Loading

ICAR em declínio acentuado

Não há milagre que lhe valha !

12 thoughts on “ICAR em declínio acentuado”
  • Nogod

    Curiosidade: a Concordata Nazi-Vaticana de 1933 ainda vigora na Alemanha

  • antoniofernando

    Com o aumento crescente da literacia e a velocidade extremamente rápida de debate,de que a blogosfera é um bom exemplo, hoje não é mais possível a qualquer capelinha ideológica não passar pelo crivo da veloz análise crítica. Isto é válido para a ICAR mas também para todos os grupos conceptualmente organizados, incluindo para os movimentos ateístas.O péssimo que a blogosfera tem é ter posto a nu as nossas fragilidades democráticas. De uma forma geral, não sabemos debater civilizadamente. A divergência de opiniões ainda é tida por crime de lesa- princípios. Aqui há tempos entrei num blogue de cépticos brasileiros. Andava tudo ali a dizer ámen às posições ateístas cépticas. Eu limitei-me a contraditar. Fui recebido com um sorriso amarelo.À segunda intervenção com um sorriso laranja. À terceira tentativa recebi um ” democrático” e ” imparcial” cartão vermelho e bloquearam-me o acesso ao blogue dos ditos ” livre-pensadores”. Não lhes pude portanto perguntar se também eram republicanos e iluministas e irrepreensíveis adoradores da liberdade de expressão de pensamento. Mas não creio que seja necessário recorrer ao método científico para poder afirmar que ali se jogava a democracia de meia tigela.Acho um disparate 56,4% dos alemães quererem impor restrições ao culto islâmico . Não podemos ver talibans fanáticos em todo o lado. E impedir o culto aos muçulmanos, por razões que só tenham a ver ideologicamente com o próprio culto, para além de eticamente censurável é fazer o jogo da reacção. Mas eles lá sabem as linhas com que se cosem…

    • Carlos Esperança

      Partilho a sua opinião quanto ao racismo que representa restringir o culto islâmico ou outro qualquer.

    Pingback: Tweets that mention ICAR em declínio acentuado :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • Carlos,

    como o Carlos bem sabe aqui não estamos a falar de uma doação mas de um imposto que é obrigatório para aqueles que se declaram católicos. Esta é uma situação com a qual a própria Igreja não se sente confortável pois os donativos para a Igreja não devem ser obrigatórios.

    Não digo que o número de católicos na alemanha não esteja a diminuir, acredito que sim. Acho só que a) não começou agora; b) não pode ser comprovado pelo número de pessoas que não deseja pagar um imposto.

    Quanto à concordata há que recordar que ela foi celebrada entre a Alemanha e a Santa Sé (não entre o partido Nazi e a Santa Sé). A Alemanha continou a pertencer a comunidade internacional mesmo depois da chegada dos Nazis ao poder e a celebra tratados internacionais, incluindo com as democracias que iriam lutar contra elas. Por isso, se querem atacar a concordata alemã façam-no pelo seu conteudo, não pelas parte contraentes.

    • Nogod

      a Concordata foi condicional…. Só seria assinada se o Partido Centrista Católico (Zentrum) votasse a favor da lei de exceção que dava poderes plenos para Hitler (ditadura na prática).

    • Komo?

      “de um imposto que é obrigatório para aqueles que se declaram católicos.” – MENTIRA!

      • Komo?

        O nº de Católicos na Alemanha tem crescido ligeiramente, cerca de 0,2% nos ultimos 5 anos.

  • Anónimo

    SÓ POSSO REGOSIJAR-ME COM A QUEDA ACENTUADA DA CRENDICE NA ALEMANHA OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR DO MUNDO

  • rayssa gon

    aleluia!!

You must be logged in to post a comment.