Loading
  • 30 de Junho, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

O Vaticano está no Purgatório

O Vaticano continua lutando contra a destruição de sua imagem por causa dos casos de pedofilia dentro da Igreja. Nesta terça-feira, reagiu a uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que na segunda-feira rejeitou um recurso do Vaticano sobre o direito à imunidade que possuem os Estados soberanos.

A Igreja afirmou que vai provar que não pode ser legalmente responsável pelas acções de um padre que teria cometido abusos sexuais.

10 thoughts on “O Vaticano está no Purgatório”
  • antoniofernando

    Cada caso é um caso,e a ICAR não pode obviamente ser responsabilizada institucionalmente em relação a matérias que constituam actos de natureza intrínseca e exclusivamente pessoal dos respectivos agentes. A questão que legalmente se pode colocar não é essa.Tem que ser devidamente balizada e enquadrada,mas reside,no entanto, em saber se à hierarquia da ICAR chegaram ou não avisos ou denúncias de que este ou aquele padre tinha cometido abusos sexuais e se actuou em conformidade com o que a situação impunha. Se negligenciou o dever de cuidado de afastar esses sacerdotes de funções que os pudessem manter na proximidade de crianças que frequentavam locais integrados no domínio eclesial da ICAR, depois de saber dessas denúncias, a sua responsabilidade objectiva é notória. Se, por outro lado, a adopção das regras orientadoras da ” Crimen Sollicitationis” ou da “De delictis gravioribus”, conduziu ao silenciamento desses casos e à rotatividade dos padres abusadores por outras paróquias, facilitando o cometimento de novos crimes de abuso sexual, é por demais evidente que a ICAR também responderá civil e solidariamente, no plano da responsabilidade objectiva, pelos danos que essa conduta omissiva puder ter provocado.Estas são regras legais basilares, não têm nada de novo. A novidade consiste em saber se a ICAR se acha superior às regras da legalidade estrita….

  • Garça

    Por acaso algum Estado onde tenha havido casos de pedofilia, como já muitos estados europeus foram notícia, tem sido responsabilizado por isso? ??? É só para perceber o vosso tipo de sectarismo a analisar a coisa….

  • Nuno F.

    A tddos do “Diário Ateísta” e dos movimentos ateus sugerimos a leitura do artigo e do livro de Anthony Flew. Talvez vos ajude.
    “Como o ateu mais conhecido do mundo mudou de opinião”http://www.ionline.pt/conteudo/55690-filosofia-e-religiao
    Que Deus vos ajude!

  • Carlos Esperança

    Em Portugal o Estado pagou indemnizações a vítimas da Casa Pia por não ter protegido as crianças que tinha à sua guarda.

  • jovem1983

    Caríssima Garça:

    O seu raciocínio teria alguma pertinência se mencionasse a responsabilidade do Estado perante os seus funcionários ou pessoal exterior contratado, ambos com responsabilidades de representatividade, regulados por um quadro legal específico, que por sua vez está enquadrado num quadro legal geral com base constitucional.

  • jovem1983

    Caríssimo Nuno F.:

    Compreenderá certamente o que quer dizer “livres-pensadores”, creio que não necessito explicar porque cairia na redundância do termo.

    Anthony Flew pode ter mudado a sua opinião, como também tantos religiosos deixaram de acreditar em deuses, mas esqueceu-se que a descrença é individual. Por exemplo, eu descreio da sua mundividência e cosmovidência, mas para isso não preciso ou tenho alguém como referência na orientação da minha conduta, dos meus valores, muito menos daquilo em que acredito ou não acredito.

    Responda-me se puder a esta pergunta: Qual é o resultado da complacência religiosa para além de demarcar uma posição específica, que coloca o sujeito religioso próximo de uma ideia de verdade sectária?

  • Pingback: Tweets that mention O Vaticano está no Purgatório :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • ajpb

    PELAS SUAS CARACTERÍSTICAS, NEM SE DEVIA DAR O ESTATUTO DE ESTADO A ESTES POUCOS METROS QUADRADOS DE TERRENO ROMANO QUE PERSISTE EM ALDRABAR TUDO E TODOS PARA ENRIQUECIMENTO MATERIAL E PESSOAL DE ALGUNS.
    COMO SE COSTUMA DIZER:
    VÃO TRABALHAR MALANDROS…

  • Garça

    Carlos Esperança refere que o Estado Português pagou indeminizações às vitimas. Essa é boa! Isso é uma bizarria deste País, não há uma acusação finalizada e já o Estado se adiantou a pagar indeminizações às alegadas vitimas. Conclusão na leitura do acordão é obrigatório então existirem culpados, porque senão houver, então o Estado não tinha de pagar as ditas indeminizações. Ou terá o Estado tentado silenciar as vitimas?

  • jovem1983

    Caríssima Garça:

    Não se esqueça que já houve acusações e condenações relativamente a casos de abuso sexual relacionados com a casa pia, recordar-se-à certamente de Carlos Silvino…

You must be logged in to post a comment.