Loading
  • 8 de Dezembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

O Feriado da Imaculada Conceição

Por

A H P

Festeja-se hoje o feriado mais ridículo do nosso calendário: o da Imaculada Conceição. Muitos profanos pensam que se trata da “imaculada conceição” de Jesus Cristo, nascido do ventre de sua mãe Maria por obra e graça do Espírito Santo, isto é, sem que nenhum homem tenha fecundado o referido ventre, pois Maria era e continuou sempre a ser virgem (é claro que anatomicamente isto é impossível: se Maria fosse virgem antes de Cristo nascer, certamente que o seu imaculado hímen não teria resistido à passagem por ele do corpo do menino Jesus; este teria assim desflorado a sua própria mãe ao nascer!).

Mas não é isso. A coisa é ainda mais absurda. A Igreja Católica não achou suficiente que Jesus tivesse nascido de uma virgem: entendeu ser necessário que a sua mãe tivesse também nascido “sem pecado”, isto é, sem que a mãe dela, avó de Cristo, tivesse sido “profanada” por nenhum homem. Por isso o Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854, na Bula Ineffabilis Deus, com toda a sua infalibilidade, decretou como dogma indiscutível (passe o pleonasmo) que “a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus omnipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do género humano, foi preservada imune de toda a mancha de pecado original”.
E é por isso que hoje em Portugal é feriado.

Parece-me inadmissível que num Estado laico exista um tal feriado. Mas estranhamente existe e persiste, sem que nenhum legislador ouse pô-lo em causa. Ninguém ousa afrontar a ICAR, que ainda por cima neste caso teria a seu lado, além obviamente dos fidelíssimos partidos da direita, o Partido Comunista, sempre pronto a defender o sacrossanto “direito adquirido” dos trabalhadores a não trabalharem neste dia, e os Verdes, esses alter ego do PC, e se calhar também o Bloco de Esquerda, pelas mesmas razões e agora ainda por ter como leader parlamentar o devoto Dr. Pureza.

E assim, com esta piedosa unanimidade, continuamos e continuaremos – até quando? – a festejar a “Imaculada Conceição”!

90 thoughts on “O Feriado da Imaculada Conceição”
  • JoaoC

    É o que dá falar do que não se sabe – faz-se figura de ridículo.

    A Mãe de Deus foi, é e será SEMPRE VIRGEM (não sei qual é a parte do SEMPRE que não percebem), antes, durante e depois do parto. Ponto final.

    É Doutrina Católica na qual vocês, como ateus, não têm de meter o bedelho. Ou aceitam ou calam-se, escusam de ofender a dignidade e a honra da Mãe de Cristo e vossa Mãe e Rainha.

    Segundo, a maior burrice do texto:

    “entendeu ser necessário que a sua mãe tivesse também nascido “sem pecado”, isto é, sem que a mãe dela, avó de Cristo, tivesse sido “profanada” por nenhum homem.”

    Além de imbecil, o autor do texto é burro. Sim, burro, ignorante, que vem para aqui falar não sabe de quê.

    Embora seja um assunto de Fé, uma verdade inquestionável e absoluta, que nenhum Católico e muito menos membros da escumalha ateia, deve atrever-se a questionar, eu explico:

    A Imaculada Conceição de Maria tem a ver com o PECADO ORIGINAL. E já foi dito aqui mil e uma vezes – burros ao quadrado – que o Pecado Original não está relacionado com as relações sexuais.

    Essa mania – já não se pode chamar outra coisa – de achar que o sexo para a Igreja é uma profanação e que é pecaminoso e etc… é idiota, velha, gasta e já não vos fica bem. A mãe de Maria Santíssima – Santa Ana – teve relações sexuais com o seu marido – São Joaquim – como qualquer outro casal. De uma dessas relações, foi concebida a Santíssima Virgem.

    O normal, o que acontece com todos nós desde o início dos tempos, é que, no momento da concepção, ou seja, no início da vida humana, somos imediatamente sujeitos ao Mal, fruto da desobediência de Adão e Eva no paraíso – o Pecado Original.

    TODOS, todos os homens e mulheres que existiram e existirão, ao serem concebidos, são concebidos com o Pecado Original e todos os bebés com ele nascem, que só é “apagado” com o Baptismo (daí as crianças que morrem sem Baptismo não poderem ir para o Céu propriamente dito, ver a Deus face-a-facemas para o Limbo).

    Houve uma excepção: Maria. Ela, no momento em que seus pais a concebiam – Deus redimiu-A, salvou-A, por ANTECIPAÇÃO, tendo em conta a Sua futura missão. Assim, preservou-a desse Pecado Original (e depois, de todo o pecado), sendo a mais perfeita criatura, entre os Anjos e os Homens. Acima d’Ela, só Deus.

    Percebido? Quem concebeu sem ser “profanada” por nenhum homem foi Ela, quando engravidou de Jesus Cristo, pelo poder do Espírito Santo. Não Sua mãe.

    Feriado?

    Não me incomodava que extinguissem os outros feriados religiosos. Menos este.

    É o dia que Portugal celebra a Sua Rainha. Não venham com mais burrices dizer que Portugal não tem uma Rainha. É um facto político e histórico. Que não Lhe queiram prestar vassalagem, é outra história. Mas não se pode negar – ninguém honesto pode negar – que Portugal está confiado a Maria Santíssima e é Ela Rainha do povo português.

    A Imaculada Conceição foi proclamada Rainha e Padroeira de Portugal e assim o continua a ser.

    “Deus disse à serpente: Estabelecerei inimizade entrei ti e a Mulher; entre a tua descendência e a descendência dela. Ela te esmagará a cabeça e tu a atingirás no calcanhar”.
    (Génesis)

    Hoje, é a vitória de Maria sobre o Demónio. Não admira que por aqui se uive contra este dia…

    “[confirmo] (…) A Bem Aventurada Virgem Maria, sob a invocação da Santíssima Conceição, como particular, única e singular Advogada e Protectora do Reino de Portugal”.
    (Papa Clemente X, 1670)

    “Assentamos de tomar por padroeira de Nossos Reinos e Senhorios, a Santíssima Virgem, Nossa Senhora da Conceição na forma dos Breves do Santo Padre Urbano 8º, obrigando-me a aceitar a confirmação da Santa Sé Apostólica e lhe ofereço em meu nome e do príncipe D. Theodósio, e de todos os meus descendentes, sucessores, Reinos, Senhorios e Vassalos a Sua Santa Caza da Conceição sita em Vila Viçosa (…).

    Esperando com grande confiança na infinita Misericórdia de Nosso Senhor, por meio desta Senhora Padroeira e protectora dos nossos Reinos e Senhorios, de quem por honra nossa nos confessamos e reconhecemos Vassalos e Tributários, nos ampare e defenda dos nossos inimigos, para glória de Cristo, nosso Deus, e exaltação da nossa Fé Católica Romana, conversão das gentes e redução dos hereges. (…)”

    (…) Se alguma pessoa intentar contra esta nossa promessa, juramento e vassalagem, por este mesmo efeito, sendo vassalo, o havemos por não natural e queremos que seja logo lançado fora do Reino; se fôr Rei, haja a sua e nossa maldição e não se conte entre nossos descendentes, esperando que pelo mesmo Deus que nos deu o Reino e subiu à dignidade real, seja dela abatido e despojado. Para que em todo o tempo haja a certeza desta nossa Eleição, promessa e juramento, firmada e estabelecida em Cortes, mandamos fazer dela três autos públicos, um que vai ser levado de imediato à Corte de Roma para se expedir a confirmação da Santa Sé Apostólica, outro que se juntará a esta confirmação, e o terceiro com cópia se guarde no Cartório da Caza de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e na nossa Torre do Tombo.”

    Lisboa, aos 25 de Março de 1646;
    Baltazar Roiz Coelho, o fez;
    Pedro Vieira da Silva, o escreveu.

    (D. João IV; Rei de Portugal, Decreto de 25 de Março de 1646, perante toda a corte)

    • Anónimo

      O JoãoC festejou o feriado da imaculada Conceição e prestou homenagem à sua rainha mãe santíssima vindo aqui ao Diário ateísta.

      Parabéns, nem imagina o quanto orgulhosa está a virgem por você ser idiota…

    • Anónimo

      JoaoC, tens razão, Maria foi sempre virgem e a ciência pode explicar:
      deus, como individuo com a pilinha mais pequena do universo (só assim se explica tal obsessão para com o sexo prazeroso!), inseminou Maria com a sua fálica agulha celestial sem nunca destruir o imaculado hímen. Desta forma, os espermatozóides divinos fecundaram o óvulo de Maria formando o embrião do que viria a ser o nazareno. Depois, este embrião desceu útero abaixo, qual anjo a cair de nádegas, navegou por uma fístula ano-vaginal, tendo-se alojado próximo da região rectal. No dia 25 de Dezembro, após uma boa feijoada, a pressão dos flatos fez com que o Menino saí-se por esse orifício nojento propenso a hemorróides, tão detestado pela igreja católica. Assim, num estouro cósmico quase apocalíptico, nasceu aquele que veio para nos salvar!!! ALELUIA!

      • Ah Pois

        Sejas tu quem fores, és uma espécie de gente pouco recomendável, sem educação, nojento e ordinário.

        Em poucas frases resumes muito daquilo que tu és.
        Entre as pessoas que não valem nada, tu estás no pódio.
        Deve ser uma honra para os ateus contar com pessoas como tu, pois ninguém te faz um simples reparo.

        Para falar com pessoas educadas deves primeiro civilizar-te.

      • Ah Pois

        Sejas tu quem fores, és uma espécie de gente pouco recomendável, sem educação, nojento e ordinário.

        Em poucas frases resumes muito daquilo que tu és.
        Entre as pessoas que não valem nada, tu estás no pódio.
        Deve ser uma honra para os ateus contar com pessoas como tu, pois ninguém te faz um simples reparo.

        Para falar com pessoas educadas deves primeiro civilizar-te.

    • jmc

      a mãe de jesus não é a rainha de portugal, visto portugal não ser uma monarquia

      na eventualidade de por alguma razão portugal se tornar uma monarquia, o rei oficial seria d. duarte

      tenho uma dúvida relacionada com o cristianismo, se me pudesse esclarecer: que condições se devem reunir e que acções se devem tomar para realizar e reconhecer um baptismo correcto?

      • JoaoC

        Não seja desonesto nem ignorante.
        Não é Monarquia (diz você, mas também não sei se é República, ilegitimamente implantada debaixo de sangue, mas isso é outra história), mas tem uma Rainha: a Imaculada Conceição.
        Não pode negar isso. É histórico.
        Aliás, na volta da Monarquia, nem o Rei nem a Rainha (na verdade seriam apenas regentes do Reino, como foram os Reis depois de D. João IV) usariam a coroa.
        Essa pertence à verdadeira Rainha de Portugal: Nossa Senhora, já há mais de 400 anos.

        • JoaoC

          Não percebi a dúvida…

          • jmc

            vou assumir que não sou baptizado a partir do momento em que toco em água, atirando-me para uma piscina, por exemplo. pressuponho que uma pessoa que conduza o baptismo deve reunir determinadas condições para assegurar a sua validade religiosa, bem como deve todo o processo do baptismo.

            a minha questão é, então, que condições são essas

          • JoaoC

            Quem baptiza tem de ser um ministro ordenado (Padre, ou Diácono);
            Tem de fazer o Baptismo em nome da Igreja, mediante aquilo que ela prescreve no livro do Rito do Baptismo;
            A água tem de ser benta;
            Os óleos bentos devem serem os determinados pela Igreja.
            Baptizar a pessoa em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

            Claro que falamos do Baptismo Católico.

            No caso extremo de vida ou morte – por exemplo, iminência da morte à nascença de um bebé – quando não há tempo para chamar o padre, qualquer um pode baptizar validamente, usando água normal, derramando na cabeça e dizer “Eu te baptizo em nome do Pai, do Filho do Espírito Santo”, fazendo isso em nome da Igreja e com a inetnção de baptizar.

            Se a criança/bebé/pessoa morrer, morre baptizada validamente, será como se fosse baptizada por um Padre e tem funeral cristão.
            Se sobreviver, terá de ser baptizada na Igreja, conforme as rubricas prescrevem, ficando “anulado” o “baptismo de emergência”.

          • jmc

            algumas dúvidas mais:
            Como se torna a água “benta”? A fonte da água original tem também algum requisito?
            Que óleos bentos são estes que referiu?
            Porque perde a validade um baptismo de emergência quando a pessoa sobrevive? Se já foi baptizada uma vez não é isto válido aos olhos de deus para o resto da sua vida?

          • JoaoC

            A água torna-se benta quando um Padre lhe junta umas pedrinhas de sal – penso que pelo poder exorcisante – e invoca a bênção de Deus sobre essa água. A fonte da água não. Basta ir a uma torneira 🙂 Qualquer água pode tornar-se benta, desde que seja água (e não água gaseificada, ou com sabores, etc…).

            Os óleos são os óleos que o Bispo, em cada Diocese, benze na Quinta-Feira Santa de cada ano. São óleos específicos (não sei precisar quais, se azeite se outro tipo de óleos, se uma mistura) para a administração do Sacramento do Baptismo, Crisma e Extrema-Unção. Unge-se a pessoa com os óleos na testa, peito e mãos (no caso da Extrema Unção), pois ó óleo é o sinal do Espírito Santo que se invoca que desça àquela pessoa, fazendo dela morada de Deus e afaste o espírito do Mal.

            Quando a pessoa sobrevive é necessário um Baptismo segundo as prescrições da Igreja. Nenhuma pessoa pode administrar Sacramento válido se não for ordenada. Num caso de vida ou morte – e apenas o Baptismo, por ser importante para nos garantir o Céu, precisamente por nos limpar do Pecado Original, esse que Maria não esteve sujeita – qualquer pessoa pode fazê-lo, num estado de EXTREMO DE NECESSIDADE.

            Não existindo, ou deixando de existir essa condição extrema de necessidade, tem de se seguir tudo o que manda a Lei da Igreja para a sua validade.

          • jmc

            obrigado pelos posts informativos, gosto sempre de aprender mais sobre as tradições religiosas

          • Ah Pois

            O jmc será assim ignorante ou acha que fazendo-se de ignorante tem piada?

          • jmc

            Ah Pois: sou ignorante. Fui baptizado antes de saber sequer quem era mas nunca participei em mais nenhuma actividade ligada à igreja católica como catequese, comunhão, crisma, etc. Apenas tive aulas opcionais de religião e moral na escola pública (que por acaso foi quando compreendi mesmo que era ateu), por isso sim, ignorante mas gosto de deixar de o ser. Daí fazer perguntas a quem sabe bastante bem do que fala, como JoaoC.

        • JoaoC

          Não percebi a dúvida…

        • jmc

          deve estar a usar um conceito de reino diferente do meu

        • Anónimo

          OH PADRECO JOÃOC

          A SER ASSIM…

          AFINAL…A IMACULADA CONCEIÇÃO FAZ PARTE DE QUE DINASTIA?

          AFINAL…QUEM É QUE A PARIU E QUEM FOI O REI QUE A PAPOU?

          É QUE PORTUGAL JÁ TEM 900 ANOS E COMEÇOU COM AFONSO HENRIQUES…

    • Anónimo

      É o que dá falar do que não se sabe – faz-se figura de ridículo.

      OH PADRECO JOÃOC

      RETIRANDO AS TUAS EXCRECÊNCIAS, QUE ERAM DESNECESSÁRIAS… ACABAS POR CONTAR A MESMA HISTÓRIA DO TEXTO.
      A ÚNICA DIFERENÇA É QUE TU ACREDITAS NELA…POR ISSO ÉS UM PALERMA ACABADO.

    • Molochbaal

      É.

      Nada tem a ver com sexo.

      Mas curiosamente, a solução contra o pecado passa sempre pela abolição do sexo.

      Assim, a única maneira da virgem não ter pecado seria não ter sexo.

      Aliás, a extrema importância que dão à incrível virgindade de uma mulher que deu à luz, tudo Isto não denota nada contra o sexo, não, que ideia.

      Não associa o sexo ao pecado. Nada. Nadinha.

      Da mesma forma que as vossas regras para viver o sexo “plenamente” simplesmente resultariam em 80% da população simplesmente deixar de ter vida sexual.

      É a chamada plenitude do caraças.

      Vocês podem ser fanáticos. Mas não podiam ser um pouco menos aldrabões ?

      É que tanta mentira junta ofende.

  • Carlos, a sério, porque é que vocês não se informam antes de escrever disparates?

    Nossa Senhora foi concebida, muito naturalmente, pelos seus pais. Eu sei que os ateus tem uma fixação com o baixo ventre da Igreja (como pode ver pelos post sobre as suposta actividades sexuais dos papas que o Carlos tem escrito) mas estão a ficar ridiculos.

    Na Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, Rainha e Padroeira de Portugal, celebramos o facto de, desde a sua concepção, Maria Santissima ser totalmente pura, sem mancha do pecado original.

    Ao contrário do que os senhores acham, nem tudo na vida tem a ver com sexo!

    P.S.: Para além disso Carlos, com tanta oferta que anda aí no mercado, ir procurar ponografia em livro de ficção histórica é um bocado rídiculo!

  • Anónimo

    Duvido que a maioria das pessoas em Portugal saibam o que é a Imaculada Conceição. Daí que “festejar a Imaculada Conceição” seja um bocado puxado. E mesmo para quem sabe, o resultado deve ser o mesmo que para a maioria – aproveitam o dia para descansar, passear, divertirem-se, enfim, tudo menos festejar o que deu origem ao feriado.
    Eu por mim falo, não sabia exactamente o que significava, nem estava preocupado com isso. Mas aproveito-o como posso, que é para isso que os feriados servem.

    E parece-me bem que num pais onde se trabalha muito (muitas horas semanais e muitos anos até à reforma) e se ganha pouco, ao menos tenhamos alguns feriados para descansar e tomar fôlego. Se alguns têm origem religiosa, não me parece importante, já que de religioso é só isso que eles têm: a origem.

  • Anónimo

    Se o Estado português é laico, eu sou virgem – mas não como a Maria.
    Não se pode dizer que é laico um estado, só porque essa condição está escrita algures; do mesmo modo que não se considerar católico um indivíduo só porque foi baptizado. É preciso que as atitudes condigam com os títulos.
    O Estado português só é laico na Constituição; porque na prática é beato até dizer chega. E os exemplos são mais que muitos, desde a exposição de presépios em Belém até às missas a que o presidente da República assistiu quando o Papa esteve por cá.
    Por isso, não é de admirar a manutenção dos feriados ditos religiosos – por mais ridículos que eles sejam. Porque a verdade é que, e contrariamente ao que alguns pios comentadores afirmam, a virgindade de Maria, bem como a sua concepção sem “pecado” foram determinações bem terrenas.
    Ou será que há documentos, tipo atestados ginecológicos, a atestar tal virgindade?
    A propósito, há dias uma menina muito moderna foi “apanhada” a fazer a seguinte prece perante uma boneca de terracota: “Ó Maria, concebida sem pecado; faz com que eu peque sem conceber”.

    • jmc

      infelizemente nem na constituição o estado é laico, apesar de o dizer. a lei da liberdade religiosa contradiz-se tanto quanto a bíblia.

      o artigo 3º que indica o princípio de separação, “As igrejas e demais comunidades religiosas estão separadas do Estado e são livres na sua organização e no exercício das suas funções e do culto”, é flexível o suficiente para dar indícios de laicidade e porém permitir a discriminação positiva a favor de insituições religiosas a nível de benefícios fiscais como refere o artigo 32º

      posso também encontrar discriminação positiva a favor da igreja católica através da concordata de 2004 e sua legitimidade como refere a lei no artigo 58º (espero que a tenham actualizado pois a versão que estou a ler de 2001 assinala a concordata de 1940 e protocolo adicional de 1975)
      este último, porém, não é de espantar considerando que a comissão da liberdade religiosa, que tem a função de dar o parecer a questões relativas à religião e o dever de manter e rever esta lei, tenha como vice presidente actual um representante da aliança evangélica portuguesa e um segundo membro da comissão designado pela conferência episcopal portuguesa (aliás, a comissão deve, por lei, ter dois elementos designados por esta comissão. se isto não é discriminação positiva, não devo entender a definição)
      a comissão tem também elementos representativos do islamismo, judaismo e ismailismo, bem como outros elementos não associados a uma particular religião.

      é algo que me aparenta ser uma infeliz hipocrisia neste país

    • jmc

      infelizemente nem na constituição o estado é laico, apesar de o dizer. a lei da liberdade religiosa contradiz-se tanto quanto a bíblia.

      o artigo 3º que indica o princípio de separação, “As igrejas e demais comunidades religiosas estão separadas do Estado e são livres na sua organização e no exercício das suas funções e do culto”, é flexível o suficiente para dar indícios de laicidade e porém permitir a discriminação positiva a favor de insituições religiosas a nível de benefícios fiscais como refere o artigo 32º

      posso também encontrar discriminação positiva a favor da igreja católica através da concordata de 2004 e sua legitimidade como refere a lei no artigo 58º (espero que a tenham actualizado pois a versão que estou a ler de 2001 assinala a concordata de 1940 e protocolo adicional de 1975)
      este último, porém, não é de espantar considerando que a comissão da liberdade religiosa, que tem a função de dar o parecer a questões relativas à religião e o dever de manter e rever esta lei, tenha como vice presidente actual um representante da aliança evangélica portuguesa e um segundo membro da comissão designado pela conferência episcopal portuguesa (aliás, a comissão deve, por lei, ter dois elementos designados por esta comissão. se isto não é discriminação positiva, não devo entender a definição)
      a comissão tem também elementos representativos do islamismo, judaismo e ismailismo, bem como outros elementos não associados a uma particular religião.

      é algo que me aparenta ser uma infeliz hipocrisia neste país

  • Francisco Costa

    E que é que hoje sequer se lembrou que se festeja a imaculada não sei das quantas? Passei pelo shopping e vi lá uma fila enorme para ir tirar fotos com o Pai Natal, não com a nossa senhora, e metade dos portugueses provavelmente encontraram a oportunidade do feriado da “pureza e castidade” para ter um vigorante orgasmo com a companheira(o).

    É uma questão de tempo até estes feriados terem o seu término. Aposto que com os resultados dos Sensos 2011 se chegará finalmente à conclusão que Portugal já não é um país católico e estes feriados terão o seu término. Até já ouve um principio de proposta de lei para acabar com eles… É uma questão de tempo, caros ateus!

    • JoaoC

      Concordo!

      “É uma questão de tempo, caros ateus!”

      O vosso aparente triunfo – tal como o da serpente no Éden – aproxima-se…

      Até que venha Ela, a Mulher que vos esmagará a cabeça e vós A atingireis no calcanhar apenas…se conseguirdes…

      De facto, é verdade. Agora é que este disse tudo:

      “É uma questão de tempo, caros ateus!” (nada que vocês já não soubessem…daí ladrem a vontade, contando que não arrastem muitas mais almas, até ao triunfo derradeiro da vossa Senhora e Rainha, a Imaculada Conceição).

      • Senhor Abade

        Quando ela (se) vier e antes de me esmagar a cabeça vou ver se trato de lhe tirar a virgindade. Caramba, se os pastorinhos de Fátima a acharam tão bela, a senhora deve ser digna de uma boa pinadela.

      • Senhor Abade

        Quando ela (se) vier e antes de me esmagar a cabeça vou ver se trato de lhe tirar a virgindade. Caramba, se os pastorinhos de Fátima a acharam tão bela, a senhora deve ser digna de uma boa pinadela.

        • antoniofernando

          Também a tua mãe foi digna de uma boa pinadela e a prova é que nasceste…:)

          • Senhor Abade

            Finalmente disse algo de acertado. Chegou a esse facto por conclusão própria ou foi ver à net como se fazia?

          • Senhor Abade

            Finalmente disse algo de acertado. Chegou a esse facto por conclusão própria ou foi ver à net como se fazia?

          • Senhor Abade

            Finalmente disse algo de acertado. Chegou a esse facto por conclusão própria ou foi ver à net como se fazia?

          • Senhor Abade

            Finalmente disse algo de acertado. Chegou a esse facto por conclusão própria ou foi ver à net como se fazia?

          • antoniofernando

            O pombinho amuou…:)

          • antoniofernando

            O pombinho amuou…:)

        • Ah Pois

          Outro imbecil.

          A falta de educação e a estupidez é a principal característica dos ateus, pelo menos nesta caixa de comentários.

          Vendo o tipo de conversa perversa, malcriada e com indícios de tara sexual, salta à vista que a conversa sobre os padres é para servir de cortina de fumo para os seus actos.

        • pedro

          -|- -|-
          M MA

          Francisco Costa, se queres ter um pouco de respeito por ti próprio me parece bom para isso respeitares os outros.
          Mesmo dizendo-te ateu, a realidade dos factos tendenciam justamente o oposto e se assim o é parece-me bom deixares a Senhora em paz que o mal não parece vir dai antes pelo contrário.
          O certo é que estamos em 2010 depois de Jesus Cristo, o fenomeno do Sol em Fátima por exemplo e outros mais.

        • pedro

          -|- -|-
          M MA

          Francisco Costa, se queres ter um pouco de respeito por ti próprio me parece bom para isso respeitares os outros.
          Mesmo dizendo-te ateu, a realidade dos factos tendenciam justamente o oposto e se assim o é parece-me bom deixares a Senhora em paz que o mal não parece vir dai antes pelo contrário.
          O certo é que estamos em 2010 depois de Jesus Cristo, o fenomeno do Sol em Fátima por exemplo e outros mais.

        • pedro

          -|- -|-
          M MA

          Francisco Costa, se queres ter um pouco de respeito por ti próprio me parece bom para isso respeitares os outros.
          Mesmo dizendo-te ateu, a realidade dos factos tendenciam justamente o oposto e se assim o é parece-me bom deixares a Senhora em paz que o mal não parece vir dai antes pelo contrário.
          O certo é que estamos em 2010 depois de Jesus Cristo, o fenomeno do Sol em Fátima por exemplo e outros mais.

        • pedro

          -|- -|-
          M MA

          Francisco Costa, se queres ter um pouco de respeito por ti próprio me parece bom para isso respeitares os outros.
          Mesmo dizendo-te ateu, a realidade dos factos tendenciam justamente o oposto e se assim o é parece-me bom deixares a Senhora em paz que o mal não parece vir dai antes pelo contrário.
          O certo é que estamos em 2010 depois de Jesus Cristo, o fenomeno do Sol em Fátima por exemplo e outros mais.

    • antoniofernando

      “Aposto que com os resultados dos Sensos 2011 se chegará finalmente à conclusão que Portugal já não é um país católico e estes feriados terão o seu término.”

      Ateu mas com tanta Fé…

      • jmc

        fé != esperança

        • JoaoC

          Fé = Dom de Deus.
          Esperança = Virtude teologal.

          Tanta ignorância!

          • jmc


            (latim fides, -ei)
            s. f.
            1. Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro.
            2. Testemunho autêntico dado por oficial de justiça.
            3. Fidelidade.
            4. Prova.
            5. Crença.

            esperança
            (esperar + -ança)
            s. f.
            1. Disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há-de! realizar ou suceder.
            2. Expectativa.
            3. Coisa que se espera.
            4. Confiança.
            5. Religiosa: Uma das virtudes teologais

            fonte: dicionário priberam da língua portuguesa

            aparentam ter definições diferentes, facilmente confundíveis.

            pessoalmente, sendo agnóstico, não tenho fé pois não faço adesão absoluta do meu espírito/razão/vida/etc à não existência de um deus. simplesmente não a assumo.

            joaoc, ninguém puxou ao insulto.

        • antoniofernando

          Aguardemos serenamente pelos resultados do census 2011, que, cá para mim o Sensos 2011 não vai dar nada de sensato…

          • Ant_cs

            Mas os dados dos Census não tem nada a ver com isso. As questões sobre religião não são de resposta obrigatória e quase ninguém responde.

          • jmc

            o que é uma pena… fica dessa forma a estatística que o ateísmo em portugal não chega a 10% da população…

          • Ah Pois

            Aliás, essa questão deveria ser retirada do questionário, pois é inconstitucional.

          • Ah Pois

            Aliás, essa questão deveria ser retirada do questionário, pois é inconstitucional.

          • pedro

            -|- -|-
            M MA
            -|- St. Filomena

            Ant_cs, será mesmo que quase ninguém responde? Os ateus é que se dizem ateus. O mais importante é a pessoas se respeitarem e reinar o amor entre elas. Será o maior male da humanidade a falta de amor?

          • pedro

            -|- -|-
            M MA
            -|- St. Filomena

            Ant_cs, será mesmo que quase ninguém responde? Os ateus é que se dizem ateus. O mais importante é a pessoas se respeitarem e reinar o amor entre elas. Será o maior male da humanidade a falta de amor?

          • pedro

            -|- -|-
            M MA
            -|- St. Filomena

            Ant_cs, será mesmo que quase ninguém responde? Os ateus é que se dizem ateus. O mais importante é a pessoas se respeitarem e reinar o amor entre elas. Será o maior male da humanidade a falta de amor?

  • Anónimo

    sobre feriados…
    venham eles
    de todas as cores e paladares.
    “trabalhar muito é viver pouco” (pintava-se nas paredes no maio de 68)
    sobre a virgindade…
    pois, pois…
    acabo de publicar no blogue republicano & das santas bicicletas
    um HINO A ISIS
    que serviu de mote a um excelente poema de Mário Cesariny
    é um texto belissímo (século III ou IV ac)
    e reza assim:

    Porque eu sou a primeira e a última
    Eu sou a venerada e a desprezada
    Eu sou a prostituta e a santa
    Eu sou a esposa e a virgem
    Eu sou a mãe e a filha
    Eu sou os braços de minha mãe
    Eu sou a estéril, e numerosos são meus filhos
    Eu sou a bem-casada e a solteira
    Eu sou a que dá a luz e a que jamais procriou
    Eu sou a esposa e o esposo
    E foi meu homem quem me gerou em seu ventre
    Eu sou a mãe do meu pai
    Sou a irmã de meu marido
    E ele é o meu filho rejeitado
    Respeitem-me sempre
    Porque eu sou a escandalosa e a discreta.

    e
    agora digam lá
    que não há aqui coisas interessantes (a comparar)…?
    esta ISIS
    e
    essa VIRGEM
    abstraindo linguagem – muito têm de semelhante
    de resto…

    até daqui a uns dias largos
    pode ser
    que isto melhore…
    assim espero.
    e
    já que o af põe tantos links…
    aí vai mais outro: http://republicadassantasbicicletas.wordpress.com/

    • Anónimo

      nota muito simples: vou deixar de vir cá (ao DA) pelo simples facto de que me converti…
      e
      como crente na “grandessissima deusa das bicicletas”
      não faz muito sentido por aqui continuar.
      é evidente que
      caso me convertesse
      a cristo…

      … continuaria.
      teria de vir fazer trabalho militante para ganhar o reino dos céus…

      mas como a minha deusa não gosta de guerras santas…
      tão pouco me oferece um reino…
      vou ter muito juízo
      para não ofender o “próximo”

      ainda que seja o “próximo” comboio

      • Pedro

        -|- -|-
        M MA

        msousa, Santa Teresinha do menino Jesus nunca saiu do convento e entretanto é uma das pessoas com mais devotos pelo mundo inteiro e entretanto é padroeira das missões.
        É de lamentar se faz mal em nome do bem, em guerras Santas, islámicos e outros mais…

    • Anónimo

      nota muito simples: vou deixar de vir cá (ao DA) pelo simples facto de que me converti…
      e
      como crente na “grandessissima deusa das bicicletas”
      não faz muito sentido por aqui continuar.
      é evidente que
      caso me convertesse
      a cristo…

      … continuaria.
      teria de vir fazer trabalho militante para ganhar o reino dos céus…

      mas como a minha deusa não gosta de guerras santas…
      tão pouco me oferece um reino…
      vou ter muito juízo
      para não ofender o “próximo”

      ainda que seja o “próximo” comboio

    • Anónimo

      nota muito simples: vou deixar de vir cá (ao DA) pelo simples facto de que me converti…
      e
      como crente na “grandessissima deusa das bicicletas”
      não faz muito sentido por aqui continuar.
      é evidente que
      caso me convertesse
      a cristo…

      … continuaria.
      teria de vir fazer trabalho militante para ganhar o reino dos céus…

      mas como a minha deusa não gosta de guerras santas…
      tão pouco me oferece um reino…
      vou ter muito juízo
      para não ofender o “próximo”

      ainda que seja o “próximo” comboio

    • antoniofernando

      Este é bem mais erudito e você é capaz de descobrir o autor:

      POETA

      – és poeta
      perguntaste
      – sou plagiador
      respondi
      … plagiei todos os poetas que li
      e
      naveguei o único poema que a(ssa)ssinei

      um poema-cavalo branco que galopa as minhas veias
      que ensaia estupendos saltos-precipícios
      um poema-sexo-lamina-de-duas-faces
      um poema-punheta
      um poema-em-fuga
      (foge todas as noites da minha cama para foder com outros)

      • Anónimo

        loooool

        este é bem melhor:…

        É IMPORTANTE FODER

        É importante foder (ou não foder)?
        É evidente que não, não é importante.
        Fode quem fode e não fode quem não quer.
        
Com isso ninguém tem nada
        
Mas mesmo nada
        
A ver.

        O que um tanto me tolhe é não poder confiar
        
Numa coisa que estica e depois encolhe,

        Uma coisa que é mole e se põe a endurar e
        
A dilatar a dilatar
        
Até não se poder nem deixar andar

        Para depois se sumir
        
E dar vontade de rir e d’ir urinar.

        Isso eu o quis dizer naquele verso louco que tenho ao pé:
        
“O amor é um sono que chega para o pouco ser que se é
        ”
Verso que, como sempre, terá ficado por perceber (por mim até).

        Também aquela do “outrora-agora” e do “ah poder ser tu sendo eu” foi um bom trabalho
Para continuar tudo co’a cara de caralho

        Que todos já tinham e vão continuar a ter

        Antes durante e depois de morrer.

        
Mário Cesariny

      • Anónimo

        loooool

        este é bem melhor:…

        É IMPORTANTE FODER

        É importante foder (ou não foder)?
        É evidente que não, não é importante.
        Fode quem fode e não fode quem não quer.
        
Com isso ninguém tem nada
        
Mas mesmo nada
        
A ver.

        O que um tanto me tolhe é não poder confiar
        
Numa coisa que estica e depois encolhe,

        Uma coisa que é mole e se põe a endurar e
        
A dilatar a dilatar
        
Até não se poder nem deixar andar

        Para depois se sumir
        
E dar vontade de rir e d’ir urinar.

        Isso eu o quis dizer naquele verso louco que tenho ao pé:
        
“O amor é um sono que chega para o pouco ser que se é
        ”
Verso que, como sempre, terá ficado por perceber (por mim até).

        Também aquela do “outrora-agora” e do “ah poder ser tu sendo eu” foi um bom trabalho
Para continuar tudo co’a cara de caralho

        Que todos já tinham e vão continuar a ter

        Antes durante e depois de morrer.

        
Mário Cesariny

      • Anónimo

        loooool

        este é bem melhor:…

        É IMPORTANTE FODER

        É importante foder (ou não foder)?
        É evidente que não, não é importante.
        Fode quem fode e não fode quem não quer.
        
Com isso ninguém tem nada
        
Mas mesmo nada
        
A ver.

        O que um tanto me tolhe é não poder confiar
        
Numa coisa que estica e depois encolhe,

        Uma coisa que é mole e se põe a endurar e
        
A dilatar a dilatar
        
Até não se poder nem deixar andar

        Para depois se sumir
        
E dar vontade de rir e d’ir urinar.

        Isso eu o quis dizer naquele verso louco que tenho ao pé:
        
“O amor é um sono que chega para o pouco ser que se é
        ”
Verso que, como sempre, terá ficado por perceber (por mim até).

        Também aquela do “outrora-agora” e do “ah poder ser tu sendo eu” foi um bom trabalho
Para continuar tudo co’a cara de caralho

        Que todos já tinham e vão continuar a ter

        Antes durante e depois de morrer.

        
Mário Cesariny

        • antoniofernando

          Não. Esta é que é melhor:

          aterradora beleza
          a deste retábulo
          aterradora beleza
          a desse estrume
          aterradora beleza
          esses latidos ao longe
          pois… pois…
          eh eh eh…
          somos tão simpáticos…

          • Anónimo

            não acho
            mesmo
            mas se achas…

            tudo bem
            não me chateio mesmo nada.

          • Anónimo

            Este era verdadeiramente irreverente e livre, aprecie-se ou não o seu estilo pessoal de vida. Mas não se poupava a dizer o que pensava, sem olhar a quem e sem medir as consequências das inúmeras inimizades que suscitou.A frontalidade tem um preço mas Luiz Pacheco nunca vacilou, nem mesmo quando arremeteu forte e feio contra Cesariny. Foi um homem para quem não havia intocáveis:

            http://www.triplov.com/luiz_pacheco/braga_01.html

          • Anónimo

            muito interessante…!
            com que então a passear pelo triploV…

            apenas uma notinha
            o luiz e o mário já partiram, meu caro
            e
            de bem (um com o outro)
            deixaram malas e malas de viagem à porta do café.
            e
            muitas palavras para decifrar.
            mas isso faz parte de outras igrejas
            igrejas muito complicadas para os não iniciados
            logo
            é melhor não entrar por aí
            porque aqui…
            não!
            desculpe lá mas os ovos são postos nos ninhos
            e
            há que saber quais os ninhos
            e
            de quem o são.
            aqui…
            estou de abalada.
            já era…
            acabou hoje.

            dos viajantes…
            falo em lugar próprio – noutras tascas
            e
            com outro vinho

          • antoniofernando

            Eu passeio por onde quero e falo do que me apetece.E sempre gostei da irreverência do Luiz Pacheco. Neste portugalinho de confrarias ideológicas bem alinhadas, ele sempre desalinhou a seu bel-prazer e não foi nada meigo com muita gente…

          • Anónimo

            ok!…
            não sou da polícia
            ainda por cima hoje (ontem) era feriado…
            eu só disse que não falo disso aqui

            se não percebeu…
            tudo bem.
            bom ano de 2011!…

  • antoniofernando

    Carlos Esperança:

    Antes de me pronunciar mais detalhadamente sobre esta temática, agradeço-lhe que me esclareça o seguinte ponto:

    Considerando que , para si, num estado laico, não é admissível o feriado do dia 8 de Dezembro, pergunto-lhe se essa sua posição é extensiva a todos os outros feriados, com conotação católica e cristã ?…

    • jmc

      vou meter-me ao barulho por expressão de opinião em relação à sua pergunta: sim

      • antoniofernando

        A minha resposta é não. Democracia é assim mesmo. Uns gostam,outros não. É a vida…

        • jmc

          é também uma injustiça que outras religiões sejam discriminadas num país onde temos uma lei de suposta liberdade religiosa

          um país supostamente laico

          • antoniofernando

            11 comentários, até agora, “jmc” também não será “spam”, no seu critério, ou este só se aplica quando lhe dá na veneta ?…

          • jmc

            quando me dá na veneta, caro amigo, e que termine aqui o discurso. claramente não percebeu o que lhe expliquei numa thread completamente diferente e que nada tem a ver com esta
            não pretendo alimentar este tipo de discussão, quando sou eu ou qualquer outro o aparente causador

          • antoniofernando

            Você não tem a menor coerência para falar a este propósito e para se insurgir contra a multiplicação de comentários. Nenhuma.Aliás, não tem feito outra coisa senão andar por aqui a responder a todos quantos lhe dá na veneta. E está no seu pleníssimo direito. Estamos num debate livre e cada qual escreve quantas vezes desejar. Mas se assim é para si, também é para mim ,como é para todos…

          • antoniofernando

            Deixe-se de conversa de treta. Você quer convencer alguém que está muito preocupado com as outras religiões ? Você confunde a laicidade do estado com a realidade sociológica de um país predominantemente católico. Eu não me revejo ideologicamente, em vários pontos da dogmática teológica do Catolicismo, mas reconheço que a grande maioria dos portugueses são católicos. Essa é a realidade sociológica de Portugal, quer você goste, quer não goste. E essa circunstância é, só por si, plenamente justificativa da aceitação, pelo nosso estado, dos feriados com conotação católica e cristã. Mas será que, pelo teor da sua anterior resposta, você o que critica é as outras religiões também vejam reconhecidos os seus feriados ? É isso ou você simplesmente, como já afirmou em comentário anterior, simplesmente gostaria que nenhum dos feriados religiosos fosse reconhecido pelo estado português ? Vá, seja coerente e decida-se.Não venha agora com esta sibilina hipocrisia sobre a discriminação das outras religiões, quando, no fundo, você gostaria é que fossem todas silenciadas…

  • Anónimo

    Depois, tenho, CE, outra questão a colocar-lhe:

    Se você tem por hábito dirigir-se depreciativamente aos católicos e cristãos, como o fez em relação à pessoa de José Manuel Pureza, chamando-lhe ” devoto Dr. Pureza”, o qual, tal como Januário Torgal Ferreira, integra o corpo redactorial do site Avenida da Liberdade, do qual você também faz parte ?

    É assim que você está habituado a tratar todos aqueles que não fazem parte da sua confraria ideológica ?

    http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=30

  • Anónimo

    Depois, tenho, CE, outra questão a colocar-lhe:

    Se você tem por hábito dirigir-se depreciativamente aos católicos e cristãos, como o fez em relação à pessoa de José Manuel Pureza, chamando-lhe ” devoto Dr. Pureza”, o qual, tal como Januário Torgal Ferreira, integra o corpo redactorial do site Avenida da Liberdade, do qual você também faz parte ?

    É assim que você está habituado a tratar todos aqueles que não fazem parte da sua confraria ideológica ?

    http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=30

  • Anónimo

    Depois, tenho, CE, outra questão a colocar-lhe:

    Se você tem por hábito dirigir-se depreciativamente aos católicos e cristãos, como o fez em relação à pessoa de José Manuel Pureza, chamando-lhe ” devoto Dr. Pureza”, o qual, tal como Januário Torgal Ferreira, integra o corpo redactorial do site Avenida da Liberdade, do qual você também faz parte ?

    É assim que você está habituado a tratar todos aqueles que não fazem parte da sua confraria ideológica ?

    http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=30

  • antoniofernando

    “A Igreja Católica não achou suficiente que Jesus tivesse nascido de uma virgem: entendeu ser necessário que a sua mãe tivesse também nascido “sem pecado”, isto é, sem que a mãe dela, avó de Cristo, tivesse sido “profanada” por nenhum homem.”

    Carlos Esperança

    Você, antes de escrever, podia ao menos estudar os assuntos, antes de dizer disparates.

    Onde é que aparece no dogma da Igreja Católica, sobre a ” Imaculada Concepção” ,que a mãe de Maria de Nazaré não teve intimidade sexual com o seu marido ?

    Você de facto anda a cair no ridículo de que cada vez que edita textos da sua autoria. Homem, instrua-se…

    • Ant_cs

      Meu caro:

      Aqui poderá esforçar-se mas não terá grande êxito. Eu começo a achar que estamos entre gente muito limitada.
      Há coisas que as crianças da catequese já sabem e que alguns adultos, aqui, não sabem.

      Efectivamente os feriados “dias-santos” existem em todos os países do ocidente, uns mais e outros menos. No caso do nosso país, é desonesto fazer algumas afirmações sobre o culto religioso.

      Já não falo na linguagem baixa e na falta de educação. Esses factores dão a imagem horrenda que as pessoas têm dos ateus, pois eles não conseguem argumentar seja o que for, a não ser uma impulsiva falta de educação, a ofensa aos crentes e às religiões e uma raiva muito mal contida e mal domada. A linguagem agressiva e mal intencionada dá uma imagem muito má de quem pretende ser visto como um intelectual, quando, ao contrário, na prática, demonstram muita falta de formação e uma atitude impulsiva.

      • antoniofernando

        Caro Atnt_cs

        Eu há muito que lhes percebi o jogo.Primeiro provocam as reacções dos crentes com textos intelectualmente mal costurados, boçais,e até indigentes. Depois aparecem os javardos do costume a insultar quando emitimos as nossas opiniões.E, na terceira vaga, aparecem os controleiros de falinhas mansas. Há aqui um tal “jmc” que se farta de comentar e que, noutro texto do “D.A.”, apareceu muito seráfico a perguntar se eu não quereria falar com ele no forum , porque,segundo a sua obtusa visão, eu estaria a comentar de mais, mas ele não, credo. É o mesmo indivíduo que, só neste texto, já deixou 11 comentários, até ao momento. E que, noutro texto anterior, passou uma noite inteira a tentar demonstrar, em variadíssimos comentários, que Jesus Cristo nunca existiu. Como é que eu deveria qualificar gente com este deplorável comportamento ? Sobretudo dos que andam sempre a atirar pedras, a ameaçar atitudes pidescas e que depois quando se lhes responde à letra mostram-se todos como virgens ofendidas ?…

        • Molochbaal

          “Depois aparecem os javardos do costume a insultar quando emitimos as nossas opiniões.”

          Tens razão. Toda a gente que discorde de ti é um “javardo nacional-porreirista.

          Só tu és o único que tem educação.

          Até quando chamas javardo a alguém tu fá-lo com grande graça e de modo extremamente respeitoso.

          Os outros, 99%, dos participantes, sejam crentes, agnósticos ou ateus é que são todos uns javardos nacional porreiristas que não entendem que foste criado em berço de ouro e que tudo te é permitido.

          Só o esperança te compreende e continua a incitar.

      • Molochbaal

        Já não falo na linguagem baixa e na falta de educação. Esses factores dão a imagem horrenda que as pessoas têm dos ateus, pois eles não conseguem argumentar seja o que for, a não ser uma impulsiva falta de educação, a ofensa aos crentes e às religiões e uma raiva muito mal contida e mal domada. A linguagem agressiva e mal intencionada dá uma imagem muito má de quem pretende ser visto como um intelectual, quando, ao contrário, na prática, demonstram muita falta de formação e uma atitude impulsiva.

        Sim. Sim.

        Nomeadamente, conheço um, o zeca tuga, que regularmente ameça de pancada e deseja a morte a todos os que não tenham as mesmas ideias dele.

        Ups.

        Desculpa. O zeca tuga não é ateu, é católico. Assim já não conta não é ?

        Logo, como não conta, tens de fingir que não o vês a ameaçar e a desejar a morte a toda a gente.

        O que nos leva ao significado da educação.

        Há quem dê muita, aliás toda, a importãncia às formas exteriores da educação. Mas a VERDADEIRA educação é simplesmente o respeito pelos outros, o que passa naturalmente por não MENTIR PROVOCATÓRIAMENTE FINGINDO QUE NÃO VÊEM O QUE VOS NÃO CONVÉM que é a pior falta de educação possível, pela hipocrisia que a torna mil vezes pior, sendo esta forma de má educação própria de verdadeiros animais que devem ter sido criados em pocilgas porque por uma família com um mínimo de valores verdadeiros e não apenas de aparências hipócritas não foram criados de certeza,

        Estavas portanto a fingir que não vês os vários religiosos que aqui faltam ao respeito a toda a gente…

    Pingback: Tweets that mention O Feriado da Imaculada Conceição :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • Antonioporto

    O ateu reclama do feriado ou do dogma?
    Se for do feriado é só ir trabalhar no tal dia, se for do dogma é só refutá-lo.
    Eu gosto de todos os feriados, sejam religiosos ou não. Exceto quando cai no domingo.
    Quem diz o contrário, está mentindo.
    Ou talvez o reclamante seja aposentado, então não faz diferença entre
    segunda-ifeira e domingo.

    • Molochbaal

      “Eu gosto de todos os feriados, sejam religiosos ou não. Exceto quando cai no domingo.
      Quem diz o contrário, está mentindo.”

      Eu também, logo, não estou a mentir.

      Mas também não estou a mentir quando digo que não passas de um aldrabão de merda se continuas a fingir que não percebes que o que está a ser discutido é a razão de ser d eum determinado feriado e não o facto de todos gostarmos de ficar na cama até mais tarde.

      E serás aldrabão de merda a dobrar se ainda por cima continuares a fingir que não sabes que um feriado nacional não é apenas ficar na cama, mas que significa um símbolo, uma evocação e um acto de propaganda poderoso de um determinada linha de pensamento.

      Mas já vi que és perito em fingir que não sabes, que não vês e que não percebes. Continua a fazer-te de parvinho que te fica tão bem.

    • Molochbaal

      “Eu gosto de todos os feriados, sejam religiosos ou não. Exceto quando cai no domingo.
      Quem diz o contrário, está mentindo.”

      Eu também, logo, não estou a mentir.

      Mas também não estou a mentir quando digo que não passas de um aldrabão de merda se continuas a fingir que não percebes que o que está a ser discutido é a razão de ser d eum determinado feriado e não o facto de todos gostarmos de ficar na cama até mais tarde.

      E serás aldrabão de merda a dobrar se ainda por cima continuares a fingir que não sabes que um feriado nacional não é apenas ficar na cama, mas que significa um símbolo, uma evocação e um acto de propaganda poderoso de um determinada linha de pensamento.

      Mas já vi que és perito em fingir que não sabes, que não vês e que não percebes. Continua a fazer-te de parvinho que te fica tão bem.

  • Anónimo

    ISTO MOSTRA QUE A ESTUPIDEZ DA ICAR JÁ VEM DE HÁ MUITO TEMPO…

    • Molochbaal

      Náá.

      Daqui a bocado descobrem que também a avó da virgem era virgem e que até a burrinha que ia à fonte era virgem também.

      Tudo coisas extraordináriamente importantes para a história universal. O mundo é muito melhor assim do que se alguém naquela família alguma vez tem dado alguma queca, coisa terrível, as quecas, com que estes tarados vivem obsecados.

      Aliás, mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. E estes gajos são mentirosos. Oh como são.

      Assim garantem-nos que nada têm contra o sexo, que apenas querem que as pessoas vivam o sexo na sua plenitude etc. Embora estranhamente toda a gente veja que, a seguir as suas regras para viver o sexo na sia “plenitude” uns 80% da população simplesmente deixava de ter sexo, o que já aí é um bocado esquisito…

      Mas depois, quando nos “garantem” que nada têm contra o dito, virem gabar-se da extrema importância da virgem ter parido sem ter tido sexo e acrescentam “sem pecado” quando a senhora até era casada, não usaria preservativo e nem seria praticante das inúmeras posições e práticas sexuais que a igreja proíbe, este orgulhoso “sem pecado” deixa-me boquiaberto porque é a admissão de que nos estiveram a MANTIR DESCARADAMENTE desde o princípio da ocnversa quando nos garantiam, por sua honra, que NADA terão contra o sexo, antes pelo contrário.

      Honra é coisa que estes animais não têem.

You must be logged in to post a comment.