Loading
  • 11 de Setembro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Chile. Evocação de um crime

Faz hoje 39 anos, um obscuro general derrubou o Presidente eleito do Chile, Salvador Allende, e deu início a uma longa e sinistra ditadura que permanece como paradigma da crueldade, do arbítrio e da barbárie.

Em homenagem aos muitos milhares de desaparecidos, torturados, presos e assassinados o Diário de uns Ateus publica a foto do frio torcionário Augusto Pinochet e do chefe da Igreja que o apoiou.

Para que não se esqueçam os algozes.

Amigo do peito e da hóstia

38 thoughts on “Chile. Evocação de um crime”
  • José

    O facto de João Paulo II ter aparecido ao lado de Pinochet transforma-o em ” chefe da igreja que o apoiou” , mesmo sabendo-se que o ditador tinha mandado executar sacerdotes católicos como António Lido, André Jarlan e Joan Alcina ? O facto de João Paulo II ter aparecido ao lado de Ali Agca transforma-o em cúmplice do seu próprio atentado ?O facto de João Paulo II também ter aparecido ao lado de Fidel Castro, transforma-o em cúmplice desse outro ditador ? João Paulo II estaria inibido de ir ao Chile e a Cuba estabelecer contacto com a população católica desses países porque ainda se mantinham no poder Pinochet e Fidel Castro. Como é evidente, qualquer pessoa com dois dedos de testa não cai na patranha panfletária do Esperança

    Já agora, onde estava o esperançoso quando Christopher Hitchens e Sam Harris defenderam o genocídio dos islâmicos ? Caladinho como um rato ?

    • stefano666

      agora eu pergunto… e se algum politico ocidental tirasse foto ao lado do presidente iraniano… voce continuaria com essa opiniao… ?

      • cínico

        Continuaria. O teu ídolo e ditador Fidel Castro também apareceu ao lado de João Paulo II e aí tu calaste. Até me recordo de teres dito que era ” realpolitik”. Mas a ” real politik” é só quando te interessa, já te conheço de gingeira.

        • stefano666

          nao vou julgar JP2 pela foto que apareceu no blog.. simplesmente julgo ele pelo atos . JP2 silenciou os atropelos e crimes cometidos por padres na Am.Latina e Africa.. Alguns desses padres foram serviçais de Pinochet e outros fascistas da regiao… JP2 sfoi conivente os padres assassinos de RUanda e inclusive protegeu alguns deles.

          • cínico

            Blá,blá,blá…não sabes dizer mais nada…

  • André Catelli

    Frases do comunista safado Allende:

    “A luta pelo poder é o objetivo estratégico que o Partido Socialista desenvolverá nesta geração. A via violenta é a única possível para assegurar o triunfo da revolução e sua manutenção no poder. A via eleitoral só deve ser usada como um meio de agitação e de propaganda, subordinada ao caminho das armas. O PS deve adequar sua organização a esta nova estratégia e organizar de imediato suas milícias.” (“Salvador Allende, Clodomiro Almeida y Aniceto Rodríguez, máximos dirigentes del PS chileno”. El Mercurio, 28 de fevereiro de 1967).

    “Nossa via ou nosso caminho tem particularidades muito específicas, mas que são regidas pelas leis gerais de toda revolução que tem um objetivo socialista, leis estas que foram explicitadas pelo marxismo leninismo”. (Salvador Allende, Discurso na IX Conferência Nacional das Juventudes Comunistas. El Siglo, 19 de junho de 1971.)

    “Eu sou o Presidente da Unidade Popular. Mas não sou o Presidente de todos os chilenos. Não sou o hipócrita que se diz, não. Eu não sou o Presidente de todos os chilenos.” (Salvador Allende, Discurso de Valparaíso. El Siglo, 7 de fevereiro de 1972.)

    Antes a liberdade, é lógico, mas entre uma ditadura comunista, como a cubana, a coreana ou a soviética, e uma como a de Pinochet, mil vezes esta. Não era proibido sair do país, todos índices econômicos melhoraram, assim como a qualidade de vida, caiu a mortalidade, o analfabetismo, as crises que assolaram toda a América do Sul não passaram pelo Chile.

    Antes anos de chumbo do que rios de sangue.

    Catellius

    • stefano666

      pela sua linguagem voce seria capaz de apoiar Hitler ou Petain… afinal eles tinham opiniao similar a sua.

      Allende nao disse nenhuma dessas frases. é fake.

      • André Catelli

        Muito bem, stefano 666. Confesso que não pesquisei a veracidade das informações. Vou procurar em espanhol. Mas então comente o meu outro comentário, sobre o Allende safado simpatizante do nazismo. A fonte é o último livro de Víctor Farías, doutor em filosofia e autor de Os Nazistas no Chile.

        • stefano666

          sim claro.. se ele fosse tudo isso… o Chile estaria com a populkação “branca” “branca”… e ele nao teria relações com paises “vermelhos”.

      • cínico

        ” Allende não disse nenhuma dessas frases.é fake”. Prova que é ” fake”. Quando as citações não te interessam limitas-te a dizer que é encenação. Não digo nem que sim nem que não. Mas, se sabes, prova que as citações são falsas, através de documentos idóneos que contradigam essas afirmações de Salvador Allende. Em todo o caso, para que não subsistam dúvidas àcerca da minha posição sobre Pinochet, não tenho a menor dúvida em afirmar que foi um criminoso nojento.

        • stefano666

          Por que só agora aparecem acusações contra Allende ? ah ja sei.. é pra justificar o golpe e os atropelos de Pinochet…
          que tal 1 livro desculpando Bin Laden.. alegando que ele e os EUA eram comadres?? ia ser engraçado ne ?

          • cínico

            Isso não é resposta que refute as citações iniciais de André Cattelli sobre o projecto de 1939, que me deixou completamente estupefacto, pois não imaginava Allende a defender pontos de vista tão abjectos e reaccionários sobre a esterilização de pessoas deficientes , para além da apregoada protecção de nazis. Fico espatado com essas acusações do Cattelli, que ignorava,mas, de momento, não tenho elementos para afirmar que são falsas. Se tens elementos sobre a sua falsidade, coloca-os aí, não te ponhas a mandar palpites para o ar.

          • stefano666

            ha pessoas que acusam Bush de armar o 11/9 .. pra poder justificar o belicismo dos EUA. Essa versao é coerente. Afinal… os EUA ja foram comadres do Osama.

          • cínico

            Isso não é nada em termos de séria argumentação, rigorosamente nada. Ou tens elementos para provar isso ou não tens. E não tens, és um mero palpiteiro só para o que te interessa ideologicamente.

          • stefano666

            sim… pra voce a igreja é um mar de santidade… nao tem nada de podreeee

          • André Catelli

            Em 1939 ele era Ministro da Salubridade do governo da Frente Popular.
            Simpatizante nazista safado.

            Mas nem tudo o que fez foi errado. Matou-se, não?

          • stefano666

            Quais sao a sprovas ke ele era nazi??

          • cínico

            Olha brazuca: mete o teu Pinochet no teu reles reaccionarismo e junta-te a ele nesse monte de esterco.Depois, regressa à tua selva ideológica e fica lá a ruminar o teu liberalismo selvagem. Não precisamos aqui de mais fachos. Os que já cá estavam foram todos corridos no 25 de Abril. Levaram um valente pontapé no rabo.Que é exactamente o que tu mereces. Metaforicamente falando, claro está.Entendeste brazuca ou necessitas que te repita ?

        • stefano666

          ah quando… mostro o lado podre da igreja… voce me desmente… depois sou eu o “errado”

          • cínico

            Comigo.essa tua conversinha de chacha não te conduz a lado nenhum.Vê se fazes um esforço para elevares o nível do debate. Eu sempre que discordo de ti, demonstro porquê, socorro-me de fontes documentais, não me ponho a mandar palpites para o ar.

          • stefano666

            suas fontes sao risiveis

          • cínico

            LOL… as minhas fotos são risíveis…LOL…És o mesmo intelectualmente desonesto de sempre…Um pouco de decência não te ficava mal…

      • André Catelli

        Veja em meu outro comentário que quem gostava de nazis era o próprio Allende.
        Não gosto nem de comunistas nem de nazistas.

        Comunistas não podem nem ser chamados de ateus, porque trocaram de deus, apenas, e continuaram a terceirizar o cérebro para uma entidade religiosa (o partidão) e a venerar Lênin, Stalin, etc., continuaram a ter livros sagrados (O Capital, Manifesto), e um profeta judeu barbudão (Marx).

        O homem verdadeiramente livre é ateu e economicamente liberal. Não gosta de deuses nem do Deus Estado, esta entidade onipotente de que Pinochet e Allende tanto gostavam.

        Repetindo: antes aninhos de chumbo do que rios de sangue. Em “rios de sangue” incluo comunistas, nazistas (nacional socialistas; tinham tudo em comum com os nazistas: economia controlada pelo estado, ditadura, etc.) e quejandos.

        Para constar:

        EU não estou em discussão, parvo. O que interessa é o que escrevi.

        • stefano666

          voce esta justificando um mal… “anos de chumbo”.. portanto… voce nao tem moral pra dizer isso tudo.

          só outra coisa… as potenciais ocidentais usaram esse mesmo cliche nos anos 30 ….. quando permitiram que a Alemanha rompesse com o tratado de versalhes… essas potenciais keriam ke a Alemanha se atirasse contra a URSS….

          ditadura? e o ke dizer da “democracia do euro”?? muita gente faminta desempregada retc.

          voce diz ke rejeita o “deus estado”… mas justifica pinochet…

          • André Catelli

            Entre estar em um lago de óleo fervente e em um lago de urina, é compreensível preferir a segunda opção.

            Mas nada como estar em um lago de águas cristalinas.

            O próprio Carlos Esperança, no post “Porque sou republicano” define-se como “um herdeiro do Iluminismo e da Revolução Francesa”. Ué, quantas vítimas produziu a Revolução Francesa? Mais do que Pinochet. Mas é inegável que deu boníssimos frutos, apesar do sangue derramado. C.E. não está justificando o sangue derramado. O ideal é chegarmos onde chegamos sem sangue, é verdade.

            Irrita-me é a mania de santificar o safado comunista Allende apenas porque foi vítima de um golpe de estado. Não estou afirmando que Carlos Esperança, cujos textos são excelentes, teve a intenção de exaltar Allende. Mas achei importante “vacinar” o improvável leitor de meus comentários contra esse típico sentimento de esquerdistas estúpidos.

            E a oposição aberta da Igreja Católica – a um regime à qual está submetida, é bom lembrar – só existe quando há uma oposição aberta a ela por parte do governo. Caso contrário, como rêmoras e parasitas, ela sempre incensa o poder, seja ele de esquerda ou de direita, comunista ou nazista. A Igreja Católica deu as bênçãos a Allende e depois a Pinochet, sem pejo. Coroava reis franceses por direito divino para, a seguir, estar prestes a coroar Napoleão, o revolucionário (mas este coroou-se a si mesmo, deixando Pio VII com cara de paspalho).

          • André Catelli

            *regime ao qual

          • stefano666

            a igreja nao so foi servil ao nazismo.. ela fez vista grossa pros padres pró-nazis que cometeram crimes hediondos.

            “sentimentos de eskerdistas estupidos”.;.. e as lagrimas de crocodilo da Casa Branca por causa do 11/9 são o ke mesmo ?

    • stefano666

      voce justifica Pinochet pq no fundo voe é um criptofascista…

    • stefano666

      na 2ª guerra.. voce seria capaz até de lutar pelo III Reich… seu linguajar é condizente com isso

  • André Catelli

    Salvador Allende foi o presidente que afundou o Chile no caos e miséria.

    Foi descoberto que, durante seu governo, ele protegeu direta e deliberadamente Walther Rauff, um dos maiores criminosos nazistas, responsável direto pelo assassinato de cem mil judeus. Além disso, nos anos da fundação do partido socialista do Chile, seu criador, Marmaduke Grove, foi pago regularmente pelo Ministério de Assuntos Exteriores nazista. A Colônia Dignidade, enclave racista alemão dirigido por nazistas e ex-nazistas cresceu e se consolidou consideravelmente durante o governo de Allende.

    Allende escreveu a tese Higiene Mental e Delinquência, uma aberração que mostra sua verdadeira face; fala com aprovação sobre experimentos cirúrgicos feitos com réus de cárceres públicos a fim de fazê-los “recuperar sua identidade sexual”. Escreve que uma das causas naturais da delinquência é “a raça”, que “os hebreus se caracterizam por determinadas formas de delito: fraude, falsidade, calúnia, e, sobretudo, a usura”, e afirma que esses dados “fazem suspeitar que a raça influi na delinquência”.

    Allende anunciou em 1939 um projeto de Esterilização de Alienados Mentais como programa para a “defesa da raça” e confiou a elaboração e implementação do projeto a cientistas abertamente racistas como o dr. Eduardo Brücher, associado ao dr. Hans Betzhold, fervoroso partidário da eutanásia nazista. O Artigo 1º do projeto dizia que “toda pessoa que sofra de uma enfermidade mental que, de acordo com os conhecimentos médicos, possa transmitir à sua descendência, poderá ser esterilizada”. Pelo projeto, seriam consideradas enfermidades mentais transmissíveis por via hereditária: a esquizofrenia; a psicose maníaco-depressiva; a epilepsia essencial; a idiotia; a debilidade mental profunda; a loucura moral constitucional e o alcoolismo crônico. As vítimas poderiam, pelo projeto da lei, ser forçadas pelo Estado a fazer a esterilização, como fica claro no Artigo 23º: “Todas as resoluções ditadas pelos Tribunais de Esterilização serão obrigatórias para toda pessoa ou autoridade, e se levarão a efeito, com caso de resistência, com auxílio da força pública”.

  • André Catelli

    Victor Farías:

    En 1987, Farías publica el libro “Heidegger y el Nazismo” que genera atención internacional y es publicado en 14 países. Durante este período publica estudios sobre Gabriel García Márquez y Jorge Luis Borges.
    Farías genera controversia en 2005 con la publicación del libro “Salvador Allende: Antisemitismo y Eutanasia” en el cual estudia la tesis de grado de Allende al que acusa de expresar ideas anti-semitas y ser partidarios del Partido Nazi Alemán en sus ideas de esterilización de los discapacitados. Publicado en Chile, España, Francia y Brasil, desató polémica entre los seguidores de Allende que rechazaron las teorías de Farías. En 2006, Farías publica otro libro sobre Allende titulado”Salvador Allende: El fin del mito”, en el cual publica nuevos documentos detallando las conexiones nazis con el Partido Socialista en los años 30 y las relaciones entre la Unión Soviética y el gobierno de Allende en base a documentos de los archivos de la República Federal Alemana. El último libro publicado por Farias (Los Documentos Secretos de Salvador Allende. La Caja de Fondos En La Moneda) trata de una serie de documentos recuperado de una caja de fondos que fue encontrada en el palacio de la Moneda durante las obras de reconstrucción, donde se detallaria una serie de nexos entre el regimen de la Unidad Popular con personajes como Oscar Squella y otros que detallarían el envío de armas por parte del embajador en EE.UU. Orlando Letelier a pedido de Allende.

  • Hunig

    Hoje é 11 de setembro: Crentes se matam. A subserviência interesseira imposta por qualquer crença cria uma horda inumana; crentes são incapazes de sentir o que fazem consigo mesmo, a si mesmos.
    Quando vi o Bono (do U2) posando do lado do lularápio no Brasil, fiquei pasmado: Ele era cego, não via as artimanhas do mentiroso que ria do lado dele? Enfim, sabemos pouco do que está esfregado na nossa cara.
    Se qualquer metido a “superior” quisesse subjugar seres conscientes usaria o MÊDO, a FOME, a REPRESSÃO SEXUAL, VÍCIOS, e a PREGUIÇA. E imporia isso com MENTIRA. Aos mais “espertos” seduziria com vaidade, e em todos açularia a COVARDIA.
    Se soubéssemos a crua verdade por trás daqueles corpos “secados” durante o hitlerismo-nazi (o “governo do trabalhador” — como se quem não fosse operário não seria “trabalhador”, num “governo de uma só “massa”), nós ficaríamos estarrecidos; pois ali não estavam mortos-assassinados só “judeus”, aliás, até os que eram judeus ali no meio daqueles corpos eram só pessoas que até hoje não se sujeitariam a governos formatadores de massa anencéfala. Faz-se uma pantomima acerca dos judeus naquele masssacre, mas havia muitos e muitos que não eram judeus e havia também alemães. Mas os covardes “abençoados” com cachorrinhos pululantes até riam e gostavam; porque meus caros, enganados por parasitas-mandantes-de-crenças aqueles todos “do bem” se achavam “glorificados”.

  • André Catelli

    “Presidente eleito do Chile”

    Com que dinheiro? Ganhou eleições “limpas” por uma margem muito pequena de votos, com dinheiro sujo da ditadura soviética.

    Da Wikipedia:

    Material based on reports from the Mitrokhin Archive, the KGB said of Allende that “he was made to understand the necessity of reorganising Chile’s army and intelligence services, and of setting up a relationship between Chile’s and the USSR’s intelligence services”. It is also claimed that Allende was given $30,000 “in order to solidify the trusted relations” with him.[45] According to Vasili Mitrokhin, a former KGB major and senior archivist in the KGB intelligence central KGB office in the Yasenevo area of Moscow, Allende made a personal request for Soviet money through his personal contact, KGB officer Svyatoslav Kuznetsov (codenamed LEONID), who urgently came to Chile from Mexico City to help Allende.[46] The original allocation of money for these elections through the KGB was $400,000, a personal subsidy of $50,000 was sent directly to Allende, with an additional $100,000 funneled through funds provided to the Chilean Communist Party.[46]Historian Christopher Andrew, argued that help from the KGB was a decisive factor, because Allende won by a narrow margin of 39,000 votes of a total of the 3 million cast. After the elections, the KGB director Yuri Andropov obtained permission for additional money and other resources from the Central Committee of the CPSU to ensure an Allende victory in Congress. In his request on 24 October, he stated that the KGB “will carry out measures designed to promote the consolidation of Allende’s victory and his election to the post of President of the country”. In his KGB file, Allende was reported to have “stated his willingness to co-operate on a confidential basis and provide any necessary assistance, since he considered himself a friend of the Soviet Union”. He willingly shared political information.[46]

    • stefano666

      teoria da conspiração!

      • André Catelli

        Grande coisa. Um ex aliado eventual que se revelou um facínora (URSS e USA não se uniram contra Hitler?). A reportagem é sobre as obras que Bin Laden executava no Sudão, usando como funcionários ex-soldados que lutaram contra os comunistas.

        Bush ter sauditas como aliados é anormal?
        Dizer que Bush derrubou as torres gêmeas é de um altíssimo grau de parvoíce, digno do pateta do Michael Moore, típico de antiamericanos invejosos.

        • stefano666

          pq nao fala dos negocios escusos dos EUA com Al Qaeda hoje?? Especialmente na agressão contra a Siria. pq nao fala do envolvimento dos EUA com gente condenavel ke nem extremistas islamicos, mafiosos e antigos nazistas?

          Sauditas?? ah sim.. A.Saudita atropela os direitos humanos numa boa.. sem condenação na ONU..sem chilique midiatico (como fazem contra Cuba.. Venezuela…)

          parvoice… sim sim.. tudo que magoa as “meninas” é “parvoice”… “antiamericanismo” etc etc.;

          os EUA tem historico de False flags!!! Maine, Tonkin etc.

          e outra.. os EUA escondem do publico 2 atentados contra cidadaos dos EUA…
          “Lavon affair” e “USS Liberty”….

          inveja.. ah sim… tenho inveja dos massacres em escolas e cinemas nos EUA feitas por psicos.

    • stefano666

      ke dizer disso ?

    • stefano666

      agradeço ao Exercito Vermelho por esmagar a Wehrmacht e SS

You must be logged in to post a comment.