Loading

Humor eclesiástico

Na Universidade de Verão do PSD

O padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, saiu-se com esta “anedota” há dias em Castelo de Vide: “Costumo dizer q a igreja precisa mto das mulheres… senão quem é q fazia as limpezas?!”

Sem comentários…

(contado no Facebook pela Celia de Sousa, jornalista na Antena 1)
Publicada por Susana Barros

56 thoughts on “Humor eclesiástico”
  • rayssa gon

    aHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!

    eu tambem diria que a igreja precisa muito das crianças: sem elas, quem é que seria molestado?????

  • Andreia_i_s

    Este gajo merece uma chapada bem valente na cara, machista do caraças. Deve pensar já agora que as mulheres são um saco para ter espermatozóides, para carregar bebés. Ou que servi-mos para as tarefas domésticas. Ele se tivesse era o bico bem calado faria melhor.

  • Nogod

    Sabem pq existem freiras na igreja?? Pq elas servem de “mulher-de-conforto” dos padres!!

  • Nogod

    Sabem pq existem freiras na igreja?? Pq elas servem de “mulher-de-conforto” dos padres!!

  • JoaoC

    Idiota!

    Vai mudar a fralda!

  • Carpinteiro

    Caro Nogod.

    Conforto é adereço que um padre não dispensa. Eu acho que são mais Mulheres-de-consolo. Quando escasseiam crianças, claro.
    Este quadrúpede é um insulto aos asininos de Miranda, mas, o seu discurso apenas reproduz o pensamento da famosa “Doutrina Social da Igreja”.

  • zdg

    Esse javardo esqueceu-se de mencionar, as que servem para cantar nos coros, porque agora graças á secularização, não lhes permitem castrar meninos órfãos e abandonados para substituir as suas vozes..

  • antoniofernando

    Carpinteiro:

    Antecipadamente agradeço que esclareça em que medida e em que termos concretos, em sua opinião, o discurso reprovável do padre Lino Maia ” apenas reproduz o pensamento da famosa ” Doutrina Social da Igreja”…

  • Carpinteiro

    «Vai mudar a fralda»

    Caro JoaoC.
    Tenho reparado que nos seus escritos faz com alguma frequência, referência a peças de roupa íntima de criança.

  • Carpinteiro
  • Carpinteiro

    Caro Fernando.

    Não me faça muitas perguntas que eu já não estou de férias e o tempo já não é o que era!

    Relativamente à Doutria social, sabe melhor do que eu, que ela é um conjunto de ensinamentos que permitem à Igreja assegurar a sua hegemonia, social e politicamente. Pode vir enumerar-me todas as obras sociais de beneficiência e não só, que a Igreja leva a efeito nos vários pontos do país ou do globo. Eu sempre lhe responderei: O único objectivo é: Hegemonia a partir de Roma. Teorias da conspiração? Há muitas, e como diria o Miguel S. Tavares, só são da conspiração enquanto não são provadas. Ora, toda a história da Igreja Católica Apostólica Romana, aponta no sentido que aqui refiro.
    Como o Fernando costuma dizer: – É uma opinião, e é a minha.

    ANTES DA AULA:

    Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

    Professor: Jesus, divino Mestre,

    Todos: iluminai a minha inteligência, dirigi a minha vontade, purificai o meu coração, para que eu seja sempre cristão fiel a Deus e cidadão útil à Pátria.

    Todos: Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

    DEPOIS DA AULA:

    Professor: Graças Vos damos, Senhor,

    Todos: por todos os benefícios que nos tendes concedido. Ámen.

    Professor: Abençoai, Senhor,

    Todos: a Vossa Igreja, a nossa Pátria, os nossos Governantes, as nossas famílias e todas as escolas de Portugal. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.»

  • rayssa gon

    talvez eu va pedir pro padre aqui da paróquia mudar minhas fraldas. quem sabe ele não fique feliz. 😉

  • Carpinteiro

    «…esqueceu-se de mencionar, as que servem para cantar nos coros, porque agora graças á secularização, não lhes permitem castrar meninos órfãos e abandonados para substituir as suas vozes.. »

    E tudo porquê?
    Porque no evangelho (1 Co 14:34-35 ) está escrito: – “As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja.”
    Ou ainda: – “A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.” (1 Timóteo
    2:11-12).
    Dos 66 livros escritos na Bíblia (AT e NT) nenhum foi escrito por mulher – *houve 12 apóstolos: todos homens e nenhuma mulher – *foram 70 os servos escolhidos por Deus (além dos 12 apóstolos) e nenhuma mulher – *(Atos 6) nem o trabalho de servir à mesa (feito pela mulher) Deus permitiu à mulher, mas escolheu 7 varões cheios do Espírito Santo – *na igreja primitiva houve bispos, diáconos, anciãos… e nenhuma mulher.

    – Até para sexo preferem rapazinhos… que sita tão sinistra. Não fora o império económico em que se senta ejá se tinha desmoronado como um velho e gasto baralho de cartas

  • JoaoC

    A hierarquia natural é essa.

    Deus – Pátria – Família.

    São os modelos de hoje que estão pervertidos, tal como estão os básicos que se acham gente que os defendem.

  • antoniofernando

    Caro Carpinteiro:

    Grato pela atenção dispensada àcerca dos seus esclarecimentos sobre a sintonia entre as declarações do padre Maia e a doutrina social da Igreja, globalmente considerada, de acordo com a teoria da conspiração, socraticamente aplicada…

  • Carpinteiro

    Rayssa, não seja mazinha.

    Desviar um escolhido da Vinha do Senhor,TEXTO FONT DIFERENTEdo seu divino caminho, dá direito às penas perpétuas do fogo do Inferno.

    Não arrisque;-)

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    A Santa Igreja Católica não é a favor da pedofilia nem exorta tais práticas.

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Todos diferentes todos iguais.

  • Nihda Galx

    Sempre foi… a Passagem de testemunho de César para Papa, transição do chefe romano para catolico romano, contemplou os tipicos abusos romanos, que alias só mais tarde se consideraram abusos

  • zdg

    Caro Carpinteiro.
    Perfeitamente de acordo. O rol de páginas negras e barbaridades é tão extenso que
    seria infindável a sua narração.
    Obrigado pelo seu aditamento.

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Nihda Galx não, a Santa Igreja Católica não é a favor da pedofilia nem exorta tais práticas no tempo currentemente nem o foi no passado.

  • Andreia_i_s

    Ainda bem que não apanhei com isso tudo.

  • Confrariaalfarroba

    claro que não… claro que não!…
    é tudo boatos que se arrastam desde a idade média….
    um dos maiores boatos (sobre um grande chefe da santíssima igreja católica e apostólica romana … uf!… “ganda” nome) passou a livro – chama-se ele: “dissertação do papa sobre o crime, seguido de orgia” dum senhor chamado de sade.

  • Anónimo

    O Sheik David Munir, imã da mesquita de Lisboa, diz numa entrevista à Fernanda Câncio, que uma adútera que não se arrependa “está a dizer matem-me!”.
    Vejam o vídeo (2′ 45″):
    http://www.youtube.com/watch?v=ZzCfVYbc-vo

  • Confrariaalfarroba

    como é bom recordar os velhos tempos 🙂
    também apanhei com esse lixo discursivo… não tão completo mas idêntico. e quando me recusei a ir à escola…
    houve problemas.
    muitos…
    como é bom recordar os velhos tempos, né? 🙂

  • Jcduarte

    Mas tem dúvidas de que os ocultou e pagou para as vitimas se calarem?

  • Confrariaalfarroba

    a hierarquia pode ser essa… sim. até pode.
    mas para a família ainda tenho de arranjar algum espaço (pelo menos para os mais chegados). para a pátria… nestes últimos anos tenho tido alguns desaguizados com ela (questões de fé e desencanto). deus… eh pá! esse não sei, mesmo, quem é.
    mas agora como tenho lido muitos comentários por estes lados, começo a perceber que é uma coisa parecida com um gambuzino – vai-se à caça deles e nunca se apanham.

  • Carpinteiro

    O que me intriga é que estes fulanos ainda gozam da protecção e apoios do Estado.
    Pudera, comem todos à mesma mesa!

  • Guest

    O que me intriga é que estes fulanos ainda gozam da protecção e apoios do Estado.
    Pudera, comem todos à mesma mesa!

  • Anónimo

    Caríssimo JoaoC:

    A hierarquização modelar que acentua no seu comentário é precisamente aquela que é ordenada para formar homens-bomba…

    • JoaoC

      LOL

      • Anónimo

        Caríssimo JoaoC:Rir em voz alta pode ser a sua opção. Pessoalmente temeria pela minha vida se estivesse ao lado de um homem ou mulher a quem foi prometido virgens no Céu / um lugar bem melhor do que aquele que encontra aqui na Terra / servir a um deus / tornar-se num deus / vida eterna, etc. etc…Que melhor enquadramento mental (primeiro deus, seguido da pátria e, por fim, só depois, aquilo que o pode prender/cativar realmente à terra e à vida…) pode ser utilizado/instrumentalizado – a partir do convénio político-religioso/religioso-político – para lançar o terror?

    • Joao_C

      “Que melhor enquadramento mental (primeiro deus, seguido da pátria e, por fim, só depois, aquilo que o pode prender/cativar realmente à terra e à vida…) pode ser utilizado/instrumentalizado – a partir do convénio político-religioso/religioso-político – para lançar o terror?”

      Não nego. Ainda hoje muitas seitas ditas “cristãs” o fazem.

      Há-de me dizer quantos homens-bomba cristãos explodiram, no nosso país ou na Europa no tempo que essa tríade era socialmente aplicada…

      Há quem se esqueça de uma coisa:

      “1º Mandamento da lei de Deus – Adorar a Deus e amá-lo sobre TODAS as coisas.”

      Evidentemente amá-Lo acima da Pátria e da própria Família, amores secundários que derivam do amor sincero que temos a Deus. Por isso a Igreja ordena que se honre pai e mãe e outros legítimos superiores (no quarto mandamento, extensível ao Estado e seus governantes, cumprindo os deveres de Estado), quando estes são rectos, quando são verdadeiramente correctos na educação dos povos/descendência, quando são a imagem do Soberano do Universo e incitam os povos/descendência a cumprirem a lei de Deus. É por isso legítimo desobedecer a deveres de Estado ou desobedecer até à família quando estes exigem de nós algo que Deus proíbe.

      Como o amor a Deus não se pode traduzir em nada de mau, os que se explodem – numa incorrecta aplicação dessa hierarquia – não O amam nem adoram verdadeiramente. O que é óbvio, sendo falso o “deus” que idolatram…

  • Confrariaalfarroba

    para quem gosta mesmo de temas religiosos. bons temas, claro.
    para quem exige qualidade e seriedade philosófica.
    para quem tem dúvidas sobre a existência do divino.
    quem está interessado em converter-se e tem alguma dificuldade ma escolha da divindade…
    aconselho vivamente A PRIMEIRA IGREJA AMALGAMADA MULTIDIMENSIONAL DO BRASIL (PIA)
    “é um projeto que visa reunir em uma só todas as religiões e cultos “que existiram, existem, e virão a existir nesta e em qualquer outra dimensão, realidade, plano de existência, composição, materialidade, ou anti-materialidade”.

    “A idéia deriva originalmente da série animada Futurama, de Matt Groening, e foi re-imaginada diversas vezes. Ou seja, pode ser ou não que seja uma idéia original por si só.
    O objetivo é produzir escrituras sagradas de cunho multi-teológico, abordando o máximo de visões religiosamente aplicadas possível.”

    http://igrejaamalgamada.blogspot.com/

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Jcduarte isso são conversas de ateus… obviamente que a Santa Igreja Católica ela propria luta contra isso mas são homens que lá estão e os homens também erram, existe uma passagem que nos poderá fazer pensar um pouco e que se encontra em [Mateus 24: 15-16] :
    #########
    Quando virdes, pois, a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, instalada no lugar santo, – o que lê entenda –
    #########

    Ou seja talvez não deveria existir, dizem que existe mas também existe muito esagero em torno de isso e obviamente que a Santa Igreja Católica não é a favor nem exorta tais práticas.

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Ou seja o falso ecumenismo…

  • Confrariaalfarroba

    oh homem…!? qual falso, qual quê?
    você nem sentido de humor tem…
    esses mergulhos que anda a dar na água benta devem estar a fazer-lhe mal…
    falso ecumenismo?!…
    estamos parvos ou quê?
    vá ao site ler e ria-se um bocado…
    se é que é capaz de rir com essas cruzes todas em cima.

    • pedro

      -|- -|-
      M MA

      Sim, afirmativo, o falso ecumenismo que vista querer juntar todas as religiões em uma só quando como todos sabemos a maior parte das religiões inclusive o próprio islamismo deriva tudo da Santa Igreja Católica exceptuando os Judeus em que basicamente a unica coisa que tem em comum é mesmo Jesus Cristo mas que pelas suas ideologias que defendem e suas práticas se tornam incompativeis, dai resultando que uma união teria de ser feita em forma de caso especial de modo que possa haver união mas ao mesmo tempo independencia, um exemplo é o caso dos protestantes que se juntaram com a Santa Igreija Católica, juntaram-se mas ao mesmo tempo permanecem de uma certa forma independentes.

      • Confrariaalfarroba

        será de responder a tal confusão de dados históricos?…
        assim nunca chegarás a sacerdote…

      • pedro

        -|- -|-
        M MA

        Não me parece haver aqui confusão nenhum de dados historicos tal foram referidos.

  • Confrariaalfarroba

    oh JoaoC, tenha dó!…
    eu sei que até não deve ser má pessoa… é do benfica e apoia o seu divino treinador.
    mas terá de concordar comigo que esse seu discurso com a caldeirada da pátria com divindades e família é tão indigesta que nem o cardeal patriarca a come (pelo menos às claras)…
    se o meu amigo escrevesse isso nos finais do século XIX até podia meter o rei a seguir à pátria. ou entre a pátria e o general da guarda real… sei lá, poderia até entalar a coroa real em cima da pátria…!
    mas o problema é que o benfica ainda não tinha nascido nessa altura, não havia televisão para ver a bola ou ouvir os discursos dos nossos ministros… uma chatice pegada.
    o melhor é mesmo actualizar-se com os ensinamentos de vanguarda do vaticano – ou mesmo dos evangélicos… porque não?
    evite é aquele senhor que escreve no diário de notícias. com esse não se aprende nada.
    olhe que estou a falar a sério!…

  • Zeca-portuga

    Caro João C.:

    Não ligue ao que dizem as crianças, sobretudo se tiverem este nivel de educação.

    Dizia a minha avó:

    “Quem se mete com canalha porca acaba sempre borrado!”

  • Zeca-portuga

    Percebo muito bem a sua reclamação, acho que os ateus devem reclamar. A razão é muito simples:

    A grande parte destes ateus são paneleiros. Ora, não é possível saber quem é o homem e quem é a mulher – acho que é feito por sorteio, ou segundo um algoritmo que não conheço (nem quero conhecer).

    Para ser correcto, o dito padre deveria ter dito:

    “Costumo dizer q a igreja precisa mto das mulheres… senão quem é q fazia as limpezas?!”
    Ou vão ser só os paneleiros?

    A avaliar por este comentário, não creio que algumas mulheres estejam aptas, sequer, a uma tarefa tão rotineira como as limpezas.
    Na verdade, a falta de formação cívica, de cultura, de humanidade, de educação e socialização tornou algumas mulheres (como esta, pelos vistos) inábil para a maternidade, já que de humano tudo perderam e até os mais básicos instintos animais estão deturpados.

    Curiosamente, são estas mulheres que reclamam o direito de serem simples máquinas de ordenha descartáveis com receptáculos de esperma em látex!!!!!!!!

    Nota: Acompanhei pelos “media” e falei com alguém que esteve no dito lugar. Não ouvi, a entreposta pessoa ouviu tal declaração.

    • Andreia_i_s

      “A grande parte destes ateus são paneleiros.”

      Para já não tens nada haver com a sexualidade de cada um, se o és, se feliz e não te metas no nariz dos outros e segues a tua vidinha.

      “A avaliar por este comentário, não creio que algumas mulheres estejam aptas, sequer, a uma tarefa tão rotineira como as limpezas.
      Na verdade, a falta de formação cívica, de cultura, de humanidade, de educação e socialização tornou algumas mulheres (como esta, pelos vistos) inábil para a maternidade, já que de humano tudo perderam e até os mais básicos instintos animais estão deturpados.”

      E para avaliar os teus comentários só tenho a dizer que és uma BESTA, sim besta (talvez se concorreres para o lugar de Satanás ganhavas), bárbaro, desumano, incompetente e uma pessoa sem respeito pelos outros. Deves ser ainda na época em que a mulher não tinha direitos nenhuns e, o que homem se glorificava de tudo(sem querer estar a ofender algum homem). Que as mulheres como já referi no meu primeiro comentário, servem para carregar espermatozóides que futuramente serão o ser de um casal. CRESCE uma vez na tua vida.
      Quanto ao saber as tarefas de casa qual é o teu interesse nessa matéria? o que é que isso contribui para a tua felicidade? Ou será que cada um não terá o seu tempo de aprendizagem? Acho que nunca vais entender nada enquanto um dia abrires a tua cabeça, e mais uma vez não tens nada haver com o assunto.
      Quanto a maternidade deves pensar que és um valente do caraças e que serias capaz de suportar um bebé na barriga. Se muitas não agirem como uma mãe (porque todos nós temos uma imagem do que é ser mãe.) é porque PODEM ter problemas psicológicos que deveriam ser tratados com médicos, porque podem ter tido na sua infância uma experiência má ou traumatizante.
      Por isso primeiro antes de dizeres seja o que for ESTÁ CALADO.

  • Zeca-portuga

    “A escola é o palco privilegiado para a inculcação dos valores…” – os defendidos spela Igreja e todos os outros, infelizmente.

    Por este blog se vê que as famílias não têm valores.
    Depois, os progenitores estão muito longe de ser pais. Uns são irresponsáveis, dementes, anti-sociais e incapazes de viver em sociedade (como estes ateístas); outros são vitimas alienadas pelo turbocapitalismo que nem param para pensar. Assim, a escola passou a ser a casa das crianças (segundo a lei, são crianças – todos os indivíduos com menos de 18 anos), o único sitio onde podem ter alguma atenção, numa sociedade de progenitores descartáveis.

    No fundo, a grande maioria das mulheres são barrigas de aluguer de um Estado que cria e educa os filhos, como se fosse uma “casa pia “gigantesca (sem o BIBI e afins, claro!), onde pais os pais se reduzem a progenitores – um dos sonhos amarelos e miseráveis do cabrão do Mão-tse-tung.
    A ganância e a estupidez que se inculcou (essa sim foi inculcada nos actores socais), leva as pessoas a sobreviver e a levar uma vida inútil, desprezível e escrava de uma filosofia que não dá espaço à humanidade e à família, em nome de um suposto bem-estar – uma simples quimera comprada por uma vida desperdiçada em correntes infindáveis de sacrifícios.

    A esta estupidez de vida, eu prefiro o tal: Deus, Pátria, Família, Religião, Glória, Amor” (este é que era o verdadeiro lema, srs historiadores!) , E, fico á espera de que alguém consiga demonstrar que não era melhor do que aquele que hoje norteia estes “zombies viventes”, crentes num ideal de felicidade terrena que, podem confirmar à sua volta, nunca existiu nem existirá, com esta filosofia de vida!

    Enquanto os pais exigirem a que a Escola se adapte ao seu emprego, e não que o emprego se adapte à escola; que os filhos sejam impedidos de ter uma família em nome dos interesses do trabalho, e não que o trabalho se adapte aos interesses da família, do Homem e da sociedade… etc, etec, etc, não passaremos de escravos e gado humano. Enquanto os pais não deixarem de exigir o que deviam de combater, vamos ter discurso apalermados e imbecis, a comentar coisas que não merecem resposta!

  • Zeca-portuga

    Está vossemecê a dizer que as suas filhas existem como “mulheres-de-conforto” do pai. Você la sabe o que se passa na sua casas, mas olhe que nem todas as familias são!!!!!!!!!!

    Fico indignado,porque a minha não é.!

  • Confrariaalfarroba

    zeca
    estás sempre a errar. mais uma vez…
    e
    errar é humano, não é?
    ora se dizes: ““Costumo dizer q a igreja precisa mto das mulheres… senão quem é q fazia as limpezas?!”
    Ou vão ser só os paneleiros? ”
    e tudo isto se passa no interior da tua santa igreja…
    logo aqueles que chamas de paneleiros não são por certo os ateus porque esses não vão lá. serão, pois, os que frequentam a coisa. os crentes…
    estarei errado no raciocínio?

  • Zeca-portuga

    Pode explicar-me em quê esta filosofia de ensino prejudica a pessoa ou se ela e menos recomendável que aquela que fomenta, desculpa e reproduz actos de violencia extrema entre as crianças de hoje?

  • Acavitorino

    Deus e patria….pois..mas familia nao contempla tambem e em parte igual, um membro do sexo oposto?….ou seja uma mulher….ou as crianças irão nascer por obra de espirito santo…..novamente?..onde eu li isto?….mas nem vale a pena comentar o dito pelo senhor padre, foi um desabafo daquele dia…em que queria um par de calças passadas e as mãos que o senhor lhe deu para servirem para tudo, nao têm habilidade para passa-las a ferro.
    Quase que esquecia que ainda nao esta mto longe o tempo em que a mulher era considerada, “criatura”..portanto sem poder intelectual para decidir o que era “bom” para ela…..onde quem decidia seu destino era o pai ou esposo….foi so ha uns 100-150 anitos, que é isto na escala da evolução da humanidade?!!!!

  • Jcduarte

    A tristeza maior é que não é anedota mas sim aquilo que a católica e o PSD pensam.

    Há séculos que as mulheres são a fonte do pecado, gozadas, mal tratadas e exploradas mentalmente pela religião, seja a católica ou a muçulmana, mas pela sua inteligência e dedicação têm conseguido resistir.

    E porque será que a limpeza ainda serve de diminuito para quem dignamente trabalha?
    É a limpeza menos digna que a missa cantada?

    • Carpinteiro

      «… pela sua inteligência e dedicação têm conseguido resistir.»
      Parabéns pela frase.
      Para quem só teve direito a existir porque Adão andava tristonho. Para quem nem divino é, pois é um sub-producto elaborado a partir de uma costelazita do homem. Para quem na primeira oportunidade faz asneira, deixando-se seduzir por uma cobra falante, e pior ainda, leva o “bom” Adão a pecar, espalhando o mal por toda a humanidade que estava para ser parida. Até que nem lhe tem corrido mal a vida.
      – Palavra de joãoportuga.

  • Jcduarte

    peço desculpa: diminutivo.

  • Carlos Esperança

    Durante o salazarismo, a mulher só podia sair para o estrangeiro com autorização do marido. A administração dos bens do casal cabia ao último.

    O marido tinha o direito de abrir a correspondência da mulher (não era violação). O divórcio era proibido. Enfim, cumpria-se a vontade do Deus dos beatos que aqui vêm insultar os livres-pensadores.

  • Carpinteiro

    Caro Acavitorino.

    Nem foi assim há tanto tempo. Antes do 25de Abril de 1974, a mulher, no trabalho, não podia auferir vencimento superior ao do marido!

    A esse respeito há um livro que já ia na 6ª edição (quando eu comprei, há mais de 1 ano), com o título: “PROIBIDO” de António Costa Santos, edições Guerra e Paz.

    A sua leitura, hoje, parece-nos hilariante. Mas era o que se passada em Portugal há 36 anos. Tudo era proibido; beijar no jardim, usar isqueiro, casar com uma enfermeira, enfim. E tudo isso, com a bênção da Santa Madre Igreja, que hoje nos esfrega na cara, que lhe devemos os benefícios da democracia de que hoje usufruimos.

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Não me parece haver aqui confusão nenhuma de dados historicos e o que tens tu haver com isso? Para comentar aqui é necessário ser padre? Não me parece… Como te falei anteriormente se queres dialogar é uma coisa se queres vir com histórias da carochinha é outra. Não existe confusão de dados históricos nem sobre tal me referi.

You must be logged in to post a comment.