Loading

Citações

«Não há salvação em nenhum outro [para além de Jesus], porque, sob o céu, nenhum outro nome foi dado aos homens pelo qual devamos ser salvos». (Actos4:12).

«O Evangelho segundo São Marcos tem cerca de 40 versículos explicitamente anti-semitas. Incluem a cena teatral fictícia de Pôncio Pilatos, que foi o verdadeiro assassino de Jesus, perguntando-se inocentemente o que fez Jesus para merecer a ira dos sacerdotes e da multidão de judeus, enquanto os Judeus gritam mais de uma vez a Pilatos «crucifica-o»». (S. Marcos 15:6-15).

«O Evangelho segundo S. Lucas tem cerca de 60 versículos explicitamente anti-semitas. Apresenta João Baptista a chamar aos judeus que acreditavam que ser judeus era o caminho para Deus «raça de víboras» que iriam sofrer «com a ira que os ameaçava»». (S. Lucas 3:7-9).

«O Evangelho segundo S. Mateus tem cerca de 80 versículos explicitamente anti-semitas. Neles, São Mateus conta como João Baptista chamava aos Judeus, os chamados fariseus e saduceus, «raça de víboras», epíteto que pôs também na boca do próprio Jesus quando se dirige aos judeus que são fariseus como «raça de víboras», como podeis dizer coisas boas, vós que sois maus?». (São Mateus 3:7 e 12:34).

«Os Actos dos Apóstolos têm cerca de 140 versículos explicitamente anti-semitas. Apenas 8 dos seus 28 capítulos estão isentos de anti-semitismo».

«O Evangelho segundo S. João contém cerca de 130 versículos anti-semitas. (…). O Jesus de S. João acusa os Judeus de o tentarem matar. (…) O Jesus de S. João conclui que aqueles que o rejeitam, os Judeus, «pertencem ao (seu) pai, o Demónio»». (S. João 7:28 e 8:37-47).

«Só estes cinco livros contêm versículos explicitamente antissemitas suficientes, num total de 450, para haver em média mais de dois por cada página da edição oficial católica da Bíblia».

Fonte: A Igreja Católica e o Holocausto – Uma dívida moral, de Daniel Jonah Goldhagen.

Nota: Que fazer com um livro que prega o ódio e cujos crentes estão convencidos de conter a palavra do seu Deus?

Com estas citações espero responder aos crentes de boa fé que acreditam não haver no Novo Testamento qualquer manifestação de antissemitismo.

«Bem-aventurados os ignorantes porque deles é o reino do Céu».

2 thoughts on “Citações”
  • Oscar

    O sr. Carlos continua a dar provas de uma grande incultura.

    João Baptista era judeu, Jesus de Nazaré também.

    Afirmar que o Evangelho de São Lucas é anti-semita pelo mero facto de João Baptista ter chamado ” raça de víboras” aos fariseus, ou é má-fé, na pior das hipóteses, ou pura ignorância, na melhor.

  • João Pedro Moura

    CARLOS ESPERANÇA disse:

    “Com estas citações espero responder aos crentes de boa fé que acreditam não haver no Novo Testamento qualquer manifestação de antissemitismo.”

    Com estas citações mostras que estás cada vez mais parvo e desligado da realidade…

    1- Quem é que disse, daqui ou dali, que no NT não havia “antissemitismo”???!!! Para que serve este artigo???!!! Qual o contexto???!!!
    Já é a segunda ou terceira vez que vens com esta treta do Daniel Goldhagen, um tendencioso investigador judeu, que confunde “antissemitismo” com adversidade religiosa e de correntes religiosas…

    2- Aliás, nem é “antissemitismo” nenhum, pois que semita era o povo arábico, donde divergiram outros 2 povos importantes, o árabe e o hebraico. Portanto, ser “antissemita” é ser antiárabe e anti-hebreu, o que não faz sentido…

    3- O que tem de “antissemita” o NT que não tenha também o AT, em matéria de ódio ao outro, ao diferente???!!!

    4- Aliás, O Antigo Testamento é que é verdadeiramente racista, ao defender a doutrina do “povo eleito”, o único a ir para o paraíso…
    As outras “raças” não tinham esse privilégio…
    Que se safassem com os seus deuses!…

    5- Quem ler essas citações, que tu estupidamente apresentas, não chega à conclusão de suposto anti-hebraísmo nenhum, em termos raciais, mas sim de anti-hebraísmo, em termos de corrente religiosa. Tanto assim é, que os arautos do NT ainda dão hipóteses de salvação a esses judeus, desde que eles cumpram os novos preceitos da dissensão neotestamentária…
    …E meter-te isso nessa cabeça casmurra e senil, Carlos Esperança, que teimas em insistir com as mesmas citações erradas, em defesa duma tese (“antissemitismo”), completamente errada e tendenciosa???!!!

You must be logged in to post a comment.