Loading
  • 9 de Maio, 2010
  • Por Ricardo Alves
  • Laicidade

Protestar

A petição «Cidadãos pela Laicidade» já ultrapassou as 3500 assinaturas. Assine e divulgue o mais amplamente possível.

16 thoughts on “Protestar”

    Pingback: Tweets that mention Protestar :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • antoniofernando

    Não assino.Considero injusta e inadequada a posição que subjaz a essa petição. Existem duas realidades complementares no nosso país: um estado laico e uma sociedade globalmente não laica.Não sou católico, não aprecio pessoalmente Bento XVI e contesto a maior parte dos dogmas católicos e a sua conceptualização teológica ficcionada. Considero Fátima uma mistificação grosseira de Maria de Nazaré e traduzindo uma mensagem intrinsecamente anti-cristã. Mas é a minha legítima opinião.Como democrata, reconheço a quem pensa diferente de mim o mesmo direito de manifestar os seus sentimentos ou devoções religiosas, ainda que e sobretudo se divergentes das minhas. Fátima é uma realidade sociológica não laica que Portugal, enquanto estado laico, deve respeitar. Bento XVI é papa da ICAR. E os católicos, segundo o último census, representam cerca de 85% da população nacional.Mas, para mim, é irrelevante que sejam ou não 85%. Os católicos que ainda acreditam em Fátima são muitos.E aqueles que desejam estar presentes com Bento XVI também. Fátima pode e deve ser criticada. Bento XVI também. Agora, a recusa da tolerância de ponto do dia 13 seria inadmissível. Não é todos os dias que um Papa vem a Portugal. Por isso, não vem nenhum mal ao mundo nem à laicidade se o Estado Português atribuir essa tolerância de ponto.Os católicos têm todo o direito de estar com o seu papa, independentemente da posição desfavorável que tenho por ele…

  • jovem1983

    Caríssimo antoniofernando:

    Temos de reconhecer com respeito que a sua posição é diferente, como reconheceu a validade das posições distintas, e tendo essa consideração pelos demais é o primeiro passo para trocarmos argumentos com respeito e urbanidade.
    Compreendo a sua observação sobre a laicidade do Estado e o comprometimento religioso dos seus cidadãos, bem como a distinção que aponta entre a opinião dos diversos crentes. Noutros comentários deixei explicita a minha indignação sobretudo na posição do governo face à crise, por um lado somos exortados ao trabalho mas por outro são facilitados mais escapes ao mesmo. Muitos consideram que isto moverá à mesma a economia do país, concordo, todavia são sectores pontuais mas, em oposição, paralisam outros sectores de suma importância. Individualmente, não considero neste quadro que esta tolerância de ponto mereça maior indignação do que outras. Por exemplo o comentador Mike escreveu noutro comentário que sabia de fonte segura que havia possibilidade de o governo voltar a conceder tolerância de ponto no dia 4 de Outubro, situação essa que, a acontecer, também merecerá a minha reprovação.
    Sobre o posicionamento do Estado face à parte da visita religiosa, não considero a parte da visita entre chefes de Estados, creio positivo existir a demonstração sã de posições divergentes, certamente concordará, porém em todos os casos deve sempre prevalecer os argumentos e não qualquer defesa incauta e irreflectida das diferentes posições no recurso a outras formas que não sejam as vias do diálogo. Se repararmos a petição é uma dessas formas positivas e democráticas, como também existem disponíveis outras petições a favor da tolerância de ponto para a visita papal.

  • antoniofernando

    Caro Jovem 1983:

    Aprecio muito a sua conduta urbana, séria e inteligente. Julgo que, de todos nós, é aquele que mais bem consegue aprimorar esse sentido de urbanidade. Por mim, confesso-lhe: gostaria de conseguir ser menos reactivo a comentários grosseiros e ofensivos que por aqui andam. Tento debater com argumentos respeitosos, por vezes com alguma contundência meramente instrumental, mas não ofensiva. Às vezes, porém, indigno-me com algumas ofensas, não só desnecessárias,como eticamente censuráveis.E respondo em termos que Cristo reprovaria.Mas sou apenas um humano com muitas deficiências comportamentais. E conseguir engolir aleivosias não é o meu ponto forte.Dito isto,comungamos de posições divergentes quanto ao essencial, no que à tolerânca de ponto concerne.Acho que existe uma dinâmica do movimento novo ateísmo que é louvável. Interpela os crentes para reflectirem sobre as nossas posições. Penso que todos temos a aprender com todos. Sem arrogâncias mas em sentido de fraternidade.Crente em Deus,julgo que somos todos irmãos. Mas, independentemente da minha crença religiosa,seja por via da dimensão espiritual, seja por via do diálogo cívico e democraticamente respeitoso, não temos que nos ” engalfinhar” apenas porque pensamos de forma naturalmente divergente. Por mim, estou disponível para este tipo de debate construtivo e não arruaceiro, com aqueles que, nesse sentido, desejem também aderir. Sou crente e cristão. A minha mulher é ateia e o meu melhor amigo também. Nada me divide de uma pessoa de Bem, seja ela crente, ateia ou agnóstica. Creia-me com a minha estima sincera…

  • sempapasnalingua

    Existem duas realidades complementares no nosso país: um estado laico e uma sociedade globalmente não laica.”

    Se eu percebo bem queres dizer como não laica uma sociedade de crentes.
    Quero discordar de ti por duas rzaões essenciais:
    1 a comunidade de grentes global não existe, existe sim uma comunidade de cidadãos republicanos, unida numa base consensual de valores, a única que torna possível a coesão social necessária e indispensável a uma convivência pacífica e coesa.
    É apenas isto que se pretende com a laicidade, a qual, transcendendo preventivamente todas as clivagens culturais, políticas ou religiosas, não obriga a que todos os cidadãos sejam ateus, como não impede ninguém de gostar de caça e pesca, de petanca ou ir à missa aos Domingos e dias feriados.

    Agora uma pequena sugestão para resolver a quadratura do círculo entre petições a favor ou contra o direito de os amadores de ralis religiosos e adoradores de bonecas voadoras se ausentarem do trabalho, quando deviam cumprir a obrigação de ajudar o país a saír do embaraço económico que nos asfixia:
    em vez de irem no dia 13 a Fátima, porque não bem ir no dia 16? Faziam jus ao dia santo do Senhor (o 7° dia não foi instituido para descanso da obra realizada durante os dias da semana anteriores?
    Dessa maneira os ateus não se importavam, fazia-se a economia desta guerra, e as economias de um dia de trabalho produtivo.
    Sobra ainda a subserviência do Estado republicanamente incorrecta e a massa injectada nas ajudas de custo à visita papal.
    Pessoalmente considero isso um assalto às minhas algibeiras e com a agravante de vir da parte dum Estado que julga poder cometer um crime de roubo legalmente e por cima exigir ser respeitado…religiosamente.
    Agora imagine-se que passávamos a fazer “acomodamentos razoáveis” em Portugal, como se fazem desatrosamente na Eurábia com os adeptos do cameleiro pedófilo e adoradores da lua
    o Domingo continuava feriado para os católicos, o Sábado para os Judeus, a Sexta para a dita cuja seita islamonazi, a Quinta para os taoistas, a Quarta para os Budistas, a Terça para os Animistas, a Segunda para os Raelianos.
    O que é que aconteceria?
    O país paralisava e depois? Depois era uma desgraça completa.
    Estás a ver o absurdo da lógica do comunitarismo étnico/religioso?

    2 Então com mais propriedade se deveria então duma comunidade de adeptos de futebol, muito mais numerosa do que a comunidade de católicos. O que não deixa de ser igualmente falsa como categorização.
    O melhor será mesmo respeitar-se o sábio adágio popular “primeiro as obrigações e só depois as devoções”.

    PS
    Porquê ainda o dia 13 e não outro? Será que é por ser o 13 um dia com tanta carga esotérica e supersticiosa?

    Da Eurábia… com muito humor e mais respeito.

  • sempapasnalingua

    antoniofernando
    Só mais uma pequena achega ao meu comentário.
    Fiz um paralelo entre os adeptos de futebol e a comunidade dos crentes, todas as reiligiões confundidas.
    Tenho de sublinhar que o fervor futebolístico nada deve em intensidade ao fervor religioso dos muitos crentes que reclamam o direito de fazer gazeta ao trabalho para ir a Fátima ou para a praia se estiver bom tempo.
    Para obstar a que o fervor da religião futebolística não venha a colidir com o rendimento esperado dos cidadãos trabalhadores, instituiram que os jogos fossem jogados nos Domingos e feriados a qualquer hora do dia e só à noite durante a semana, isto é, depois das horas normais de trabalho.Correcto não? E assim não temos que proibir o espectáculo do futebol.
    Imagina que a FPF resolvesse fazer jogar um Benfica/ Sporting decisivo para a vitória do campeonato nacional,com os ânimos ao rubro, num dia de semana às 15 horas?
    O que é que aconteceria? O que querem que aconteça com Fátima, demasiada gente ia reclamar feriado para assistirem ao jogo, e o governo oportunista ia ceder, para salvaguardar as simpatias do povo eleitor e pouco lhe importava que o país paralisasse e perdesse milhões de horas de produção duma riqueza que nos faz tanta falta.
    Mas como a religião futebolistica ainda não é considerada uma religião oficial, sugeita-se a respeitar a obrigação e cumprir a liturgia desportiva fora das horas de trabalho, nos momentos consagrados à devoção, sem necessidade de petições derrogatórias nem guerras mediáticas.
    Penso eu de que…
    Sempre do mesmo lado do planeta as habituais saudações.

  • antoniofernando

    sempapasnalíngua:

    Também discordo de ti e não vem nenhum mal ao mundo por causa disso.

    “A COMUNIDADE DE GRENTES GLOBAL NÃO EXISTE, EXISTE SIM UMA COMUNIDADE DE CIDADÃOS REPUBLICANOS, UNIDA NUMA BASE CONSENSUAL DE VALORES, A ÚNICA QUE TORNA POSSÍVEL A COESÃO SOCIAL NECESSÁRIA E INDISPENSÁVEL A UMA CONVIVÊNCIA PACÍFICA E COESA. “

    Não. Existe um estado intrinsecamente laico, no que respeita à organização do próprio Estado. Não vivemos numa teocracia e as leis do país são feitas por um estado que não enforma os seus actos legislativos por osmose com as directivas de qualquer teocracia. Nos países islâmicos,que se regem pela ordem superior dos ditames clericais, a laicidade do estado não existe. Em Portugal existe. Se o Governo entende dar uma tolerância de ponto no dia 13 , não foi porque a ICAR a impôs, mas porque o Estado Português assim decidiu. Se, no nosso código penal, existem previstos vários crimes contra quem ofender sentimentos religiosos, não foi porque as diversas congregações religiosas impuseram, mas porque o Estado Português assim decidiu. Se existe uma Concordata entre Portugal e o Estado da Vaticano, reformulada em 2004, em 33 artigos, foi porque o Estado Português assim decidiu. Não foi porque o Estado do Vaticano ou a Santa Sé impuseram.Podemos discutir o seu conteúdo. Poderia ser matéria interessante de debate. Mas isso é outra questão que não colide com o princípio da livre determinação do Estado Português em aceitar essa Concordata.No artigo 30ª estipula a aceitação de feriados religiosos. Queres também acabar com eles ?

    “2 ENTÃO COM MAIS PROPRIEDADE SE DEVERIA ENTÃO DUMA COMUNIDADE DE ADEPTOS DE FUTEBOL, MUITO MAIS NUMEROSA DO QUE A COMUNIDADE DE CATÓLICOS. O QUE NÃO DEIXA DE SER IGUALMENTE FALSA COMO CATEGORIZAÇÃO”

    Adeptos de futebol e dimensão sociológica da catolicidade em Portugal parecem-te comparáveis ?

    A mim, não. Quanto aos gastos excessivos deste Portugal descontrolado, tens muito por onde começares, no lado profano da nossa portugalidade:

    Bacamartes de construções neste Portugal piroso: Rotundas e rotundinhas nas diversas cidades do país. Reformas socialmente escandalosas. As dos nossos deputados, ao fim de alguns escassos anos de serviço. Pagamentos absurdos e excessivamente onerosos às diversas confrarias profanas das consultorias externas de pareceres. Os milhões despendidos na conspiração lucrativa do caso dos submarinos, enquanto a nossa frota pesqueira mais se degradada. E, por último, para me enquadrar na tua interpelação: os milhões de euros dilapidados sem retorno economicamente justificável nos grandiosos e, na maior parte, pirosos estádios do Euro 2004 , não mereceria, tudo isso, uma análise reflexiva dos efeitos bem mais danosos da estrita laicidade do Estado Português ?…

    Neste conjunto de tópicos, talvez haja,sim, bastas razões para nos sentirmos roubados…

    A questão da ” tolerância de ponto” do dia 13 bate, meu ver, noutro ponto:

    O movimento novo ateísmo quer conduzir as manifestações de religiosidade à esfera de culto doméstico e há alguns militantes mais ousados, e honestos, sem papas na língua, que claramente o assumem.

    Aí é que bato o ponto desta polémica nada inocente.

    Comigo,não vão contar. Não assino.E, sempre que o assunto vier a ser retomado nesta linha de actuação, podem contar com a minha frontal oposição…

  • sempapasnalingua

    Até logo. Vou sair imediatamente e viajar para outra localidade onde lá poderei seguir o jogo do Benfica. Em casa só tenho a RTPI.
    Como estação pública não lhe exijo satisfazer as necessidades dos adeptos da religião da Bola, por isso também eu recolho e sujeito-me ao espaço mediático privado e suponho ser a Sportv.
    Ainda assim, penso que o futebol seja mais laicamente compatível do que as religiões. Não seria tão escandaloso um jogo importante passar na TV pública, que uma missa e outras manifestações prosélitas a que emos de gramar demaciadas vezes.
    Espero que continues a não levar a mal o meu estilo de humor, acredita que é sempre com respeito da tua pessoa.
    Até logo para a continuação da conversa e cumprimentos.

  • antoniofernando

    Sem Papas Na Língua:

    Não levo nada a mal. És contundente mas não insultas. Até me pareces um tipo porreiro. Mas lá por isso não deixo de desejar que o Braga seja campeão…:-)

  • Baal

    “Tento debater com argumentos respeitosos, por vezes com alguma contundência meramente instrumental, mas não ofensiva.”

    Sim ? A mentires com quantos dentes tens ? A provocares de forma mesquinha ?

    Os textos que pediste com tanta máciração estão no outro post ó mentiroso, estou à espera da tal “dialéctica” da aldrabice que “prova” que eu sou um perseguidor dos crentes.

    Tu és mesmo esquisito.

  • antoniofernando

    Olha o Impoluto Patriarca apareceu a rosnar novamente. Ainda não apreendeu que a boca não serve para cloaca o Inqusidor-Mor deste DA. Ai sim, ó Virgem Virtuosa, queres diálogo ? Então põe lá aí as minhas supostas contradições ó pidesco …

  • antoniofernando

    A “COERÊNCIA SISTÉMICA” DO IMPOLUTO BAAL:

    1) MAS, TAL COMO A A ESMAGADORA MAIORIA DE VOCÊS TODOS, DEPOIS NÃO TEVE A CORAGEM DE ENFRENTAR O MAL DENTRO DA PRÓPRIA IGREJA E NISSO, COMO VOCÊS TODOS, FOI CÚMPLICE.

    POR OUTRAS PALAVRAS, É POR SEREM UMA CARNEIRADA QUE A IGREJA ESTÁ COMO ESTÁ.”

    Mas depois o tipinho “arrependeu-se”. E, afinal a ” carneirada ” generalizada não era tanta assim:

    2) “CLARO QUE SIM. NA IGREJA CATÓLICA EXISTEM MILHÕES DE CRENTES HONESTOS E MORAIS QUE RECONHECEM OS PROBLEMAS DA IGREJA.”

    Viram, o impoluto Baal a mudar a agulha 360º?

    Mas há mais:

    3) “MAS, TAL COMO A A ESMAGADORA MAIORIA DE VOCÊS TODOS, DEPOIS NÃO TEVE A CORAGEM DE ENFRENTAR O MAL DENTRO DA PRÓPRIA IGREJA E NISSO, COMO VOCÊS TODOS, FOI CÚMPLICE” (referia-se o tipinho a Oscar Romero)

    Afinal de ” milhões de crentes honestos e morais que reconhecem os problemas da igreja”, o tipinho voltou a desatinar. Demasiado chuto nas veias ou absoluta esquizofrenia paranóide? Que venha o Diabo e escolha…

    4) “COMO SE OS CRENTES SE PREOCUPASSEM MUITO COM QUESTÕES DE ÉTICA.

    A SUA ÚNICA PREOCUPAÇÃO É QUE ALDRABICE VÃO INVENTAR MAIS PARA TENTAR REMENDAR A MÁ REPUTAÇÃO DA IGREJA COM MAIS UMA DESCULPA ESFARRAPADA.”

    Tão criterioso, tão justo, tão ” pouco generalizante” a impoluta abencerragem…

    5) “EU HONRO MAIS ESSES MÀRTIRES CRISTÂOS PERSEGUIDOS PELA IGREJA DO QUE VOCÊS CRENTES QUE VERGAM A CERVIZ, AO PONTO DA CUMPLICIDADE, A TUDO O QUE EMANE DE ALGUÉM COM GALÕES NA SOTAINA. AO PONTO DE ENTREGAREM À MORTE OU À DEGRADAÇÃO OS VOSSOS MAIS HONRADOS IRMÃOS. NISSO VOCÊS NÃO PASSAM DE FARISEUS.

    Tão capaz de separar o trigo do jóio…

    6) a )”CLARO QUE SIM. NA IGREJA CATÓLICA EXISTEM MILHÕES DE CRENTES HONESTOS E MORAIS QUE RECONHECEM OS PROBLEMAS DA IGREJA.”

    b) “MAS, TAL COMO A A ESMAGADORA MAIORIA DE VOCÊS TODOS, DEPOIS NÃO TEVE A CORAGEM DE ENFRENTAR O MAL DENTRO DA PRÓPRIA IGREJA E NISSO, COMO VOCÊS TODOS, FOI CÚMPLICE”;

    c)”NÃO SE CONFUNDIRÁ NA MEDIDA EM QUE SE DISTANCIE DOS SEUS ERROS. NA MEDIDA EM QUE APOIE INCONDICIONALMENTE A SUA HIERARQUIA, COMO COSTUMA SER O CASO EM 99% DOS CATÓLICOS, MESMO DOS QUE NÃO CONCORDAM COM ELA, AUTOMATICA E DELIBERADAMENTE ESTÀ A CONFUNDIR-SE COM ELA E COM TODOS OS SEUS ERROS.

    7) Comentário de Mike sobre Baal:

    “MEU CARO BAAL:

    EH PÁ, TU PASSA-TE!
    TU QUERES QUE EU LEIA O QUE TU ESCREVESTES?
    ÉS MALUQUINHO OU DOENTE?

    TENS DITO IMENSAS VEZES, E ESTÁ IMPLÍCITO EM TODAS OS TEUS COMENTÁRIOS, QUE A IGREJA É UM ANTRO DE PEDOFILIA, QUE TODA A IGREJA ESTÁ IMPLICADA NO “ENCOBRIMENTO” DOS ABUSADORES, QUE ISTO JÁ É UM ASSUNTO DE MUITOS SÉCULOS, QUE É PERIGOSO DEIXAR AS CRIANÇAS APROXIMAR-SE DOS PADRES, QUE OS CRENTES SÃO UNS ALIENADOS E DEMENTES, QUE A IGREJA É UMA CAMBADA DE MENTIROSOS, E POR AÍ FORA.
    AGORA VENS ARMAR-TE EM MODERADO OU MAIS DEMOCRATA QUE JACOBINO?

    ESTÁS DOENTE OU PIFASTE DA MONA?”

    7) “SABICHÃO BAAL:
    PELOS VISTOS NÃO SOU APENAS EU QUE NÃO TENHO PACHORA PARA VOSSA EXCELENCIA SABICHONA.”

    Comentário de Zeca Portuga…

    8) SÍNTESE FINAL:

    O Impoluto Torquemada, não só é incoerente, e javardo,como, acima de tudo, revela reiterado mau carácter. E não sou só eu quem não tem paciência para o aturar…

  • antoniofernando

    Resumindo: Para Baal, os crentes são ” uma carneirada” , a ” esmagadora maioria”, mas, afinal, na ICAR, segundo ele, ” existem milhões de crentes honestos e morais que reconhecem os problemas da igreja”.

    Sim ou não ? Ou talvez sim ou talvez não ? Depende dos humores do Baal:

    ” Como se os crentes se preocupassem muito com questões de ética”

    Aqui acordou mal disposto…

    E aqui também:

    ” Eu honro mais esses mártires cristãos perseguidos pela igreja do que vocês crentes.”

    Tudo ” farinha do mesmo saco”, não é ó criterioso e justo Baal ?

    99% dos católicos, para o tipinho, ” apoiam incondicionalmente a sua hierarquia”

    Afinal, onde páram os tais ” mlhões de crentes honestos e morais que reconhecem os problemas da Igreja”

    Depende do lado para que o Baal virar o braço quando atira para a veia…

    Internem este gajo já e depressa…

  • Baal

    Passaste para aqui a tua guerra pessoal contra mim meu taradão ?

    Está bem, também posso passar as minhas respostas minha histérica.

    Sim, reconheço que errei no número 99%, disse-o a pensar nos que frequentam o blog, em que 99% são MESMO assim.

    Entretanto o essencial mantenho.

    A esmagadora maioria dos católicos, não sei exactamente a percentagem, torna-se cúmplice dos crimes dos seus chefes, ao não os reconhecer e repetindo as suas desculpas esfarrafadas. Isto apesar de TU PRÓPRIO reconheceres que, por exemplo no caso do encobrimento da pedofilia esses crimes estarem publicamente comprovados.

    Entretanto, os católicos são cerca de um bilião e cento e tal milhões (mil e cem milhões), ora temos de reconhecer que milhões, se calhar centenas de milhões, são honesntos e reconhecem os crimes da igreja, como os excelentes padres da teologia da libertação e muitos outros.

    “” Eu honro mais esses mártires cristãos perseguidos pela igreja do que vocês crentes.”
    Tudo ” farinha do mesmo saco”, não é ó criterioso e justo Baal ?”

    Se eu estou a dizer que honro os mártires cristãos perseguidos pela verdade mas que na igreja existem outros crentes que os perseguem SÓ UMA BESTA DE UM ATARSADO MENTAL COMO TU É CAPAZ DE DIZER QUE EU NÃO FAÇO A DISTINÇÃO.

    Capisci ? Ser perseguido não é a mesma coisa que perseguir. Caçar não é a mesma coisa que ser caçado. Dar não é a mesma coisa que receber.

    É assim TÃO difícil de perceber ?

    Começo a pensar se não serás mesmo atrasado mental

    Posto isto, o mais estúpido de tudo é que tu estás constantemente a dizer coisas parecidas.

    Já aqui disseste, por exemplo, que está publicamente provado que a direção da igreja e o próprio papa são culpados de encobrimento no caso da pedofilia.

    Já aqui disseste, por exemplo, que a igreja cometeu erros doutrinários graves.

    Ora, ao dizer a igreja, automaticamente estás a dizer a maioria da sua estrutura de comando e a maioria dos crentes que segue essa estrutura de modo não critíco e maquinal. Menos, claro, os crentes honestos e conscientes, como o padre da Lixa, Boff etc, que reconhecem e tentam corrigir esses erros, mas que toda a gente sabe serem uma MINORIA na estrutura d aigreja.

    Isto é EXACTAMENTE o que eu digo. Mas quando EU o digo, o maluquinho começa a dizer que EU sou perseguidor. Perseguidor por dizer mais ou menos as mesmas coisas que ele diz.

    Este gajo é mas é doido.

  • Baal

    FINALMENTE !

    Depois de meses de insultos cobarde de toca e foje, o cabrãozinho finalmente tem a coragem de dizer em que é que baseia a sua constantes provocações.

    Vejanos então as tuas parvoíces.

    “!A “COERÊNCIA SISTÉMICA” DO IMPOLUTO BAAL:

    1) “MAS, TAL COMO A A ESMAGADORA MAIORIA DE VOCÊS TODOS, DEPOIS NÃO TEVE A CORAGEM DE ENFRENTAR O MAL DENTRO DA PRÓPRIA IGREJA E NISSO, COMO VOCÊS TODOS, FOI CÚMPLICE.

    POR OUTRAS PALAVRAS, É POR SEREM UMA CARNEIRADA QUE A IGREJA ESTÁ COMO ESTÁ.”

    Mas depois o tipinho “arrependeu-se”. E, afinal a ” carneirada ” generalizada não era tanta assim:

    2) “CLARO QUE SIM. NA IGREJA CATÓLICA EXISTEM MILHÕES DE CRENTES HONESTOS E MORAIS QUE RECONHECEM OS PROBLEMAS DA IGREJA.”

    Viram, o impoluto Baal a mudar a agulha 360º? “”

    Só uma besta como tu poderia dizer isso.

    MANTENHO TUDO SEM MUDAR UMA VÍRGULA E NÃO HÁ QUALQUER INCOERÊNCIA.

    Sim, a maior parte dos católicos são uma carneirada sem escrúpulos. Por exemplo continuama negar o envolvimento do papa e da cúpula da igreja no encobrimento da pedofilia.

    Ora como TU próprio admites, esse encobrimento está publicamente comprovado. Logo, quem não admita uma coisa que é está provada públicamente só para lamber a sbotas aos chefes é uma carneirada sem escrúpulos. Qual é a dúvida ?

    Entretanto, como existem cerca de um bilião e cem milhões de católicos não é incoerência minha reconhecer que de facto existem MILHÔES, se calhar DEZENAS ou CENTENAS DE MILHÔES que são honestos e reconhecem os problemas da igreja.

    Importas-te de explicar onde está a incoerência ?

    “Mas há mais:
    3) “MAS, TAL COMO A A ESMAGADORA MAIORIA DE VOCÊS TODOS, DEPOIS NÃO TEVE A CORAGEM DE ENFRENTAR O MAL DENTRO DA PRÓPRIA IGREJA E NISSO, COMO VOCÊS TODOS, FOI CÚMPLICE” (referia-se o tipinho a Oscar Romero)

    Afinal de ” milhões de crentes honestos e morais que reconhecem os problemas da igreja”, o tipinho voltou a desatinar. Demasiado chuto nas veias ou absoluta esquizofrenia paranóide? Que venha o Diabo e escolha…”

    Sim, a esmagadora maioria do bilião e cem milhões de católicos não teve a coragem de enfrentar o mal dentro da igreja. È por isso que a igreja é agora arrastada pelos tribunais criminais. Foi por isso que colaborou activamente no passado com as ditaduras.

    Mesmo um grande homem como Romero, que pertence à minoria dos tais milhões de católicos honestos, não teve a coragem de fazer directamente frente ao vaticano e ao papado. Papado este que estava a colaborar activamente com os homens que o mataram. Sim, Romero era um grande homem. Sim, ma stambém cometeu erros e o maior foi não ter tidoa coragem de chamar os bois pelos nomes e enfrentado o mal DENTRO da igreja, a começar pelo que morava no gabinete do papa.

    Onde está a contradição ?

    “4) “COMO SE OS CRENTES SE PREOCUPASSEM MUITO COM QUESTÕES DE ÉTICA.

    A SUA ÚNICA PREOCUPAÇÃO É QUE ALDRABICE VÃO INVENTAR MAIS PARA TENTAR REMENDAR A MÁ REPUTAÇÃO DA IGREJA COM MAIS UMA DESCULPA ESFARRAPADA.”

    Tão criterioso, tão justo, tão ” pouco generalizante” a impoluta abencerragem…”

    Mesmo um completo idiota como tu percebeu perfeitamente que nessa frase eu me estava a referir, precisamente, aos crentes que “tentam remendar a má reputação da igreja com mais uma desculpa esfarrapada” a começar pelos que frequentam o blog.

    Simplesmente, mais uma vez, estás a fazer-te de ainda mais estúpido do que já és e finjes que não compreendes o sentido de uma frase que se explica a si mesma.

    Onde está a contradição ? Não tenha culpa que te armes em estúpido.

    “5) “EU HONRO MAIS ESSES MÀRTIRES CRISTÂOS PERSEGUIDOS PELA IGREJA DO QUE VOCÊS CRENTES QUE VERGAM A CERVIZ, AO PONTO DA CUMPLICIDADE, A TUDO O QUE EMANE DE ALGUÉM COM GALÕES NA SOTAINA. AO PONTO DE ENTREGAREM À MORTE OU À DEGRADAÇÃO OS VOSSOS MAIS HONRADOS IRMÃOS. NISSO VOCÊS NÃO PASSAM DE FARISEUS.”
    Tão capaz de separar o trigo do jóio…”

    Mais uma vez agarras numa frase que se autoexplica – existem crentes cristãos que são mártires pela verdade e são perseguidos por outros crentes que tentam ocultar os crimes da igreja. A frase é óbvia. Não tenho culpa que sejas uma besta e não compreendas nada.

    Onde está a dúvida ? A separação do trigo do joio está implícita visto que na MESMA frase, eu digo que uns são mártires e outros perseguidores desses mártires. Maior separação que entre perseguidos e perseguidores não pode haver.

    Não acredito que sejas tão anormal que não consigas perceber uma coisa tão simples. Tu estás simplesmente a PROVOCAR, não é meu cabrãozinho ?

    “6) a )”CLARO QUE SIM. NA IGREJA CATÓLICA EXISTEM MILHÕES DE CRENTES HONESTOS E MORAIS QUE RECONHECEM OS PROBLEMAS DA IGREJA.”

    b) “MAS, TAL COMO A A ESMAGADORA MAIORIA DE VOCÊS TODOS, DEPOIS NÃO TEVE A CORAGEM DE ENFRENTAR O MAL DENTRO DA PRÓPRIA IGREJA E NISSO, COMO VOCÊS TODOS, FOI CÚMPLICE”;

    c)”NÃO SE CONFUNDIRÁ NA MEDIDA EM QUE SE DISTANCIE DOS SEUS ERROS. NA MEDIDA EM QUE APOIE INCONDICIONALMENTE A SUA HIERARQUIA, COMO COSTUMA SER O CASO EM 99% DOS CATÓLICOS, MESMO DOS QUE NÃO CONCORDAM COM ELA, AUTOMATICA E DELIBERADAMENTE ESTÀ A CONFUNDIR-SE COM ELA E COM TODOS OS SEUS ERROS.”

    Posso ter errado nos 99%, devem ser menos. Errei devido ao facto de 99% dos católicos que freuqentam o blog serem realmente assim. Mas mantenho que a maioria dos católicos, não sei exactamente a percentagem, não se distancia dos erros da igreja no sentido em que continua repetir as mentiras e desculpas esfarrapadas dos seus chefes mesmo quando, CONFORME TU PRÓPRIO ADMITES os seus crimes estão publicamente comprovados.

    Entretanto, apesar de serem uma minoria, milhões de católicos são honestos e morais e reconhecem os crimes d aigreja, como Boff, o padre da lixa e muitos outros. São uma minoria mas são milhões, não podemos ignorar que eles exitem e eu reconheço e honro a sua honestidade.

    Importavas-te de explicar onde está a contradição ?

    ““7) Comentário de Mike sobre Baal:
    “MEU CARO BAAL:
    EH PÁ, TU PASSA-TE!TU QUERES QUE EU LEIA O QUE TU ESCREVESTES?
    ÉS MALUQUINHO OU DOENTE?
    TENS DITO IMENSAS VEZES, E ESTÁ IMPLÍCITO EM TODAS OS TEUS COMENTÁRIOS, QUE A IGREJA É UM ANTRO DE PEDOFILIA, QUE TODA A IGREJA ESTÁ IMPLICADA NO “ENCOBRIMENTO” DOS ABUSADORES, QUE ISTO JÁ É UM ASSUNTO DE MUITOS SÉCULOS, QUE É PERIGOSO DEIXAR AS CRIANÇAS APROXIMAR-SE DOS PADRES, QUE OS CRENTES SÃO UNS ALIENADOS E DEMENTES, QUE A IGREJA É UMA CAMBADA DE MENTIROSOS, E POR AÍ FORA.
    AGORA VENS ARMAR-TE EM MODERADO OU MAIS DEMOCRATA QUE JACOBINO?
    ESTÁS DOENTE OU PIFASTE DA MONA?”

    Estás portanto a falar do mesmo Mike que, apesar de TU próprio admitires que as provas contra o vaticano são públicas e óbvias continua a negar tudo de maneira despudurada ? O mesmo que diz que admitir que a igreja errou no encobrimento é PERSEGUIR a igreja ?

    Não tens uma testemunha mais fiável ?

    Só falta pores o zeca portuga a depor contra mim.

    Sabes onde podes enfiar “testemunhas” desse calibre ?

    “7) “SABICHÃO BAAL:
    PELOS VISTOS NÃO SOU APENAS EU QUE NÃO TENHO PACHORA PARA VOSSA EXCELENCIA SABICHONA.”
    Comentário de Zeca Portuga…

    Porra ! Não acredito ! Não é que chamaste mesmo o zeca portuga ?

    O mesmo que diz que a inquisição foi uma coisa porreira, que os católicos belgas que formaram uma divisão das SS fizeram muito bem porque foi uma boa oportunidade de espancar comunas e homosexuais, que diz que os ateus, comunas e homosexuais assumidos deviam ser espancados etc etc etc ?

    Realmente, só para me provocares és capaz de descer muito baixo. Até ás profundezas do ridículo.

    “8) SÍNTESE FINAL:
    O Impoluto Torquemada, não só é incoerente, e javardo,como, acima de tudo, revela reiterado mau carácter. E não sou só eu quem não tem paciência para o aturar…

    Em resumo, o que eu digo, e tu pastaste, é que a maiorira dos católicos comporta-se como uns animais, encobrindo os crimes da igreja. Mas que, existindo um bilião e cem milhões de católicos, mesmo assim existem MILHÕES, se calhar até CENTENAS DE MILHÔES de católicos honestos que até arriscam a vida pela verdade.

    Entretanto, alguns destes excelentes homens cometeram o erro de não enfrentar directamente o papado o que por vezes foi fatal para eles próprios, porque foram verdadeiros sacos de pancada sem que, por escrúpulo de contrariar o papa, se pudessem defender. Nisso fizeram um mau serviço à igreja e a eles próprios. Como Romero, que em tudo o resto foi um grande homem.

    Tudo isto é claro como a água e não tem nenhuma contradição. Tu próprio, em muitos assuntos, directa ou indirectamente, dizes coisas semelhantes.

    a própria “testemunha” que chamaste contra mim, o famigerado Mike, o confirma.

    Ou seja, os teus ataques de maluquinho em te pões a insultar-me, são apenas isso. Ataques de um pobre maluco.

    Pelo que te digo francamente para ires marrar com um comboio.

  • antoniofernando

    ” A COERÊNCIA SISTÉMICA DO IMPOLUTO BAAL” ( PARTE II)

    Para o impoluto, virginal e imaculado Baal, os crentes são ” uma carneirada” , na percentagem e 99%, a ” esmagadora maioria”, mas, afinal, na ICAR, segundo ele, ” existem milhões de crentes honestos e morais que reconhecem os problemas da igreja”.

    Isto chega para desmascarar a “carraça” pidesca, mas,se for preciso muito mais,é só uma questão de perder algum tempito que arranjarei dele contradições de sobra para o cilindrar como ele merece. Tiveste azar comigo ó ” carraça” avacalhada. Rosna para aí à vontade que só me fazes divertir…

You must be logged in to post a comment.