Loading

O ateísmo e o ódio religioso

O ateísmo e o ódio sectário

A perseguição aos cristãos coptas do Egito é um lento e metódico processo genocida que tem por objetivo eliminar 10% da população deste país (Percentagem estimada de cristãos).

Os ateus não podem ficar indiferentes perante as perseguições religiosas. O direito às crenças, descrenças e anti-crenças é um princípio que os Estados democráticos não podem deixar de defender.
A defesa do pluralismo, a recusa de verdades únicas e a solidariedade para com aqueles cujas superstições combatemos, é apanágio dos democratas.

A ausência de proselitismo distingue os ateus, mas é na solidariedade para com as vítimas do ódio sectário que o humanismo ateu se manifesta.

O repúdio pelo terrorismo religioso só é comparável à solidariedade para com as suas vítimas, sejam quais forem a s suas convicções ou a ausência delas.

1 thoughts on “O ateísmo e o ódio religioso”
  • João Pedro Moura

    CARLOS ESPERANÇA disse:

    1- «Os ateus não podem ficar indiferentes perante as perseguições religiosas. O direito às crenças, descrenças e anti-crenças é um princípio que os Estados democráticos não podem deixar de defender.»

    Eu sou indiferente, enquanto ateu, às “perseguições religiosas”…
    Ateísmo é a defesa intelectual da negação de deuses. Mais nada…
    Tu é que estás a misturar ateísmo com “democracia” e respeitabilidade cívica…

    2- «A defesa do pluralismo, a recusa de verdades únicas e a solidariedade para com aqueles cujas superstições combatemos, é apanágio dos democratas.»

    Pois, mas isso não é ateísmo, nem tem que ser característica de ateus…
    O “pluralismo” e a “solidariedade” que focaste é apanágio dos liberais, mais do que dos democratas…
    No Irão, existe um sistema democrático, mas não liberal nem de liberdade religiosa…
    Noutros países islâmicos há sistemas democráticos, mas desrespeitadores da liberdade religiosa da comunidade islâmica, que punem a apostasia ou críticas ou divergências da religião…

    3- «A ausência de proselitismo distingue os ateus, mas é na solidariedade para com as vítimas do ódio sectário que o humanismo ateu se manifesta.»

    Não há “humanismo ateu”. Há humanismo. Dentro deste, há de tudo: liberais, portanto, humanistas, ateus que são humanistas, religiosos que também são, etc.

You must be logged in to post a comment.