Loading
  • 3 de Janeiro, 2016
  • Por Carlos Esperança
  • Islamismo

O fim da monarquia teocrática saudita?

A execução de um clérigo xiita pode ser o princípio do fim de uma teocracia guardiã dos locais, ditos sagrados, do Islão.

Leia este artigo do El País

3 thoughts on “O fim da monarquia teocrática saudita?”
  • simoes

    Felizmente não penso que tal vá acontecer, não há qualquer indicio que isso possa ou esteja a acontecer. Pelo contrário a monarquia saudita eliminou recentemente a seu principal ponto fraco (a possibilidade de uma crise sucessória).

    Digo felizmente já que a única força que poderia tomar o poder seriam os maluquinhos do daesh. Prefiro a teocracia suadita por larga margem e por várias razões.

  • João Pedro Moura

    “O princípio do fim” da teocracia saudita, Carlos Esperança?! É de quem não percebe nada da monarquia saudita…
    O regime saudita é um coágulo genético, no espaço e no tempo, suportado pelo fanatismo da esmagadora maioria sunita, do povo saudita, por ação e por inação.
    Uma escumalha imensa e sufocante… a coisa mais parecida com o “Estado Islâmico”, mas ligeiramente menos reacionária…

  • simoes

    A teocracia iraniana está muito + próxima do dash do que a teocracia saudita o está (não é proximidade teológica, já que uns são sunitas e outros xiitas , mas é proximidade no tipo de regime).

    Não que não sejam todos teocracias na região (excepto israel), todos os regimes consolidados. Não muito diferente da Europa na idade média, portanto não se julguem superiores.

You must be logged in to post a comment.