Loading
  • 6 de Julho, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Islamismo

O crime do desmembramento da Jugoslávia

O país europeu onde nasceu o jihadismo moderno

‘Batalhão mujahideen’ que lutou na guerra da Bósnia nos anos 1990 treinou futuros membros da Al-Qaeda e pode estar relacionado a combatentes bósnios no EI.
Mark Urban Editor de assuntos diplomáticos e de defesa do programa Newsnight, da BBC
Combatentes islâmicos da Bósnia-Herzegovina (Foto: BBC)Combatentes da Bósnia-Herzegovina (Foto: BBC)

Nos anos 90, aconteceu, na região central da Bósnia-Herzegovina, algo que pode ajudar a explicar por que este país tem, agora, mais homens lutando na Síria e no Iraque (mais de 300), proporcionalmente a sua população, do que a maior parte dos países europeus – um conflito armado envolvendo a ex-Jugoslávia (hoje, Sérvia) e a Croácia, que durou de 1992 a 1995.

2 thoughts on “O crime do desmembramento da Jugoslávia”
  • Oscar

    O sr. Carlos também está a chamar criminoso ao rei D. João IV, por ter “desmembrado” Portugal do domínio castelhano ?

  • João Pedro Moura

    CARLOS ESPERANÇA intitulou:

    “O crime do desmembramento da Jugoslávia”

    Não deixa de ser desconcertante, que ainda haja indivíduos como o Carlos Esperança, que, em arroubo nostálgico da velha Jugoslávia, achem que as lutas nacionalistas, dos povos integrantes daquele país, foram criminosas, e, como tal, a Jugoslávia devia ter-se mantido à força, comandada pela Sérvia…
    É de quem não percebe nada do assunto e adota uma atitude completamente reacionária e tacanha, contra o curso normal da História…

    Em toda a História, os países apareceram e desapareceram no meio de lutas nacionalistas e separatistas. Foi assim que todos os países se formaram, incluindo Portugal….

    Como pretender que a luta nacionalista, frequentemente anti-imperialista, libertadora e democrática seria uma luta “criminosa”, como pretende o reacionário Carlos Esperança, numa das suas piores e mais desatinadas expressões, indiciadoras de mau passado comunista pró-soviético…
    Só mesmo os mais retorcidos, reacionários e mentecaptos comunistas é que chamarão “criminoso” ao desmembramento da Jugoslávia, um Estado totalmente artificial…

    E o que é que este tipo de sandeus, aflitivamente disparatados, chamarão a todas as outras lutas nacionalistas, que fizeram e continuarão a fazer História, desde os primórdios da Europa e do mundo organizado politicamente???!!!

    Será que Carlos Esperança é a favor dos grandes impérios de outrora e contra as lutas nacionalistas que os desfizeram?!…

You must be logged in to post a comment.