Loading

AAP – Correio dos sócios

A laicidade não é respeitada. Os atropelos são cada vez mais frequentes, como o demonstra este email de um leitor:

O meu nome é (…), sou residente no Concelho de Marco de Canaveses e quero relatar o sucedido em duas escolas e respectivos jardins de infância nas freguesias de Constance e Sobretâmega. Para além destas, pode haver acontecimentos similares, dos quais não tenho o devido conhecimento.

Dirigindo-me agora ao assunto essencial e o motivo pelo qual vos escrevo: No final deste ano lectivo, nas escolas: E.B.1/J.I Rua Direita em Sobretâmega e na E.B.1/J.I do Ladário em Constance, foi tomada a decisão de levar as crianças a uma missa de fim de ano escolar.

É mais um atentado à laicidade, que já nem me surpreende, tendo em conta conta a recorrência deste tipo de acontecimentos. Custa-me a entender como é possível, as entidades que regulam os referidos estabelecimentos de ensino, tomarem opções deste tipo, que mistura a religião com o ensino, numa forma lamentável de doutrinação a quem é tão facilmente influenciável. Preocupa-me que aparentemente não hajam nestas escolas (pelo menos nas que referi), alguém sensato e que levante uma voz de razão e oposição relativamente a estas situações que continuam a persistir no nosso país.

Deixo-vos com os meus melhores cumprimentos esta mensagem, com uma informação que me pareceu ter a obrigatoriedade de chegar ao vosso conhecimento.

 

1 thoughts on “AAP – Correio dos sócios”
  • Catarina Pacheco Rodrigues

    É muito difícil… somos “massacrados” quando nos fazemos ouvir… devia de existir MULTAS para as instituições que não respeitam a laicidade… Depois de reclamar… ainda é mais vergonhoso a forma como continuam a provocar com outras actividades religiosas… e… como podemos nós lutar pela laicidade? O apoio para os pais que não querem educar os seus filhos numa religião é nulo… Já me aconteceu… reclamei…. foi publicitado no jornal de noticias, tive o apoio da vossa associação AAP, da Dgest, e mesmo do governo, que interditaram a escola de fazer uma missa na escola…. mas logo de seguida em Maio voltaram a colocar cartazes na vitrina da escola, publicidade ao mês de Maria…. não será provocatório para quem reclama…. A conclusão que tiro é que enquanto não fizerem mais…. estes abusos vão continuar… e nós que reclamamos seremos criticados…. Não me arrependo do que fiz, voltaria a fazer… vou continuar a reclamar…. mas enquanto não tomarem outras medidas a nossa força é quase nula….

You must be logged in to post a comment.