Loading
  • 13 de Setembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

A luta pelo mercado da fé

O pastor americano Terry Jones é um destes provocadores que apelam aos sentimentos mais primários da populaça para acirrar os ânimos e chamar a atenção para a sua Igreja. O termo «fundamentalismo» apareceu no início do século XX, nos EUA, para qualificar o protestantismo evangélico, prosélito do deus cruel, vingativo, xenófobo, homofóbico e violento que povoa o Antigo Testamento e que o actual Papa persiste em defender como inspirado pelo seu deus.

Ao ameaçar queimar exemplares do Corão mostrou o gosto pelos autos-de-fé em que se incineram livros em vez de pessoas. É um talibã, na versão evangélica, de um país onde, com todos os defeitos, a livre expressão é um direito adquirido.

A memória traumática do 11 de Setembro, nove anos depois, continua a horrorizar o mundo mas não é queimando o Corão que se procura a paz ou se desmascara a violência que escorre das suas páginas.

Em vez de queimar o Corão, tal como o Deuteronómio ou o Levítico, deviam distribuir-se exemplares, com versículos sublinhados. Mostrando a verdadeira face do deus do Sr. Terry Jones ou do deus de Bin Laden pode conseguir-se a vacina preventiva contra a demência da fé. Queimando os livros só se consegue agravar a superstição e a crença.

A religiões procuram a globalização e cada uma delas pretende ser a única a sobreviver. Sem a separação do Estado e das Igrejas não há garantias para a liberdade religiosa. Ao dobrar de um templo podemos sempre encontrar um esquizofrénico evangelista ou um demente islâmico. Precisamos de Estados que mantenham a mais estrita neutralidade em matéria religiosa.

11 thoughts on “A luta pelo mercado da fé”
  • Anónimo

    ENTENDO QUE QUEIMAR A BÍBLIA OU O CORÃO PUBLICAMENTE PODE SER UMA ATITUDE PROVOCADORA…
    MAS SERÁ QUE NÃO É PIOR ESTAR A DAR IMPORTÂNCIA AO ACTO?
    E SE NINGUÉM LIGAR, SERÁ QUE ELE VAI CONTINUAR A COMPRAR O CORÃO PARA QUEIMAR?
    ACHO UMA TONTERIA QUEIMAR O LIVRO, MAS DAR IMPORTÂNCIA AO FACTO TAMBÉM O É.
    PARA MIM, PODE QUEIMAR, DESDE QUE SEJA ELE A PAGÁ-LO.

  • Anónimo

    É EVIDENTE QUE NÃO ME PASSA PELA CABEÇA QUE UM VERDADEIRO ESTADO NÃO ESTEJA SEPARADO DO PODER ESPIRITUAL…O QUE INFELIZMENTE NÃO ACONTECE EM PAÍS NENHUM.

  • Zeca-portuga

    Basta ficar no início:

    O pastor americano Terry Jones é um destes provocadores que apelam aos sentimentos mais primários da populaça para acirrar os ânimos e chamar a atenção para a sua Igreja.

    E não é necessário muito pra perceber a dor de barriga dos ateistas:

    O pastor ateista Carlos Esperança é um destes provocadores que apelam aos sentimentos mais primários da populaça para acirrar os ânimos e chamar a atenção para a sua Seita.

    Onde está a diferença entre os inergúmenos? O diabo que escolha o melhor… se conseguir!

    • veradictum

      Sr Zeca-portuga. O sr e o seu amigo prior João C são dois produtos humanos do pior que se vê por aqui. Nunca vi tanto ódio e maldade latente e constantemente a ser destilados. Ambos conseguem tirar as pessoas do sério, mas tenho a certeza que nunca conseguirão converter ninguém às vossas ideias, porque estas, simplesmente não existem e passam o tempo a repetir a cassete já gasta dos dogmas da ICAR e a insultar pessoas que deviam respeitar, pois não reconheço a nenhum de vós dignidade e nível para lhes chegar sequer aos calcanhares. Ainda bem que sou ateu. Se fosse crente como vocês dizem que são, provavelmente iria tê-los como companheiros lá no suposto paraíso… Irra…Já imaginou o suplício de aturar pessoas como vós, para toda a eternidade? Acredito que até os vossos colegas crentes, apreciarão pouco a vossa companhia e forma de ser e de estar…
      Deixem-se de patetices. Rezem o terço n vezes, vão à missa e deixem-nos em paz, porque cada vez que aqui vêm, largam um fedor horrível à Idade Média e a bolor…

      • Zeca-portuga

        Nunca vi tanto ódio e maldade latente e constantemente a ser destilados.

        Está a falar deste blog, de si próprio ou dos sois em simultâneo?

        Não é este blog fundado e mantido no ódio, vilipendio e tentaiva de humilhar todos os crentes e todas as religiões?

        Não está patente en cada palavra de que os ateistas aqui vomitam, um ódio viperino e mortal a todas as religiôes?

        Não se dizem os ateistas (incluindo-o) os unicos seres racionais, desprezando com um ódio rançoso todas as pessoas crentes, independentemente da sua formação, idade ou local onde estejam?

        Não passam os ateistas deste blog (todos, incluindo-o a si) o dia inteiro a tentar arranjar algo que eles entendem que pode ser usado para combater a religião?

        Não é o sr. Esperança um especialista em levantar e propalr boatos falsos, injurias, difamações e outros crimes contra os crentes (e a Igreja em particular), sempre com a conivencia de dos ateistas residentes?

        Lave a cara e veja-se ao espelho!!!!!!!

  • Júlio

    Propus em fórum e no Twitter que em vez de queimar o dito tomo sagrada e “provocar uma guerra mundial”, seria mais simples descarregá-lo para um flash drive e depois esmagá-lo com um potentíssima MARTELADA!
    Tão rápida que nem o Alá se aperceberia do que aconteceu!

  • JoaoC

    Que chatice…. tch!

  • veradictum

    Sr. Zeca-Portuga:
    Entendo que dar resposta a insultos e maledicência é inútil. Parece que só os crentes que visitam este blog, vêem nele “ódio e desprezo aos crentes”. Também me parece que só os crentes vêem nos textos e comentários aqui exarados por ateus, “algo que pode ser usado para combater a religião”. Ora como ninguém aqui vos chamou e o que se passa é, na minha óptica, muito diferente: nós só tentamos esclarecer e mostrar a quem nos lê, sobre a enorme pantominice ou treta, que são as religiões, sem excepção. Daí que se produzam textos e se divulguem notícias, que respeitam a verdade, objectivando exactamente demonstrar o quanto os crentes podem estar enganados… Mas, como já lhe disse no meu post anterior, prefiro saber que o sr se encontra a rezar terços e a assistir a missas, do que vir para aqui destilar veneno, insultos e ameaças infernais contra os ateus. Já agora gostaria que me desse exemplos de boatos falsos propalados por CE, injúrias, difamações e outros crimes contra os crentes, de que o sr fala…
    Contudo, se continuar com o mesmo discurso, não lhe darei mais resposta, porque talvez seja melhor não gastar cera com tão ruim defunto.

  • Leopoldo Pereira42

    Caríssimo Zeca:
    Pelo mundo e também em Portugal ainda há pessoas como o senhor. Os seus comentários estão à sua medida, concerteza. Já agora quero dizer-lhe que o “pastor” Carlos não deve sentir-se inergúmeno, tão pouco energúmeno, por escrever aquilo que pensa. É um livre pensador, o que de modo algum deve causar-lhe dores de barriga…
    Quanto à seita do pastor Carlos, a AAP, não vive à custa de qq obscurantismo.
    Para finalizar, não se envergonhe tanto de dar a cara. Seja mais homem.
    Leopoldo Pereira.

You must be logged in to post a comment.