Loading
  • 21 de Julho, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Tolerância cristã

Quando oiço falar da tolerância cristã vêm-me à memória dois milénios de violência que culminam na influência maléfica que a hierarquia católica exerce nos países sul-americanos e em vários países europeus, da Polónia à Espanha.

Se é verdade que os judeus ortodoxos e muçulmanos, particularmente estes, não temem confronto com as malfeitorias dos cristãos, não podemos absolver a violência que brota dos livros ditos sagrados e do proselitismo dos crentes fanatizados.

Os cátaros e o huguenotes provaram cruelmente as manifestações de indulgência cristã, tal como os judeus e muçulmanos. As Cruzadas e a Inquisição não foram epifenómenos de uma época, inserem-se na matriz genética da doutrina que aspira dominar o mundo.

A Reforma e a Contrarreforma são o exemplo trágico da ferocidade que os cristãos são capazes. E que dizer dos cristãos que santamente acorriam aos locais de suplício para se deliciarem com as torturas e o churrasco de pessoas vivas?

Calvino foi tolerante? Os Evangélicos e os Adventistas são tolerantes? JP2 e B16 foram exemplos de tolerância ou de bondade?

O Opus Dei não alberga o mais leve resquício de tolerância no coração dos seus membros. Monsenhor Escrivá, o tenebroso sacerdote que voou a jacto para a santidade, montado no dorso de JP2, foi diretor espiritual do casal Franco e do general Pinochet, dois terríveis ditadores que governaram respetivamente a Espanha e o Chile.

De Pinochet e esposa dizia JP2 que eram um casal cristão perfeito. Era esta a opinião do futuro santo sobre o torcionário, ladrão e fascista. É de exemplos de santidade assim que o cristianismo está cheio.

Que existem cristãos tolerantes não há dúvida. Que o cristianismo seja tolerante é falso. O papa atual não faz a primavera.

5 thoughts on “Tolerância cristã”
  • Oscar

    E os ateus são todos bons rapazes ?

    • Francisco De carvalho neto

      O ponto e mais.. nao estou a ver onde e que a doutrina crista e fundamentalmente intolerante no seu todo…. De uma forma geral nao vejo o ateismo como intolorante.

  • Francisco De carvalho neto

    “As Cruzadas e a Inquisição não foram epifenómenos de uma época, inserem-se na matriz genética da doutrina que aspira dominar o mundo” … Gostava de ver onde e que esta explicita esta dita matriz genetica!

    • Oscar

      o Sr. Carlos gosta muito de fazer as generalizações que lhe dão jeito, mas, quanto aos milhões de pessoas assassinadas em nome do ateísmo, aí ele já deve achar que foram meros epifenómenos.

      • Citadino

        É falso que tenham sido assassinadas milhões de pessoas em nome do ateísmo. Coisa diferente é dizer que foram assassinadas por ateus…

You must be logged in to post a comment.