Loading
  • 21 de Setembro, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Hoje, em Cuba

O Papa Francisco em Cuba

Gosto do Papa Francisco, não por crer no deus dele ou de qualquer outro, mas porque o considero um homem bom.

Foi, pois, com mágoa que o vi na televisão com um ar abatido, compatível com vómitos e diarreias que pequenas doses de arsénio que temperem a confeção de alimentos podem provocar.

O arsénio, como é sabido, é uma especiaria antiga usada no Vaticano para afastar papas indesejados.

Não gostaria de ver o papa católico Francisco ser chamado à divina presença do patrão por efeitos secundários da dieta encomendada pela Cúria Romana, sobretudo porque este papa é visto pelas seitas Opus Dei, Comunhão e Libertação, Legionários de Cristo e Fraternidade Sacerdotal de São Pio X com a mesma náusea com que Maomé olhava o toucinho.

6 thoughts on “Hoje, em Cuba”
  • João Pedro Moura

    CARLOS ESPERANÇA disse:

    1- “Gosto do Papa Francisco(…) porque o considero um homem bom.”

    Eu não gosto, porque ele é papa. E sê-lo, implica assumir todo um preceituário, eclesiástico e doutrinário, contrário à bondade.

    Pior: completamente contrário à inteligência, à racionalidade, à liberdade. Logo, a suposta “bondade” do homem é pouco proveitosa para a humanidade…

    Claro que, se ele enveredar pelo reformismo liberal, irá introduzir umas liberdades quaisquer no pastoreio da mansuetude ovelhum. Mas serão uma liberdades limitadas, intrinsecamente, tais como as introduzidas pelo Marcelo Caetano, “in illo tempore”…
    …E não seria por causa disso, que os opositores antifascistas deveriam chamar “homem bom” ao Marcelo…

    Um papa ”bom” é isso: diz umas coisas agradáveis ao ouvido, mas, no fundo, poderá mudar o acessório e nunca o essencial.

    A doutrina da Igreja é intrinsecamente perversa. Não há papas que possam contrariar isso…

    2- “Foi, pois, com mágoa que o vi na televisão com um ar abatido, compatível com vómitos e diarreias que pequenas doses de arsénio que temperem a confeção de alimentos podem provocar.”

    O teu pendor “americanoide” para as teorias da conspiração já está em curso…

    Não te ocorreu que o homem tem perto de 80 anos e que isso vai pesando na saúde…

    Não, para ti, o Vaticano é um coio de conspiradores, que tratam logo de envenenar um papa reformista, porque no teu toledo conspiratório, especulativo e desatinado, um papa só pode estar rodeado de reacionários ferozes e conspiradores e nunca de indivíduos reformistas… como ele… ou diferentes…

    3- “O arsénio, como é sabido, é uma especiaria antiga usada no Vaticano para afastar papas indesejados.”

    Mauzinho…

    4- “…sobretudo porque este papa é visto pelas seitas Opus Dei, Comunhão e Libertação, Legionários de Cristo e Fraternidade Sacerdotal de São Pio X com a mesma náusea com que Maomé olhava o toucinho.”

    Claro, claro! Essas “seitas”, para ti, têm poderes preexcelentes e tutelares, que comandam tudo no Vaticano, em ambientes conspirativos permanentes…

    Ó Carlos Esperança, tu davas bem para fazer um guião de filmes “hollywoodescos”, secção de “teorias da conspiração”, com o provável título: “Conspiração no Vaticano”…

  • Oscar

    O sr. João não gosta do papa Francisco, mesmo que seja um homem bom

    Essa afirmação, vinda do sr. João, até acaba por se traduzir num elogio para o papa Francisco.

    Falar de bondade ao sr. João é o mesmo que falar dela ao diabo.

  • Ateu Direito

    Quando estamos em países governados por ditaduras fascistas ficamos assim. Abatidos. 😉

You must be logged in to post a comment.