Loading
  • 9 de Julho, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Quem inventou Deus ?

‘Partícula de Deus’ é maravilha do Criador, afirma bispo do Vaticano.

Ele acrescentou: ‘se ela, a partícula, está aí, é porque alguém a colocou’

A Igreja Católica está tentando capitalizar a descoberta do bóson de Higgs, um extraordinário avanço da ciência, como sendo mais uma evidência da grandeza de Deus, ao se julgar pelas palavras de dom Marcelo Sánchez Sorondo, teólogo e chanceler da Pontifícia Academia das Ciências, do Vaticano.

Ao comentar a descoberta anunciada na quarta-feira, Sorondo disse que a “partícula de Deus”, como é chamada popularmente o bóson de Higgs, “demonstra que a criação é algo maravilhoso”. E acrescentou: “Se ela [a partícula] está aí, é porque alguém a colocou.”

Comentário: Para os bispos, Deus é a explicação por defeito para todas as dúvidas.

19 thoughts on “Quem inventou Deus ?”
  • cínico

    “Se «manipulação» e «aproveitamento» significam alguma coisa, o programa
    de Fátima Campos Ferreira promete hoje elevar esses conceitos a novas
    alturas.”, dizia o ricardo alves no seu texto anterior. Claro, pois claro, a ” manipulação” e o ” aproveitamento” só surge se algum programa televisivo quiser equacionar a questão da chamada ” partícula de Deus”, mas já não existe se for problematizada pelos ” uns ateus” deste diário, Esta malta não tem ao menos noção das suas elementares contradições ? Não vieram aqui o alves e o esperança, muito pressurosos, levantar a questão ? Se o programa da RTP estabelecer esse debate democrático, qual então o problema ? Agora, o desesperado esperança retoma o assunto com a absurda questão sobre ” quem inventou Deus”. Se Deus, com D grande, é perspectivado como o Absoluto, seria filosoficamente contraditório, para quem acredita em Deus, perguntar quem criou Deus. Um Deus que não surgisse por Si próprio, como a Origem de toda a vida não seria Deus. Isso é do mais filosoficamente elementar que existe. Para quem acredita em Deus, é completamente irrelevante que exista um ou um milhão de bosões, Na sua origem, sempre esteve Deus. O resto é conversa de treta dos escassos ateus que existem à escala mundial.

    • Antunes

      Escassos ateus ateus é que eu duvido. Acho que não são assim tão escassos. Os religiosos
      vão transmitindo as crenças e formatando a cabeça dos descendentes, por
      isso existem os crentes. Só que existem alguns que se libertam dessas
      patranhas e superstições. Se o Imperador Constantino se tivesse
      convertido ao Islão, todos sabemos que a maioria dos que se dizem
      cristãos, de certeza estariam agora a defender outras teorias.

      • kavkaz

        Uns gostam de se ajoelhar e rastejar, outros de baterem com a cabeça no muro, outros de levantarem o rabo. Há religiões para vários gostos.

        Eu gosto de ter a coluna vertebral direita!

        • Ateu sim, e daí ?

          Se fosse o gosto de cada um, a religião que se danasse ! O grande problema é que eles gostariam que todos fizessem o mesmo.
          Voltando ao tema: se o bóson é o criador de tudo já já o vaticano muda o nome de deus para bóson, e passa rezar para poderoso bóson. O importante é não perder a freguesia. o gzuis passa a ser o bóson que morreu na cruz e os santos elétrons intercedem por nós junto a dona maria bóson, e o capeta passa a ser representado pela anti matéria.
          O pior que sempre tem um conjunto de asnos para dar coro aos pastutos e padréfilos.

          • cínico

            Um gajo que constantemente escarra, como tu aqui tens feito,só pode ser uma grandecíssima besta.

          • Ateu sim, e daí ?

            Anormal, dessa vez não vou deixar passar os constantes insultos dirigidos a mim.
            Vá lamber o chão de alguma capela com o rabo para o ar, antolo.
            Uma informação: foi identificado o gene defeituoso que dá origem a crença na patifaria da icar. É uma anomalia. O gene é muito encontrado em pseudo humanos – os que tem a coluna curvada- o código é muito complexo;algo como cromossomo 12 tgggaat..etc. Para simplificar, foi denominado pelos cientistas – todos ateus pénsantes, e não crentóides asnos – como gene OTÁRIO.

          • cínico

            Grande besta, grande imbecil, não tens feito outra coisa neste blogue senão constantemente insultares todos os crentes e ainda te armas em virgem ofendida, grande monte de esterco ?

      • cínico

        Duvidas que os ateus são muito escassos à escala mundial ? E que tal começares por estudar Sociologia das Religiões, alguns estudos credíveis que claramente mostram a percentagem extremamente minoritária de ateus por todo o planeta ? A crença em Deus, além do mais, está etologicamente determinada, um homem normal é naturalmente crente, como também mostram estudos científicos na área da genética. Quanto ao facto de ” os religiosos irem transmitindo as crenças e formatando a cabeça dos descendentes”, esse pseudo-argumento já não pega. Basta olhar para os crentes Galileu, Charles Darwin e Einstein para se perceber que a grande maioria dos génios da Humanidade foram e são crentes. Os ateus são muito poucos, meros desvios do processo evolutivo natural que determinou a crença numa entidade espiritualmente superior.

        • Citadino

          A quantidade não prova a veracidade da religião.
          “Nunca sigas a multidão no erro” (Bertrand Russell).
          O seguidismo supersticioso e irracional é próprio dos primitivos.

  • kavkaz

    Era de esperar a manipulação do Vaticano… É assim que a Igreja sobreviveu durante séculos. O bosão é deles… Lol…

    A Bíblia diz que Deus é que criou o mundo esfalfando-se a trabalhar a semana incompleta. Agora já não é assim, quem cria tudo é o bozão.

    Resta ao Vaticano dar a cambalhota e dizer que foi Deus quem criou o bozão. A “Bíblia Sagrada” que se lixe, que não diz nada disso.

    Continuamos sem saber quem criou “Deus”… Talvez o pai dele? Esse deveria ser mais ético que “Deus”, pois não se pôs a engravidar a mulher do outro, coitado! Nem arrasou cidades inteiras, nem provocou inundações mundiais, como só um criminoso da máxima escala cometeria. Nem todos os pais são piores que os filhos…

    A Bíblia é um grande barrete para crentes! O que lá vem escrito não é para levar a sério… Agora, o que conta é o bosão, a nova coqueluche do Vaticano!

  • UmGajo

    Alguém se lembrou de chamar, um belo dia, a uma hipótese cientifica, de “A partícula de Deus”. E esse deus, com “d” maiúsculo…. agora temos que os aturar.
    E com isto fica mais uma vez provado que Deus existe. Afinal ate tem uma partícula a Ele (com “e” maiúsculo) dedicada…
    Eu ainda acho que a partícula é de Alá. Mas quem sou eu?

  • Deam S-Klyss Sinn-Klyss

    “Ao ver a Lógica Espacial em ação vemos que a puntual-energia é como o homem (ou como a mulher); que ora é pai(mãe), ora é filho(a), é irmão(ã), é amigo(a), etc. A femina-parceira não se dirige ao parceiro como filho, nem a filha a vê como filho ou como irmã. Ele(a) é em todas as ocasiões um homem (ela, uma mulher), mas tem(têm) funções diferentes, e respostas diferentes, conforme a circunstância em que está (estão) identificado(s)”. Quando foi traçada a base conceitual dessa realidade, e colocado os postulados do par-energia ante Físicos, para constituirmos melhor nosso Conhecimento e nossa consonância com a Natureza, o que nos deram não foi a educação, como cabia por essa conquista, o que nos deram foi o pavor; um enxame de apavoramentos no cinema, nas igrejas, nas músicas.
    Frases como as que estão em aspas, só foram feitas por ter a mentalidade humana conseguido vislumbrar a interação primária do Coordenamento Espacial. Foi um labor árduo, muito reflexivo. Precisou-se distinguir até mesmo onde cabia o conceito (não a técnica que até então era tudo que se tinha e se passava) de Divisão e o de Subtração. Como seria o Feedback motor da Natureza? Em tal complexidade era dificílimo discernir a simplicidade. Daí que as fórmulas, até do Pensador Haddammann, indicavam fragmentações infinitesimais; melhor, gradações da Força de junção e de separação entre as mínimas-expressões-não-mistas. Mas como assegurar tais indicações matemáticas? Era necessário apreender os conceitos lógico-espacias, repletos de paradoxos. E foram apreendidos. E foram mostrados, explicados.
    Agora vêm aí e fantasiam uma fórmula e plagiam as explanações da Lógica Conjuntural do ESPAÇO?
    Então, que venham cá, e me dêem o meu bilhão, em dinheiro limpinho, porque preciso montar um clube para fazer o show da Cenografia Passos da Natureza.
    Depois o Monumento ao Ser Humano do Século XXI (em honra a nossos ancestrais).

  • Deam S-Klyss Sinn-Klyss

    Onde está o livro O ESPAÇO e a Procedência do Movimento? Pegaram-no lá no morro do Guarujá em São Paulo-Brasil? Que fizeram com os arquivos tomados desonestamente nos computadores do CBPF-RJ (á custa de um documento fajuto que de nada prestou, pois não serviu de modo algum para que o autor fizesse suas palestras a estudantes e saísse da perseguição e fome pela covardia que lhe impuseram)? É fácil ficarem ricos com essa malandragem. É fácil comprar embusteiros, e incompetentes ávidos por glamour, pompa, e “distinções”, e cargos. Mas o SABER não comunica a compreensão aos usurpadores. Nem a Justiça nunca terá vergonha dos que portam a competência, a mentalidade vivaz, e a consciência no fulgurar de sua liberdade.

  • GriloFalante

    “Quem inventou Deus”?
    Ora, essa é fácil. Até o antoniofernando/cínico/José/Ask sabe: foi o Homem, pois claro!

  • Ícaro Cristão

    Uma vez que na maior parte dos casos o debate nas catacumbas do DduA é mais interessante perante os posts de inteligência/pertinência duvidosa, aqui deixo um contributo (o texto foi-me enviado por mail): «De Israel chegou uma boa notícia para o Papa e o Vaticano esta semana: em Jerusalém, o Yad Vashem, o memorial às vítimas do Holocausto, alterou o texto que acusava o Papa Pio XII (1939-1958) de ter silenciado o massacre dos judeus durante a II Guerra Mundial. Junto à fotografia de Pio XII está agora um texto que, anunciou o museu e memorial, tem em consideração as “investigações dos últimos anos” – entre as quais um simpósio promovido pelo próprio Yad Vashem em 2009. O novo texto dá uma imagem mais “complexa” da actuação de Pio XII, que diz ser objecto de debate. O Papa Eugenio Pacelli não denunciou “explicitamente” o genocídio dos judeus, lê-se no documento. Mas, na sua rádio-mensagem do Natal de 1942, Pio XII falou das “centenas de milhares de pessoas que, sem qualquer culpa da sua parte, por vezes só por causa da sua nacionalidade ou raça, se vêem destinadas à morte ou a um extermínio progressivo”. E, diz ainda o texto, as acções da Igreja Católica permitiram salvar “um importante número” de judeus. A mudança foi bem acolhida pelo Vaticano, naturalmente, mas também na Pave the Way (PTW), uma fundação americana vocacionada a criar pontes entre religiões, incluindo a recolha de documentação sobre o papel de Pio XII (www.ptwf.org). Gary Krupp, judeu nova-iorquino e presidente da PTW, comentou à agência Zenit que “não há uma base documental para nenhuma das acusações” feitas a Pio XII. E contou que, recentemente, a fundação descobriu uma carta do então cardeal Pacelli, de 1939, em que o futuro Pio XII tentava obter vistos para os 200 mil judeus que restavam na Alemanha, após a Noite de Cristal».

    • snope

      O Pio serviu de “bode” para os chefes políticos das “nações civilizadas;(” da época, que ficaram a ver os hebreus a ser derretidos, tranquilamente. E depois o mau da fita foi aquele que era chefe do estado mais pequeno da Europa e que, proporcionalmente, foi quem mais ajudou a escapar hebreus. Além de outros heróis (diplomatas) que fizeram escapar discretamente a muitos marcados para o gás.

  • kavkaz

    A fé está na ma$$a do Povo!

  • Luterano

    A Igreja nada mais está fazendo que a sua parte… ou querem que a Igreja diga que Deus não existe? Seria a mesma coisa que os ateus passarem a acreditar em Deus: uma anomalia, um contra-senso, não acham?

    • Ateu sim, e daí ?

      Prezado, a crítica é ao contorcionismo da igreja. Fica óbvio que a treta religiosa tenta se adaptar a todas as novas informações. Se a crença dos católicos fosse concreta, por que tanto contorcionismo ? eu perguntei e eu mesmo respondo: é porque a icar – assim como nós, ateus – sabe que deus não existe. O que existe é um grande negócio altamente lucrativo, e é claro que não o querem perder.

You must be logged in to post a comment.