Loading

Turismo religioso em queda

As agências portuguesas especializadas em turismo religioso estão a apostar em pacotes de viagem cada vez mais curtos e com destinos mais próximos, para responderem à quebra que se verifica no setor, motivada pela crise.

As dificuldades económicas têm feito com que “muitos párocos pensem duas vezes antes de proporem este tipo de actividades nas suas paróquias”, disse hoje à Agência ECCLESIA uma das responsáveis da agência de viagens Peregrino.

Comentário: Lá se vai uma fonte de rendimentos para os párocos.

28 thoughts on “Turismo religioso em queda”
  • Anónimo

    Enquanto não começarem a fazer um “marketing” mais agressivo, não vão a lado nenhum. Propostas:
    1) – Hóstias com sabores.
    2) – Oferta de velas de cera (tipo pague 2 e leve 3).
    3) – Oferta de vinho na Eucaristia (não sei por que razão acabaram com tão saudável hábito).
    4) – Venda de CD com missas cantadas.
    5) – Dispensa de óbolo um dia por semana.
    7) – Oferta de “vouchers” que dêem direito a milagre.
    8) – Cheque-oferta – para comprar santinhos, pagelas, terços, etc.
    9) – Missa com animação (Bailarinas, palhaços, padre Borga, etc).
    10 – Missa com áreas delimitadas para fumadores e não-fumadores (é muito chato gramar uma missa sem tirar umas passas…)
    11) – Prémios de fidelização (oferta de um bolo-rei e/ou uma garrafa de vinho do Porto, pelo Natal, aos melhores clientes – perdão! aos crentes mais assíduos).

    Puxem pela imaginação, porra!

    • ÍCARO CRISTÃO

      1) Sacrilégio
      2) Piada seca
      3) Continua a existir
      4) Às pazadas… aliás da melhor arte que se pode encontrar na música, experimente que vai gostar
      5) Seca
      6) Não existe mas deve ter sido aqui que o GriloFalante voltou a oxigenar o cérebro
      7) Piada infantil
      8) Idem
      9) Idem
      10) A Igreja não descrimina ninguém… fumadores e não fumadores são acolhidos… desde que não fume, por respeito
      11) Boa Ideia!!!!!! Finalmente, porra!!!!

  • ÍCARO CRISTÃO

    Pois…. imagino que os outros turismos também… mas estou curioso se o turismo Ateu estará ou não também em queda… Mas o que é afinal turismo Ateu? Ah, ler a Bíblia, ler artigos sobre a Igreja, seguir atentamente o que diz o Papa, falar de Jesus… que Diabo, então o turismo Ateu tb deve estar em queda…

    • Anónimo

      Não há, naturalmente, turismo ateu. Ou, se quiser, pode ser o turismo praticado por ateus. 
      Quanto às hipóteses que levanta, deixe-me dizer-lhe que, mais uma vez, está enganado: os ateus lêem a Bíblia (mais do que muitos ditos católicos ou cristãos), lêem artigos sobre a Igreja (Q. E. D.) e, naturalmente, ouvem as barbaridades do Papa e também falam de Jesus. Aliás, deixe-me dizer-lhe que o ateísmo existe, precisamente, porque existem divindades: cristos, deuses, nossas-senhoras, santinhos e santinhas, etc.
      Relativamente ao meu anterior “post”, deixe-me dizer-lhe uma outra coisa: “sacrilégio”? E depois? Algum problema? Se houver, agradeço que me elucide.
      EM TEMPO: o “turismo ateu” pode passar, por exemplo, por visitar igrejas. Não para se humilhar ajoelhando perante seres imaginários, mas para apreciar arte sacra. E não duvide de que há muitas igrejas dignas de ser admiradas. Tal como muitas mesquitas. E muitas sinagogas.
      Por exemplo.

      • ÍCARO CRISTÃO

        Mais uma vez encontro com o GriloFalante alguns pontos de contacto. Tem razão, um ateu pode (e deve) admirar a bela arte sacra feita por mulheres e homens que louvavam ao seu Deus. Da mesma maneira que eu poderei ir a uma Sinagoga, sendo cristão, tb o GriloFalante pode fazer o mesmo, sendo Ateu. Tem de facto razão.
        Mas a sua razão não termina aqui… refiro-me aos que se humilham, como eu, e rezam a Deus, numa postura física e, mais importante, espiritual de entrega íntima a Deus. Humilhamo-nos, de facto como afirma, porque reconhecemos que só morrendo para nós próprios, sem máscaras, podemos acolher Deus.
        E fico contente que reconheça (digo-o com alguma provocação) que o Ateísmo existe porque existe Deus.

        ps: lembra-me isto o velho paradoxo ateu de estar constantemente a negar algo em vez de afirmar algo. O ateu nega a existência de Deus porque não o vê. O Cristão não vê Deus mas afirma-o, e é feliz, porque não precisou de ver.

        Abraço

        • ÍCARO CRISTÃO

          Esqueci-me de lhe dizer que o Sacrilégio é de facto uma coisa má. Há um enorme problema… é que ao fazê-lo poderá estar a escolher a Morte, da sua alma, da sua psique, do seu intelecto, quando como alternativa poderia escolher a Vida que aquilo que anunciam os Cristãos. Porque nós anunciamos o Deus dos Vivos, não o Deus dos Mortos.
          abr

          • Anónimo

            O que não existe não pode morrer. 
            No entanto, aceito perfeitamente que o Ícaro não cometa sacrilégio, com medo de… Morte da psique? Do intelecto? Mas isso vai tudo morrer, juntamente comigo. Aliás, a psique e o intelecto estão no cérebro (para isso é que ele existe; ninguém pensa com o estômago, por exemplo). Por isso, quando eu morrer estar-me-ei positivamente borrifando para a psique e para o intelecto. Não vão fazer-me falta, noi lugar para onde vou.

          • ICARO CRISTÃO

            E é precisamente aí que discordamos… Eu acredito que você e eu vamos Ressuscitar e você não acredita. É sempre este o fim do debate entre Crentes e Não Crentes. Um fim que não tem fim… Eu apenas não consigo conceber o Homem e o Mundo sem Deus. Pura e simplesmente não faz sentido. Para mim – e admito que é uma questão de ter Fé ou não – tudo o que vivi e vivo, todas as experiências, toda a nossa complexidade, sentimentos, história não podem esbarrar numa enorme parede de vácuo. O Homem sem Deus não faz sentido…
            abr

          • Anónimo

            Errado, mais uma vez. Porque nós concordamos. Eu explico: os ateístas defendem que os crentes o são porque, por uma questão de insegurança e imaturidade intelectual, necessitam de uma espécie de muleta, a que chamam, graciosamente, “sentido de vida”, e outros epítetos de igual sabor. E você, caro Ícaro, está a concordar connosco – comigo, no caso concreto. A partir de uma certa altura do seu percurso de vida, o ser humano (alguns seres humanos) substituem a protectora mão materna ou paterna, por uma mão invisível. Invisível e imaginária, obviamente. Ao atravessar a movimentada rua da Vida, largam a mão protectora, porque já não a podem agarrar, mas dizem, “in mente”, «que Deus me proteja». É, como disse acima, uma questão de imaturidade – nada de grave. 
            Estamos, pois, de acordo: o crente precisa de um sentido para a vida, e vai procurá-lo, irracionalmente, num local que nem sequer sabe se existe,  – não há a menor prova – numa vivência muitas vezes hipócrita (“vou proceder assim, não que me apeteça, mas para agradar a Deus, que me há-de recompensar”) ; o ateu procura o seu sentido de vida nela própria – na Vida – dando o melhor de si – note: há excepções, como em (quase) tudo na vida – usufruindo, gozando, sendo livre mas responsável, preferindo a solidariedade à caridade, com a consciência plena de que tudo acaba com a morte, pelo que o melhor é aproveitar o máximo que a vida puder dar – sem perder de vista, naturalmente, o amor ao próximo, a honra, os direitos alheios e, enfim, todas as coisas que permitem uma vivência salutar. Não porque “alguém” mande, não para agradar seja a quem for, mas porque sim.
            Quer melhor sentido para a vida? Só inventando. Mas os crentes já fizeram isso…

          • ÍCARO CRISTÃO

            Mas isso é tão poucoxinho. O Crente reconhece em si e na sua vida a maravilhosa experiência de Deus. Deus existe? Claro que existe, já o experimentei. Desde pequeninos percebemos que há algo maravilhoso em nós que é diferente de tudo o resto que está à nossa volta… somos eternos, como Aquele que nos Criou. Nascemos do Céu e para ele queremos voltar porque percebemos que as coisas do Mundo não nos satisfazem, não nos preenchem. Para lá chegar procuramos os conselhos valiosos que Nosso Senhor nos deixou, que vão contra o Mundo, em direcção ao Céu. Eu agradeço enormemente o Dom Teologal da Fé, que nós próprios não podemos gerar, que vem de Deus. Esta Vocação para o Amor leva-nos a dizer sim à Vida, à Vida aqui no Mundo e sobretudo à Vida Eterna que nos corre na Alma. O Ateu, de facto, procura, como os Cristãos, o “sentido de vida nela própria” mas sabe que mais, não o encontra. Porquê? Porque simplesmente nega à partida, como posição inflexível e conservadora, a existência de Eternidade, de Vida para além da Morte, de Deus. E esta é a Verdade. O que diz no comment é pura e simplesmente uma História da Carochinha. Abra os olhos… e Veja!!!!

  • Stéphanos

    Irmãos…. façamos 1 minuto de silencio pelos catolicos assassinados pelos regimes comunistas.
    Façamos tambem 1 minuto de silencio pelas vitimas da inquisição
    1 minuto pelas vitimas das Cruzadas…. 1 minuto pelas vitimas do Massacre de S.Bartolomeu….
    1 minuto pelos europeus, indios, asiaticos, africanos etc. vitimizados pela Madre igreja….
    1 minuto pela vitimas do nazismo (o qual a igreja foi cumplice)….
    1 minuto pelas vitimas dos regimes autoritarios da America Latina (abençoados pelo papado)…
    Em suma…. você fez 1 minuto de silencio pelos catolicos e 6 minutos por suas vítimas!!

    • ÍCARO CRISTÃO

      Pensamento cheio de vícios… Reze mazé uma Avé Maria pela Eternidade!

  • Stéphanos

    Vejam o nome desta dignissima escola…. Arcebispo Stepinac!!! Stepinac foi grande religioso…. a exemplo de Jim Jones, Jozef Tiso, Torquemada ou Khomeini….  Seria bom fundar escolas com o nome destes grandes filhos do Senhor!!! Amem!!!
    http://www.stepinac.org/

  • Stéphanos

    Meus queridos irmãos….
    Stalin, Pol Pot e Mao Ze Dong foram ateus desgraçados e genocidas….
    Já Franco, Torquemada, Loyola, Richelieu, Mazarin, Urbano II, Pio IX, Pio XII, Stepinac, Pavelic, Tiso, Pinochet, Hitler, Mussolini e Jim Jones foram grandes guerreiros do Senhor…. Pessoas exemplares!!!

    • JoaoC

      Que palhaço. Colocar o Venerável e Admirável Servo de Deus o Grande Papa Pio XII, bem como o grande Pio IX, Torquemada, Santo Inácio de Loyola a par de Hitler!

      Cheira a blasfémia. Quase igual ao sacrilégio de colocar Nosso Senhor Jesus Cristo a par das “divindades” das falsas religiões (Budas, Alás e afins…).

      Os primeiros foram grandes homens que causam inveja, peo menos no seu intelecto, e por isso são insultados e perseguida a sua memória por vós.

      Foram grandes homens, grandes santos, sim! Qual é a dúvida?…

      • ICARO CRISTÃO

        Obrigado JoaoC. Confesso que não tive pachorra de responder ao Stéphanos sobre os Santos nomes que disse pela boca fora…

      • Stéphanos

        Verdade…. e que grande palhaçada difamar e caluniar os grandiosos Stalin, Mao Ze Dong, Pol Pot, Lenin…  Eles que foram grandes pessoas!!! Os republicanos espanhois foram vitimas de calunias vaticanas… a exemplo da gloriosa URSS… Estou farto dessas mentiras cristãs….
        Os cristãos tem quase 2000 anos de crimes…. e querem caluniar os camaradas vermelhos e os grandiosos Buda e Alah…
        Pelo amor de Marx!!!

      • Stéphanos

        O grande catolico Ngo Dinh Diem… acabou com muitos budistas… (falsa religiao)… gloria a ele.;…um Servo de Deus…..o grande pastor Jim Jones acabou com monte de falsos cristãos… glória a ele… um Servo de Deus…. O grande cristão ortodoxo Milosevic matou 8000 islamicos… viva ele… um Servo de Deus…. o grande católico Ante Pavelic matou 1000000 de falsos cristaos…. viva ele… um servo de Deus… O monsenhor Tiso acabou com os judeus (assassinos de Jesus) glória a ele… Servo de Deus….
        Amem…..e Viva Cristo Rei!!! Morte aos hereges!

    • Wsp

      E tu sabes quantos ateus deste blog, de Portugal, do Brasil e talvez tu incluído, já foram bons e piedosos praticantes do cristianismo?

      Os actos que eles hoje praticam são classificados como sendo “de crentes” ou “de ateus”?

      Repara: tu não vez aqui  um só ex-crente e que agora é ateu, que não demonstre um ódio e uma raiva capaz de fazer o mesmo que esses que enumeraste.

      Esses que tu enumeraste, passaram-se para o teu lado, para o ateísmo, antes de  começarem a saga dos ateus: destruir tudo. 

  • Stéphanos

    O Vaticano adora falar do anticatolicismo dos republicanos espanhois… mas…omite a perseguição antiprotestante pelo regime franquista…. com a benevolencia vaticana…..
    http://www.protestantedigital.com/ES/Blogs/articulo/2871/Un-protestante-en-la-espana-de-franco

    • Wsp

      Os católicos em Espanha mataram para sobreviver (era matar ou morrer), os ateus, comunistas, anarquistas, matavam por prazer e diversão. 
      É uma pequena diferença~.

  • Stéphanos

    A perseguição antiprotestante na Espanha franquista…..
    Nem vou vou falar dos progroms antiortodoxos na Polonia de Pilsudski ou na Croacia de Pavelic!
    http://www.protestantedigital.com/ES/Espana/articulo/12213/La-persecucion-franquista-a-los-protestantes-en

  • ICARO CRISTÃO

    O que se faz e fez em nome do Cristianismo – e fizeram-se barbaridades como algumas das que enumera  – são pecados gravíssimos aos olhos de Deus e dos Homens, não há dúvida. Contribuem aliás para algumas da perseguições que nós, cristãos, sofremos. Mas o que eu vejo no Cristianismo, é Cristo. E é isso que o convido a contemplar. Por um momento baixe as armas e leia de coração aberto este trecho, a Carta a Diogneto, do século II:
    Os cristãos no mundo           “Os cristãos não se diferenciam dos outros homens nem pela pátria nem pela língua nem por um gênero de vida especial. De fato, não moram em cidades próprias, nem usam linguagem peculiar,  e sua vida nada tem de extraordinário. A sua doutrina não procede da imaginação fantasista de espíritos exaltados, nem se apóia em qualquer teoria simplesmente humana, como tantas outras.           Moram em cidades gregas ou bárbaras, conforme as circunstâncias de cada um; seguem os costumes da terra, quer no modo de vestir, quer nos alimentos que tomam, quer em outros usos; mas o seu modo de viver é admirável e passa aos olhos de todos por um prodígio. Habitam em suas pátrias, mas como de passagem; têm tudo em comum como os outros cidadãos, mas tudo suportam como se não tivessem pátria. Todo país estrangeiro é sua pátria e toda pátria é para eles terra estrangeira. Casam-se como toda gente e criam seus filhos, mas não rejeitam os recém-nascidos. Têm em comum a mesa, não o leito.           São de carne, porém, não vivem segundo a carne. Moram na terra, mas sua cidade é no céu. Obedecem às leis estabelecidas, mas com seu gênero de vida superam as leis. Amam a todos e por todos são perseguidos. Condenan-nos sem os conhecerem; entregues à morte, dão a vida. São pobres, mas enriquecem a muitos; tudo lhe falta e vivem na abundância. São desprezados, mas no meio dos opróbrios enchem-se de glória; são caluniados, mas transparece o testemunho de sua justiça. Amaldiçoam-nos e les abençoam. Sofrem afrontas e pagam com honras. Praticam o bem e são castigados como malfeitores; ao serem punidos, alegram-se como se lhes dessem a vida. Os judeus fazem-lhes guerra como a estrangeiros e os pagãos os perseguem; mas nenhum daqueles que os odeiam sabe dizer a causa do seu ódio.           Numa palavra: os cristãos são no mundo o que a alma é no corpo. A alma está em todos os membros do corpo; e os cristãos em todas as cidades do mundo. A alma habita no corpo, mas não provém do corpo; os cristãos estão no mundo, mas não são do mundo. A alma invisível é guardada num corpo visível; todos vêem os cristãos, pois habitam no mundo, contudo, sua piedade é invisíve. A carne, sem ser provocada, odeia e combate a alma, só porque lhe impede o gozo dos prazeres; o mundo, sem ter razão para isso, odeia os cristãos precisamente porque se opõem a seus prazeres.            A alma ama o corpo e seus membros, mas o corpo odeia a alma; também os cristãos amam os que os odeiam. Na verdade, a alma está encerrada no corpo, mas é ela que contém o corpo; os cristãos encontram-se detidos no mundo como numa prisão, mas são eles que abraçam o mundo. A alma imortal habita numa tenda mortal; os cristãos vivem como peregrinos em moradas corruptíveis, esperando a incorruptibilidade dos céus. A alma aperfeiçoa-se com a mortificação na comida e na bebida; os cristãos, constantemente mortificados, vêem seu número crescer dia a dia. Deus os colocou em posição tão elevada que lhes é impossível desertar”.

    • Stéphanos

      perdoemos os cristaos por seus pecados.. da mesma forma que perdoemos os EUA… os comunistas… os anarcos… os fascistas… os pedofilos etc

  • ICARO CRISTÃO

    Perdoemos então.

You must be logged in to post a comment.