Loading

Sondagem

23 thoughts on “Sondagem”
  • antoniofernando

    Parece a persiana do meu quarto quando estou naquela fase ” o comunicado não é meu, mas eu subscrevo” …

    • antoniofernando

      ” VIRA O DISCO E TOCA O MESMO”

      ” O comunicado não é meu, mas eu subscrevo”
      ( vira para a direita)
      Eu subscrevo, mas o comunicado não é meu
      ( vira para a esquerda)

      O comunicado não é meu, ó-la-ri-ló-lé-la
      ( vira para a direita)
      mas eu subscrevo, ó-la-ri-ló-lé-la
      ( vira para a esquerda)

      Depois é só seguir o bailarico e o refrão…

      http://www.youtube.com/watch?v=2mVsdPAScWQ

    • Anónimo

      CONTA LÁ O QUE TE INCOMODA?
      SERÁ A VERDADE QUE TE INCOMODA?

      MEU CARO FERNANDO
      ESTÁS A FICAR POUCO FLEXIVEL…MUITO REDUTOR.
      COMEÇA-TE A FALTAR ESPAÇO NOS LIVRE PENSADORES…

  • antoniofernando

    Vamos então a coisas mais sérias, e peguemos o exemplo da Suécia, por razões óbvias que me dispenso de invocar, e não referenciadas a qualquer tipo de ” espiritualidade laica”:

    A partir da Reforma, na década de 1530, o país tornou-se luterano, e a Igreja da Suécia manteve o status de religião de estado até 2000.Somente no fim do século XVIII os praticantes de outras religiões, incluindo o judaísmo e o catolicismo, puderam viver e trabalhar livremente na Suécia. Mas, até 1860, a conversão dos luteranos suecos a outra religião era ilegal.O direito de não pertencer a qualquer denominação religiosa só foi estabelecido através da Lei de Liberdade Religiosa, em 1951.A constituição assegura liberdade religiosa. Além disso, em todos os níveis de governo, existem leis que proíbem práticas discriminatórias ou persecutórias por motivos religiosos.Oito denominações religiosas reconhecidas, além da Igreja da Suécia, são mantidas através de contribuições dos seus membros. Todas elas também recebem subsídios do governo – directamente, através de isenções fiscais ou de ambas as formas. Uma vez que a população é predominantemente cristã, alguns feriados cristãos são também feriados nacionais. Estudantes pertencentes a minorias não cristãs também são dispensados das aulas nas datas religiosas mais importantes.A educação religiosa, abrangendo as principais religiões do mundo, é compulsória nas escolas públicas. Os pais podem matricular seus filhos em escolas religiosas independentes, as quais também recebem subsídios do governo, desde que obedeçam às directrizes governamentais referentes ao currículo mínimo.No fim de 2008, 72,9% dos suecos pertenciam à Igreja da Suécia.Em 2009, 71.3% dos suecos eram membros dessa igreja.Segundo pesquisa realizada em 2005 pelo Eurobarômetro, instituto de pesquisa da Comissão Europeia :

    * 23% dos cidadãos suecos “acreditam em Deus”.

    * 53% “acreditam que exista algum espírito ou força vital”.

    * 23% “não acreditam em qualquer tipo de espírito, Deus ou força vital”.

    O professor Phil Zuckerman do Pitzer College, em Claremont (Califórnia), cita fonte académica, segundo as quais, nos últimos anos, a taxa de ateísmo na Suécia oscila entre 46% e 85% (o que carrega em si um grave problema técnico, vez que uma oscilação tão grande de percentagens indica falha na metodologia usada); em contrapartida, outras fontes afirmam que apenas 17% dos respondentes se declararam “ateus”

    Aqui têm os resultados do ” país mais ateísta” do mundo… 🙂

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_na_Su%C3%A9cia

    • 1atento

      Estatísticas recentes
      Em 2009, 71.3% dos suecos eram membros da igreja – o que significou uma queda de 1,6% em relação a 2008. Menos de 4% dos membros da Igreja da Suécia frequentam os cultos semanalmente; cerca de 2% frequentam regularmente.[3] Muitos outros grupos religiosos estão representados na sociedade sueca. A historia dos judeus na Suécia pode ser traçada desde o século XVII. Em decorrência da imigração, há também um número significativo de muçulmanos e de cristãos siríacos. A imigração, sobretudo originária da polonesa e da antiga Iugoslávia, motivou o rápido crescimento da Igreja Católica Romana no país.

      Nota: O texto bold e sublinhado foi omitido no comentário. Não é relevante?!!!

      • Rodant

        Foi para esconder isto?:
        “Menos de 4% dos membros da Igreja da Suécia frequentam os cultos semanalmente; cerca de 2% frequentam regularmente.”

        • antoniofernando

          Lá veio o capataz de serviço outra vez. Se não é o josemoreira, de um lado, é o rodrigues do outro. Andam desesperados, coitados. Deve ser das voltas do vira.

          No final do texto, citei a fonte de onde extraí os elementos que considerei relevantes, sendo certo que qualquer outro os poderia consultar.A questão relevante, do meu ponto de vista, não é tanto saber quais as estatísticas do culto, mas a expressão da religiosidade. Eu, por exemplo, não sou católico e não frequento cultos de qualquer igreja. Basta-me rever-me na Doutrina de Cristo, tal como a interpreto. Não necessito de mediadores. Estou habituado a pensar no mim. Claro que, como não frequento culto católico ou de qualquer outra igreja,se eu fosse inquirido em qualquer tipo de sondagem, tal como a que consta referida na wikipédia, seria mais um a não constar como crente “praticante”. Isso porém quereria dizer que estaria afastado do sentido de religiosidade ? Não. Como é óbvio, apenas permitiria dizer que, enquanto crente e cristão, não frequento qualquer culto. E como eu muitos mais. Aliás, essa circunstância é extensiva aos próprios católicos ” não praticantes”, a grande maioria, que não frequentam o culto litúrgico regular, mas que nem por isso deixam de se rever como crentes e católicos. É elementar, não é ó Rodrigues ? E não te diz nada o facto de a pesquisa do Eurobarómetro de 2005 apontar no sentido de que só 23% dos inquiridos se teriam afirmado como ateus ? E que, segundo outras fontes, serão apenas 17% ? Que 71,3% dos suecos, em 2009, fossem membros da Igreja da Suécia ? Estes dados é que são, na minha óptica, relevantes para pôr em causa o resultado do quadro da suposta sondagem da fonte Ipsos. Se só menos de 20% de suecos afirmassem o resultado positivo da religião , genericamente considerada,então não se percebe porque razão oito denominações religiosas reconhecidas, além da Igreja da Suécia, são mantidas através de contribuições dos seus membros. E todas elas também recebem subsídios do governo – directamente, através de isenções fiscais ou de ambas as formas.Pode sempre dar-se o caso de os mais de 70% de suecos que aderiram voluntariamente à Igreja da Suécia serem todos esquizofrénicos e, não obstante,considerarem a religião ” má”, terem ido todos inscrever-se na Igreja da Suécia. Mas, sobre esta questão, é melhor perguntares junto do putativo psiquiatra josemoreira que, nesta matéria, como em questões de ordem lexical, já mostrou que é o barra da vossa confraria… 🙂

          • Rodant

            A questão é o porquê desse texto ser omitido no comentário.
            O facto de 71,3% dos suecos serem membros da igreja da Suécia é que é relevante!?
            Eu, e a grande maioria dos ateus, somos membros da igreja católica.
            Será necessário dizer, porquê?

          • antoniofernando

            Mas omitir o quê ? Tomas-me por ti, ó capataz ? Vai tratar-te.

            Limitei-me a extrair o que considerei relevante e citei expressamente a fonte da wikipédia para quem quisesse analisar o texto na íntegra.O que eu referenciei,foi um ” bocadinho” mais do que o quadro azul e amarelo que também é um ” pouquito” parco de qualquer outro texto complementar, ou não ? És membro da ICAR ? E a grande maioria dos ateus também ? E depois ? Já fizeste sondagens ao universo dos membros da Igreja Católica que são crentes, ateus ou agnósticos ? O Carlos Esperança já fez. E é por isso que ele já andou aqui no ” D.A.” a asseverar que a grande maioria dos 266 papas eram ateus.Foi fazer-lhes sondagens e Simão Pedro confidenciou-lhe que, pelo menos ele, era crente. Depois como o teu confrade também sabe que o João Paulo II foi igualmente crente, resta a dúvida em relação aos restantes 264. Mas não é nada que o CE não possa esclarecer. É só pedires-lhe que ele ponha aqui no ” D.A” a lista dos papas que foram mesmo crentes que é para se fazer a correcta despistagem.

            Vocês chegaram a um ponto tão baixo no nível deste blogue que nem sei como não se metem num grande buraco negro e por lá ficam envergonhados por toda a Eternidade…

    • 1atento

      Estatísticas recentes
      Em 2009, 71.3% dos suecos eram membros da igreja – o que significou uma queda de 1,6% em relação a 2008. Menos de 4% dos membros da Igreja da Suécia frequentam os cultos semanalmente; cerca de 2% frequentam regularmente.[3] Muitos outros grupos religiosos estão representados na sociedade sueca. A historia dos judeus na Suécia pode ser traçada desde o século XVII. Em decorrência da imigração, há também um número significativo de muçulmanos e de cristãos siríacos. A imigração, sobretudo originária da polonesa e da antiga Iugoslávia, motivou o rápido crescimento da Igreja Católica Romana no país.

      Nota: O texto bold e sublinhado foi omitido no comentário. Não é relevante?!!!

    • Molochbaal

      Segundo os teus próprios dados, apenas 23% dos Suecos acreditam em deus. Logo, apenas 23% poderão pertencer a alguma igreja. O que não quer dizer que pertençam, porque até muitos crentes consideram as igrejas organizadas como um covil de ladrões.

      Se achas estes números, que tu próprio forneceste, como muito bons do ponto de vista religioso, atendendo que hà 100 anos atrás uns 99% da população europeia pertencia a igrejas organizadas, não me surpreende nada porque sei com quem estou a falar – um gúru do nacional-atrasadismo-mental.

  • Luciano

    Maneiro !

  • antoniofernando

    Estas já são guerras vossas mas pelo menos encontrei um ateu dissidente.Daqueles que não alinham na mesma cantilena:

    http://jugular.blogs.sapo.pt/621459.html

  • antoniofernando

    Estas já são guerras vossas mas pelo menos encontrei um ateu dissidente.Daqueles que não alinham na mesma cantilena:

    http://jugular.blogs.sapo.pt/621459.html

  • antoniofernando

    Afinal encontrei dois ateus desalinhados:o Vasco M Barreto e o Vasco Pulido Valente. São dos que usam as cabeças para pensar autonomamente:

    http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/destaque/pt/desarrollo/1026864.html

  • antoniofernando

    Três ateus desalinhados. Hoje é uma fartura. Um tal Bernardino Soares, do PCP:

    “Mas ninguém poderá dizer – nem este ateu distante até da fronteira com o agnosticismo – que este(s) texto(s), que perdura, não contenha em si muito do sentir e dos anseios da Humanidade. Mesmo quem como eu aposta tudo nos homens e nos povos, e não no magistério divino, para destruir a tirania, a opressão e a exploração, sabe que muitos já fizeram e fazem da Bíblia uma arma de libertação. E que connosco se encontram em tantas lutas e combates por uma vida melhor, por um mundo mais justo. Que assim continue a ser!”

    http://www.publico.pt/Sociedade/deputados-escrevem-sobre-a-biblia_1466744?all=1

  • antoniofernando

    José Manuel Pureza, do Bloco de Esquerda, também é um que não pensa pelo que se debita no “D.A.”:

    “E, pelo meio, mete-se um homem totalmente singular que foi Jesus de Nazaré. A Bíblia é também o testemunho escrito de desinstalação trazido por ele à História”

    http://www.publico.pt/Sociedade/deputados-escrevem-sobre-a-biblia_1466744?all=1

    • Anónimo

      OH ANTÓNIO FERNANDO

      AINDA NÃO PERCEBES-TE QUE OS ATEUS DESALINHADOS QUE REFERES, TÊM TODOS UMA COISA EM COMUM…
      É QUE NENHUM DELES ACREDITA NO DEUS EM QUE TU ACREDITAS…

  • Anónimo

    MESMO ASSIM ESSE GRÁFICO ESTÁ MUITO AMARELO…
    SERÁ UM PROBLEMA DE ICTRÍCIA?

  • Antonio Porto

    Será que fui somente eu que notei que a China não está na relação?
    Perdoem-me a falha.
    O que impera na china é o ateísmo. e tem feito muito bem aos chineses.
    Até na poderosa igreja católica os chineses mandam.
    Salve o partido comunista(ateu).

  • RedBloc

    Do Natal o que eu mais gosto é do Circo.
    Sobretudo aquelas figuras coloridas, que de anjos nada têm a avaliar pelo tamanho dos sapatos.
    Porque cada vez me sinto com mais necessidade de rir, promete este mês visitar-vos mais vezes e soltar umas valentes gargalhadas.
    AntónioFernando, não se acanhe. Conto consigo para esse desiderato e fico muito animado com os seus comentários ao presente post.
    Dezembro promete. Assim queira AntónioFernando e o permita o seu deus.
    Será erva ou será alcool?
    Não sei o que é, mas o que eu sei é que é dos bons.
    Com um deus desses, também eu era crente!

  • Catarina

    A minha análise é que os países desenvolvidos não consideram a religião relevante para o ser humano, tendo até um impacto negativo. Estou de acordo.

    É pena a sondagem não incluir Portugal, seria interessante saber qual seria a opinião geral.

  • Catarina

    A minha análise é que os países desenvolvidos não consideram a religião relevante para o ser humano, tendo até um impacto negativo. Estou de acordo.

    É pena a sondagem não incluir Portugal, seria interessante saber qual seria a opinião geral.

You must be logged in to post a comment.