Loading
  • 27 de Setembro, 2011
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

Equiparação justa

.
A Amnistia Internacional considera que os abusos cometidos na Irlanda contra milhares de crianças que estavam a cargo de instituições controladas pela Igreja católica e pelo Estado equivalem a tortura e violam a legislação internacional sobre direitos humanos.
.
Essa é uma das conclusões do parecer “A plena vista” elaborado para a Amnistia pela doutora Carole Holohan a partir dos dados oficiais publicados nos últimos anos sobre esses abusos.
41 thoughts on “Equiparação justa”
  • Stéphanos

    excelente postura da AI… agora só falta ela ser mais dura com a igreja

  • Kavkaz

    Espero que os católicos ganhem consciência da imensa criminalidade no seio da Igreja Católica e não se calem perante tamanha barbaridade.

    Alguns crentes aqui calam-se e tentam passar uma esponja de esquecimento sobre a violência impune dos padres do Vaticano. São crimes horrendos!

    Calar é consentir e o Vaticano é criminoso!

    • Stéphanos

      Kavkaz… vou te citar 2 “democratas” exemplares…. Pol Pot e Ante Pavelic….(ambos cometeram “bondades” contra a humanidade)
      o cambojano é bastante lembrado pelo Vaticano e os papagaios dele… já o croata é praticamente ignorado. Você sabe o motivo deste silêncio ?

  • ÍCARO CRISTÃO

    E a Igreja Católica concorda! Tanta desonestidade intelectual…

    • Kavkaz

      No artigo abaixo com o título “Divergências na concorrência” apresentei a notícia das queixas justas das vítimas de abusos sexuais dos padres suínos e criminosos.

      O teu comentário desmiolado a tentar desvalorizar os crimes que escondes foi: “Mais do mesmo…”

      È claro que escondes que o Vaticano protegeu a pedofilia e escondeu os padres pedófilos em Roma. “Tanta desonestidade intelectual…” é bem a imagem de ti com várias caras de palhaço!

      • ÍCARO CRISTÃO

        Oh Kavkaz, “mais do mesmo” porque você é repetitivo. Repugna-me a Pedofilia, dentro ou fora da Igreja. Repugna-me um padre pedófilo do mesmo modo que me repugna um Ateu pedófilo. Na Igreja deu-se o duplo pecado dos actos de pedofilia juntamente com a tentativa de abafar. Nada poderá fazer recuar o sofrimento às vítimas. Quando digo “mais do mesmo” digo que o Kavkaz dilata propositadamente o fenómeno pedofilia na Igreja  e não reconhece o papel essencial da Igreja em combater fenómenos “abomináveis aos olhos de Deus”, como a Igreja se lhes refere (e quanto a mim bem), como a pedofilia. E se ainda existe alguma contenção moral em relação a este tipo de crimes à Igreja se deve. Como o sr. Kavkaz poderá constatar valorizo, até mais do que o sr. estes crimes, todos os crimes… só falta o sr cair em si e VER o trabalho que a Igreja faz, todo o santo dia, para que estes crimes não aconteçam. Quanto aos insultos, ficam apenas na boca de quem os profere… abraço

        • Kavkaz

          Não digas burrices, pá! Blá, blá, blá… O teu Ratzinger foi à Alemanha e as vítimas da pedofilia dizem que a Igreja Católica não faz o que deveria fazer. E vens tu dizer-me que os protectores da pedofilia no Vaticano fazem um trabalho de entusiamar.

          Escusas de atirar poeira aos olhos dos outros! Enquanto as vítimas protestam e eu coloco a nova notícia sobre isso tu viras as costas e dizes “Mais do mesmo…”

          Charlatanice católica!

          • ÍCARO CRISTÃO

            Estou-te simplesmente a tirar a poeira dos olhos… mas eu sei que não é fácil. abr

    • ateu sim, e dai ?

      está mal informado. a igreja tenta desesperadamente abafar o caso – como já o fez em diversas outras ocasiões – mas desta vez a situação está realmente muito difícil. A igreja já não tem mais tanto poder como outrora.

      • ÍCARO CRISTÃO

        Isso do poder tem muito que se lhe diga. Concordo consigo, a Igreja tentou abafar por vergonha e não porque promovia esses actos. Foi pior a emenda que o soneto. O mesmo fizeram escolas e instituições do Estado (ex: Casa Pia), famílias, pediatras, etc, etc. Os actos de pedofilia são abomináveis e a Igreja é a primeira a dizê-lo. abr

        • Kavkaz

          A primeira? Depois de não conseguir mais abafar os protestos públicos?

          – Só te enganas a ti mesmo. Abre os olhos, andas no meio de criminosos pedófilos!

          • ÍCARO CRISTÃO

            A primeira… e quem não está aqui a ver o óbvio é vossa excelência.

          • Kavkaz

            A primeira… a contar do fim!

          • ÍCARO CRISTÃO

            I rest my case… Não vê o óbvio, queremos que veja mais o quê? abraço

        • ateu sim, e dai ?

          Meu caro futuro colega ateu,
          acreditas mesmo que só agora começam os abusos ? isso vem de séculos.
          foi uma estupidez a igreja ter afastado as mulheres. um parenteses: realmente mulheres são coisas do capeta: quer coisa mais linda que um corpo feminino ? só podia ser coisa do chifrudo…rs.
          É claro que tinha que dar nisso. Prender marmanjos barbudos e achar que estariam livres do pecado (gosto muuuuito desse pecado – com mulher, é claro. rs).
          Este e outros problemas relativos a igreja não são de hoje. Pelas nossas conversas pude perceber que você é “um cara gente fina”, como posso ajudá-lo a se tornar ateu ? o que te prende ? medo do inferno ?
          Para começar, mude seu nick para “icaro descrente”

          • ÍCARO CRISTÃO

            Olá ateu, o que me prende (a não ser ateu) é a liberdade que me dá a Fé. Se a troca de galhardetes não o importunar… convido-o a converter-se, a mim fez Maravilhas e trouxe-me muita felicidade. Ter Deus por Amigo tem sido uma viagem fabulosa ao centro da minha vida e ao centro da vida dos outros, principalmente dos outros. Aquilo que vejo sobre a Igreja da Cristo, ao longo do tempo, é como aquele primeiro fascínio com, por exemplo, a música… depois de ouvir muita música, e da boa, aprender que apenas foram usadas 7 notas e por aí fora até descobrir que alguém a Criou… Esta comparação apenas perde pela escala, a descoberta de Deus é infinitamente maior e melhor. Claro que gostaria que tu, que todos, acreditassem em Deus, não por orgulho mas pelo bom que é… Agora gostava que, ao menos, dos ateus não viessem ataques tão cruéis e tão rancorosos à Igreja que, no caso concreto da pedofilia, é a primeira a identificar como pecado, pecado grave… e é tratada nestes fóruns como se a promovesse. Chega a ser ultrajante para quem diz que a Igreja promove a pedofilia… É uma mentira tão grande que apenas consegue ser classificada de insulto.
            Finalizando, não é o medo do Inferno que me move – nem à Igreja de Cristo – é a promessa do Céu. Abraço sincero. 

          • ateu sim, e dai ?

            Começo por retribuir o abraço sincero.
            A igreja não promove a pedofilia e nem a pederastia, mas que acontece há séculos disso não resta dúvida.
            A igreja teve todo o tempo para corrigir o erro e não o fez, portanto é OMISSA. 
            Aqui é que está o ponto ( e não tente fugir ao assunto ). Se tantas vítimas não houvessem pedido ajuda, algo teria mudado ? e mesmo assim, o que mudou ? os casos de chicago são relatados desde 1980 e igreja nada fez ( aliás, fez: pagou uma grana para algumas famílias).
            Promessa do céu ? 
            Coisa curiosa: você diz acreditar no céu, mas não quer morrer, certo ? desculpe-me mas isso soa a hipocrisia.
            E por falar em céu, isso fica mais ou menos próximo de qual galáxia ?
            Não desrespeite à mãe natureza. Você desde antes do seu nascimento fez uso da água, do carbono, do ar, etc.
            Deve devolver o seu corpo à terra para que ela dele faça uso. Quer levar o que recebeu de graça ?

          • ÍCARO CRISTÃO

            Olá Ateu,
            Mais uma vez demonstra não só algum desconhecimento da Fé Cristã como nos lança luz na sua forma de pensar, no que à Igreja diz respeito. Primeiro o desconhecimento, a Igreja é a primeira instituição na luta contra a pedofilia. Pegar na parte (ínfima parte, diga-se) para acusar o Todo que é inocente é pura e simplesmente um erro estrutural de análise que, no seu caso caro Ateu, poderá ser preocupante…. é que se não consegue ver isto, temo bem que não consiga ver mais nada… estes erros de análise cegam, e nessa medida são perigosos. E aqui entramos na segunda característica, ou seja a sua forma de pensar a Igreja e o que esta Proclama… você pega em 4 ou 5 ideias feitas, noutras tantas citações e entretém-se a mandar à cara do primeiro cristão que lhe aparece (já alertei aqui para o grave sintoma de moralismo que esta característica esconde). Aquela da morte e do céu em bem demonstradora desata posição, sempre com três pedras na mão, para a Igreja (lembra os Fariseus, homens crentes, mas que não acreditavam em Jesus e que estavam constantemente a tentar encontrar falhas no que Ele dizia). Quanto a essa questão do Céu, Promessa magnífica do nosso Deus… sabe, a espaços, já o vivo cá na terra.
            abraço em Cristo

          • ateu sim, e dai ?

            Esse abraço não posso retribuir.
            Acho que ficou amuado por eu o ter convidado a se juntar a nós, por isso o teor agressivo do seu comentário.
            Diga ao seu mentor, esse que deve estar aí ao seu lado, que o ateísmo é uma questão de liberdade de pensamento, mas você está firmemente preso a todas essas crenças inúteis e sem sentido e que persistira na fé.Agora fiquei sem saber se você se é você que está lendo isso ou se alguem está lendo para você.
            Os “citações” a que se referem são públicas. Estão disponíveis para qualquer um.
            A igreja é CONIVENTE E OMISSA.  Escrevi em caixa alta para você entender que eu NÃO disse que a igreja promove a pedofilia. Se quer refutar, faça isso com base em provas, mostre uma expulsão e delação de algum padre pedófilo antes de 1980.
            Ou conteste as minhas afirmativas sobre a sua “santa” igreja. Aliás, quero dizer de passagem, que o meu desprezo não é somente pela sua religião, mas por todas as religiões, seitas e similares
            Moralista ? eu ?
            Não  fui eu quem disse que cristo nasceu de uma virgem, por que a ideia de maria der dado uma gostosa trepada com o josé é nojenta e ofensiva.
            Mas, como parece querer negar o obvio, não acha  no seu íntimo imoral os pedofilos e os pederastas, certo ? afinal convive com  eles todos os dias.
            Puxa vida, magoei você novamente…
            O que a icar espera de você ? que com essa conversa mole consiga converter algum ateu ?
            Ou fica por aqui apenas para ver o que os ateus (esses malvados) falam da igreja (essa santa) ? ou será que é um masoquista e quer ter sua fé testada ( deve ser um sofrimento grande ler tantas verdades ) por pecadores ?
            Não sofra tanto. Vá se ajoelhar em caroços de milho e repetir a ladainha que você e os que  te acompanham tem que recitar todos os dias ” creio em deus…etc “

          • ÍCARO CRISTÃO

            Olá Ateu, não há agressividade no comentário, é uma das desvantagens do texto escrito, esconde as emoções. A verdade muitas vezes violenta-nos mas isso até é bom, porque nos desinstala. Já reparou que está sempre a falar de amuanços? Tal como já tive oportunidade de dizer e repetir o ateísmo não encerra em si liberdade, a não ser aquela contida no livre arbítrio. Antes, o ateísmo torna escravo o ateu, escravo de si próprio e das suas conclusões. O Cristianismo liberta… tirando-nos da escravatura. O Céu, de onde nós vimos e para onde iremos entra em oposição ao Mundo e liberta o Homem. Quanto à Igreja ser “CONIVENTE E OMISSA” é falso. É tomar a parte pelo todo e por isso acaba por ser uma mentira. Nesse tipo de raciocínio podemos abarcar TODOS porque casos de pedofilia repetiram-se e ainda se repetem em TODOS os campos da socidade…. agora compreendo que quando a nódoa mancha o fino pano… aqueles que o odeiam apenas consigam ver a nódoa mas esqueçam o imenso pano do mais nobre tecido. Esta frase – e não me venha com a história do amuanço – “Mas, como parece querer negar o obvio, não acha  no seu íntimo imoral os pedofilos e os pederastas, certo ? afinal convive com  eles todos os dias” demonstra bem o espírito que o trás a estas conversas. Abraço

          • carpinteiro

            Caríssimo. Não sei se foi o seu deus que lhe ensinou a ouvir “música da boa” composta em sete notas. Se assim foi, enganou-o. Elas são doze, sete naturas e cinco cromáticas.
            Pela vontade dos representantes do seu deus, ainda hoje ouviamos Canto-Chão em dois neumas. Felizmente que contra a vontade de ambos, o homem abordou o dodecafonismo e aprendeu a compôr “música da boa”.
             
            cumps.

          • Carlos Esperança

            Carpinteiro:

            Dirija-se ao membro da Direcção da AAP, Raul Pereira, cujo endereço encontra nos corpos directivos da Associação Ateísta Portuguesa.

          • ÍCARO CRISTÃO

            O carpinteiro não percebeu a metáfora… enfim.

          • Anónimo

            “Finalizando, não é o medo do Inferno que me move – nem à Igreja de Cristo – é a promessa do Céu.”
            A isso, eu chamo agir por interesse. 
            Mas há uma pergunta que foi feita há muito tempo (não por mim, nota) e para a qual ainda não vislumbrei resposta: Lá no céu continua a haver “livre-arbítrio”?

          • ÍCARO CRISTÃO

            Oh Grilo, a tua liberdade é inalienável. Chuta lá a tua segunda pergunta (por falar em repetições). ps: quem pergunta quer saber?

          • Anónimo

            Desculpa lá, mas era só uma pergunta.
            Mas, já que insistes: lá no céu posso pecar?

          • ateu sim, e dai ?

            também tenho uma pergunta ao teólogo da icar.
            se eu pecar no céu matando alguem, o que foi morto volta para o céu ou vai para um novo céu, algo do tipo plus céu ou céu ++ ou céu nível 2 ? e eu ? volto para o céu ou vou para o inferno ? ou volto para a terra ?
            e se eu não pecar ? o que vou fazer no céu ? rezar para mim mesmo ? me adorar ?
            Não tente entender essas perguntas, não dará conta, Ícaro.
            Anda, corre aos teus mentores para perguntar.

          • ÍCARO CRISTÃO

            Respondo aos dois numa penada…. se são essas as vossas perguntas… não admira que nunca encontrem a resposta. abraço aos dois…

  • carpinteiro

    Pedia ajuda a algum dos administradores do sitio.
    Há meses que não consigo participar porque não consigo registar-me no DISCUS.
    Não sei qual o problema. A janela do Discus não activa, e quando activa e coloco lá o cursor para efectuar o login, a janela desaparece.

    Obrigado.

    • Carlos Esperança

      Carpinteiro:

      Dirija-se ao membro da Direcção da AAP, Raul Pereira, cujo endereço encontra nos corpos directivos da Associação Ateísta Portuguesa.

  • Ateismo_jamais

    “Essa é uma das conclusões do parecer “A plena vista” elaborado para a Amnistia pela doutora Carole Holohan”É um parecer elaborado por uma pessoa que não é jurista, mas faz afirmações sobre questões exclusivas de foro do Direito.

    Outra coisa que me espanta: 
    Segundo o descrito “in the Ferns, Ryan, Murphy and Cloyne reports”
     as crianças foram maltratadas  Eles “foram brutalizados; espancados,
    esfomeados e abusados” (They were brutalised;
    beaten, starved and abused.).
      Aqueles que falharam foram: guardiões, funcionários públicos, o
    clero,  a Gardaí (policia) e membros de
    ordens religiosas ( Those who failed as guardians, civil servants, clergy,
    gardaí and members of religious orders ). Mas a culpa está só nos padres.  Até parece que os miúdos  lidavam com o
    padres 24 horas por dia, e não eram “civis” que os acompanhavam e  que executaram muitos dos factos imputados
    nestes relatórios. 

    Não terá isto nada a ver com as posições da Irlanda dentro a União Europeia?

    • ateu sim, e dai ?

      É evidente que sim.
      A Irlanda não era ouvida. Aí pensaram: como fazer para sermos notados?
      Um irlandês respondeu : Já sei ! vamos abusar de crianças  !!!

      Você tem vários e sérios problemas mentais.

      • Ateismo_jamais

        Ateu:
        O que está relatado na Irlanda, factualmente, aconteceu em todos os países, em todas as instituições, no Ocidente e no Leste. 

        Qual foi o estado que não tratou assim as crianças internadas nos seus orfanatos?
        Imagina o que se passou no orfanatos institucionais da Europa de Leste? E nos orfanatos da China (ainda hoje)?

        Duvido muito que o caso da Irlanda não seja uma jogada politica da União Europeia para tentar enfraquecer o poder da Igreja na Irlanda, pois os relatórios (até onde eu conheço) envolve mais policias, funcionários públicos e civis do que padres, mas a culpa foi atirada, apenas, para a Igreja. 

        Prove que estou errado. 

        • ateu sim, e dai ?

          Leia com mais atenção: 
          A Amnistia Internacional considera que os abusos cometidos na Irlanda contra milhares de crianças que estavam a cargo de instituições controladas pela Igreja católica e pelo ESTADO (…)
          A responsabilidade do estado não foi excluída. Insiste na jogada política ?

  • Ateismo_jamais

    A Irlanda não era ouvida
    Ah bom!
    Já percebi que não conhece a realidade sobre “o travão” irlandês e polaco às doutrinas reformistas e desumanas da UE.
    Nesse caso não discutimos. 

    • ateu sim, e dai ?

      Está enganado. 
      Concordamos em que os absurdos sucedem-se em todas as partes do mundo.
      Porém, o crime é demasiadamente grave para ser tratado como jogada política

  • Anónimo

    @ ìcaro Cristão:
    “são essas as vossas perguntas… não admira que nunca encontrem a resposta.”
    Mas tu já a encontraste: essa é uma das razões que me levaram ao ateísmo, a ausência de respostas.
    Mas gostei muito da tua atitude anti-dialética.

    • ÍCARO CRISTÃO

      ´Há muita coisa que ainda não encontrei, claro. Há muitas perguntas que ficam de facto sem resposta. E se é também pela falta de respostas que te afastas da Igreja… tens que compreender que a Igreja não é uma instituição mágica, imaculada, que nunca pecou e que te vai resolver a “papinha” toda. Simplesmente, a Igreja diz-se detentora de uma Notícia, a Boa Nova de Jesus, que te diz que a Vida venceu a Morte e que Ele Ressuscitou!!!! Deste tesouro a Igreja vai tentando encontrar caminhos, doutrinas, etc, para melhor preservar e anunciar esta Boa Notícia. E nunca te esqueças que não são os impecáveis que vão para a Igreja, são precisamente os pecadores, como eu, que reconhecem que precisam de Deus. E desconfio que tu tb precisas e por isso to Anuncio. E tu é livre para dizer, não senhor, isso não me diz nada… e eu tb tenho a liberdade para te dizer… tem mais a ver contigo do que tu – pelas tuas forças – possas sequer imaginar! abraço

      • Anónimo

        “… a Igreja diz-se detentora de uma Notícia, a Boa Nova de Jesus,”
        Mas ouve uma coisa, isso já foi dito e redito. Há quem acredite, e quem não. Mas é preciso estar sempre a dizer a mesma coisa? Isso era o Sócrates, que dizia que a crise já tinha passado.
        E o facto de ter ressuscitado, acho que já te disse, não tem grande vantagem. Hórus, Dionísio, Mitra, e muitos outros, já tinham ressuscitado antes de Jesus. Essa história cheira-me mais a plágio do que a outra coisa. “Déja vu”, percebeste?
        Naturalmente, retribuo o abraço.

        • ÍCARO CRISTÃO

          Mas Jesus Ressuscitou mesmo. A história é Verdadeira. Aconteceu. E isso, faz toda a diferença.

          • Anónimo

            Oh! Valha-me a pilinha do menino-Jesus, que é benta:  mas eu ainda não disse que era mentira! Jesus ressuscitou, naturalmente, é incontestável. Do mesmo modo que Hórus, Dionísio, Mitra, e muitos outros, todos eles ressuscitaram. As histórias são verdadeiras, aconteceram. Depois, cada um escolhe a verdade que mais lhe convém. É a democracia…

You must be logged in to post a comment.