Loading

O feriado do Corpo de Deus

O exótico feriado traz-me à memória os ensinamentos das catequistas da minha infância.

«Deus está em toda a parte».

A deformidade do corpo deve acompanhar o delírio da sua representação antropomórfica. Ainda que ocupe só o Planeta que habitamos, não se pode esperar de tal corpo menores malformações do que as que sofre a Terra.

Pretendem alguns celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, um processo alquímico que nas mãos de um consagrado clérigo transforma uma rodela de pão ázimo em corpo e sangue do Deus-filho, transformação que só crentes radicais conseguem notar.

A Igreja católica, que se pela por milagres, mistérios e comemorações, em vez de celebrar o corpo de Deus de uma só vez, podia festejá-lo em peças, ao osso, ao músculo, ao nervo, à víscera ou ao órgão.

Bastava fazer a Deus o que faz à mãe da estrela da companhia, JC. O sagrado coração, a ascensão, a assunção, o parto e as viagens de burro são objeto de comemorações.

Há poucas coisas tão estúpidas como as religiões.

3 thoughts on “O feriado do Corpo de Deus”
  • Democrata
  • João Pedro Moura

    CARLOS ESPERANÇA disse:

    1- «Pretendem alguns celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, um processo alquímico que nas mãos de um consagrado clérigo transforma uma rodela de pão ázimo em corpo e sangue do Deus-filho, transformação que só crentes radicais conseguem notar.»

    Esse processo alquímico-eclesiástico chama-se transubstanciação, pela qual a hóstia (pão) e o vinho se transubstanciam em corpo e sangue de Cristo, respetivamente, na consagração eucarística…

    …No dizer da clericalha tartufa…

    De facto, é perfeitamente crível: com a elevação dos cálices da hóstia e do vinho, pelo sacerdote, durante a missa, estas matérias transformam-se em corpo e sangue de Cristo. Logo!
    Crível…

    …Mas demasiado parecido com o canibalismo e o vampirismo…
    Assumir a comunhão com Cristo através dum processo antropofágico…enfim, mais valia assumir a doutrina através das ideias e das práticas…

    Imaginem uma pessoa assumir as ideias dum dirigente… comendo-o, ou, pelo menos, comendo partes do seu corpo…

    Imaginem os esposos, em plena comunhão de ideais de vida e de amor… comendo-se um ao outro…
    Isto tem algum jeito?!…

    2- «Há poucas coisas tão estúpidas como as religiões.»

    Eu costumo dizer melhor: a religião é a coisa mais estúpida do mundo… e arredores!…

  • João Pedro Moura

    Por escrever sobre a Igreja católica, lede este excecional artigo de António Lobo Antunes, publicado na revista VISÂO, de 8 de junho, em que ele arrasa a ICAR…
    http://visao.sapo.pt/opiniao/2017-06-15-Isto-nao-e-uma-cronica-e-um-vomito-de-indignacao

You must be logged in to post a comment.