te respondeu à letra, no estilo que tu usas em relação à generalidade dos crentes, que sistematicamente insultas de ” asnos crentóides”, fez muito bem, devas era levar mais.

          • deus

            A coça foi no dia que até se atrapalhou com os trocentos nicks ?
            Cadê o atan2000 ? faz tempo que ele não aparece…

        • kavkaz

          Ó antoniofernando / provocador / multiniks,

          O Ricardo Pinho mandou-te passear. E não é que foste mesmo? Vieste passear para este blogue. O blogue dele morreu sozinho…

          Pergunta aos crentóides que o aplaudiram tanto:

          – Asnos, porque o abandonaram?

        • kavkaz

          Ver um crocodilo rastejante a verter lágrimas é lindo!

        • Marco

          Tens Razão!

    • kavkaz

      antoniofernando / Mateus / multiniks,

      Fizeste bem em copiar a passagem do Acto dos Apóstolos que eu postei há dias no artigo:

      http://www.diariodeunsateus.net/2012/12/23/dizimo-logo-ha-dinheiro/

      Jesus e os apóstolos apregoavam e forçavam as crentes que arregimentavam a venderem todos os seus bens e a colocar o dinheiro total (100%) da venda dos terrenos, imóveis e bens, aos pés dos chefes religiosos. Isto mostra que Jesus e discípulos levavam uma vida airada e irresponsável, pois viviam à custa das riquezas dos outros. O modo de vida comunista primitivo que levavam à custa dos crentes permitia-lhes uma vida fogosa, sem trabalharem. Enfim, gandulagem IRRESPONSÁVEL.

      http://www.diariodeunsateus.net/2012/08/19/18298/

      http://www.diariodeunsateus.net/2012/08/14/jesus-esse-familiar-irresponsavel/

      • Marco

        Não está escrito na citação anteriror nada do que tu dizes.

        “compartilhavam tudo o que tinham (…) Não havia pessoas necessitadas entre eles (…) distribuíam segundo a necessidade de cada um”

        A tua forma de interpretar o que aí está escrito demontra que não és uma pessoa séria nem honesta e achas que tososagiriam como tu.
        Não é por ser ateu que tenho motivos para acreditar que os apóstolos eram desonestos.
        Tu lá sabes o que farias…

    • Marco

      Não sei se o que dizes é verdade. Mas, se é, acho que o comunitarismo e o comunismo não são coisas iguais.

      Eu não sou crente, mas detesto comunistas. O Ideal politico dos primeriros cristãos não tem nada a ver com o comunismo, a pior e mais letal de todas as ideologias.

      Já contra o comunitarismo não tenho nada.

  • kavkaz

    O que o “Deus” da Bíblia não sabia e as religiões têm medo de ensinar.

    (um contributo para uma revisão séria do “Génesis” apalhaçado):

    O tamanho do Universo

    Se usássemos uma bola com 30,5 cm de diãmetro, por exemplo, uma bola de basquetebol, para representar a extenção total do Universo observável, a Via Láctea teria apenas 0,00001 cm de diâmetro.

    O Sistema Solar está situado num dos braços da Via Láctea, na periferia da galáxia a cerca de 28.000 anos-luz de distância do seu centro. O Sistema Solar é composto por oito planetas, quatro terrestres ou internos (entre os quais se encontra a Terra) e quatro externos. Segundo a nova denominação da União Astronómica Internacional, também são incluídos no sistema Solar os planetas anões. Satélites, asteróides, objectos da Cintura de Kuiper e cometas da nuvem de Oort acabam de completar o sistema.

You must be logged in to post a comment.