Loading

O Diário de uns Ateus e os crentes

Conheço e aprecio quase todas as grandes catedrais católicas da Europa, bem como os templos protestantes e ortodoxos, alguns templos budistas e mesquitas.

Do Brasil ao Canadá, de Lisboa a Roma, de Atenas a Marrocos, de Efésio a Londres, da Tailândia aos EUA, nunca deixei de apreciar a arte sacra: a arquitetura, a escultura, a pintura e a música. O ateísmo que perfilho, há mais de meio século, nunca me embotou a sensibilidade ou me levou a desequilíbrios psíquicos que me transtornassem em sítios onde os crentes cantam, rezam e se divertem em festejos místicos.

Nunca pensei entrar num templo para fazer a apologia do ateísmo, gozar os crentes que se ajoelham, rastejam e espojam ao som do latim, do grego, do árabe ou da língua autóctone.

Desprezo as crenças, divertem-me os sinais cabalísticos, condoo-me com os embustes com que o clero explora, aterroriza e torna infantis os crentes, mas não interfiro entre o clérigo quer vigariza e o crédulo que cai no conto do vigário.

Podia esperar a mesma postura dos avençados da fé que entram no Diário de uns Ateus como piolhos em costura. Vêm com surro no cérebro e ódio no coração, fartos de rezas e água benta, a cheirar a incenso e fumo de velas, com o mesmo fanatismo que leva os judeus a quererem derrubar o Muro das Lamentações à cabeçada e os muçulmanos que desejam abrir a porta do Paraíso com explosivos.

Eu sei que a fé os enlouquece, que as orações os embotam e os jejuns os debilitam, mas os padres podiam ensinar-lhes o tino que lhes falta e as maneiras que se usam em casa alheia. Mas vá lá alguém convencer um doido de que não é o Napoleão.

Alguns crentes prometem não regressar ao Diário de uns Ateus. Enquanto ruminam o ato de contrição prometem não voltar, mas voltam sempre. Garantem não voltar a pôr aqui os pés. Mas põem. TODOS.

29 thoughts on “O Diário de uns Ateus e os crentes”
  • Mateus

    A FINA FLOR DO ATEÍSMO:

    ” Jesus Paneleiro” ( Stefano)
    ” Gay não é flor que se cheire” ( Stefano)
    ” Tu queres é pila boa dos ateus!” ( Kavkaz)
    “Ficaste amargurado por não teres pila boa dos ateus para ti.” (Kavkaz)
    “A figura semi-nua do J.C. na cruz, exibindo aquele olhar paneleirote que
    todos lhe conhecemos” ( Zemano)
    ” Jesus era rabeta” ( Bufarinheiro)
    ” Jesus, falinhas mansas, mas alguém tem dúvidas ?” ( Luís Grave Rodrigues)

    • deus

      Por que está criticando o meu filhinho ? sei muito bem que vocês dois gostam da mesma fruta.

    • zemano

      Olá TONY, como vai a tua maravilhosa esposa ateia e o vosso melhor amigo também ateu? espero que bem.

      Quando o melhor amigo não te faz a palpação da próstata, entras em rodopio e atiras-te ao DA como o Santo Condestável aos galegos.
      Não andas com rodeios, inventas o que te dá nessa mioleira tonta, e pronto.

      Até me atribui frases que não escrevi.

      Enfim… como diria e muito bem, Onofre Varela; – continuas o mesmo “merdoso”.

  • Mateus

    O Carlos Esperança também é para o lado que acorda virado. É conforme lhe dá na veneta, consoante os estragos da bílis ou alguma disparidade bipolar.Pontualmente tem dias assim:

    “Há crentes que visitam o Diário de uns Ateus e que demonstram tolerância, espírito de diálogo, sentido crítico e respeito pelos valores humanos. Mas isso não faz respeitável a sua religião nem universais os seus valores e, muito menos, prova a existência de Deus. Apenas faz deles cidadãos respeitáveis ou mesmo exemplares.”

    http://www.diariodeunsateus.net/2012/11/24/ateus-crentes-e-livre-pensamento/

  • deus

    O sr tem toda razão. Há os crentes que sempre põe os pés aqui. Todos os 4.

  • Ícaro Cristão

    À falta de assunto, Carlos Esperança vai desesperando, sempre no seu estilo um tanto ou quanto desequilibrado. Proponho-lhe que experimente pregar o ateísmo sem referir uma vez que seja as palavras crente, fé, Deus, Igreja e ofensas a Padres, Bispos, Papa e Jesus Cristo, Senhor. Sim, experimente pregar apenas o que defende sem escape nem maledicência… Será que consegue? O desafio está aberto aos demais. Abraço

  • veradictum

    Embora raramente teça comentários, venho aqui regularmente a este site, há muito tempo. Há muitos anos que descobri a fantochada das religiões e compreendi o porquê da sua existência. Por isso, penso exactamente da mesma forma que os ateus que aqui comentam e colocam textos. Claro que gosto muito dos textos de Carlos Esperança, jovem1983 (que é feito dele?) de Kavkaz, J. Moreira, pitonisa, do idoso emigrante da Holanda, Grave Rodrigues, grilo falante, carpinteiro, deus e de outros ateus que agora não recordo. A todos remeto as minhas sinceras saudações. Quanto ao teor dos comentários dos crentes que aqui vêem a tresandar a terços, água benta, incenso, hóstias e muito bafio da idade média, constituem a melhor forma de publicidade contra a sua própria crença.

    • Ícaro Cristão

      Por que são estes ateus (os do blog, visitantes e visitados) tão revoltados? Por quê sempre a vontade de ofender, irritar? O ateísmo não lhes trará Paz? Deve ser complicado viver num país Católico! O desafio também se estende a si, sr nestum.

    • diabo

      Quanto mais o ateu sim e daí, disfarçado de ” deus”, aqui vem espumar de raiva, mais nós, os crentes, nos divertimos com o seu azedume. O homem anda há muito tempo infeliz com a vida. Será por falta de vaselina no sítio ou porque ninguém lhe vai ao sítio ?

    • Carlos Esperança

      Este comentário vale por todos os insultos que recebemos. Obrigado.

    • AST

      Ou és completamente cego, ou és doente ou és uma farsa do Carlos Esperança.

      • veradictum

        De facto, não me considero cego, penso que gozo de boa saúde física e mental, mas também reconheço que nesta área da saúde, devemos ser humildes e prudentes…nunca se sabe…Farsa do sr. Carlos Esperança??? Oh sr. AST ou devo tratá-lo por António Fernando/multiniks vá rezar.

  • Tomé

    “Há vários ateus que visitam o Diário de uns Ateus e que demonstram agressiva
    intolerância, falta de espírito de diálogo, ausência de sentido crítico e respeito pelos
    valores humanos. Isso não torna obviamente respeitável o seu ateísmo nem
    universais os seus valores e, muito menos, prova a inexistência de Deus.
    Apenas faz deles cidadãos nada respeitáveis e muito menos exemplares.”

  • Ícaro Cristão

    Volto a repetir o desafio. Proponho-lhes que experimentem pregar o ateísmo sem referir uma vez que seja as palavras crente, fé, Deus, Igreja e ofensas a Padres, Bispos, Papa e Jesus Cristo, Senhor. Sim, experimentem pregar apenas o que defendem sem escapes nem maledicência… Será que conseguem? Aposto que não…

    • kavkaz

      Tu sabes lá o que é Ateísmo… Um crente ajoelhável que fica tão caladinho quando o padre está a dizer baboseiras na missas e chegas aqui a fazer desafios… É só para rir!

      – Quando é que chega o teu Jesus Cristo de volta da passeata no céu? Não achas que está demorado? Olha que ele prometeu-te voltar ainda na época dos seus discípulos… Tu que falas com ele sozinho será que consegues responder algo de concreto? Será em 21 de Dezembro de 2012? Desembucha com a tua religião fantasiosa… Esclarece, pá!

      • Ícaro Cristão

        Eles pura e simplesmente não conseguem. Lindo!!!

        • kavkaz

          Ó tonto, tu é que não consegues dizer nada dos teus deuses inventados. Basta fazer-te uma pergunta simples sobre as palermices que debitas e não tens resposta! Não respondes, nem ajoelhado, nem sentado, nem de pé!

          Se não sabes o que os ateus pensam começa por ler a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Portuguesa. Depois estuda o negócio das religiões e o que a padralhada inventa para enganar os incautos. Ficarás a saber o que os ateus pensam sobre a vigarice religiosa!

          P.S. Diz lá quando é que o teu artista preferido cumpre a promessa falhada ou já não esperas nada e preferes os ateus para tua companhia? Vai fugir à resposta, como sempre? Desembucha!

          • Ícaro Cristão

            Oh Kavkaz, pelo Amor de Deus, está a querer apropriar-se da Constituição e da Carta dos Direitos do Homem? Só pode estar a brincar… nada disso tem rigorosamente nada a ver com ateísmo. Vá, tente novamente pregar o ateísmo… aposto que não vai conseguir!!! ps: e sem ofensas sff.

          • kavkaz

            Lá conversa da treta tens tu. Mas vês que não respondes a perguntas simples?

            Os crentes são todos iguais… Vê lá a tua coincidência com o antoniofernando, multiniks, que também NUNCA responde às perguntas simples que lhe faço.

            PALHAÇOS!!!

          • Ícaro Cristão

            E Kavkaz chegou ao fim das suas forças. Contorceu-se, nunca respondeu a coisa nenhuma e por fim, em desespero, o insulto. ps: vcs vivem mesmo obcecados com o antoniofernando.

          • kavkaz

            Tu és o próprio antoniofernando, multiniks, miserável, como sempre!

            Não respondes a nada! És um PALHAÇO RELIGIOSO!

            Não tens vergonha nesse focinho!|

          • Ícaro Cristaõ

            Oh kavkaz, não sou de facto essa pessoa. Vamos entrar numa discussão parecida com a que tive há tempos com o Hamonball ZZZ? E tb não sou essas coisas que me chama porque, como já me cansei de dizer, definem mais quem as diz do que o alvo que pensa estar a atingir. Vá, tenha calma e responda ao desafio que lancei. Se conseguir posso responder ao que quiser. Agora, força, mostre o que vale… Ânimo!!!

          • kavkaz

            Agarra-te à pilinha do menino Jesus de madeira, pois Jesus não existe! Ela é pequenina, mas é a única que conseguirás!

          • Ícaro Cristão

            Et voilá… o kavkaz chegou ao fim da linha. Pifou. Não dá mais. Aquele abraço

          • AST

            Pela Declaração dos Direitos do Homem e pela Constituição portuguesa não te safas: uma e outra reconhecem a existência de religiões, não as condenando ou criticando, ,as reconhecendo-lhes plenos direitos. Portanto, quando invocas a DUDH ou a Constituição para justificar o teu ateísmo, estar a dar um tiro nos pés.

  • manny

    Faz duro esse tipo!!Todas as guerras ,todas as chacinas, injustiças os abusadores de crianças,os prègadores no brazil u.s.a comètem crimes ,roubos trafulhices.è uma lista que depois que o ‘homem sapiem sapiem’ inventou a religiao que o planeta terra tem visto.o deus inventado por eles numca apareceu para salvar quem fosse de uma tragèdia!!E ainda nao acabou!! Que a unica coisa que tem prevalecido è o respeito e a unidade humana.Todos os cientistas tem o comfirmado que nao existe deus.Depois da exploçao da (Trinity) foi confirmado…agora somos todos filhos da puta:nao de deus …porque ele nao existe se nao nao deixaria!!!

  • José Gonçalves Cravinho

    Pois eu,um simples operário e já velhote (88anos),digo que também aprecio (mais pelo que tenho visto nos livros,fotografias e Filmes)a arte externa mas principalmente interior que existe nos Palácios,nas Catedrais,nos Conventos que são autênticos obras primas de grandes artistas,mas ao mesmo tempo,penso quão grande teria sido o trabalho escravo para erigir êsses Monumentos que afinal foram fruto da vaidade,do capricho do Clero e da Nobreza,que tirânicamente explorava a Plebe ignorante,supersticiosa e crente que por sua vez vivia na pobreza e miséria.

You must be logged in to post a comment.