Loading

“Graças a Deus”

A TV passava um excerto de reportagem acerca da violência doméstica. Uma vítima, alvo de uma série de facadas por parte do ex-companheiro, relatava dos detalhes da agressão. E elucidava (cito de memória):

– Os médicos disseram que ele (o agressor) procurou os locais de modo a causar-me a morte. Ele queria matar-me.

A seguir, ergueu os olhos ao alto e concluiu:

– Graças a Deus, estou aqui.

Dei comigo a pensar: “Graças a Deus”, porquê? “Graças a Deus” que está viva, ou “graças a Deus” que o companheiro a agrediu? Na primeira hipótese, o tal Deus não poderia ter evitado a agressão? Se sim, por que não o fez? Se não, dar-lhe graças porquê (Epicuro não perguntaria melhor)?

Na segunda hipótese: assim, já se entende. Basta ler, por exemplo, Efésios:

22 – Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao senhor;

12 – Porque o marido é a cabeça da mulher…

 

Hummmm; assim, já se compreende. Ou obedeces, ou…

16 thoughts on ““Graças a Deus””
  • Ícaro Cristão

    Coloque uma citação qualquer (mas que meta a palavra Deus ou algo religioso) de uma frase que tenha ouvido recentemente, adicione um bocado de lógica de batata a murro, tempere com alguma frustração passada a propósito de questões religiosas, coloque na bimby a muitooooo baixa velocidade e, já está. Retire da panela e coloque no site. Aí tem um post bem servidinho, com tentativa de ironia e pseudo eloquência para enfeitar o prato. Mas não coma.

    • snope

      Sr Ícaro: vou coincidir com a sua observação. Antes ria com alguns textos e dizia que eram produto da batedoura moulinex. Umas palavras metidas na tijela e misturadas, sem grande sentido e para enfeitar o muro da propaganda. Mas a sua designação é bastante mais feliz: textos da bimbi. Super. Alguns, bem entendido, outros até são fixes e racionais.

    • kavkaz

      Como não coma?

      É o que os católicos fazem na missa. O padre diz: “Corpo de Cristo” e eles abrem a boca, esticam a língua e engolem!

      – Comer “Deus” inexistente é o que tu fazes… Até há um comentarista permanente por aqui que afirmou que o tinha dentro dele. Verdade que nunca soube dizer em que sítio o tinha. Suspeito que seriam gases intestinais que o atormentavam e ele confundiria com Jesus.

      Um crente come “Deus” até ajoelhado! O prato é servido pelos padres…

      Não é assim a Verdade dos factos?

      • Ícaro Cristão

        Caro Kavkaz, a quaidade dos seus comments deteriora-se a passos largos. Pensa que alguma dessas afirmações poderá ser pertinente ou ofensiva mas, como já tenho vindo a afirmar aqui nas “catacumbas” (leia-se caixa de comments), essas suas frases definem-no a si, não a quem as dirige. Ainda assim deixe-me que lhe diga que reina a confusão na sua leitura do que os católicos fazem ou deixam de fazer. É inútil tentar explicar porque onde eu vejo branco você vê preto. Um crente Comunga Cristo, uma experiência um pouco mais profunda que Comer uma hóstia, mas para quê falar disso se você só vê a hóstia… Um abraço

        • kavkaz

          Pois é, a qualidade dos meus comentários prime-se por escreverem a Verdade. Os seus comentários primam pelo fingido!

          Você come uma hóstia, mas usa outras palavras para ludibriar os factos da Verdade. Papagueia o que alguém inventou e repete-lhe: “Comunga Cristo”. Isto é blá-blá, é inventado, floreado, falso e estupidificante! Os crentes na missa andam todos a brincar ao faz-de-conta!

          Sabe que mais, o seu “Deus” não existe, por mais que você brinque ao faz-de-conta e invente! É a Verdade dos factos! Pode continuar a comer farinha à vontade, isto é, a “comungar Cristo” que me é indiferente… Mas não deixa de me fazer rir!

          • Ícaro Cristão

            Caro Kavkaz, a sua qualidade de comentário de facto “prime-se”. É exactamente isso. Na minha humilde opinião você não diz Verdade, vocês diz Mentira. É aquela coisa de eu dizer branco e vocês dizer preto, etc e tal. Não estou a ludibriar o que quer que seja. Tenho Fé em tudo o que a Igreja diz e afirma ( e escusa de pôr coisas descontextualizadas, não há muita pachorra). Se você vive mal com isso, problema seu. Eu vivo muito bem com a sua descrença, convido-o portanto a deixar essas posições fundamentalistas e moralistas de querer impor ao próximo aquilo que defende. Um abraço democrático deste cristão. ps: Deus, de facto, existe.

          • kavkaz

            Continuem a comer farinha e a brincarem ao faz-de-conta! E cantem-nos cantigas que andam a “comungar Cristo”! O seu barrete enfiado é muito lindo!

            “Abraços e beijinhos”… Ahahah…

          • Ícaro Cristão

            Pobre, tão… pobre.

          • kavkaz

            Os rico$ estão no Vaticano!

          • Ícaro Cristão

            Paupérrimo.

          • kavkaz

            Mateus 5:3

          • GriloFalante

            Não, Ícaro, não. É você que, num portal ateísta, vem defender posições fundamentalistas. Se você não quer ler as “posições fundamentalistas” dos ateus, não venha cá. Ninguém o chamou. Você é hipócrita, porque se acha no direito – todo o direito, acrescento eu – de defender as suas posições em “casa alheia”; mas não reconhece aos “donos da casa” esse mesmo direito. Com uma diferença: em minha casa, eu disponho a mobília da forma que eu melhor entendo, e as visitas não têm nada a ver com isso. Se não gostam, não venham cá a casa.
            Faça o mesmo.
            Ou você esperava que num portal ateu se dissesse amén?
            Que você acredite que engole rodelas de Cristo, é consigo, é um direito que você tem, e pelo qual eu me baterei. Do mesmo modo, sou capaz de partir as trombas ao gajo que disser aos meus filhos que o Pai Natal não existe; eles hão-de descobrir por si próprios, que eu providenciarei nesse sentido. Mas afirmar como verdade uma coisa que NUNCA foi provada, é um insulto à inteligência.
            Você engole rodelas de pão ázimo. Não engole Cristo às rodelas, como se de salpicão se tratasse.
            Mas tem todo o direito de acreditar que “comunga Cristo”. Tal como os meus filhos têm o direito de acreditar no Pai Natal.

  • Hunig Borne

    Só quero saber se todos os linkis para o D. A. vão ser mantidos para a “glória” do tal do cupinho. Se for assim será desonesto. Espero que os da linha anterior do D. A rapem tudo que esteve postado até agora e linkem tudo pra cá. Deixa o elemento e seus cumpanhêrus plantar as ervas deles lá.

  • Hunig Borne

    E tchau para os ‘meio assim, assim’, façam alguma coisa que dê pra ler lá com o nome D. A. e tomara que o “grávis” pare com essas ‘figuras’ feiinhas. É pessoal, é evolução, vamos em frente.

  • snope

    1- Os portugueses são de um optimismo engraçado. Tipo: “parti só uma perna, graças a Deus”. Há-de haver uma explicação.
    2- Faço uma crítica ao sr Moreira. Imaginemos que em Éfeso, naquela altura deste texto, vivia um homem ateu. Será que ele pensava de modo diferente de Paulo de Tarso?
    Pergunto porque há tempos li um convite para a primeira assembleia dos deputados da I República portuguesa e do texto depreendia-se uma grande distinção (negativa) para as mulheres. Não tenho seguro que fossem ateus, mas pelo menos anti católicos eram. E bastante machistas. E isto não era no siglo I, mas no começo do siglo XX. Puxa!

  • kavkaz

    Em Taiwan irá realizar-se o primeiro casamento homossexual budista em agosto.

    Duas
    taiwandesas pretendem casar-se no próximo mês, numa cerimónia que será a
    primeira a celebrar um casamento homossexual budista, oficialmente
    proibido em Taiwan.

    O mais curioso da notícia é que o estado de Taiwan ainda não permite os casamentos homossexuais, mas a nível religioso budista não haverá obstáculos.

    “… os ensinamentos
    budistas não discriminam os homossexuais, a nível civil, para o
    casamento ser válido, o casal terá de aguardar pela aprovação
    parlamentar.”

    http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2659728&seccao=%C1sia

You must be logged in to post a comment.