Loading
  • 28 de Março, 2012
  • Por Ricardo Alves
  • Seitas

A realidade sobre as Testemunhas de Jeová

No meu artigo anterior sobre uma associação (em preparação) de apoio a ex-Testemunhas de Jeová, o Vítor Máximo deixou um longo texto retirado do seu blogue («O Talho  e a Cidade»), justamente sobre esse tema. Para quem quiser saber como as Testemunhas de Jeová tratam os seus que deixam a organização, recomendo a visita ao blogue. De qualquer modo, fica aqui um texto de lá retirado (com autorização).

«Todos nós temos as Testemunhas de Jeová como indivíduos cordiais, educados e de trato fácil. Mas a realidade é bem mais complexa. Com certeza que existirá no meio Jeovista gente bondosa, mas estas mesmas deixam-se moldar por uma doutrina castradora que lhes comanda a vida ao mais ínfimo pormenor. A palavra “ínfimo” não é exagerada, pois a vida duma Testemunha de Jeová é regulada por um sem número de regras e ditames (ver aqui), desde de como agir no dia a dia nas mais diversas situações, passando pelo tratamento a dar aos que deixaram de pertencer à religião…

Certas regras de conduta, vão até interferirem na própria vida privada e íntima dos fiéis, chegando a roçar algumas delas o ridículo. A desobediência constante dessas mesmas normas, originam a expulsão do “prevaricador”.

Acontece que as Testemunhas de Jeová, são um grupo religioso, que apesar de não viverem à parte da sociedade onde se inserem, tem nos seus códigos de conduta, valores morais e religiosos que consideram superiores aos valores pelos quais a sociedade actual se rege.

Existe perseguição e discriminação por parte das Testemunhas de Jeová aos ex-membros da religião, submetidos aos processos de dissociação (abandono voluntário) e desassociação (expulsão) que vem desagregando famílias inteiras e promovendo intenso sofrimento às suas vítimas. As duas práticas impedem, por imposição de dogmas religiosos, divulgados nas publicações das Testemunhas de Jeová (ver alguns exemplos mais abaixo), a convivência familiar e social dos desassociados com membros que permaneceram na seita. As “verdades” de uma determinada religião não podem estar acima dos princípios de igualdade e liberdade de consciência religiosa, previstos na nossa Constituição. É inultrapassável o direito de optar por uma religião, ou de se desligar de qualquer uma. Ninguém pode sofrer a mínima pressão e/ ou coacção de qualquer espécie, seja proveniente de organizações públicas ou privadas posto que, se assim acontecer, está-se diante de uma franca violação aos ditames constitucionais, ferindo de morte direitos fundamentais cuja protecção, o Estado tem o dever de garantir.

Baseando-se em textos bíblicos distorcidos, e com uma interpretação errónea, o povo que se diz ser “o único representante de Deus”, maltratam aqueles que já foram os seus irmãos de fé, indo ao ponto de os humilhar e de os espancar moralmente… Não raro as vezes, os ex-membros são tratados como uns facínoras simplórios, como o que de mais vil há na sociedade, ou tão simplesmente como lixo. Nada disto até seria muito grave, se tais afirmações não saíssem da boca dos próprios amigos. Mais grave ainda, é quando esses mesmos comportamentos são tidos tão simplesmente pela própria família, sejam eles pais ou filhos… Como se todo este tipo de linguajar não chegasse, as leis internas das Testemunhas de Jeová determinam que todos aqueles que sejam desassociados, ou que decidem deixar a religião por um ou outro motivo, sejam afastados, não lhes sendo possível a convivência com nenhum membro da seita, nem mesmo com a própria família. Um simples “olá” é motivo de repreensão aos que ousaram desafiar as leis internas, podendo ir até a expulsão…

Eu próprio sou fruto dessa descriminação. Sinto uma enorme angústia por não conseguir ter uma convivência normal e sadia com os meus pais e o meu próprio irmão apenas porque uma “religião” lhes ordena a virarem-me (literalmente) a cara. Não sou um caso isolado, existe milhares de pessoas nesta mesma situação, privadas da comunhão dos seus amigos e familiares em nome de uma doutrina castradora, sectária e que viola de uma forma sistemática e desavergonhada a Declaração dos Direitos Humanos:

Artigo 5.º
Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanas ou degradantes.

Artigo 18.º
Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.

Artigo 19.º
Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.

Artigo 20.º
2. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.

Nasci no meio Jeovista e permaneci nele durante 33 anos. Hoje, com 41, já não faço mais parte dessa denominação religiosa. Sou ateu e orgulhoso de o ser.  Sei perfeitamente como funciona os meandros da seita “Testemunhas de Jeová” e quais as suas leis internas. Muitos dirão que tudo o que se diz são invenções dos famosos “apóstatas” (no jargão Jeovista, pessoas como eu, que tentam divulgar a verdadeira faceta das mesmas), para denegrir a imagem das (quase perfeitas) Testemunhas de Jeová. Para aquelas que teimam em dizer que tudo não passa de uma invenção engendrada pelos maléficos filhos do Demo, ficam aqui algumas das inúmeras citações retiradas da literatura Jeovista.

“A Sentinela” de 15 de Dezembro de 1981 p. 19 “Como encarar a desassociação”

(…)”Os que se tornam ‘não dos nossos’ por deliberadamente rejeitarem a fé e as crenças das Testemunhas de Jeová devem ser encarados e tratados apropriadamente como aqueles que foram desassociados por causa duma transgressão” (…)

“Nosso Ministério do Reino” de Agosto de 2002 (Pequeno Jornal interno de acesso restrito e exclusivo para os membros baptizados)
 (…) “Evitamos também o convívio social com quem foi expulso. Isso significa que não vamos com ele a piqueniques, festas, jogos, compras, ao cinema, nem tomamos refeições com ele, quer em casa quer num restaurante.

“A Sentinela” de 15 de Março de 1986 p. 18 “Não dê margem ao Diabo!”

“Alguns dos que têm atitude crítica afirmam que a organização de Jeová é estrita demais na questão de cortar os contactos sociais com pessoas desassociadas. (2 João 10, 11) Mas, por que acham isso tais críticos? Será que têm vínculos familiares íntimos ou uma lealdade errónea a um amigo, que eles colocam à frente da lealdade a Jeová, e às Suas normas e aos Seus requisitos?”

Recentemente a revista “A Sentinela” na edição de Julho de 2011, afirma que os ex-fiéis são “doentes mentais”. O artigo recomenda que os devotos devem “evitar contacto com os apóstatas” assim como um médico pede para manter distância de pessoas “infectadas com doenças contagiosas, mortal”. Afirma que o objectivo dos ex-fiéis é “infectar outras pessoas com seus ensinamentos desleais”. Uma associação de ex-Testemunhas de Jeová apresentou queixa à polícia do condado de Hampshire, que está a investigadar se o artigo viola as leis que punem a discriminação religiosa. Angus Robertson, um ex-ancião (pastor) da Testemunhas de Jeová, disse à polícia que é praxe da religião usar a Bíblia para intimidar os fiéis que ousam contestá-la. Rick Fenton, porta-voz da religião, negou que os devotos não possam fazer contestações, mas afirmou que quem discordar dos ensinamentos da Bíblia tem o direito de “pedir licença” (desligar-se do movimento) “, mas o que não falou foi as consequências para os mesmos.

Mediante todo este contexto, foi realizada este fim de semana a segunda reunião de ex Testemunhas de Jeová (ver aqui). Contactei pessoalmente a agência Lusa e convidei-a a estar presente, o que veio a acontecer. O resultado deste encontro pode ser lido no Diário de Noticias (aqui) ou no Jornal I (aqui).

Talvez outras se seguirão, é esperar que mais algum Jornal compre a noticia… Como tive ocasião de referir ontem, acho que estamos a começar a incomodar a “Santa Organização”. Será assim tão difícil explicar à sociedade civil o porquê de toda esta descriminação aos seus ex membros? Por muito que nos chamem de doentes mentais, por muito que digam que somos filhos do diabo, nada justifica este tipo de tratamento. Uma coisa eu tenho a certeza: está a valer a pena todo o esforço e dedicação.

Como diz a notícia, ainda estamos numa fase muito embrionária, mas aos poucos vamos crescendo. Bem recentemente eramos apenas 4, contra já alguma centena de inscritos no nosso Fórum…

Para ter acesso ao Fórum, clique aqui

53 thoughts on “A realidade sobre as Testemunhas de Jeová”
  • Joao Coutinho

    Conheci duas mulheres ex-Testemunhas de Jeová, que me contaram os problemas que tiveram após o abandono da organização. Ambas foram abandonadas pelos maridos.
    Trata-se de uma organização sinistra.

    • Kavkaz

      Também sei que nas reuniões dos jeovás conbinam casamentos entre os seus fiéis para melhor satisfazerem as suas pretensões ideológicas.

      • Marcelo Cardoso

        Não é bem assim…rs. Do jeito que você falou parece até que tem alguém lá que diz, “fulano fica fulana, sicrano com sicrana”, não, não é assim não…ha ha ha…tem muitas variáveis nisso aí.

    • HAMONBAAL

      Também tenho conhecimento de casos semelhantes.

      Parece que quando convém aos cristãos a família afinal já não vale nada.

      O seu conceito de família só é bom é para tentar impedir que outros construam os seus próprios conceitos.

    • claudia

      Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. Mas, se o incrédulo se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; pois Deus nos chamou em paz. Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, como sabes tu, ó marido, se salvarás tua mulher?

      1 Coríntios 7:10-16

  • Kavkaz

    O ditador comunista Fidel Castro pediu para ser recebido pelo Papa e este aceitou.

    A paródia montada antecipadamente só agora teve o seu desenlace informativo. Vão trocar presentes e dizer que se amam, como já tinham acontecido no encontro do ditador comunista Raul Castro e Ratzinger.

    Veremos se o Papa faz um milagre dos deles ainda em vida e consegue que o ditador comunista Fidel Castro ganhe saúde e viva mais 50 anos para encher as muitas prisões cubanas de dissidentes e democratas.

    • GriloFalante

      Ainda não percebi qual é o teu problema… Os ditadores sempre se deram bem entre si. Por outro lado, o Vaticano sempre apoiou ditaduras, fossem elas de esquerda ou de direita. Faz parte da vocação vaticanista, que é a vocação ditatorial. 
      Não me espantará se, um dia, um qualquer papa for de visita à China ou à Coreia do Norte. Onde está o problema?

      • Kavkaz

        GriloFalante

        Mas achas que eu tenho algum problema? Eu vivo em Democracia! Bati-me por ela nos meus tempos de juventude.

        E os ditadores Castros e Papas também não têm problema algum. Eles apoiam-se bem e amam-se!

        Quem tem problemas é o Povo cubano que não tem Democracia. Esse é que está encarcerado numa ilha. São essas pessoas que vivem com senhas de racionamento e para se deslocarem de uma província para outra em busca de trabalho, que lhes falta, e ganharem a vida têm de pedir autorização de residência ao governo comunista que só lhas dá se lhe apetecer.

        GriloFalante, mas qual é o teu problema em que eu colocasse a notícia verdadeira de que dois ditadores se vão encontrar para trocarem presentinhos?

        • stefano666

           a propria UE tem sido uma pseudo democracia.
          olha.. Cuba tem seus pecados mas eu nao vou apedrejar um pais que tem o melhor o IDH da Am. Latina e é referencia em saude e educação.

        • GriloFalante

          Calma, Kavkaz.
          Esqueci-me de assinalar o “ironic mode” no meu comentário 🙂
          Desculpa, tá?

          • Kavkaz

            GriloFalante,

            Eu acho que percebi, mas estou numa fase de “vai tudo à frente”.  Lol….

            P.S. Quem acompanha estes espetáculos organizados e entende o que está por detrás deles acaba por sair do politicamente correcto.

            Um abraço.

          • GriloFalante

            Calculo. Eu estive lá, há uns anos, e apercebi-me da suprema hipocrisia. Inclusivamente, esta situação anedótica: teoricamente, não há desemprego; praticamente, todos são empregados do Estado. Mas basta um desgraçado ser apanhado a vender um charuto fora dos circuitos oficiais, e é despedido. Despedido? Mas como, se não há desemprego?
            Uma outra situação de que me apercebi é de que o “bloqueio” é muito mais conveniente do que prejudicial.
            Quanto à propaganda, de medicamentos de graça, saúde de graça… pois. Propaganda. São de graça os medicamentos fabricados com produtos naturais. Os outros… não há. Pelo menos, nas “farmácias do povo”.

    • Citadino

      De facto é desprestigiante para Fidel Castro!

  • Vítor Máximo

    Entrar para a seita Testemunhas de Jeová é fácil, impossível é sair da mesma com dignidade.  

    • Kavkaz

      A forma mais pacífica é sair silenciosamente.

      A vida muda e as pessoas também, para melhor, como se pretende.

  • Ellipsis psis

    Imagine que a partir de amanhã praticamente todos os seus amigos, mesmo
    os mais íntimos — alguns dos quais você conhece há décadas — cortem
    relações com você, nem mesmo lhe cumprimentando caso o encontrem na rua.
    Agora imagine que membros de sua própria família como primos, tios,
    cunhados, sobrinhos passem a lhe evitar. Até mesmo sua mãe, pai, irmãos
    ou filhos restringem os diálogos a apenas assuntos familiares
    estritamente necessários. Como se sentiria? Com certeza, se pudesse,
    faria o possível para evitar esta situação, não é mesmo? Mas imagine o
    pior: você foi isolado por eles sem que você tivesse feito absolutamente
    nada que os prejudicasse. Deprimente não? Pois é essa a situação de uma
    Testemunha de Jeová desassociada ou dissociada.

    Muito Obrigada pelo vosso apoio.

    Ass.César Rodrigues (ellipsis)
    Admin. do fórum TJ  

    • HAMONBAAL

      Imagino é se alguma organização fizesse isso CONTRA as igrejas.

      Era um escândalo. Que era perseguição etc.

       E com razão.

      Mas como são as igrejas uma igreja a fazer já está  sempre tudo bem, ninguém se mete e raramente se fala nisso.

      Os católicos e a maior parte das igrejas cristãs discriminam asquerosamente as mulheres e os homosexuais, violando descaradamente todas as leis nacionais e europeias contra a discriminação.  Muitas igrejas perseguem quem as deixa etc etc.

      Mas está sempre tudo bem.

      Até quando ?

    • Rjgalves2001

      Eu é que aplaudo a vossa coragem e o vosso esforço. Boa sorte que precisam dela.

    • Kavkaz

      Penso que a melhor maneira de agir nessa situação será manter a sua posição fora da religião TJ e dizer aos seus familiares que continua a gostar muito deles como dantes, mas que prefere viver de outra forma, continuará a falar com eles sempre sobre tudo exceptuando a religião deles que respeita, mas não será mais a sua.

      Como eles vão insistir, pois são de ideias fixas, peça pacientemente para mudarem de tema de conversa, pois há outros assuntos que lhe interessa mais e onde se sentirá bem.

      Creio que com o tempo se habituarão à sua presença com uma nova maneira de estar, mas sempre familiar.

      Boa sorte!

  • Investigando_a_Torre

    Existem as “Seitas Destrutivas” ou TOTALISTAS e as Seitas Não Destrutivas. As TJ encontram-se inseridas no grupo das DESTRUTIVAS tal como a antiga seita cujo líder era Jim Jones – “Templo do Povo” que levou à morte de centenas de pessoas num massacre generalizado. As TJ provocam diariamente um masssacre selectivo, quer através de vidas humanas por via do seu conceito erróneo sobre o sangue bem como através da morte social pela prática antibíblica da desassociação. Do meu ponto de vista, deviam ser imediatamente proscritas e reavaliadas. IT

  • GriloFalante

    Por várias vezes tive de lidar com uma Testemunha de Jeová. E a conclusão a que cheguei foi de que eles são levados a um fanatismo extremo.
    Um dia, o homem perguntou-me onde poderia arranjar um médico para ver a filha. Casadoira, a moça namorava e o pai queria que ela fosse examinada, para ver se ainda estava virgem. Fui-lhe dizendo que para ter a certeza, teria de a mandar examinar todos os dias até ao casamento, pois ela poderia estar virgem hoje e já não estar amanhã. Sim, que isto de estar virgem, é como estar vivo: hoje está-se, amanhã não se está. Parece que consegui convencer o homem. Mas a verdade é que de cada vez que me visitava havia sempre de tentar arranjar conversa à volta da Bíblia. Que as TJ encaram como a palavra de Deus e, mais, assumem-na literalmente. Ou quase, porque situações há, na Bíblia, que o melhor é assobiar para o lado. Se está na Bíblia é porque é verdade, e o resto é conversa. Felizmente, acabei com a mania das “pregações”: por duas vezes, fiz-lhe outras tantas perguntas acerca da Bíblia, às quais o homem não me soube responder. Com medo de que lhe fizesse a terceira pergunta, que iria pôr em causa os seus “conhecimentos” deixou de me assediar biblicamente.
    Mais tarde, acabei por me afastar. E fi-lo por uma razão simples: o homem teve um filho, que adoeceu. Precisava de uma transfusão de sangue, que lhe foi negada. Morreu.
    Provavelmente, o homem assume-se contra a eutanásia; provavelmente, a conduta do homem está prevista no Código Penal, com o nome de “Omissão de auxilio”. Mas nós sabemos o Estado prefere chamar-lhe “liberdade religiosa”…

  • MTC

    em relação às testemunhas de Jeová existem muitas diversões, cada pessoa é livre de dizer o que lhe vem na alma.
    no entanto queria dizer que as testemunhas de Jeová em relaçãpo a outras religiões são muito mais cultas, ou seja procuram estar atualizadas e estar prontas para responder a qualquer pergunta que lhes seja feita com conteudo biblico, a nivel conhecimento biblico entendo ser as pessoas com mais conhecimento e cultura, o fato de serem restritas nalgumas coisas se calhar até é benéfico para a pessoa porque acaba de deixar muitos vicios, os quais lhe obsorviam parte dos rendimentos e tornaram-se pessoas mais calmas.
    se formos pela logica cientifica nenhuma religião está correta ou seja todos adoram o mesmo uns mais devotos que outros. este assunto é muito complicado estar a discutir porque por mais se discuta seja de que religião for nenhuma está de acordo com as leis da natureza (DEUS).
    isto dá pana para mangas.

    • GriloFalante

      Caro MTC
      obviamente, não concordo consigo – e passo a explicar porquê.
      Dizer que as Testemunhas de Jeová (TJ) são “muito mais cultas” é uma ofensa mesmo a quem possui uma cultura média. A única cultura que as TJ conhecem é a que lhes é fornecida nas sessões religiosas e a que lhes é outorgada pelo empirismo do dia a dia. Porque assegurar que a Terra foi construída em seis dias por um ser cuja existência não está minimamente comprovada, não é cultura: é ignorância pura.
      Mas nem no aspecto bíblico as TJ são tão cultas como querem fazer crer. Na verdade, de lhes perguntarmos o significado do capítulo x versículo y, são capazes de papaguear tudo de uma ponta à outra, e até vão ao ponto de conjugarem com outros livros do AT e do NT. Mas se lhe fizermos a pergunta “atravessada”, já entopem. Ainda hoje estou à espera de resposta a duas perguntas que fiz a TJ. E repare que me limitei a tirar dúvidas acerca da Bíblia, nem sequer foram perguntas do tipo falacioso.
      Já meu pai, uma vez, tinha posto duas TJ pela porta fora, quando lhes fez uma pergunta simples: em muitas pinturas e esculturas, Adão é representado como o homem que hoje conhecemos: com umbigo. E a pergunta foi: Adão tinha umbigo?” As senhoras disseram que iam perguntar ao superior, já que se tratava de uma pergunta fora do normal, e que nunca tinham pensado nisso.
      O meu pai morreu há dez anos, sem saber se, na verdade, Adão tinha, ou não, umbigo…

  • Kavkaz

    O Papa terminou a sua visita a Cuba. Há aqueles cubanos que ficaram tristes pelo facto de não ter havido qualquer conversa com grupos que se opõem à ditadura comunista.

    Ratzinger falou com o Poder político instituido e seus representantes principais: a família Castro. Há quem afirme que se terá encontrado até com Hugo Chavez, Presidente da Venezuela, que está em Cuba a fazer tratamento ao cancro.

    Há um grupo que se manifestado com muita coragem contra o comunismo e a sua repressão à sociedade civil: são as “Damas de Branco”, mulheres extraordinárias, muitas delas esposas de prisioneiros políticos, pessoas presas por pensarem de forma diferente dos comunistas.

    As “Damas de Branco” pediram audiência por um minuto ao Papa. Não foram atendidas. Não lhes permitiram o encontro.

    Há já quem recorde o Novo Testamento, aquele passagem que afirma que Jesus se reunia com todos, Mateus 9, 11-12:

    «Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: “Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?” 12. Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes.»O Papa nesta viagem a Cuba comeu com a família castrista. E com mais ninguém…- Os católicos ainda terão razões para se queixarem dos comunistas?

  • José Gonçalves

    A propósito dos ataques à Cuba Socialista eu pergunto como é possível que em Cuba,apesar da boicote económico desencadeado pelo Tio Sam mafioso e flibusteiro, e de pràticamente de todo o mundo Capitalista,o Ensino seja gratúito desde a Escola Primária até à Universidade,o que não sucede nos países ricos onde domina o
    Capitalismo.E o Chefe do Estado teocrata do Vaticano onde não existe democracia,não tem moral para prégar democracia aos outros Países.Os USA que abUSA de tudo e de todos e que ocupa militarmente o território cubano de Guantanamo,não desistirá de tentar colocar em Cuba uma Ditadura com um novo Baptista ou fazer de Cuba,um novo Porto Rico para,se possível acrescentar mais uma estrêla no pendão.

    • stefano666

      Arabia Saudita, aliada dos EUA, degola bruxas.Mas isso não incomoda aos “civilizados”, pois os petrodolares falam mais alto

    • Kavkaz

      Como é possivel o ensino gratuito em Cuba?

      – Não há almoços grátis! Para o governo dar algo de borla a alguém tem de ir buscar a riqueza que distribui gratuitamente a outro lado, naturalmente. É preciso perceber isto, a economia, como funciona.

      O José Gonçalves terá ideia de quanto ganham os trabalhadores cubanos? Os médicos, os professores, e tal? Muitos deles recebem entre os 10 e os 20 USD mensais (em moeda nacional, pesos). Para dar a uns algo de borla não pagam aos outros que trabalham um vencimento mais justo.

      Em Portugal também podemos acabar com o desemprego rapidamente. Passa-se a pagar aos trabalhadores 20 euros por mês e até eu consigo ter, sem problemas, 5 criados em casa para fazerem o que eu mandar. Todos vão ter que trabalhar para não morrerem de fome, mas não conseguirão pensar e ter mais nada na vida.

      Em Cuba, até recentemente, eram todos criados do Estado (começou lá a privatização, a criação de pequenas empresas privadas). E pagando ninharias aos empregados do Estado, é possivel empregar toda a gente, com uma produtividade baixíssima e a ganharem salários ridículos. Para não passarem fome tem senhas de racionamento em produtos básicos para garantir um mínimo de subsistência.

      As relações de Cuba com os EUA só mudarão quando findar o comunismo. É que o chamado “bloqueio”, mas o nome certo será boicote,  não nasceu do nada. Ele teve início como resposta às acções de Fidel no início da revolução em relação aos interesses dos EUA. E só não se sente quem não é filho de boa gente…

      E será que em Cuba tem-se de tapar a boca a toda a gente só porque os comunistas estão a mandar? E proibir a formação de outros partidos com gente que pensa de outra forma e quer viver de outra maneira? E sem os mandarem para a prisão por dizerem o que pensam.

      P.S. Em Cuba não há informação pública do paradeiro do jovem que ontem gritou na missa do Papa: “Abaixo o comunismo, abaixo a ditadura”. Desapareceu, esperemos que por pouco tempo….

      • HAMONBAAL

        Tudo isso é verdade mas convém não perder a perspectiva.

        Não tenho dúvidas que a maior parte da população cubana preferia viver nos states em vez de na pátria da gloriosa revolução socialista cubana.

        Não podemos esquecer é que também a população dos muito capitalistas México, Haiti e todos os outros países sul-americanos.

        Não podemos comparar as condições de um país socialista do terceiro mundo com as do mundo desenvolvido mas com as dos países capitalistas do terceiro mundo.

        Aliás, basta comparar a cuba de hoje com a de antes da relolução.

        O regime de Baptista era uma coutada da máfia americana, não no sentido figurado, mas da máfia MESMO.  

        A maior parte da população vivia na miséria e a corrupção era espantosa.

        A isso temos de juntar um bloqueio comercial que dava para lançar na bancarrota a maioria dos países.

        Sem dúvida que Cuba não é um paraíso, talvez seja um inferno.

        Não se esqueçam é que 90% da população do resto do terceiro mundo CAPITALISTA também vive no inferno.

        • stefano666

           ao menos a população da ilha tem saude educação.. apesar das dificuldades.. a ilha tem o melhor IDH da America Latina.

          • Kavkaz

            E não poderá deixar de tapar a boca aos cubanos para eles poderem dizer o que pensam em liberdade?

        • stefano666

           na ambito europeu… Portugal e Espanha.. são considerados 3° mundo se comparados a Escandinavia, Reino Unido e Holanda por exemplo.

        • stefano666

           até mesmo boa parte da população do 3º mundo vive em situação horrenda.

  • Citadino

    Podemos discutir o sistema político cubano mas o Vaticano não tem discussão possível porque se trata dum Estado cuja principal exportação é banha da cobra.

  • Zunido

    Parece que no ano retrasado (2010) uma pesquisa mostrou supreendentemente que dentro das testemunhas do jéórvácu havia (em proporção) o maior número de casos de pedofilia intra-familiar. Ontem foi um dia ruim, ruim, ruim. Estava um dia friorento, e à tarde tive de engolir o turbilhão de ódio que me invade ao lembrar do que fizeram com o Projeto Passos da Natureza. Os pastutos e padrecos, e chefetas baixadores de fuligem, e os “todos risonhos” caciques budistas, e a lacaiada entre os infelizes enfurnada em crenças, cismaram que de modo algum garotos e garotas podiam tirar 08. 09, em notas de prova de física nas escolas (se seus filhos, sendo os muitos alunos, só tiravam notas 00, e 02), isso só podia ser porque o autor do Projeto estava “viciando eles em drogas”. Um garoto que passou a vida sendo sacaneado porque “não bebia”, “não fumava”, e “não apertava um fininho(maconha)”, e “comia papéis”(vivia a estudar), então já adulto teve as digitais manchadas covardemente por uma difiamação estapafúrdia. Às 06 da tarde uma maria mijona, ex-tudo (praxe das mais repreendedoras ‘mirnistras’ irvangélicas) postou-se no ponto de ônibus praticamente em frente ao local onde o Pensador Haddammann via aos poucos seu Projeto de Recreação Educativa esfarelar alvejado por calúnias diárias, por tudo que era lado. Uns  pastutos dos mais CANALHAS davam ‘ordens’ para que nenhum crente de sua denominação sequer olhasse para as exposições do Projeto nas escolas, fosse aluno ou professor. E nem colocasse os olhos nem em anúncios que pudessem estar em murais de supermercados, etc. Às 19:00 h o Pensador foi comunicado que a pústula estava espalhando a ‘nova’ sobre drogas acerca do Projeto. E lá ainda estava a desgraçada (com um empregão desses arranados para também espiar gente que labuta na Petrobrás). O autor do Projeto saiu, viu a putrefacta figura apontando para o local do Projeto, e tudo que falou foi: “Sua bôca ainda vai pagar pelo que faz”.
    Às 19:30 h o corno futriqueiro ‘espôsu’ da crente-mandada-nociva batia no portão do autor.
    Às 20:00 h o Pensador estava com as mãos borradas de tinta na delegacia. O delegado que deliberara o término de tudo aquilo saíra, e entraram na delegacia um pessoal  todo instruído. Estava toda montada a armadilha. Na volta da delegacia, ameaças de morte, garotada chorando, gente rindo à esbalde.
    Um pouco mais, e acervos que levaram anos para serem escritos tudo queimados; roubo, tiros à queima roupa no autor, e uma vida toda e completamente enlameada com tudo de ruim que pudesse caber em cima.
    Isso é só um trechinho … e fizeram de maneira que onde quer que se tentasse continuar o Projeto seria descacetado. 
    Agora, pergunto: Acham mesmo que isso vai ficar assim? Acham? Como cada um vai PAGAR, não têm noção do engasgo … e o que vai lhes suceder, se tivessem se arrebentavam antes de os pegar.
    Não teve ‘ispíritu’ que visse tanta canalhice, não teve delegacia que aceitasse nenhuma denúncia; fecharam a bôca de todos, abafaram tudo; só deixaram a desgraça montada como arma sobre o Pensador.
    Não vai ter exército, não vai ter polícia, nada que há terá como se intrometer quando for impetrada a recta JUSTIÇA sobre cada pústula qie engendrou e se amancomunou na podridão que fez tudo isso.

  • Zunido.

    Faltou isso: Todos os pedófilos ficaram felizes, e de bibra na mão, e todos os pastutos atravessadores de drogas ficaram mais ricos, e ‘louvadas’  badernas das igrejinhas mentirosas lotaram de fíéis enganados. Até donas de escolas fizeram a festa: “Esse ômi, tentou me agarrar bem no meio da rua”. E todo mundo calou; e turmas e turmas de estudantes ouviram isso … um preço caro pra pagar pelo que não se fez, e tanto fez pela Sociedade, e tanto que ensinou, muito, e muito de graça. E empregos que deu a muitos, sem receber nada. Não houve corajoso para encarar tal covardia, não ouve quem desse ouvido ou atenção ao que de fato acontecia. 

  • Kavkaz

    As fotos do encontro do representante do Poder comunista com o Papa. É só amor…

    http://www.granma.cubaweb.cu/secciones/benedictoxvi/galeria/fidel_papa/index.html

    P.S. Os católicos não se queixem mais dos comunistas… Abram os olhos!

  • Carlos Barros

    quero saber ainda o que tem a ver papa e fidel castro com testemunhas de jeová…

    este povo escraviza as pessoas por meio de seus dogmas, nada muito diferente do que outros fazem só varia a intensidade. mas toda religião por si só escraviza a mente das pessoas pois não permite que pensem livremente.

    vão discutir teoria da evolução com um crente para voces verem… isso é apenas um exemplo.

  • Citadino

    Não se pode dissociar o regime cubano das razões históricas que o fundaram. Foi o imperialismo dos EUA que provocou a revolução cubana. Não devemos esquecer que Cuba era uma coutada da máfia norte-americana, e que tinha um Presidente fantoche ao serviço dos EUA. Consequentemente seguiu-se a revolução castrista com um amplo apoio popular.
    Actualmente, e como alguém disse, o bloqueio tem prejudicado e perpetuado os problemas em Cuba. No entanto não devemos esquecer as vantagens comparativas de Cuba relativamente às “democracias” da zona geográfica envolvente, como o Panamá, por ex., que é um protectorado dos EUA.
    No que aqui nos interessa e nos une, o regime cubano, inspirado no marxismo, é ateu e, em minha opinião, não deveria ter deixado entrar um mafioso da pior espécie como esse tal de Ratzinger…

    • stefano666

       exatamente. os abusos dos EUA provocaram isso. da mesma forma que os abusos ingleses provocaram a independencia dos EUA.. da mesma forma ke os abusos reais provocaram as revoluções francesa e russa…da mesma forma que os abusos reais causaram o regicidio de 1908 e republica em 1910 em Portugal.

      e mais… os EUA considerado a terra das oportunidades… tem um IDH pior que o Canadá, Suecia Noruega, Dinamarca Holanda….
      em suma.. os EUA tem mais mendigos,favelas, desempregados que a maioria dos  chamados paises ricos.

      • Citadino

        E tem mais seitas religiosas fanáticas que controlam completamente as opiniões políticas da maioria da população! Isso é democracia?

        • stefano666

           No, of course!!
          Well.;.. a democracia no contexto atual foi deformada e o nome dela é usada em vão em virtude de interesses politicos e economicos.

        • stefano666

           pergunta ácida: quem vive numa democracia: uma criança cubana com escola, médico e esporte ou uma criança brasileira, portuguesa, africana que vive na rua cheirando droga??

  • Tompson Vieira

    Jeová é um Deus santo. Ele não tolera o pecado deliberado da parte dos que afirmam adorá-lo. O apóstolo Pedro escreveu aos cristãos: “Tornai-vos santos em toda a vossa conduta, porque está escrito: ‘Tendes de ser santos, porque eu sou santo.’” (1 Pedro 1:15, 16) Portanto, desassociar pecadores não-arrependidos defende o nome santo de Deus; mostra amor por esse nome. — Note Hebreus 6:10.Significa isso que o cristão que sucumbe à fraqueza ou tropeça em pecado grave é automaticamente expulso da congregação? De modo algum! Jeová não é um ditador frio. Ele é misericordioso e compreensivo. Lembra-se de que somos imperfeitos. (Salmo 103:14) Reconhece que “todos pecaram e não atingem a glória de Deus”. (Romanos 3:23) Deus providenciou ajuda espiritual na congregação, de modo que, se um cristão der “um passo em falso” ou mesmo cometer um pecado sério, ele pode ser amorosamente ‘reajustado’ num espírito de brandura. (Gálatas 6:1) Se aceitar os conselhos da Palavra de Deus e demonstrar tristeza sincera e arrependimento genuíno, a pessoa que se desviou do caminho da justiça poderá ser ‘sarada’ espiritualmente. — Tiago 5:13-16.Mas, se um cristão batizado cometer um erro grave e todos os esforços para restaurá-lo forem inúteis? Em outras palavras, que dizer se ele obstinadamente se recusar a corrigir o seu proceder pecaminoso?Mantém segura a congregaçãoA Bíblia ordena aos cristãos: “[Cessai] de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem.” — 1 Coríntios 5:11.É essa lei bíblica dura e rebaixadora? Considere: quando um criminoso endurecido é colocado na cadeia por violar a lei, é isso considerado duro ou frio? Não, porque o público tem o direito de preservar a paz e a segurança da comunidade. Na verdade, durante sua prisão o criminoso fica na condição de desassociado da sociedade acatadora da lei.Similarmente, a congregação cristã tem bons motivos para expulsar de seu meio transgressores não-arrependidos. Por quê? Porque ela tem de ser um refúgio contra predadores imorais e outros praticantes deliberados do pecado.Sabendo que “um único pecador pode destruir a muito bem”, o apóstolo Paulo ordenou a concrentes: “Removei o homem iníquo de entre vós.” (Eclesiastes 9:18; 1 Coríntios 5:13) Essa ação impede que o pecador espalhe a corrupção na congregação e protege a boa reputação dela. — Note 1 Timóteo 3:15.

    Disse o apóstolo Paulo: “Jeová disciplina aquele a quem ama.” (Hebreus 12:6) E, é verdade que “nenhuma disciplina parece no momento ser motivo de alegria, mas sim de pesar; no entanto, depois dá fruto pacífico, a saber, a justiça, aos que têm sido treinados por ela”. — Hebreus 12:11.

    Pode não ser fácil suportar a disciplina. Exige humildade aceitá-la, mas aqueles que aprendem dela colhem frutos abundantes.Por conseguinte, a desassociação é um ato de amor porque defende o nome santo de Deus e protege a congregação da influência corrompedora do pecado. Demonstra amor pelo transgressor, encorajando-o a arrepender-se e ‘dar meia-volta, a fim de que seus pecados sejam apagados e venham épocas de refrigério da parte da pessoa de Jeová’. — Atos 3:19.

    FONTE:  DESPERTAI!  g96 8/9 26-27

    • Ellipsis psis

       Este artigo retirado de uma despertai só demonstra o poder que esta organização tem sobre os seus associados. Porquê? Porque eles não têm capacidade de pensar ou responder por palavras suas. Por isso pegam num artigo da seita e copiam e colam. Como conhecedor da bíblia posso dizer ao sr Tompson Vieira que a desassociação é bíblica, mas a forma que esta seita se aproveita de tal crença é que torna perigosa para a sociedade. Esta seita por não saber usar uma lei bíblica assassina psicologicamente e sociologicamente cada individuo que tiver a infelicidade de ser seu alvo.Ellipsis

    • Diogo Crava

      voces são um cancro da sociedade ^^ por favor desapareçam

  • Jhulie Sousa

    Por que não comentam sobre as milhares de pessoas que a Igreja Católica matou dês do inicio ate uns dias atras.
    Condenam uma religião, e são tão imundos que denigrem a imagem das Testemunhas de Jeová.Causando sim vcs Preconceito, injuria, e apoio a baixa moral.
    Fica dica, Quem juga será jugado.
    Não sou Testemunha de Jeová mais abomino gente que apoia preconceito e passa ódio as pessoas.

  • Outro dia te conto

    O Ateu foi buscar informações sobre as Testemunhas de Jeová entre seus dissidentes… Parabéns ateu é mesmo esclarecido.

    Mas
    essa lenga lenga do desassociado em questão está cheia de afirmações
    distorcidas. Inspirada em alguns pontos num dos poucos bem estruturados
    livros de ataque as Testemunhas que junto com uma 6 dúzia talvez compõe o corpo de
    mentiras, meias verdades, interpretações tendenciosas de fatos mais bem
    feitos. O resto, como no caso desse texto do desassociado, são mentiras
    aguadas, distorções, resmungos.

    As Testemunhas não querem impor
    ao ateu ao católico etc suas normas como fazem outras religiões. Seria
    menos prejudicial a sociedade humana se o Papa governasse apenas aos
    Católicos, se a Rússia comunista não obrigasse ao ateísmo…

    Aos
    que desprezam as Testemunhas de Jeová aqui ateus muito esclarecidos ou
    “evangélicos” deixe-as em paz. Botem um recado na porta dizendo que não
    querem sua visita, e elas anotarão sua casa para não bater nela.
    Elas
    tem suas normas internas sim que vale apenas para quem quer
    esclarecidamente ser uma delas. Elas tem sido uma força em prol da
    liberdade de expressão, liberdade de crença (ou de ser ateu) no mundo
    alterando inclusive a jurisprudência por exemplo nos EUA através de sua
    luta. Isso beneficia aos ateus e religiosos.

    Cuidem da suas
    vidas de ateus, evangelicos, católicos, umbandistas, islamistas etc, que
    elas cuidarão da vida delas pacificamente.
    Mas é claro que isso não
    vai acontecer. E elas sabem o que podem esperar desse mundo. Mas
    continuarão sua resistencia pacifica até o ultimo folêgo como a história
    do século vinte tem mostrado.

  • Alan

    “Diz o tolo em seu coração: Deus não existe” (Salmo 14.1).

    A tolice do ateísmo surge a partir do coração pecaminoso do homem!

    • Diogo Crava

      sabes porque tu não vives na merda dos cavalos… por causa de ateus minha besta ^^, doi ver coisas a nível de defeciencia mental

  • giu

    Freqüentei o salão do Reino das Testemunhas de Jeová por 8 anos +- , e nd doq vcs falam aki eh verdade .
    Lah não eh uma seita , ngm se priva de viver por ser TJ , eh claro q vc não pode sujar o nome d Deus. Vc sai na rua pregando a bíblia e no outro dia , essa msm pessoa q vc pregou t v se esfregando com um homem na rua ou vice versa.
    Por isso dizem q eh seita e tem q andar conforme a bíblia , mas não pra provar nd pra homens infiéis , mas sim para não sujar o nome de Deus.. Não ser Hipócritas !
    Eu dava estudos bíblicos , pregava de porta em porta ateh como pioneira ( pregando 45 hs por mês pra mais) e so deixei d frequentar pq queria levar uma vida de boa , era adolescente , qria ficar com mlk da escola , ficar bebendo ateh d manha na rua e não sujar o nome d Deus .
    Hj me arrependo amargamente por isso , pq perdi um tempo precioso estudando sobre Jeová mas eu sei e jah tive provas d q ele nunca me abandonou .
    É a religiao verdadeira …
    Então seus babacas , querem continuar falando asneiras , falem
    Mas antes procurem saber sobre oq estão falando

    • Billy Kane

      Com certeza. Pessoas do mundo e ex-membros tacarão pedras mesmo, não surpreende.

  • Ciane Clemente

    Hj minha mae me chamou de viva morta !!! Mt triste.

You must be logged in to post a comment.