Loading

O secularismo torna as pessoas mais éticas?

«Os não crentes são frequentemente mais educados, mais tolerantes, e sabem mais a respeito de Deus que os crentes. Novas pesquisas têm tentado perceber o que se passa na mente do sempre-crescente grupo de pessoas conhecido como os “nadas”.»

Estas palavras não são minhas, são a minha tradução da introdução de um artigo da Spiegel, denominado «O secularismo torna as pessoas mais éticas?», que recomendo vivamente a quem se interessa por estes temas.

33 thoughts on “O secularismo torna as pessoas mais éticas?”
  • BBB

    O ético, hoje, está no material. As resistências baseadas na dogmática religiosa irão desaparecer, gradual, paralelamente e em crescendo com a cultura tecnológica (que está a «codificar» a experiência íntima da natureza), ficando só a publicidade da moral dos costumes em camadas arqueológicas, para futura referência. Quem é selvagem tem tempo, e a Igreja é só chamada para a guerra.

  • Anónimo

    Estou brutalmente atingido pela surpresa !

    O BBB, um dos “únicos verdadeiros ateus” do antonio fernando, pela primeira vez não faz propaganda aberta a favor da igreja !

    Deve ter percebido, finalmente, a figura de completo idiota que faz habitualmente e desta tentou ser mais subtil. escrevendo uma algaraviada que ninguém percebe, para, mais tarde poder dizer que não esteve sempre, sempre, abertamente a favor da igreja porque uma vez escreveu uma coisa que ninguém percebeu.

    Digo TENTOU ser mais subtil, mas como este “único verdadeiro ateu” não percebe nada de ateísmo, continua  a dar a entender que só os crentes têm moral de costumes e fica uns fumos de que, em caso de “guerra” i.e nas incontornáveis dificuldades da vida e da sociedade, a santa madre igreja vai inevitavelmente regressar em força.

    Bela tentativa.   

    De abertamente idiota passaste a veladamente idiota.  

    Já é um passo em frente.

    • Anónimo

      Tem calma. É que nem de “intervalo lúcido” se tratou. Foi a mulher ateia que lhe ditou este comentário, mas como o rapaz já baralha tudo, o resultado foi o que se viu (acima e abaixo, agora com o nome de Ze2).
      Esclerose múltipla? Gastroenterosimite? Empiema metapneumónico? Só o conceito de deus do gajo é que sabe…

    • BBB

      Como funciona a cabeça «argumentativa» deste Hamonbaal (que é uma pessoa tristonha, usando recorrentemente, em todos os comentários, da força que tenta sair do esgoto):

      http://www.memecenter.com/uploaded/6764689d518c7dc13c934857013770db.jpg

  • Ze2

    Alguém que escreve uma coisa como esta: “«Os não …  sabem mais a respeito de Deus que os crentes. »
    Ou é completamente ignorante, ou está a mentir, ou está doente.

    Eu sou ateu e, se para mim Deus não existe como posso saber muito acerca dele?

    É mais um daqueles artigos de estupidez e ignorância, escrito por uma ateu como os deste blog, usando argumentos infantis e absurdos.  

    • Anónimo

      É simples, é porque tu não és ateu, és um palhaço de merda a fingir que é ateu.

      É por isso que não sabes nada, não só de ateísmo como de religião.  

      Porque vocês religiosos, costumam ir atrás das outras, sem aprofundar minimamente aquilo que dizem que é a vossa ideologia, que regra geral nem conhecem.  

      Se fosses ateu sabias que a maior parte dos ateus tornou-se ateu precisamente por conhecer bem demais a doutrina e a prática dos religiosos.

      Por exemplo, neste blog está neste momento um religioso a fazer de palhaço e a tentar enganar as pessoas, fingindo que é ateu com dois nicks diferentes.   

      Isto é um perfeito exemplo do que leva muita gente a tornar-se ateu.  

      É a sensação de vómito que dá ver chanfrados de merda como tu a rebolar nas próprias fezes.

      • Ze2

        Repara na tua linguagem grosseira e rude e no ódio que colocas em cada palavra do teu comentário. 
        Representas o que há de mais ignóbil no “suposto ateísmo”. Tu e os teus apóstolos, ou talvez sejam um nick diferente da mesma pessoa, já que a educação é a mesma, continuam a chamar-me AntónioFernando, sabendo que não sou o comentador com esse nick. 
        És desonesto, uma pessoa rude e sem honra. 

        Não te esforces mais que eu já percebi a tua ignorância, faz muito tempo. 
        “Se fosses ateu sabias que a maior parte dos ateus tornou-se ateu precisamente por conhecer bem demais a doutrina e a prática dos religiosos.”
        As “práticas dos religiosos” são atitudes das pessoas, que tu, desonestamente, achas serem todos como tu. Nas religiões há gente boa e má, no ateísmo a gente boa e má. Não são bons ou maus por serem religiosos ou ateus, mas por falta de educação ou por problemas mentais. Tu és uma prova disso. 
        As “doutrinas” são formas das pessoas organizarem as suas ideologias religiosas. 
        Ora tu, ignorante, desonesto e malcriado como sempre, nem sabes ler o que a tal autora da der Spiegel escreve. É que ela afirma, estupidamente que: “sabem mais a respeito de Deus

        Se tu sabes mais do que eu a respeito de Deus, caracteriza-me Deus? Quem é? Como é? 

        Percebeste a tua estupidez?

        Um ateu não sabe nada sobre Deus, porque assume a premissa de que não existe. Percebes?

        Pelos vistos tu sabes muito sobre Deus, mais do que os crentes, logo não és ateu, mas sim um mentiroso, arrogante e malcriado,  com uma das conversas mais indecentes e cheia  de ódio que existe.
        Tu és um dos mais rudes e caricatos  comentadores deste blog. Com pessoas como tu, podem os crentes afirmar que “o ateísmo é perigoso” e os ateus representam o maior perigo da humanidade. 
        Tu só destróis.  

        • Anónimo

          “podem os crentes afirmar que “o ateísmo é perigoso” e os ateus representam o maior perigo da humanidade.”

          Agora estás-te a revelar antonio fernando.  

          É para dizeres bojardas como essas que te estás a fazer passar por ateu ?  Como “ateu” de pacotilha, de uma forma ou de outra ainda não paraste de o fazer,  

          Ainda não vi uma única intervenção dos teus nicks “ateus” que não fossem contra os ateus, contra o ateísmo e a favor da religião.  Tu estás aqui apenas para enganar as pessoas e sabotar o blog. 

          Tu és o demente mais asqueroso que já vi na net e justificas plenamente a propaganda dos ateus mais radicais que dizem que vocês são todos loucos.   

          O que vale é que nem todos os crentes são como tu.  

          Aliás, qualquer crente decente tem vergonha do que tu estás a fazer, estás  a dar uma imagem de demência da crença e dos crentes.  Vai-te tratar meu anormal.

          • JoaoC

            “Aliás, qualquer crente decente tem vergonha do que tu estás a fazer, estás  a dar uma imagem de demência da crença e dos crentes.  Vai-te tratar meu anormal.”
            Subscrevo inteiramente! Esse doente não é ateu, não é crente não é nada. É uma fraude. E a existir, é “apenas” um ser perigoso e desequilibrado que por aqui anda. Muito antes de esse idiota comentar aqui, já cá eu andava e – passe a pouca modéstia – conheço bem o discurso dos ateus. E NENHUM (nem um agnóstico) fala e escreve como estes pseudónimos, todos na mesma base e estrutura.  Só engana os parvinhos.

            É evidente que esse demente quer sabotar o blogue. Apesar das barbaridades que aqui se defendem, as quais a maioria eu contesto, mais as ofensas à Igreja, a Deus e aos crentes, andar a inventar nicks para comentar é não só desonesto, como doentio…

            Mas afinal, estamos a falar do merdoso falso-cristão que nunca enganou ninguém  (agora falso-ateu porque não pegou como falso-cristão que se dizia ser), portanto admirava-me era que uma atitude dele fosse honesta ou verdadeira.

            Tolero mil vezes mais um ateu sincero e convicto o do que (não) acredita ou um seguidor fiel e sincero de qualquer falsa religião, que esses merdosos que se fazem passar por crentes/ateus/etc….

            Isto pode parecer estranho ou estúpido vindo de um crente mas… NÃO CEDAM À SABOTAGEM DESSE RAFEIRO. Ignorem-no, deixem-no a falar sozinho, prendam-no, internem-no etc… mas não deixem que ele consiga o que quer…

            Há quem o chame de maluco. Mas isso é uma ofensa aos doentes mentais…

          • Hamonbaal

            Têm toda a minha solidariedade nesta situação.   Costumo ter guerras com vocês crentes, às vezes até com os ateus, mas ninguém merece levar com um tarado destes.  Se eu até tenho vergonha de morar no mesmo país deste atrasado mental, imagino o que vocês devem sentir com um excremento destes a dizer-se vosso aliado. 

            Vocês não merecem isto.  Ninguém merece.  É mau demais.

          • Ze2

            Grande parte da minha resposta ao Hamonbaal aplica-se a ti. 
            Tu não és mais nem menos importante por ser crente e o Hamonbaal ser ateu.

            Fica sabendo que eu vejo toda a gente na horizontal: nem vejo as pessoas com superioridade nem com inferioridade.

            “Tolero mil vezes mais um ateu sincero e convicto o do que (não) acredita ou um seguidor fiel e sincero de qualquer falsa religião, que esses merdosos que se fazem passar por crentes/ateus/etc….”

            Este “rafeiro” “merdoso” é ateu, mas respeita-te. Até pode não concordar contigo mas não vai ser malcriado por não concordar, nem vai ofender todos os crentes da tua religião, nem sequer  a tua religião ou o Papa, em função daquilo que tu dizes. 

            Não percebi por que razão tu me achas um ateu “merdoso” e preferes os que são desonestos, malcriados e vivem fantasiando estupidez, armando-se em intelectuais ou misturando ciência e ateísmo para parecerem mais credíveis. 
            Essa é a táctica de alguns destes ateus, que já foram crentes e hoje são renegados, e que tu achas os “sinceros e convictos” ateus.
             Esses que se armam em intelectuais e dizem as maiores barbaridades e infantilidades , como o Ludwing, Carlos Esperança, Vasco Gama, Hamonbaal etc., têm um discurso ridiculamente incorrecto e com uma fundamentação absurdamente incoerente e que demonstra ignorância em relação ao mundo em que vivemos, à cultura ocidental e à verdade cientifica, tu chamas de “ateus sinceros e convictos”.      

            Estás à espera que eu seja desonesto para contigo, como tu és para comigo, mas podes esperar sentado. É que eu não vou dizer que tu és um outro nick do Hamonbaal, fingindo-te de crente. 
            Fica com as tuas convicções, com a tua crença e, infelizmente, com a tua desonestidade. Não me recorda de te dar motivos para insultar pessoalmente, mas se isso te faz feliz ou alivia o teu rancor, podes seguir o exemplo do “ateu sincero e convicto” Hamonbaal, porque eu não vou ser mais nem menos  incisivo contigo do que com ele.

            Para te escandalizares ainda mais comigo e me achares mais “merdoso”, “rafeiro” e “doente mental”, e gritar   ” Ignorem-no, deixem-no a falar sozinho, prendam-no, internem-no” , vou repetir: Sou ateu e não não me chamo António Fernando e, mesmo assim, admiro Gandhi, Madre Teresa e João Paulo II, entre outros a quem considero modelos de vida. 
            Eu sei que isto pode deixar-te mal disposto, mas nem todos os ateus têm que ser como os deste blog. Alguns são uns rafeiros merdosos que não acreditam em Deus, mas têm olhos na cara e um cérebro a funcionar. 

            Podes insultar-me à vontade que não ofendes a minha auto-estima nem o meu orgulho pensar pela minha cabeça, sem me preocupar com as tuas opiniões ou crenças. 

          • HAMONBAAL

            Sim meu palhaço.

            És “ateu” e até preferes que os jovens vão para as missas do que divertirem-se à noite. 

            Pois claro, nada mais lógico – para um atrasado mental como tu. claro.

            Sabes o que tu és Antonio Fernando ?

            És um tarado de merda.

            Não tens vergonha da figura de idiota que etsás a fazer ?  A necessidade de dares nas vistas é tão doentia que até gostas de passar por idiota ?

          • Ze2

            Devias parar, ler o que escreves e ver se acreditas nas afirmações tristes que fazes, quando estás possesso de raiva contra as pessoas. 

            Por mais que te diga que não conheço o AntónioFernando, tu não aceitas. Quem desconfia não é sério. Tu não és uma pessoa decente e honesta, senão não farias as afirmações que fazes. 

            Tu és o demente mais asqueroso que já vi na net e justificas plenamente a propaganda dos ateus mais radicais que dizem que vocês são todos loucos.   
            (…)
            Aliás, qualquer crente decente tem vergonha do que tu estás a fazer, estás  a dar uma imagem de demência da crença e dos crentes.  

            Fico a saber, segundo aquilo que dizes,  que a tua educação, a cortesia com que comentas  e o tratamento civilizado que despensa a quem não te aplaude, são os valores que os “ateus que tu conheces” seguem e defendem. Os que eu conheço, aqueles que me são próximo e todas que entra na minha esfera de amizade e conhecimento, não seguem essas regras. Todos entendem que a guerrilha  não é um valor, mas sim um distúrbio; que a paz tem que começar com cada um de nós, sabendo tolerar e aceitar todos os pacificadores, sejam eles quem de que ideologia forem. O respeito pelos outros, nos ateus que me rodeiam,  é indistinto para os crentes ou os ateus; a religião não nos afecta, nem prejudica nem satisfaz, e tem total liberdade e espaço, de vivência e doutrinamento. 
            Como ateu, sinto a satisfação de te poder dizer que nunca desprezei, ofendi ou injuriei nenhuma pessoa, fosse ela quem fosse e ocupasse o cargo que ocupasse, pelo facto de ser crente e actuar segundo a sua crença  religiosa. Tal como o não fizeram comigo por ser ateu. 
            Também aqui não ofendi nenhum crente, nem nenhum ateu que se mostrasse como um honesto, respeitador e educado ateu. 
            Combaterei sempre os que tentam espalhar o ódio, a falta de tolerância e de educação, e sobretudo aqueles que junto a isto a desonestidade com vista a vilipendiar e ofender de forma vil e rude quem não é ateu. Aqui, neste blog, podem dizer-se as mais mesquinhas, selvagens, rudes  e estúpidas palermices acerca crentes, e quem o fizer é louvado por isso. 
            Isso  não é, honestamente, um comportamento ateu nem um valor defendido pelos ateus. É um comportamento de gente sem educação, sem formação, sem valores, sem honra e sem responsabilidade.

            Critiquem-me livremente, mas eu defendo o ateísmo dos  que respeitam toda a gente seja qual for a ideologia, não provocam nem insultam,  dão a mesma dignidade a todos, e não permitem que ninguém ofenda ninguém por pensar de forma diferente, por ter uma cultura diferente ou seguirem um caminho de vida diferente, pois um ateu verdadeiro vê o ser humano sem cor nem crença. 
            Um ateu sério fica ofendido quando vê ofender alguém pela sua crença ou seu ateísmo, pela sua cultura, pela sua raça ou pelo seu estatuto ou papel social.

            Se tivesses alguma dignidade, pedias desculpa aqueles que ofendes de forma cobarde e desonesta e tornavas-te um ateu sério. 
            O ateísmo não é sinónimo de desumanidade e delinquência irreverente. Tu e os teus amigos deste blog estão muito longe da dignidade de se poderem dizer ateus. Podeis ser uns agitadores profissionais, uns irreverentes sem noção da vida e das regras de educação e vida numa sociedade moderna.  

            Venham daí os crentes que eu ofendi!
            Venham daí os ateus que mostrem que eu ofendi o ateísmo sério e honesto!

          • Zeca-portuga

            Caríssimo:
            Recomendo-lhe que não se meta com o baal. Trata-se do maior alarve apoiante da escumalha da Tasca Ateísta de Suburbanos de Lisboa.  
            Nem tente ser sério e decente com a fauna dominante deste blog. É tempo perdido e esforço vão. 

          • HAMONBAAL

            Só faltava o outro maluco.

            Então ó crâneo, continuas a dizer que os animais que têm relações homosexuais algumas delas comprovadamente estáveis, durante anos, confirmadas por estudos etológicos,”estão só a brincar” ?

            Irra, se uma relação homosexual estável durante anos para ti é “só brincar”, lá em tua casa devem ser umas “brincadeiras” do caraças.  Quem lá não ia tomar chá era eu, nem o cãozinho deve escapar…

            Mas escolheste um aliado de peso.  Entre um crente amalucado, capaz de afirmações dessas, e um crente completamente tarado, que se está a fazer passar por ateu, é só uma deferença de nível de demência.

          • Zeca-portuga

            Então ó crâneo, continuas a dizer que os animais que têm relações homosexuais algumas delas comprovadamente estáveis, durante anos, confirmadas por estudos etológicos,”estão só a brincar” ?
            Ora a ignorância de V. Senhoria é espantosa.
            A não ser o “caso do pinguim” cuja mentira pouco durou, e cedo se percebeu que era uma montagem, não há nenhum relato cientifico (repito: não há nenhum relato cientifico) de nenhuma parelha de animais paneleiros em “ligação estável”, muito menos “durante anos”. 

            Claro que alguns especialistas como V. Sabedoria master podem inventar coisas “fabulásticas e mirabulosas”, acerca deste e doutros assuntos. Quem é desonesto numa coisa é desonesto em tudo, claro. 

            Aliás, a citação dos cães é um exemplo de abjecta palermice de V. Senhoria. Os cães não têm “ligações estáveis” nem formam casais duradouros durante anos, coisa que só acontece nas espécies monogâmicas – o cão não é, nem de longe, uma delas. 

            Mas, como V. Senhoria recolheu uma canudo universitário dos pacotes de “farinha amparo”, está mais predisposto a ver paneleirice entre as crias de cães com dois meses que se “enrabam” (diz Vossa Esperteza), na rua, uns aos outros.  

            Realmente, na minha casa não poria V. Senhoria os pés, pois não se trata de uma pocilga mas de uma casa apra gente decente, asseada, higiénica, honesta, civilizada e com cultura e costumes humanos. No entanto, se tanto deseja ser “enrabado” pelo meu cachorrito Dálmata, a quem coloquei o nome de Dawkins, como consta do respectivo boletim sanitário, não tenha problemas, comunique-me a hora e local que eu enviarei um funcionário que se encarregará de lhe “achegar” o animal.  Não sei se ele aprecia “pacote”. Vendo as habilidades com algumas cachorras da minha rua, sei que ele não é paneleiro, mas também é verdade que o tenho visto muitas vezes a “enrabar” um urso de peluche que existe cá em casa.  Ora, como Vossa Sabedoria master diz que isso não é brincar,,, estou a ficar com duvidas quando à sanidade de animal. 
            Como ele tem um bom faro descobrirá, de longe,  um paneleiro no cio. Daí que talvez ele monte V. Sabedoria. 

            Eu não devia responder a tão execrável hominídeo, mas como estou de férias, não custa fazer um esforço…. uma vez sem exemplo, claro! 

          • Hamonbaal

            O caso “pinguim” foi atestado por cientistas que o estudaram.  Não tenho dúvidas que tu és um especialista em homosexualidade animal, pelo menos em animalidade és um grande especialist.   Mas eu confio mais nos etólogos do que num imbecil como tu, que a única coisa que sabe fazer é ameaçar toda a gente de pancada e morte, em nome da religião do “amor”.

            Quanto á tua pretenção de que os cães que se enrabam na rua estarem “apenas a brincar”, por esse enrabanço não ser uma relação estável, apenas prova que estou a falar com um atrasado mental que diz qualquer coisa só para não ficar calado, por idiota que seja essa coisa.

            Assim sendo, agradeço a honra que me dás de não falar comigo, porque, para idiotices deste calibre mais vale estares calado.

            Obrigado.

          • HAMONBAAL

            Caro fernando demente,

            Toda essa conversa vale merda, o mesmo que tu vales.

            Nenhum ateu está de acordo em tudo o que o papa diz, nem prefere que os jovens vão para as igrejas em vez de sair à noite, ou diz que os pensadores religiosos são superiores a todos os pensadores ateus.

            Por uma razão muito simples, se pensasse assim não era ateu, era crente.

            Claro que um parvalhão d eprimeira como tu não consegue perceber isto apesar de já to terem dito umas dez vezes.

            Se queres mentir mente, mas não insultes os crentes dando uma imagem de tarado a quem segue a tua crença.

            Se a isso juntarmos o teu discurso típico do antonio fernando, cheio de pretenciosidade halucinada mania das grandezas, em que só tu, consoante a personagem demente que encarnas, és o verdadeiro crente, ou o verdadeiro ateu, e que estás muito acima de todos os outros participantes, e que és um grande intelectual etc etc etc, temos a tua fotografia de tarado chapado.

            Vai procurar uma ilha cheia de noruegueses, vai.

    • Anónimo

      O que escreveste é de uma imbecilidade atroz, e só mostra o acéfalo que és. Como toda a gente sabe, tu Tony és crente, assim aproveita e vai conhecer o suposto Criador, atira-te de um sétimo andar para ver se Ele te ampara, e se morreres olha, já ficas junto d´Ele para toda a eternidade, o que deve ser uma grande chatice, mas enfim já que acreditas na história da carochinha vai em frente.

  • Athan3

    Decerto que igreja e crença só serve para fomentar contenda e guerra. Nas praças, feito doentes nocivos à saúde pública, vão agora atrás das pessoas que querem passear e se livrar desses antros pregadores de “espíritos”. E lançam a armadilha maquiada de “proteção das família”. Mas nas locadoras de vídeos colocam rápido a fuça de “padres” com adagas parecendo gárgulas do terror, enquanto os protestantes lançam seu ridículo “lirvru de Erli” com um imbecil com cara de muito “mal” segurando um facão. Só têm isso na cabeça: pregam paz e santidadezinha e metem alvoroço nos crentes covardes, lacaiados, ou os completamente enganados por desespero pelo tanto que já sofreram por causa dessa desgraça das crenças que arruína a Sociedade. Os pústulas parasitas chefetas-de-crenças fazem ameaça velada e acintosa sempre incitando os crentes á violência e atrocidades e ficam por trás esperando o desgraceiro que os infiéis enganados vão arranjar para defendê-los … desse jeito é que forjam a continuidade da desfaçatez que apodrece a vida das pessoas e acaba com o viço e o valor de muitos na espécie humana.

  • Ze2

    Estes cristãos que viraram ateus domésticos da igreja católica são um espectáculo.

    Inclui-se aqui a jornalista que escreveu isto na “Die schmutzigen Spiegel”.
    Tristes!

    • Anónimo

      Antonino, o teu discurso está cada vez mais demente.

      Tenho sempre de te lembrar que estás a fingir que és ateu com esse nick ?

      Um “ateu” que até é mais católico que a católica que escreveu o artigo.

      És mesmo um tarado.

      Já começaste a atirar excrementos à parede ?

      • Anónimo

        O Antonino (num dos seus alter-egos ateus) ´e do mais incoerente e acéfalo que há. Começa sempre por dizer que ´e ateu, e depois vai discorrendo uma ladainha de que o catolicismo ´e que ´e bom.  Estão internados nos hospícios deste pais pessoas mais coerentes que este fulano.

  • Luciano

    E pensar que os “nadas” é que estão certos!!

  • Zeca-portuga

    Um artigo cómico para uma revista que já tem pouca credibilidade (infelizmente), por ter ao seu serviço uma geração de pessoas de pouco valor – pouco valor e muita ignorância. 

    Hoje, infelizmente, nas universidades vai aparecendo uma geração de analfabetos que são tomados por especialistas de qualquer assunto. 

    Qualquer pessoa, medianamente informada, verificará a confusão de conceitos entre “ateísmo” e “secularismo”. 
    Secular é sinónimo de  leigo – aquele que não é clérigo, a que se opõe clerical – é aquele que é clérigo.  Acontece que uma larguíssima maioria dos crentes é secular – ou seja, é não clérigo. 

    Secularismo é uma doutrina filosófica que se confunde com laicismo e que se baseia na separação entre os Estado e as Religiões, com o primado do “poder temporal” (ou secular – de século). 
    Fora disto, tudo o que os doutos ateístas divagam sobre o assunto, é puro delírio (para não lhe chamar ignorância) 
    A confusão vem das divagações de uma escritor inglês do século XIX  que,  achando-se ofendido com o termo ateísmo (cuja doidivana defesa o levou a ver o sol pelo xadrez de umas grades) tendo ele, então, resolvido chamar-lhe secularismo. 
    Exactamente a mesma coisa que um português da actualidade faz, ou dizer-se “racialista” e não “racista”.  

    Enfim!,,,
    O Ateísmo é feito destes equívocos e destas palermices, hoje largamente defendidas por uma certa ralé de especialistas letrados – “dotores”, “perfessores dótores”, “stores” e afins…

    Se uma jornalista (que deveria ser imparcial e séria) dá crédito a estas palermices, está a testemunhar a sua incompetência, a sua ignorância e a sua falta  de capacidade intelectual.  

       

    • HAMONBAAL

      Vai brincar com os cãezinhos que se enrabam nas ruas.  Os tais que tu dizes que “estão só a brincar”. Vai.

      • Anónimo

        Este Zeca-portuga não será namorado do António? Ou será mais um alter-ego do tarado?

        • Zeca-portuga

          Se a sua profissão é ser paneleiro, a minha não. Eu sou gente séria e decente. 

          • Anónimo

            O tarado da Noruega também era gente séria e decente… Já agora, a homofobia, claro está, também é apanágio de gente séria e decente. 

        • HAMOMBAAL

          Namorado não digo.  Aquilo deve ser como aqueles cães que a gente vê enganchados na rua e que o zéquinha nos jura que “estão só na brincadeira”.   É com brincadeiras dessas que se apanham muitas doenças.

          Mas agora a sério, alter-ego garanto que não é.  O zequinha, apesar de saídas demenciais como esta dos cães que se enrabam estarem “na brincadeira”, pelo menos tem a dignidade de não se fazer passar por outros.  O que ele é, diz que é, gostemos ou não. 

          Apesar de horrorizado com outras suas facetas respeito muito isso e reconheço que moralmente está MUIIIIIIIIIIIIIIIIIITO acima do idiota do antonio fernando com as suas aldrabices e multiplos nicks falsos e personalidades fantasma que percorrem o espectro todo, católico conservador, cristão modernaço, ateu, até por mim já se fez passar.

          Ao pé dele temos de reconhecer que o zeca tem muito mais dignidade.

You must be logged in to post a comment.