Loading

Fátima não promove a fé, apenas o obscurantismo

Dados da Universidade Católica

Segundo a Universidade Católica Portuguesa, os católicos têm estado a diminuir, em Portugal:
– «Este trabalho revelou que de 1999 a 2011 os católicos diminuíram 7,4% passando de 86,9% da população para 79,5%.»

– «Ao contrário da tendência de diminuição de católicos, duplicou a percentagem de pessoas com uma religião diferente da católica (2,7% em 1999 para 5,7% em 2011), assim como cresceu o número de pessoas sem qualquer religião (de 8,2% para 13,2%), um aumento que se sentiu em todas as categorias: os indiferentes passaram de 1,7% para 3,2%, os agnósticos de 1,7% para 2,2% e os ateus de 2,7% para 4,1%.»

– «A autonomia face às religiões é o traço mais saliente juntando os que sublinham como “não concordo com a doutrina de nenhuma igreja ou religião” (32,7% dos casos), “não concordo com as regras morais das igrejas e religiões” (22,2%), e “prefere ser independente face às normais e práticas de uma religião” (21,1%).»

– «Os investigadores descobriram ainda que os não crentes e crentes são maioritariamente mais novos, enquanto os católicos estão distribuídos por todos os escalões etários, mas cada vez mais envelhecidos.»

– «O estudo aponta ainda que 80% dos católicos vivem em zonas rurais, 66% em zonas urbanas, enquanto as outras religiões se concentram em zonas urbanas.»

Isto é: lá para meados deste século, os católicos serão menos de 50% da população.

Mas como os católicos estão cada vez mais envelhecidos, como mostra o estudo, teremos uma progressão menos aritmética e mais geométrica. Logo, daqui a 20 ou 30 anos, é possível que os católicos sejam menos do que 50% da população…

Outras igrejas têm crescido, como também mostrou o estudo, mas é mais a partir da decomposição do catolicismo. Menos de metade dos trânsfugas do catolicismo é que passam para outras igrejas…

Ateus e correlativos têm crescido, sendo cerca de 10% da população.

4 thoughts on “Fátima não promove a fé, apenas o obscurantismo”
  • Democrata

    Boas notícias!

  • carlos cardoso

    Algo confuso.

    Se a percentagem (não o número!) de pessoas sem qualquer religião é de 13.2%, então a de pessoas com religião é de 86.8%. Se juntarmos os que não concordam com a doutrina de nenhuma igreja ou religião, os que não concordam com as regras morais das igrejas e religiões e os que preferem ser independentes face às normais e práticas de uma religião, chegamos a 76% da população, o que quer dizer que mais de 60% dos que têm uma religião não concordam com ela!

    E se a percentagem de pessoas sem qualquer religião é de 13.2%, então ateus e correlativos são 13.2% e não 10%.

    • JoseMoreira

      Peço desculoa: “sem qualquer religião” não imlica, necessariamente, ser ateu. Um indivíduo pode não ter religião, mas acreditar num deus qualquer. Ou no da Bíblia, mesmo ser ser religioso. Ou ter, como um comentador que nos deixa saudades, um deus só para si, o chamado “meu conceito de deus”.

      • carlos cardoso

        Não precisa de pedir desculpa. Tem razão. Eu não estava a incluir os sem qualquer religião entre os ateus e sim entre os correlativos, o que é mais subjectivo…

You must be logged in to post a comment.