Loading
  • 11 de Abril, 2016
  • Por Carlos Esperança
  • Laicidade

Laicidade e laicismo

O padre Anselmo Borges, catedrático jubilado de Filosofia da FLUC, no último artigo semanal, no DN, (sábado p.p.) afirma que existe diferença entre laicidade e laicismo, defendendo a laicidade e condenando o laicismo.

Recorre, aliás, ao Dicionário de Língua Espanhola da Real Academia Espanhola, na sua última edição, que consagra a diferença, como fonte de prova para insistir num artifício semântico que serve a defesa dos privilégios de que a Igreja católica goza em Portugal, perguntando-se ainda se não haverá “uma deriva para confundir laicidade e laicismo”.

Se há deriva, como se verifica no Dicionário supracitado, é para dissolver o conceito de laicidade, consagrado constitucionalmente e torpedeado, na prática, pelo poder central e local, insistindo em exibir clérigos católicos nas cerimónias oficiais.

Não há laicismo mau e laicidade boa porque o laicismo defende a exclusão da influência da religião no estado, na cultura e na educação e tende a emancipar as instituições estatais do carácter religioso, postura que respeita as crenças, descrenças e anti crenças, e a laicidade é apenas o modo concreto da tradução e aplicação prática do laicismo.

A adjetivação da laicidade (positiva, reta, tolerante…) é um outro expediente, frequente, para capturar o laicismo, o conceito filosófico que a legitima.

Sem quebra do respeito e estima pessoal pelo Prof. Anselmo Borges, de quem sou leitor assíduo, abdicar do contraditório ao subterfúgio clerical que tem absolvido a assalto aos edifícios públicos pela iconografia católica, é renunciar à imposição da laicidade.

Abandonar a definição e a aplicação da laicidade aos membros do clero é como confiar aos ateus o ensino do catecismo e a administração dos sacramentos.

3 thoughts on “Laicidade e laicismo”
  • Oscar

    Laicidade e laicismo, mas que grande confusão…

  • João Pedro Moura

    “Laicidade” e “laicismo” é o mesmo conceito filosófico…
    A laicidade exprime a condição de não-religioso, relativamente a um assunto ou temática geral, englobando a religião.
    O laicismo é o ideário político-social que defende a neutralidade das instituições estatais, em matéria religiosa, e a insustentabilidade desta, por essas instituições.
    Numa perspetiva laicista, o aparelho jurídico estatal não tem que subsidiar instituições religiosas, nem fazer participar autoridades civis em cerimónias religiosas ou autoridades religiosas em cerimónias civis, mas apenas garantir a liberdade religiosa.

  • carpinteiro

    Amanhã, sexta-feira, será interrompido o normal funcionamento da actividade escolar na Escola Industrial e Comercial de Bragança, (agora chamada Escola Abade de Baçal, – já existe nesta cidade a Avenida Abade de Baçal e o museu Abade de Baçal), para levar a efeito “dentro dessa escola”, uma missa onde serão benzidas as pastas (não sei se algo mais) dos alunos.

    É a laicidade…

You must be logged in to post a comment.