Loading
  • 20 de Setembro, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Porque me afastei das caixas de comentários

Pelas mesmas razões que me levaram, em tempos, a escrever este texto e que podem eventualmente continuar a existir:

Beatos, fascistas e malcriados

Há devotos do Diário de uns Ateus, avezados aos textos aqui publicados, incapazes de migrarem para outras paragens zoologicamente mais adequadas.

Saem das missas, cheios de raiva dos ateus, com a hóstia ainda colada ao palato, a trocar os padre-nossos pelos insultos, as ave-marias pela provocação e a fé pelo ódio. A crença e a malquerença andam misturadas, as orações substituem-se pelo fanatismo e as igrejas são madraças católicas onde explode a raiva, rangem dentes e ruminam vinganças.

Podiam os créus usar um módico de civilidade, um mínimo de bom senso, um resquício de humanidade, mas não se pode esperar muito de quem tem o monopólio do verdadeiro deus, do único livro sagrado e da exclusividade da água benta.

Fazem pena, na sua raiva pequenina, no seu pequeno mundo de um deus que inventaram só para eles. São saprófitas do divino, lacaios do Vaticano, agarrados às sotainas.

Enquanto os ateus se limitam a negar a existência de um ser imaginário e a combater as superstições, os devotos tornam-se malcriados para agradarem ao deus que inventaram e fascistas por tradição. Desde Mussolini, considerado enviado da Providência pelo Papa de turno, os católicos reacionários seguem o déspota, que acabou mal mas deixou bem a Igreja católica, com dinheiro público, um Estado mal frequentado e religião obrigatória nas escolas do Estado.

O Papa não lhe faltou com a bênção nem o povo com o julgamento cruel, à boa maneira católica. É dos descendentes desses trogloditas que nasceram os fascistas malcriados que vêm em bandos a destilar impropérios à caixa de comentários de um blogue nascido contra o obscurantismo e a superstição.

Como eles dizem, nas suas orações, bem-aventurados os pobres de espírito.

23 thoughts on “Porque me afastei das caixas de comentários”
  • Oscar

    Esse seu texto é uma autêntica anedota, sr. Carlos.

    Então vossemecê anda tão desatento às caixas dos comentários que ainda não se apercebeu que quem aqui anda sistematicamente a insultá-lo e a amesquinhá-lo é o seu colaborador e ateu, sr. João Moura ?

    O tal a quem vossemecê caracterizou de fascista depois de ele o ter mimoseado com o qualificativo de criptocomunista ?

  • João Pedro Moura

    Lê-se, relê-se e fica-se espantado com o grau de distorção mental e intelectual que este estranho Carlos Esperança denota!

    CARLOS ESPERANÇA disse:

    “Pelas mesmas razões que me levaram, em tempos, a escrever este texto e que podem eventualmente continuar a existir”

    Então, tu escreveste, “em tempos”, este texto, para fustigar alguns comentadores e, como manifestas asco ao pensamento religioso, abandonaste a caixa de comentários???!!! Isto é, não só não comentas, mas também nem lês os comentários de supostos “beatos, fascistas e malcriados”!…

    Dito doutra maneira: não suportas que te contraditem nem de ler os comentários dos “b.f.m.” referidos…

    Pior: afirmas que “podem eventualmente continuar a existir”. Isto é: não gostas de “b.f.m.”, não lhes replicas, mas…não sabes se eles ainda existem…

    Ainda pior: além do “pior” anterior, tu saíste da caixa de comentários, consequentemente, porque nem sequer queres ler escritos de ateus, porque, ao menos, poderias dispensar a leitura dos “beatos, fascistas e malcriados” e ater-te-ias à leitura de ateus.

    Mas não! Meteste tudo no mesmo saco: “b.f.m” e…ateus.

    “Beatos, fascistas e malcriados”… que nem sequer se vislumbram no diário… há muito tempo…

    Que pensamento nostálgico!…

    Estás como queres e que eu já vinha reparando há cerca de 1 ano: orgulhosamente só, numa torre de autocontemplação narcísica e dando, obviamente, um péssimo exemplo de comportamento humano, pois que manifestas um supino desprezo pelo outro, mesmo que este também seja ateu…

    Só se encontram ou encontraram estas atitudes nos piores exemplos de estalinistas totalitários, partindo do princípio de que tu estás mais próximo dessa gentalha do que da “fascista”, se bem que os “extremos” se tocam…

    É claro que o teu anquilosamento mental está completo e ficou agora bem patente…

    Mais a tua Associação Ateísta Portuguesa, de pacotilha fantasmagórica…

    …Cujos misteriosos sócios devem ser umas múmias paralíticas, para continuarem a permitir este desaforo e descalabro mental e intelectual…

  • Oscar

    O sr. Carlos mantém o seu maniqueísmo militante. Os bons são os ateus, os maus aqueles que acreditam em Deus. Os ateus aqui nunca proferiram insultos, comportaram-se sempre como anjinhos.

    Um pouco mais de tino, sr. Carlos, por favor.

    • Deusão

      Blz, antolo ? qual o motivo de 4 nicks distintos na página ? por que perde tempo alterando-os, se todos sabemos que o autor é sempre o mesmo asno crentóide ?

  • Citadino

    “Só se encontram ou encontraram estas atitudes nos piores exemplos de estalinistas totalitários, partindo do princípio de que tu estás mais próximo dessa gentalha do que da “fascista”, se bem que os “extremos” se tocam…” Há aqui qualquer coisa que me escapa…parece que houve zanga de comadres…

  • Ateu Direito

    “Pelas mesmas razões que me levaram, em tempos, a escrever este texto e que podem eventualmente continuar a existir:

    Beatos, fascistas e malcriados”
    Daqui se depreende que:
    1. CE continua a ler furiosamente os comentários da página, como sempre o fez, e não fica satisfeito quando ouve críticas.
    2. Pensa que está a escrever para criancinhas autistas.
    3. Continua obcecado com fascistas, vá-se lá saber porquê, mas não se importa de ir para a cama com estalinistas do mais reles que já se viu.
    4. Continua a acreditar que os católicos vão à missa para ruminar ódio contra os ateus, quando a maior parte deles nem sabe o que significa a palavra ateu.
    5. Exige uma “humanidade” aos créus que não pratica nesta página constantemente cheia de vis e injustificados insultos a crentes e até a descrentes.
    6. Que inventou um mundo pequenino também para si e não consegue sair dele.
    7. Que não há gente mais malcriada do que a pandilha revolucionária que infesta o ateísmo.
    8. Que os únicos reacionários aqui são a matilha esquerdote que continuam a ruminar ódio e a chamar aos outros o que eles são.
    9. Que a liberdade de expressão só existe quando concordam com ele e nunca o contrário.
    10. Que o direito ao insulto só funciona para um lado.
    11. Que mostra ao mundo só na primeira frase o mentiroso que é.
    12. Que esta página serve apenas para combater a igreja católica e não passa de uma agenda ideológica.
    13. Que preside a uma associação que de intelectual tem muito pouco.
    14. Que talvez seja por isso que espantou outros colaboradores de tal forma que nunca mais se viram.
    15. Que talvez seja por isso que até os comentadores que vinham à página se sumiram também, talvez fartos de palhaçadas.
    16. Que uma associação de um só homem é um nos remete para uma liderança narcisista.
    17. Que o ateísmo em Portugal é uma anedota desde que certos grupos politiqueiros tomaram conta dele.
    18. Que o ateísmo nada tem a ver com política, daí não se perceberem as constantes referências ao “fascismo” ou à “direita”, etc.
    19. Que mente descaradamente mais uma vez, como o fez quando publicou este texto.
    20. Que pratica o saneamento e a censura dignos de um Saramago nesta página.
    21 Que fala em tolerância mas é tudo menos isso.
    22. Que fala em humanidade mas é só para o lado que lhe convém.
    23. Que está a precisar de se reformar urgentemente.

    • João Pedro Moura

      Das afirmações que proferiste, que eu cito abaixo, há algumas que não estão corretas, quer pelo exagero crítico desaustinado, quer pela deturpação da realidade.

      Passo a comentá-las:

      ATEU DIREITO disse:

      1- “7. Que não há gente mais malcriada do que a pandilha revolucionária que infesta o ateísmo.”

      Isto é um exagero! Não há tal “pandilha”, nem sequer “malcriada”.

      Por motivos historico-ideológicos, que me eximo a explicar, o ateísmo é vulgar entre os esquerdistas, “pandilha revolucionária”, muito mais que entre os “direitistas”.

      Com o esboroamento do comunismo, na década de 90, a maior parte desses militantes e adeptos passou-se ou para o liberalismo “social-democrata” ou para “esquerdismos” à Bloco de Esquerda, mais reivindicativos de reformismos estatizantes do que de “revolucionarices” passadistas…

      O Syriza grego mostrou, à saciedade e à sociedade, a diferença entre o esquerdismo passadista e idealista, pré-eleitoral, e a realidade concreta da governação, que contraditou todo o ideal esquerdista, programático…

      A tua linguagem não é dum ateu, mas sim dum crente impulsivo, que passa mais tempo a criticar os ateus e a omitir o ateísmo do que a credulidade religiosa e seus despautérios…

      2- “12. Que esta página serve apenas para combater a igreja católica e não passa de uma agenda ideológica.”

      Mentira!!! Esta página tanto critica a ICAR como as outras igrejas e religiões, nomeadamente a mais perigosa de todas: a hedionda escumalha islâmica.

      Só quem não anda aqui a ler é que proferirá tamanha inépcia.

      Evidentemente que, dada a prevalência cultural e consuetudinária da ICAR, predominam as críticas e denúncias da mesma…

      Um ateu realmente “direito” confirmará isso…

      O problema essencial deste diário é que é dirigido por um indivíduo impulsivo, Carlos Esperança, que não mede palavras nem afirmações, e que é capaz de proferir um chorrilho de disparates e deturpações, como se fossem verdades históricas ou manifestas verdades.

      Isto verifica-se mais nos seus artigos de pendor político mais acentuado e destoante da temática deste blogue, em que emerge um esquerdismo passadista e fossilizado, criptocomunista, completamente desfasado da realidade.

      O toleirão Carlos Esperança está num estado mental e intelectual tal que é capaz de chamar “advogado declaradamente nazi” a um advogado francês, simplesmente nacionalista, e que nunca defendeu o nazismo; ou taxar de “desmembramento criminoso da Jugoslávia” a movimentos nacionalistas normais, próprios do esboroamento do totalitarismo comunista; ou mesmo chamar “fascista” a mim, cúmulo do ridículo e do disparate, sem que eu tenha manifestado o mais leve pendor fascista, antes pelo contrário.

      Acrescidamente, temos uma impropriamente designada “Associação Ateísta Portuguesa”, cujos sócios estão perfeitamente alheados deste blogue, pois que nunca aqui se manifestam, em nenhum debate, nem mesmo em questões críticas do próprio funcionamento deste blogue.

      O que me leva a pensar que a AAP é o CE e este aquela…

      Pelos vistos, nem conseguem fazer uma reunião de convívio anual, como fizeram, inicialmente…

      Portanto, temos o Carlos Esperança a fazer os disparates habituais, de que este artigo é um dos piores e mais lamentáveis exemplos…

      • Ateu Direito

        Não conheces a pandilha revolucionária por dentro, se conhecesses verias que não são os humanistazinhos tolerantes e delicados com que se apresentam ao mundo. É gente baixa, reles, fanática e doente. Que os há na outra banda, também é um facto. Por isso acho que interpretaste mal as minhas palavras, mas não há problema.
        Que esta página só serve para combater o cristianismo é um facto e vem no seguimento dessa linha ideológica. Quando aparece um artigo sobre o islão é coisa pequena e apenas para distrair. Tu próprio quando criticas o Islão já foste aqui insultado e a pandilha chamou-te de islamofobo e nazi. Por aí se vê o enquadramento desta malta. Podes ter a certeza que muitos destes parolos andam também com cartazes “welcome refugees”, welcome islam.
        Quanto ao resto tens razão.

        • João Pedro Moura

          ATEU DIREITO disse:

          “Que esta página só serve para combater o cristianismo é um facto e vem no seguimento dessa linha ideológica. Quando aparece um artigo sobre o islão é coisa pequena e apenas para distrair. Tu próprio quando criticas o Islão já foste aqui insultado e a pandilha chamou-te de islamofobo e nazi.”

          Eu concordo com boa parte da essência do que afirmaste, no primeiro comentário, mas acho, apenas, que exageraste na caracterização e no grau crítico.
          Continuas a errar quanto à denúncia e crítica do islamismo, que é constante e tem sido crescentemente constante, neste blogue. Basta fazeres uma retrospetiva e logo verás.

          Nenhuma “pandilha” me chamou de “nazi”. Quanto a islamófobo, alguém, parece-me, que insinuou tal, remetendo até o caso para um suposto “racismo” que me enfermaria…
          No fundo, é o pendor “esquerdista”, de indivíduos como o Carlos Esperança, que tendem a colar o anti-islamismo mais militante, de pessoas como eu, a movimentos “xenófobos” e preconizadores de controlo de imigrantes, querendo esses esquerdistas transformar a imigração num movimento livre e os países num passador…

          • Ateu Direito

            Desculpa, mas numa altura em que a europa está prestes a ser invadida por milhares e milhares de muçulmanos com o futuro que se antevê, cheio de mesquitas, não se vê muita acção por parte de quem diz combater as religiões. Muito menos a mais perigosa de todas.
            Há quem se diga antiteísta mas só para o lado do cristianismo, basta ver esta palermice da associação constante ao fascismo. Há cobardia aqui. O que se compreende uma vez que todos os membros desta associação estão ligados a partidos de esquerda. É malta muito sensível, têm o estômago ligado ao recto por onde pensam.
            Onde estão os artigos inteligentes que abordam a questão das religiões? Onde? É só bonecada infantil que apenas visa insultar sem conteúdo. E textos copiados e repetidos.
            E onde andam os colaboradores? E o que é que isso significa? Só estão a dar razão ao outro que dizia que isto era uma tasca de asco e cuspo. Vindo de quem vem, outra coisa não se podia esperar.

          • João Pedro Moura

            ATEU DIREITO disse:

            1- “Onde estão os artigos inteligentes que abordam a questão das religiões?”

            “Ateu Direito”, como te disse, faz uma retrospetiva dos artigos e vais encontrar muita coisa interessante sobre religiões…

            O blogue já existe há mais de 10 anos e contém imensos artigos. Vai ao histórico e escolhe o ano e mês.

            2- “É só bonecada infantil que apenas visa insultar sem conteúdo. E textos copiados e repetidos.”

            A “bonecada infantil” é um estilo marcante de cartaz e de mensagem curta e acutilante, do género do cartune. Como estilo, é ótimo. Por vezes, nem sempre será a melhor mensagem e/ou imagem…

            3- “E onde andam os colaboradores? E o que é que isso significa?”

            De facto, os colaboradores não “andam”…
            Estão parados…

            Dos 15 colaboradores que constam na página, só 2, o C.E e o José Moreira, é que escrevem regularmente. Os outros desapareceram…

            Alguns dos desaparecidos ainda colaboraram em épocas anteriores, mas já desapareceram há mais de um ano ou mesmo já há muitos anos; outros só pontualmente…

            … O que diz muito sobre o estilo de trabalho do “diretor” (?!…) deste diário e de quem com ele colabora (?!…), que nem sequer se dão ao trabalho de atualizar a fantasmagórica lista de “colaboradores”, onde são muito mais os que já não colaboram do que os 2 que ainda o fazem…

            É o ateísmo em Portugal no seu pior: a desorganização e o desleixo.

            País pequeno, pouca gente, poucos ateus, brandos costumes, é o que há…

            Colaboremos todos…

          • GriloFalante

            O “Ateu Direito” é ateu, e eu sou o coelhinho da Páscoa.

          • K.

            O Ateu Direito é o Oscar, mas isso acho que toda a gente percebeu, não é novidade nenhuma.

          • GriloFalante

            Yeap. O desgraçado bem tenta, mas não consegue evitar as pegadas profundas.

          • Ateu Direito

            Eu sei que também não gostas. Deixa lá, há coisas piores.

      • N*

        boa leitura! esta na altura de teres o teu proprio blog!

  • Oscar

    Afinal, o sr. Carlos tem razão, ainda anda alguma fascistada por aqui…

  • BAAL

    O senhor Esperança afastou-se das caixas de comentários ?

    Tem graça, eu também.

    E afastei-me precisamente por o senhor Esperança não se dignar fazer a moderação que lhe compete e afastar o troll católico que sabota esta caixa há anos.

    • João Pedro Moura

      Ó MOLOCHBAAL

      Sê bem-vindo! Já tardavas…
      Deixa-te de amuos e participa.
      O “senhor Esperança” está entolecido e deve ser incurável…
      É o que há! É o que é!
      Adaptemo-nos…

      • BAAL

        Caro Moura.

        Ao não participar estou a favorecer quem aqui quer continuar.

        Não sei é como é possível querer continuar nestas condições… Enfim.

        Mas a minha participação provocava o boicote do blog por parte do fifi. Ás tantas já ninguém conseguia manter uma conversa.

        Eu também podia boicotar as dele. Mas isso ainda afectaria mais o funcionamento do blog.

        Como o meu objectivo não é lixar isto, prefiro retirar-me.

        Assim o fifi, verdadeiro dono disto tudo, até vos trata bem, como pets do catolicismo.

        Como alguns de vocês dizem, “está mais educado”. Até atira a bola para vocês irem buscar.

        Por vezes vocês ainda rosnam, mas regra geral pôem-se de barriga para o ar, a pedir festas. Por exemplo, quando dizem que não faz mal, porque agora está “mais educado” um tipo que já vos ameaçou a todos de morte e que impediu as conversas no blog sempre que lhe apeteceu. Mais good dogy do que isto é impossível.

        Quanto a mim, se e quando começarem a apagar os textos do fifi, sou capaz de voltar.

You must be logged in to post a comment.