Loading
  • 14 de Outubro, 2010
  • Por Fernandes
  • Fátima

Fátima Desmascarada

Tenho o livro de João Ilharco, “Fátima Desmascarada”, onde o autor arrasa todo o embuste de Fátima. Por casualidade adquiri hoje, no mesmo alfarrabista, o libelo do mesmo autor, “Fátima Desmascarada (polémica)”. Passo a transcrever um breve trecho:

1º – Lúcia asseverou que a Virgem lhe afirmara em 13 de Outubro de 1917 que a “Grande Guerra” (1914-1918) havia acabado nesse dia. Como a guerra acabou treze meses mais tarde, quem mentiu: Lúcia ou a Virgem?

2º – Segundo declarações de Lúcia, a Virgem tinha-se designado a si própria pelos nomes de “Nossa Senhora” ou de “Senhora do Rosário”.

– Pode acreditar-se em tal contra-senso?

– Nós, portugueses, quando nos referimos ao Chefe de Estado, dizemos o “nosso Presidente da República”. Ele é que nunca pronunciaria o seguinte dislate:

– Eu sou o “nosso Presidente da República”.

3º – Alguém poderá crer que a Virgem falasse sem mexer os lábios, sem modificar a expressão do rosto, sem fazer o mínimo gesto, como os videntes declararam?

4º Seria possível que a Virgem medisse de altura 1 metro e dez centímetros?

A altura da Virgem foi calculada pelo Padre Ferreira de Lacerda, tomando por base o que Lúcia lhe disse a esse respeito.

5º – Lúcia põe na boca da Virgem a seguinte frase:

– «O meu lugar é o do céu».

Uma pessoa consciente poderá acreditar que a Virgem pronunciasse tal idiotice?

6º – É credível que a Virgem se tenha exibido na Cova da Iria com argolas de oiro nas orelhas, conforme Lúcia asseverou?

7º – Quando se deve acreditar em Lúcia? Quando afirmou para o cónego Nunes Formigão que não via vir a Senhora de nenhuma parte; ou quando disse para o Padre Ferreira Lacerda que a Virgem aparecia vindo do lado Nascente?

8º – Em 13 de Julho de 1917 a Virgem ordenou a Lúcia que comparecesse na Cova da Iria no dia 13 do mês imediato. Lúcia e os primos não puderam cumprir a ordem recebida, em virtude do administrador do concelho de Vila Nova de Ourém os ter levado para aquela vila. Qual a explicação para o caso?

Teria o administrador do concelho mais poder que a Virgem pois impediu que os três videntes cumprissem uma ordem expressamente dada por ela?

Para quem leu “Fátima Desmascarada”, a explicação é fácil de encontrar; quem mandara comparecer os videntes no dia 13 de Agosto na Cova da Iria, não tinha sido a Virgem, mas sim o Padre Faustino José Ferreira, que exercia sobre Lúcia e os primos poderes ilimitados. O que não podia ter previsto, com um mês de antecedência, era que o administrador do concelho impediria que os três pastores fossem à Cova da Iria no dia 13 de Agosto.

9º – Podia Lúcia, que sempre demonstrou possuir péssima memória (veja-se Fátima Desmascarada) e que, já em 1917, se mostrava incapaz de reproduzir as chãs e curtas frases por ela atribuídas à Virgem, podia Lúcia, repito, reproduzir, quando mulher, longas falas do anjo e da Virgem, que continham numerosas palavras cujo significado ela ignorava completamente?

10º Quando em 1938 chegou ao lugarejo natal dos videntes, Aljustrel, o eco da inverosímil história dos “sacrifícios” e das “mortificações” a que os pequenos se teriam submetido logo após as primeiras aparições, os familiares, os vizinhos e os pais de Jacinta e Francisco (os de Lúcia já haviam falecido) abriram a boca de espanto e declaravam unanimemente:

– «Nunca soubemos nada de nada! Eram exactamente como os demais».

Quem atirou essa inverosímil história para o caixote do lixo foi Lúcia, quando declarou para o Padre H. Jongen:

«Nos continuávamos a brincar como dantes. Certas mulherzinhas devotas diziam-nos: Vocês viram a Nossa Senhora. Por isso já não deviam brincar». Mas que podíamos fazer senão brincar?» (Revista “Stella”. 9-Nov-1946).

11º Quando nas Doroteias, em Pontevedra, em cujo convento Antero de Figueiredo entrevistou Lúcia, esta atestou que tudo o que esse escritor registou como tendo-lhe sido dito por Lúcia era absolutamente exacto.

Pois bem;, Lúcia negou para Antero de Figueiredo que, antes das aparições de 1917, tivesse estado em contacto com o sobrenatural. – «Antes das aparições – disse ela -, criança e pastora, nunca pensei nestas coisas». («Fátima». pág. 149).

12º – Lúcia asseverava que nunca poderia revelar o segredo que ela dizia ter-lhe sido revelado pela Virgem em 1917. Afirma-o também o bispo de Leiria numa Carta Pastoral datada de 13-10-1930 e reafirmou-o Lúcia, por forma categórica, em 1936, para Antero Figueiredo.

«Em 1946, porém, Lúcia declarou para o Padre Jongen, que já em 1927 tinha revelado dois dos segredos ao bispo de Leiria e ao cónego Galamba de Oliveira».

A declaração de Lúcia não era verdadeira; mas o Bispo de Leiria e o cónego Galamba de Oliveira, que se contavam entre os mais categorizados dirigentes de Fátima, em vez de desmentirem a afirmação de Lúcia, perfilharam-na, atitude que se me afigura estranha e muito grave.

13º – Lúcia afirmou para o cónego Nunes Formigão que o segredo (na Velha História havia apenas um segredo; na Nova, passou a haver três) somente diziam respeito a ela e aos primos.

Poderá aceitar-se como verdadeiro o texto desses dois segredos, conforme se lêem em «Jacinta»?

Acerca de Lúcia, o sr. Oliveira Santos, (filho de Artur de Oliveira Santos, administrador do concelho que, em Agosto de 1917, interrogou Lúcia, Jacinto e Francisco) contou que assim falava António Santos, o “Abóbora”, pai da vidente, referindo-se à filha:

– «O sr. administrador não acredite na minha filha, que ela é uma intrujona!».

44 thoughts on “Fátima Desmascarada”
  • antoniofernando

    Fátima é um amontoado de asneiras, manipulações e aldrabices. E, para mim, enquanto crente e cristão, emana uma mensagem que é teologicamente anti-cristã. Cristo em nenhum momento da sua Doutrina enfatizou a necessidade de orações obsessivas, bem pelo contrário. E a ênfase colocada nas rezas monocórdicas dos terços e rosários é um pavor de falsa religiosidade.Pior do que tudo isso, a ameaça da Senhora de Fátima, de que , se os humanos não se convertessem, Deus viria logo a seguir castigar a Humanidade com punições colectivas, o que é algo profundamente anti-cristão, dada a natureza eminentemente individual do pecado. A noção de castigos colectivos para supostos pecados individuais é uma monstruosidade em termos teológicos,católicos e cristãos. Pelo menos, à luz do NT.O respeito que é devido a Maria de Nazaré passa pela denúncia deste tipo de situações que aviltam a essência intrínseca do Cristianismo.
    Fátima é uma cópia quase fiel de Lourdes. E Garabandal acentua ainda o pior que Lourdes e Fátima já tinham de perverso.
    Para além da obra citada, recomendo também a leitura perspicaz do Padre Mário de Oliveira, que tive a honra de conhecer pessoalmente. Um sacerdote íntegro, franco e afável, Uma pessoa de Bem que soube ter a grandeza de perdoar ao agente da pide que o denunciara. Mas imperdível são também os estudos que, sobre a fenomenologia de Fátima, foram também feitos por outro homem, igualmente sério, estudioso e competente, chamado Moisés do Espírito Santo…

    • JoaoC

      Diz-me quem elogias, dir-te-ei quem és…

      Sabes lá o que é a Teologia cristã! Senão não escrevias tanta barbaridade em tão poucas linhas! Ainda és dos que pensam que a Teologia é o “Peace and love” comuna?

      Que a Santíssima Virgem do Rosário de Fátima perdoe tanta asneira e blasfémia contra Ela…

      • antoniofernando

        Olha o sabichão das dúzias. O tal que ainda acredita que Noé fez uma arca e meteu lá toda a bicharada antes do suposto dilúvio.Deus me dê muita paciência para te aturar. Inteligência de facto não é o teu forte…

      • carpinteiro

        Fátima é o Altar do Mundo! devia ser motivo de orgulho para todos nós.
        Há quem diga que se o orçamento for aprovado, tal facto se deve à Senhora.
        Tenha-mos fé.
        Para já, todo o dinheiro que foi generosamente oferecido pelos crentes dia 13, a Santa Sé vai distribuí-lo pelos 12% da população desempregada.
        O Banco Ambrosiano vai também acudir às despesas mais urgentes da população carenciada com um empréstimo a juro 0%.
        A Igreja em Portugal, vai também alienar grande parte do seu património para ajudar o povo português nesta hora tão difícil.
        Quem pensa que a Igreja só oferece orações, desta vez enganou-se, não é João?
        Bem hajam.

        • helder

          Outro anormal! Altar do mundo? Esta trafulhice das aparições foram copiadas pelas ditas cujas de lourdes em frança. E porque é que após estas a igreja já não sancionou outras e houveram dezenas de pretensas aparições?

        • Jes Cristo

          A pior das escravidões é a psicológica!
          A família Vaticano nunca deu nada a ninguém.
          A razão da família Vaticano ter acabado com o casamento dos seus membros foi para impedir heranças para o privado nos casos de separação ou morte da mulher e o homem e assim solteiros os membros da família Vaticano só herdam e tudo entra na organização.
          O que a família Vaticano dá é uma pequenina parte do que recebe!
          Para alimentar este exército de improdutivos são precisos muitos mais para o alimentar.

          • Albano Luis Ferreira Pires

            Concordo plenamente contigo quanto à improdutividade destes falso “cristãos”. Também nunca tinha percebido a ideia por trás da proibição do casamento entre padres.
            Cristo, o fundador da igreja “cristã” (por isso se chama cristã, segue a Cristo) nunca se misturou com poderes políticos(queriam fazê-lo rei e negou-se dizendo que meu reino não é deste mundo, referindo-se claramente ao seu lugar no céu ao lado de Deus) , coisa que hoje o Vaticano é um país.
            Também foi contra rezas (“Ao orares, não digas as mesmas coisas vez após vez.” — Mateus 6:7.)
            Tudo será desmascarado em breve….
            ATENÇÃO, leia atentamente, busque uma biblia:

            O LIVRO de Apocalipse contém expressões que não devem ser entendidas literalmente. (Apocalipse 1:1) Por exemplo, menciona uma mulher que tem o nome “Babilônia, a Grande”, escrito na testa. Informa-se que essa mulher está sentada sobre ‘multidões e nações’. (Apocalipse 17:1, 5, 15) Visto que nenhuma mulher literal seria capaz disso, Babilônia, a Grande, só pode ser simbólica. Então, o que essa prostituta simbólica representa?

            Em Apocalipse 17:18, essa mesma mulher simbólica é descrita como “a grande cidade que tem um reino sobre os reis da terra”. O termo “cidade” indica um grupo organizado de pessoas. Visto que essa “grande cidade” controla “os reis da terra”, a mulher chamada Babilônia, a Grande, só pode ser uma organização influente de alcance internacional. Pode-se corretamente chamá-la de império mundial. Que tipo de império? Um império religioso. Veja como alguns textos relacionados, no livro de Apocalipse, nos levam a essa conclusão.

            Um império pode ser político, comercial ou religioso. A mulher chamada Babilônia, a Grande, não é um império político, porque a Palavra de Deus diz que “os reis da terra”, ou os elementos políticos do mundo, ‘cometem imoralidade sexual’ com ela. Ela comete imoralidade sexual por formar alianças com os governantes da Terra, e faz qualquer coisa para ganhar poder e influência sobre eles. É por isso que ela é chamada de “grande prostituta”. — Apocalipse 17:1, 2; Tiago 4:4.

            Babilônia, a Grande, não pode ser um império comercial porque “os comerciantes da terra”, que representam os elementos comerciais, prantearão quando ela for destruída. De fato, menciona-se que tanto os reis como os comerciantes observam Babilônia, a Grande, “à distância”. (Apocalipse 18:3, 9, 10, 15-17) Portanto, é razoável concluir que Babilônia, a Grande, não é um império político nem comercial, mas sim religioso.

            A identidade religiosa de Babilônia, a Grande, é confirmada também pela declaração de que ela engana as nações por meio de suas “práticas de ocultismo”. (Apocalipse 18:23) Visto que todas as formas de ocultismo são religiosas e têm origem demoníaca, não é de admirar que a Bíblia chame Babilônia, a Grande, de “morada de demônios”. (Apocalipse 18:2; Deuteronômio 18:10-12) Menciona-se também que esse império se opõe ativamente à religião verdadeira, perseguindo os “profetas” e os “santos”. (Apocalipse 18:24) De fato, o ódio de Babilônia, a Grande, contra a religião verdadeira é tão grande que ela persegue com violência e até mata as “testemunhas de Jesus”. (Apocalipse 17:6) Assim sendo, essa mulher chamada Babilônia, a Grande, simboliza claramente o império mundial de religião falsa, que inclui todas as religiões que se opõem a Jeová.

        • Henrique Fontelonga

          És um atrasado mental, cura-te deficiente, tem pena de ti…

      • Helder

        Só um ignorante como tu pode falar assim. E desde é que ser contra esta vigarice tem a ver com comunismo?

      • Leonor Fernandes

        A ideologia cristã é uma ideologia religiosa como qualquer outra. Porque todas as religiões são santas, o pior são os religiosos que conseguem desvirtuar qualquer uma, ao ponto de Deus não ter qualquer religião, sendo anticlerical. Pela minha parte não sei onde pára o verdadeiro Cristianismo, porque a história só comprova que cristãos, provavelmente, só os primitivos. Quanto a Fátima, cujo “milagre” não vi, já que ainda não tinha nascido, e a maioria dos que estão para aqui a escrever também não viu, tenho dúvidas, acredito que teve ter sido um fenómeno atmosférico que hoje já nenhum cientista consegue explicar, mais não seja porque não viu. Há fenómenos solares incríveis – halos, parhelios (sóis fantasma) e outros, além de raios globulares, fogos-fátuos (que são a maior parte das luzes fantasma vistas à noite). Acredito no paranormal, mas em qualquer ocorrência devem ser apuradas as razões naturais, para que se fique com o milagre/fenómeno em si.
        O caso de Fátima é muito semelhante ao de Lourdes e de Garabandal, e ocorreu precisamente no auge de ocorrência deste tipo de aparições. Se fosse hoje, a Virgem tinha vindo de óvni, mas os aficcionados ainda não perderam a esperança de ela qualquer dia aparecer propulsionada a “jacto”, ou aquilo que serve de combustível às naves espaciais.
        Sou filha de uma católica (que não acreditava em Fátima) e de um judeu. Pela minha parte aqui estou, pecadora me confesso: sem baptismo e sem necessidade dele, mas acreditando em Deus, sem filhos nem enteados. Sou eu e Ele. Tenho amigos de várias religiões (judeus, hindus, budistas, islâmicos), sempre me respeitaram, e eu a eles. Os únicos que tentaram converter-me foram os cristãos. Porque será?

      • Jes Cristo

        A pior das escravidões é a psicológica!

    • Henrique Fontelonga

      Tal e qual, uma fraude e tanta gentalha ainda vai atrás….

    Pingback: Tweets that mention Fátima Desmascarada :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • Nogod

    segundo os cordeirinhos fatimistas… Fatima denunciou os horrores do bolchevismo. Mas a mesma Fatima nunca denunciou os horrores do nazifascismo.

    • Jes Cristo

      E esconde os horrores da Inquisição que chamam de santa que torturou e matou milhões com requintes de malvadez!

  • Ricardo Alves

    Excelente artigo.
    Sobre Fátima, há um livro recente, mais académico do que o do Ilharco, muito bom: «As «aparições de Fátima». Imagens e representações (1917-39)», Lisboa, Temas e Debates, 2002, de Luís Filipe Torgal. O livro do Mário de Oliveira também é bom, para a crítica pelo lado cristão. A crítica ateísta de Tomás da Fonseca («Na cova dos leões») foi reeditada há pouco tempo.

  • Anónimo

    RESUMINDO E CONCLUINDO…

    NEM O PAI ACREDITAVA NA LÚCIA. FOI PRECISO VIR A SANTA ICAR PARA BRANQUEAR A ALDRABICE.

    • carpinteiro

      Não diga isso ajpb.
      Segundo a teoria de alguns comentadores aqui do sítio, são tantos os que vão a Fátima, que não podem estar todos enganados.

      • Anónimo

        MEU CARO CARPINTEIRO

        É VERDADE, TODOS ELES SÃO CRENTES E POR ISSO ACREDITAM EM PATRANHAS QUE NÃO CONSEGUEM PROVAR. É O MISTÉRIO DA FÉ.
        mistério…
        MAS, PARA MIM, MAIS RAZÃO TINHAM OS ÍNDIOS, TAMBÉM ERAM MUITOS E INFELIZMENTE TODOS SABEMOS O QUE LHES ACONTECEU…

      • Anónimo

        Milhões de moscas apreciam fezes. Estarão todas enganadas?

      • Jes Cristo

        Porque nunca se vêm padres e purpurados em peregrinação a pé a Fátima!
        São como como vigaristas carecas que vendem elixir que garantem fazer crescer o cabelo!

  • Jorgedsa

    Fátima é o Altar do Mundo! devia ser motivo de orgulho para todos nós.

    Tens dúvida disso?

    A não ser um punhado mal cheio idiotas, que por serem tão poucos a opinião não conta, os portugueses têm mais orgulho em Fátima do quem no Estado que nos governa.

    O António Fernando não percebe nada de teologia nem sabe o que diz. Está na média dos ateus.
    Segundo ele, Jesus não disse: “Vigiai e orai…”

    O que deveria ser aqui feito é desmascarar as aldrabices contidas nestas afirmações. Deixo só o primeiro exemplo:
    Lúcia asseverou que a Virgem lhe afirmara em 13 de Outubro de 1917 que a “Grande Guerra” (1914-1918) havia acabado nesse dia. Como a guerra acabou treze meses mais tarde…
    Mentira. Não foi essa a afirmação feita, nem a guerra acabou 13 meses depois.

    Quem quer ser sério tem que falar verdade.

    Uma coisa muito importante para mostrar o rigor com que aqui se fala da Fátima, é ver como obras de ficção são analisadas como documentos válidos histórica e teologicamente.

    Para cúmulo, há quem pergunte por que razão a Virgem de Fátima condenou o Comunismo e não o Nazismo. Falta de rigor e estupidez, pois o nazismo só aparece quase 15 anos depois.

    Não é comum existir tanta estupidez junta e tantos intelectuais num mergulho colectivo nessa estupidez.

    • carpinteiro

      O amigo Jorge tem alguma tendinha de “recuerdos” em Fátima, tem?

      • carpinteiro

        Segundo o jornal Sol, Passos Coelho vai viabilizar o orçamento.
        Será objecto de beatificação muito proximamente.

      • carpinteiro

        Segundo o jornal Sol, Passos Coelho vai viabilizar o orçamento.
        Será objecto de beatificação muito proximamente.

    • Anónimo

      Caro Jorgedsa.

      Relativamente ao seu escrito:
      «Mentira. Não foi essa a afirmação feita, nem a guerra acabou 13 meses depois.»

      Devo responder-lhe:

      No dia 13 da última aparição (13 de Outubro de 1917) e naqueles que a esse se seguiram, Lúcia disse para numerosas pessoas que a Virgem lhe tinha afirmado que a «Grande Guerra» havia terminado no dia 13.
      Avelino de Almeida, o enviado especial do diário «O Século». na sua celebrada reportagem publicada no dia 15 de Outubro, deixou arquivada a declaração de Lúcia nos seguintes termos:
      «Lúcia, a que fala com a Virgem, anunciou com ademanes teatrais, ao colo de um homem que a transporta de grupo em grupo, que a guerra “terminara” e que os nossos soldados iam regressar.»
      Numa época em que a acentuação das palavras se fazia em Portugal um tanto arbitrariamente, Avelino e Almeida, para que os leitores não confundissem o pretérito mais-que-perfeito, que a vidente empregou, com o futuro, acentuou a forma verbal “terminára”, para que fosse lida como palavra grave e não como aguda.
      “terminára” (que hoje se escreve sem acento) e que equivale a “tinha terminado”, foi o que Avelino de Almeida escreveu e não “terminará”, futuro.
      Os autores fatimistas, porém, dão a tudo o que se relaciona com Fátima a feição que mais lhe apraz, razão por que o Padre Luís Gonzaga da Fonseca, grande defensor dos interesses de Fátima, em artigo publicado na revista «Brotéria» (Maio de 1951, pág. 516), afirma categoricamente que Avelino de Almeida escreveu em «O Século»» «a guerra terminará», o que não corresponde à verdade, como qualquer pessoa poderá verificar.
      Que Lúcia asseverou que a Senhora lhe havia dito que a guerra acabara naquele dia 13 de Outubro, é uma verdade que não pode ser contestada, como vamos demonstrar.
      O «observador» enviado pelo Patriarcado de Lisboa para Fátima, cónego Nunes Formigão, interrogou Lúcia no próprio dia 13 de Outubro. À pergunta: «Que disse Ela?», feita pelo cónego, Lúcia repondeu<.
      – «<<<<<disse que nos emendássemos, que não ofendêssemos Nosso Senhor, que estava muito ofendido, que rezássemos o terço e pedíssemos perdão dos nossos pecados, "que a guerra acabaria hoje" e que esperássemos os nossos soldados muito brevemente(1).
      Em 19 de Outubro o cónego Nunes Formigão voltou a interrogá-la e quis saber os termos exactos em que a Senhora tinha anunciado o fim da guerra no dia 13. Lúcia satisfez o desejo do cónego, declarando:
      – «Disse assim: A guerra acaba ainda hoje, esperem cá pelos seus militares muito em breve»(2)
      A uma objecção do cónego, Lúcia reforçou a sua afirmação:
      – »Eu disse tal e qual Nossa Senhora tinha dito»(2).
      O pároco de Fátima, Padre Manuel Marques Ferreira, que interrogou a vidente e tomou nota das suas declarações, deixou consignada no seu inquérito a afirmação de Lúcia quanto ao facto de a Senhora lhe ter revelado que a guerra terminara em 13 de Outubro. As declarações de Lúcia são registadas da seguinte maneira:
      – Quero-te dizer que não ofendam a Nosso Senhor que está muito ofendido; que rezem o terço a Nossa Senhora. Façam uma capelinha a Nossa Senhora. Façam aqui uma capelinha a Nossa Senhora do rosário. (Lúcia tem dúvidas se foi assim como fica dito ou se foi: «Façam aqui uma capelinha. Sou a Senhora do Rosário). "A guerra acaba hoje", esperem cá pelos seus militares muito brevemente».
      O Padre José Ferreira de Lacerda, director do aguerrido «O Mensageiro», de Leiria, interrogou Lúcia no dia 19 de Outubro. Lúcia narrou-lhe o diálogo travado entre ela e a Senhora, que, ba parte que interessa, é como segue:
      – «O que é que vossemecê me quer? Respondendo-me Ela»:
      … … … … … … … … … … …
      – «Que a guerra acabaria ainda hoje e que esperássemos pelos nossos militares muito brevemente»(3).
      A «Grande Guerra» acabou treze meses mais tarde, em 11 de Novembro de 1918. Que conclusão se impõe aos católicos?
      Como a Virgem não podia mentir, afirmando que a guerra tinha acabado em 13 de Outubro de 1917, o embuste é obra de Lúcia,coisa que lhe está muito no carácter.
      Os dirigentes de Fátima reconheceram o grave inconveniente que advinha para o futuro da Lurdes portuguesa. Quando Lúcia contava com dezassete anos, e já havia três que fora sequestrada, depôs nom inquérito canónico em 8 de Julho de 1924, devidamente industriada quis remediar a tolice da falsa predição declarando:
      – Parece-me que a Senhora disse: «a guerra acaba hoje». Minha prima Jacinta disse-me em casa que a Senhora falara assim: «Convertam-se, que a guerra acaba dentro de um ano»(4).
      O expediente de invocar pessoas mortas é velho, mas, neste caso, é a testemunha invocada que demente Lúcia. Em 19 de Outubro de 1917, o cónego Nunes Formigão fez notar a Jacinta que a guerra continuava, ao contrário daquilo que ela e a prima asseveravam como tendo sido dito pela Senhora.
      A pobre insistiu:
      – «Nossa Senhora disse que quando chegasse ao céu, acabava a guerra».
      O cónego fez-lhe esta objecção:
      – «Mas a guerra não acabou».
      – «Acaba, acaba» – teimou a petizita.
      «Mas então quando acaba?»
      «Cuido que acaba no domingo»(5).

      (1)«As grandes Maravilhas de Fátima», pág 99.
      (2) “ “ “ pág 109
      (3)«O Mensageiro de Leiria» de 22-XI-1917
      (4)Revista «Brotéria» Maio de 1951, pág 519
      (5)«As grandes Maravilhas de Fátima», pág 117

      • Anónimo

        Eis um exemplo de afirmações fundamentadas. Coisa que o Jorgedsa não fez, para além dos insultos gratuitos… típico.

    • Anónimo

      JORGITO

      SE NEM SEQUER O PAI ACREDITAVA NA LÚCIA, QUERES QUE OS OUTROS ACREDITEM? VÊ-LÁ SE TENS JUIZO…

    • Jes Cristo

      Fátima é um muito rentável centro de receitas da machista e parasita família Vaticano.

    • Alexandre Silveira Serpa

      Parabéns pelo esclarecimento!

  • Isabel Romão

    Deus revelou-se aos homens através do seu Filho Jesus Cristo, e é pela fé em Jesus que as pessoas são salvas dos seus pecados.
    As aparições em Fátima são uma mentira. A Igreja Católica tem alimentado essa mentira. A Bíblia diz que há um só mediador entre Deus e os homens e esse mediador é Jesus Cristo (l Ti  2.5).

    • Jes Cristo

      Porque nunca houve milagres nem aparições nas sociedades que cultivam outras religiões?

  • Ivone

    Gostava muito de ler esse livro, assim como “A FABRICAÇÃO DE FÁTIMA” onde comprou esse livro? Eu também não acredito em nada…

  • Mariane

    Não só os 3 segredos de Fátima são mentiras, mas como toda e qualquer religião… principalmente a ICAR u.ú

  • Outro C

    Fatima é uma manobra de diversão do Estado novo com a Igreja para impedir uma revolta popular por causa do descontentamento do Povo, assim foi dado á ignorancia Popular algo para se entreter e ao mesmo tempo um pote de ouro para a Igreja.
    Todos somos livres de acreditar no que nos dá mais jeito mas no seculo xxi não nos interrogarmos com tanta incongruencia somente os pouco iluminados de espirito.

  • Agostinho Almeida

    É A CHULICE MAIS (MAIS QUE AS ESCOLAS PRIVADAS)LUCRATIVA QUE HÁ!!!!

  • Jes Cristo

    À luz da ética e da moral da época os responsáveis deveriam ser presos, julgados e condenados exemplarmente por sequestrarem três inocentes e indefesas crianças que torturaram psicologicamente, enclausuraram e moldaram os seus cérebros para servirem os seus interesses materiais, a criação dum centro de negócios religioso que até hoje tem rendido milhões à família Vaticano sem pagar um cêntimo de impostos!
    A machista e parasita família Vaticano é a única máfia que conseguiu converter o seu quartel-general numa cidade/estado independente com o apoio e troca de favores do célebre ditador fascista, Benito Mussolini!
    Benito Mussolini dá o terreno para a cidade/estado e a família Vaticano cedeu a Mussolini dados obtidos nas bentas confissões que permitiram ao ditador prender, torturar, e eliminar fisicamente os seus opositores!

  • AL

    Tanta descrença; parece impossível no povo português; a Deus nada é impossível e se Lúcia foi capaz de memorizar tudo quanto a Santa Virgem disse, foi através de Deus, mesmo que ela não tivesse muita memória, nem soubesse empregar certos vocábulos, a Deus nada é impossível, que a Virgem de Fátima perdoe a tantos incrédulos que há neste país; sem dúvida, para muitos haveria de aparecer um novo milagre.

  • Mike

    1ro A religião da nisto matar-mos uns aos outro quer dizer SE é ateu é porque não acredita se acredita em Deus mas é muçulmano é porque ~tem maomé como profeta, se é católico é porque acredita em santos e por ai vai …Muito sinceramente para mim só há uma religião ajudar o próximo. Ponto.

  • Mike

    Os crentes evangélicos crêem nas escrituras, crêem que o que está escrito é a verdade, e que, a Bíblia fala tudo o que você precisa saber? E que TODOS devem seguir o que VOCÊS acreditam, pois vocês são os únicos seres inteligentes do mundo, seja religioso ou satânico?
    Caros amigos, venho aqui tentar abrir os olhos de vocês para outra coisa, que não a religiosidade de cada um de vocês, mas para o que se aprendeu com as atitudes de Jesus (todas as religiões que encontrei opinando aqui acreditam nele). Vocês observaram Jesus fomentando uma ou outra igreja?
    Vocês sequer entenderam o que ele quis dizer quando disse que se te batem na face esquerda, é pra oferecer a direita? Vocês entenderam o que ele tentou nos ensinar quando perdoou os pecados de alguns, e, por meio de parábolas, mostrou que o que sofre aqui, terá um lugar ao lado de Deus, e os que muito possuem e não partilham queimarão no inferno?
    Me permitam, com minha humilde quantidade de conhecimento, tentar explicar-lhes apenas uma coisa:
    O caminho para Deus, não é nesta ou naquela igreja, religião, seita, ou seja lá o que for, o caminho para Deus é pela bondade!
    Deus está conosco, e com TODOS NÓS, ou o Deus de vocês é um Deus que partilha as ovelhas e não aceita os que não seguem um ou outro caminho?
    Jesus, tentou nos ensinar que o caminho para Deus é pelo bem, não pela estrada X, compreendam que a cada vez que vocês denigrem esta ou aquela religião, não estão fazendo o bem, deixem cada um seguir o seu caminho, sejam pessoas boas, cultivem a bondade, e terão um lugar garantido ao lado de Deus.

  • Chiquinhoeomaior Chiquinhoeore

    Há seculos pessoas se matam aos milhões e se gastam fortunas, inclusive dos governos, por causa de religiões e deuses. Nem deus existe, tudo criação da mente humana – muito menos uma nossa senhora e visões. Visões, só na esquizofrenia.

    • Antonio Almeida

      Deus também matou milhões de pessoas e foi ele que criou o mal com a árvore da vida e os desgraçados do Adão e Eva que tinham acabado de nascer sabiam lá o que era mau ou bom. Homem até se tem portado muito bem pois carregaram com eles o pecado sem ter pecado e a gerações seguintes também pagaram a factura do Adão e Eva e os que ainda não nasceram também são pecadores va la que os estados não vão na conversa porque se meu vizinho matar ou roubar eu que não fiz nada não tenho que pagar.

  • joaosilva85

    so tenho pena que os chamados milagres apariçoes e visoes tenham deixado como por milagre de acontecerem depois da invencao das maquinas de filmar… 🙂

  • Anja Manoela

    Olá!
    Talvez, a “Senhora mais luminosa que o sol”, tenha dito que a guerra teria “terminado” naquele dia, ou seja, em 13 de outubro de 1917, pelo fato de a Rússia ter entrado em guerra civil, ou seja, havia explodido a Revolução Socialista naquele país, com isso, esse país se retirou do conflito.
    Apesar da Alemanha ter se beneficiado com a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, isso porque, territórios perdidos pela Rússia ficaram livres e garantiram a locomoção do exército alemão, sempre correra a afirmação, de que, com a saída da Rússia do conflito, os países centrais sairiam vencedores. o que realmente aconteceu, ainda mais com a definitiva entrada dos EUA em tal guerra.
    Portanto, a Bela Senhora quis dizer que estava ocorrendo o início do fim, ora, essa Senhora parece ser bastante inteligente e perspicaz, portanto, palmas à Senhora Belamente luminosa, que, também, fala em parábolas, tal qual seu Filho!

You must be logged in to post a comment.