Loading
  • 5 de Junho, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Laicidade

A Jugoslávia, o Afeganistão, o Iraque e o Estado Islâmico (EI)

Há quem confunda o medo do Islão, justificado pela demência coletiva que se apoderou dos devotos, com islamofobia, doença psíquica, como qualquer fobia. O perigo islâmico reside na sedução das ideias primárias e violentas. Os cinco pilares do Islão são confrangedoramente pueris e, no entanto, atraem simultaneamente europeus cultos, árabes ressentidos, nómadas tribais, turcos e iranianos.

A islamização é uma mancha de óleo que alastra de forma, até agora, imparável e que a agressão euro-americano-israelita exacerbou no ocaso da civilização árabe. Da Europa partem para o EI universitários louros e jovens da segunda geração árabe imigrada.

Os soldados da URSS foram serrados vivos no Afeganistão perante a apatia americana e europeia, eram comunistas! Depois, os mesmos talibãs serraram soldados americanos, eram imperialistas! Para quê, lembrá-los!? Aliás, uns e outros, foram invasores.

Na Europa, Helmut Kohl ajudou João Paulo II na divisão da Jugoslávia, apoiando a sedição eslovena e, a seguir, a Croata, para satisfazer interesses alemães e a obsessão papal de criar dois países católicos, para ampliar o poder do Vaticano, sem dilatar a fé.

Foi o princípio do fim da Jugoslávia, que acabou no massacre da Sérvia e na criação do Estado islâmico falhado, o Kosovo, um entreposto de droga e campo de treino terrorista. Hoje, a Europa tem a Albânia, o Kosovo, a Bósnia e Herzegovina, zonas da Rússia e o perigo fronteiro da Turquia cujo Irmão Muçulmano Erdoğan, vê renovado o diploma de ‘moderado’, sucessivamente, desde há 12 anos, por americanos e europeus.

O califado, proclamado por Abubaker al Bagdadi em junho de 2014 na cidade iraquiana de Mossul, está imparável depois da conquista de Ramadi, em direção a Bagdad, e de Palmira, de onde já domina metade da Síria. Em África, lançou o caos no Sahel, tornou refém a Líbia, infiltrou o Magrebe, atinge o Egito e sonha com o Al Andalus, na Ibéria.

Não podemos perdoar os alucinados cruzados, Bush, Blair, Aznar e Barroso, apoiados por outros governantes católicos, implacáveis na violência gratuita e mentira com que recorreram à invenção das armas químicas, pretexto para a criminosa invasão do Iraque, adrede preparada, como viria a saber-se mais tarde, e ao arrepio da ONU.

É ocioso queixarmo-nos. O Planeta, que já esgotou a sua capacidade de resiliência, pode destruir-se num apocalipse nuclear ou num massacre metódico e persistente onde o Islão apostou imolar a civilização levando a barbárie e o Corão ao chão juncado de cadáveres.

A Europa, tolhida pelos nacionalismos e o medo, vê ressurgir os fantasmas anteriores à última Guerra e, de joelhos, forte para com os países pobres da periferia, é pusilânime na resposta coletiva à ameaça islâmica e tergiversa na laicidade ameaçada pelos bispos cristãos e mullahs islâmicos, enquanto as mesquitas, madraças e sacristias conspiram.

Na Bósnia já se desfraldou a bandeira negra do EI. Qualquer dia surge em Paris, Madrid ou Londres. A Europa já esqueceu a Guerra dos 30 Anos e o sangue que lhe custou a conquista da liberdade religiosa.

32 thoughts on “A Jugoslávia, o Afeganistão, o Iraque e o Estado Islâmico (EI)”
  • Oscar

    O sr. Carlos é muito bom a combater com as palavras…

    Mas agora o trabalhinho sujo já deve ser feito pelos americanos ?

    Enquanto o sr. Carlos continua a lutar só de caneta na mão ?

  • João Pedro Moura

    CARLOS ESPERANÇA disse:

    1- “Os cinco pilares do Islão são confrangedoramente pueris e, no entanto, atraem simultaneamente europeus cultos, árabes ressentidos, nómadas tribais, turcos e iranianos.”

    Quais europeus “cultos” é que são atraídos pela hedionda escumalha islâmica???!!!
    Uma insignificância de gente…
    Só se forem “europeus” descendentes de gente islâmica…
    Serão apenas os árabes “ressentidos” que aderem aos 5 pilares do Islão?! E os “europeus cultos, nómadas tribais, turcos e iranianos”… também não estarão todos “ressentidos”?!…

    Tais 5 pilares atraem os… muçulmanos… todos… incluindo os árabes islâmicos não “ressentidos”…

    2- “…e que a agressão euro-americano-israelita exacerbou no ocaso da civilização árabe.”

    Qual “agressão euro-americano-israelita”???!!! Que linguagem é esta, Carlos, és capaz de explicá-la???!!!
    Com esta atitude, alinhas pelo tipo de linguagem da “hedionda”…

    3- “Na Europa, Helmut Kohl ajudou João Paulo II na divisão da Jugoslávia, apoiando a sedição eslovena e, a seguir, a Croata, para satisfazer interesses alemães e a obsessão papal de criar dois países católicos, para ampliar o poder do Vaticano, sem dilatar a fé.”

    Estás completamente desvairado, nostálgico e obcecado com relíquias do comunismo opressor e nem reparas, ou pior, nem queres reparar, que foram os povos jugoslavos que afirmaram o seu nacionalismo redentor e revoltaram-se contra o conglomerado comunista e opressor da Jugoslávia, estabelecendo as suas nações e independências.

    E na Estónia, Letónia e Lituânia, Ucrânia, Azerbaijão, Arménia, Geórgia e restantes repúblicas sovietizadas, também foi o “Helmut Kohl a ajudar o JP2 na divisão” da URSS, imperialista e opressora???!!!

    É esta a tua análise histórica???!!! Foi assim que se passou na História?! A História desses países foi, para ti, um contubérnio espúrio entre o Kohl, ou outro qualquer político influente, e o papa para “dividir” impérios e provocar sedições “católicas”???!!!

    Onde é que está a vontade e os movimentos nacionalistas dos povos, Carlos???!!! O povo não entra na tua pseudoanálise histórica???!!! É só pretensas e obscuras influências de políticos a fazerem História???!!!

    Nem reparas que a tua análise histórica de fancaria é idêntica à dos maiores mentecaptos do relicário comunista e dos mais retorcidos islamitas, que vociferam contra o Ocidente, acusando-o de todos os males, sobretudo, acusando-o de causar a liberdade e o fim de impérios, opressores e caducos…

    Eu já desconfiava que tu, em matéria de análise político-histórica, não passavas dum criptocomunista ressabiado, reciclado em democrata…
    …Com tendência para disparar em todas as direções, como aqueles orgulhosamente sós, que se acham impolutos e redentores e que conhecem os “amanhãs que cantam”, apontando o caminho e preterindo alianças com os “impuros”…

    4- “Foi o princípio do fim da Jugoslávia, que acabou no massacre da Sérvia…”

    Ai coitadinha da Sérvia… que não massacrou ninguém, mas sofreu “massacres”!…
    A tua análise histórica do fim da Jugoslávia é, então, esta…
    Percebe-se bem a tua posição política…
    Os velhos comunistas não diriam melhor…

    5- “Não podemos perdoar os alucinados cruzados, Bush, Blair, Aznar e Barroso, apoiados por outros governantes católicos, implacáveis na violência gratuita e mentira com que recorreram à invenção das armas químicas, pretexto para a criminosa invasão do Iraque, adrede preparada, como viria a saber-se mais tarde, e ao arrepio da ONU.”

    A invasão do Iraque foi errada, pelo motivo principal, que era a possibilidade de o Saddam Hussuíno estar a preparar secretamente a bomba atómica e por esse regime não deixar que os inspetores da Agência Internacional da Energia Atómica fizessem a sua inspeção normal.
    As diversas renitências do regime iraquiano fizeram duvidar das suas reais intenções… atómicas…

    A invasão serviu, sobretudo, para ajudar a instaurar um regime democrático, que, como se viu, vê e verá, é geneticamente impossível ser instaurado em países árabes ou médio-orientais… porque a população é geneticamente avessa à liberdade, com a possível exceção da Tunísia…

    Quem chama “cruzados” aos regimes ocidentais, que se aliaram na invasão do Iraque, era o Bin Laden e demais hedionda escumalha islâmica… e tu, Carlos Esperança…

    É preciso ser muito desatinado e ofensivo para chamar “cruzada” à invasão do Iraque, como se estivéssemos nos velhos tempos de ofensivas imperialistas, clericalistas e totalitárias de outrora…

    • Carlos Esperança

      Um telefonema de um amigo (ateu e com as quotas em dia na AAP) chamou-me a atenção para a prosa insultuosa «de um tal Moura» e pediu-me tão insistentemente que visse a «diatribe» que quebrei um jejum de meses. Afinal a prosa não é insultuosa, é apenas um desabafo de um fascista. Não havia razão para o telefonema.

      Em tempo: À meia-noite será editado um texto de João Pedro Moura.

      • Carlos

        Tu estás sempre aqui metido!…

        Por que razão tens medo de assumir que usas nicks diferentes para comentar?

        Tens medo de quê?

      • João Pedro Moura

        CARLOS ESPERANÇA

        Chamaste-me fascista???!!! Eu, antifascista, de sempre???!!!

        Mas onde é que está o meu “fascismo”???!!!

        A calúnia sempre foi a resposta dos incapazes de contra-argumentação, para insultarem e vilipendiarem o outro, quando não o conseguem refutar…

        … E quando o seu orgulho é desmedido… e ferido…

        Isto é uma caixa de comentários, de diálogos diferidos, de argumentos, onde as pessoas se deverão entender, ou não, prezando o diálogo cívico e respeitador.

        Na caixa de comentários, os comentadores… comentam, concordam com os artigos, divergem dos mesmos, dizem porquê, eventualmente trocam impressões, eventualmente corrigem o articulista, eventualmente o articulista intervém, reiterando ou corrigindo os seus artigos…

        …Mas tu, Carlos Esperança, não fazes nada disso!!! Porque és muito orgulhoso e nada humilde. E quem assim é, custa-lhe muito assumir as suas falhas e encarar as críticas…

        Além de te ufanares de não vires à caixa de comentários, ou raramente aqui compareceres, evidenciando a tua “cátedra” de pedestal e de desprezo imenso pela “arraia-miúda” dessa coisa dos comentadores deste blogue, além de teres deixado transformar-se, aqui há tempos, esta caixa, num lodaçal imundo de provocadores e usurpadores de identidade, em que, só depois de eu te ter chamado muito a atenção, te dignaste sacudir o langor tórpido que te tolhia a responsabilidade de regulares a mesma, além disto tudo, dizia eu, não encontraste melhor maneira de defender este teu artigo desatinado, contra a minha crítica, do que vir aqui chamar-me fascista, coisa que nunca ninguém me chamou, a mim, antifascista genético…

        …Como se a melhor maneira, do teu conceito distorcido de diálogo cívico, fosse aparecer de repente, atirar uma pedra “antifascista” e fugir de seguida, furtando-se, mais uma vez, ao diálogo argumentativo…

        E andas tu a pregar democracia, respeito, liberdade, tolerância…

        Hipócrita!…

        …E plagiador de artigos, como quando escreveste os teus “Alguns versículos corânicos”, em 14-1-2015, no teu outro blogue, “Ponte Europa”, http://ponteeuropa.blogspot.pt/2015_01_01_archive.html

        que é um plágio do meu “Versículos Corânicos”, publicado no Diário de Uns Ateus, em 10-1-2015, sem que indicasses a minha identidade e proveniência do artigo…

        http://www.diariodeunsateus.net/2015/01/10/versiculos-coranicos/

        Seu plagiador!…

        • Oscar

          Peço desculpa de me intrometer na vossa conversa, tanto mais que nem sequer fomos apresentados, mas intervenho apenas para fazer um ponto de ordem à mesa.

          Vossemecê chamou ” criptocomunista” ao sr. Carlos.

          Ele retorquiu, contrapondo que o sr. João é ” fascista”.

          Portanto, a minha dúvida é esta:em matéria de “pedradas” ideológicas, qual dos dois leva a melhor ?

        • BAAL

          O Esperança regulou a caixa de comentários graças a ti ?

          Mas tu não bates bem ?

          Desde quando está a caixa de comentários regulada ?

          O católico continua a debitar tranquilamente a sua propaganda com 50 nicks falsos, eu estou impedido por ele de aqui comentar e tu dizes que isto está regulado ?

          O católico só deixou de me roubar a identidade porque eu deixei de aqui comentar os posts.

          É assim tão difícil de perceber ?

          Queres um desenho ?

          É muito bem feito que tenhas levado com a resposta de maluquinho do Esperança, quando dizes que isto anda muito “limpo”.

          Só se for a assepsia do manicómio.

          Quanto ao Esperança, achou que endoideceu mesmo de vez.

          Deixa um católico converter a caixa de comentários numa sucursal da rádio renascença, ao ponto de sabotar e impedir os comentários de quem não gosta, mas depois, ofende-se por algum ateu discordar dele.

          Então o seu “informador com as cotas em dia” não o avisou que vocês deixou a caixa ficar uma esterqueira católica ó Esperança ?

          Isso já não o ofende ?

          Já não me admirava nada que o “informador” fosse o católico. Ao pnoo a que esta esterqueira chegou.

          • Nelson

            Estava a ver que nunca mais ca aparecias 🙂
            Quando fazemos um forum de ateus?
            Mas um fórum á séria??

          • BAAL

            Se me indacres um fórum a sério não me importo de participar. Neste já perdi a esperança de que haja melhoras. É sempre a mesma treta.

          • Frei Bento

            Caríssimo irmão em Cristo, vou recomendá-lo nas minhas orações, para que se decida de uma vez por todas: quem é a séria que o irmão quer forar? Quando se fora, fora-se uma desonesta, que as sérias são para manter sem foros. Exceptua-se, naturalmente, a madre Abadessa ali do Convento das Carmelinhas Calçadas. Quando eu a foro, penso que é um forum à séria, já que mais ninguém a fora. Acho eu.E a madre Abadessa é séria, sim senhor.
            Agora: acho que um forum a sério com essa tralha ateísta não teria grande piada. Se eles se limitassem a ser ateus, aind vá que não vá; mas o pior é que eles nem acreditam em Deus, e afirmam que Ele não existe. Como se isso fosse possível.
            Olhe irmão, saúde e merda, que Deus não pode dar tudo.

          • BAAL

            Caro abade.

            Estás mesmo aflito com a reputação deste blog.

            Sempre que alguém faz notar que isto se tornou um recreio livre para um troll católico, o senhor abade corre logo o indiscreto, diendo que é um calimero ou que vá foder a abadessa.

            Em compensação, para equilibar as coisas, já diz que o troll em questão, o mesmo que já nos ameaçou a todos de morte várias vezes, aqui publica pornografia e rouba identidades é extremamente educado.

            Não acha que, se quer defender isto, devia estar a pedir a expulsão do troll em vez de lhe lamber as botas ?

            Ou vossa santidade é da ordem dos santos frouxos ?

          • Ateu Direito

            Mais um Super Ateu?

          • Frei Bento

            “O católico continua a debitar tranquilamente a sua propaganda com 50 nicks falsos, eu estou impedido por ele de aqui comentar e tu dizes que isto está regulado ?”

            Caríssimo irmão em Cristo, permita-me que lhe lance a minha benção em nome do Pai, etc.
            Deixe-me adverti-lo de que deve, logo que possível, arrepiar caminho, e por várias razões.
            A saber:
            Em primeiro, porque se arrisca a que a Igreja Católica, aproveitando a maré e o seu “por-se a jeito”, se arrisca, dizia eu, a que a ICAR o transforme num santo. E isto é tanto mais certo quanto, na verdade, ainda não existe um S. Calimero. Ainda não existe, mas pode estar para breve.
            Depois, o estimado irmão Oscar, mesmo sem acento está a causar-me sérias preocupações. Reparará, certamente, que o irmão Oscar se refinou no trato e que toda a gente lhe merece o maior respeito. “Vossemecê” é a palavra de ordem. Ora, esta postura, que nada terá, certamente, a ver com as posturas galináceas só pode ser fruto da má influência ateísta. De tanto frequentar esta “tasca”, como ele chamava (já deixou de chamar, reparou?) acabou por sofrer o fenómeno de aculturação. Tornou-se educado, e até criou um ridículo mas sintomático avatar. . Por isso, acho que o irmão Baal devia rever a sua posição relativamente ao rapaz.
            Pense nisso.
            Saúde e merda, que Deus não pode dar tudo.

          • BAAL

            Caro abade.

            Noto que a energia que não tem para defender esta comunidade de discussão, já sobra para defender o católico.

            Isto prova bem a facilidade que, até um anormal como aquele, vos dá a volta.

            Vocês é que são uns verdadeiros santinhos.

            Sim, o católico está “educadíssimo”. Tanto por eu ter começado a levantar a questão da sua expulsão (medo), como por eu ter deixado de comentar (satisfação).

            Isto é, se eu começar a comentar como fazia, acabando com a sua actual satisfação, quando lhe passar o medo, volta a roubar-me a identidade.

            Isto já aconteceu dezenas de vezes no passado.

            Quando a vossa santidade pretender que me estou a armar em vitíma está rotundamente enganado.

            Eu estou apenas a declarar constatar que não estou para aturar este ambiente de merda e a constatar, espantado, a facilidade com que vocês aceitam ser tratados como merda.

            Para além da curiosidade de ir lendo os posts, acho que até é isso que me vai mantendo por cá.

            Ver até que ponto vocês se sujeitam a ser tratados como merda por um catolicuzinho atrasado mental.

            É que eu não tenho o estômago de vossa santidade, habituado a comer qualquer porcaria que lhe dão lá no convento, quiçá na esperança alcançar o céu.

            No caso de vossa santidade, tendo em conta esta sua resposta, tenho a certeza de que já ganhou o paraíso.

            Fique com o católicuzinho “extremamente educado” que juntos já devem ter lugar á direita do vosso deuzinho.

          • BAAL

            O católicizinho já aqui repetidamente ameaçou todos os presentes de morte e que já repetiu o número do “educadinho” inúmeras vezes, alternando-o com insultos, roubos de identidades e ameaças conforme ache mais adequado, para desestabiliar isto…

            Mas que lhe basta voltar, pela enésima vez, a fazer de educadinho para os ateus presentes cairem na esparrela, pela enésima vez…

            Realmente dá que pensar se ele não terá razão e não existe um defeito genético qualquer na generalidade dos ateus presentes.

            Pelo menos fica cientificamente estabelecido que não têm coluna vertebral…

        • João Pedro Moura

          Ó AMIGO (“ateu e com as quotas em dia na AAP”) DO CARLOS ESPERANÇA

          Acho que será melhor telefonares outra vez para o teu amigo Esperança, informando-o de nova arremetida aqui do “fascista”, para ver se aquele sacode outra vez o torpor que o tolhe e vem aqui tentar refutar as acusações e críticas que lhe faço…
          …A ver se ele consegue…

          • BAAL

            Se calhar o “informador” não é outro que o católicuzinho.

            Neste blog já nada me espanta.

          • Ateu Direito

            É só bufos comunas por aqui. Liberdade de expressão? lol Os fascistas de esquerda são das pessoas mais intolerantes que existem.

      • Ateu Direito

        Onde é que está a prosa fascista? Não vi nada disso. Ter ideias divergentes é sinónimo de fascismo? Vamos de mal a pior.

    • Ateu Direito

      Concordo em absoluto com a análise.

  • Carlos

    Depois de ler este texto do Carlos Esperança, creio que está na altura de fazer uma proposta séria aos ateus deste blogue

    ATEUS DESTE BLOGUE:

    BASTA DE CONVERSA FIADA E NADA FAZEREM!

    TOCA A MARCHAR EM DIRECÇÃO A ESSES LUGARES ONDE O ESTADO ISLAMICO AMEAÇA ACABAR CONTUDO O QUE SE LHE ATRAVESSA NO CAMINHO, COM VISTA A IMPOR REGIME TEOCRÁTICO, FECHADO E DESUMANO!

    NÃO SOIS OS BALUARTES DA DEFESA DOS ESTADOS LAICOS?

    ENTÃO HÁ QUE IMPEDIR A SAGA DOS RADICAIS ISLAMICOS.

    NÃO PASSAIS A VIDA A RESMUNGAR CONTRA OS ISLAMITAS E O SEU AVANÇO NO MUNDO?

    ENTÃO, MÃOS À OBRA!

    OU ISSO É SÓ TRETA?

    SÃO TUDO FIGURAS DE ESTILO LITERÁRIAS?

    SOIS COBARDES, OU HIPÓCRITAS, OU CAMBADA DE DEMENTES QUE SÓ FALA QUANDO TUDO LHE CORRE BEM?

    POR QUE ESPERAIS?

    QUEREIS IMPOR UM MUNDO LIVRE DE RELIGIÕES?

    AQUI ESTÁ A OPORTUNIDADE PARA COMEÇAR!

    VENHAM AS OBRAS!… PORQUE, DE TRETAS DE COBARDOLAS E INÚTEIS JÁ CHEGA!

    • K.

      Nem português sabes pá! Não tarda nada aparece aqui o teu irmão gémeo “Vossemecê” para te dizer que na frase deverias ter escrito “com tudo” e não “contudo”. Quanto ao resto é só palha, e da mais ordinária, daquela que nem os cristãos engolem.

      • Deusão

        o tosco já editou…

      • Carlos

        É curioso que o teu português é muito pior do que o meu (sintacticamente,,, é uma vergonha) e estás a armar-te em letrado.
        Por que não corriges os erros gramaticais deste (teu) comentário?

        Resposta: Porque não sabes?

        Comigo aconteceu uma coisa muito simples: digitei “comtudo”, sem espaço. Quando vi o erro sublinhado, limitei-me a corrigir a palavra sem reler a frase.
        Errar é normal. Ter o desplante de dar vários erros num comentário, como este, destinado a corrigir um erro simples… isso já é burrice.

    • Deusão

      tosco, quem é vocẽ para dar ordens aqui ?
      Vá mandar ou deixar de mandar na sua casa, demente. Você é um reles, um nada, menos que nada.
      Se o seu seu dels existe, vocẽ foi criado pela bactéria que o digníssimo tem no CeU.
      A pais de gzuis xisto, ermão catolicuzão.

      • Ateu Direito

        Este deusão do Black Block precisa de pimenta na língua.

      • Carlos

        Olhem só!… Um índio, nativo da Amazónia e a viver nas favelas, cuja escrita é um erro em cada palavra, a fazer este tipo de comentários.

        A tua escrita nem é de um ignorante, de um analfabeto!,,,

        Anoto alguns dos mais flagrantes erros ortográficos. Quanto aos sintácticos, são tantos que se torna difícil enumerá-los.

        • Deusão

          eu não fico editando o que escrevo, abobado. E mesmo porque não ficaria perdendo tempo com um zé bosta.
          Vocẽ não passa de um abobalhado. Sem dúvida é o maior imbecil que já tive o desprazer de xingar. E nem isso vou fazer mais. vocẽ é um nada; é menos que um nada. é só uma besta catuliCUZÃO.
          E vá corrigir a PQP !

          • Carlos

            Miúdo malcheiroso:

            Antes de te dirigires a pessoas decentes, lava a boca, as mãos e a cara.
            Depois, aprende as regras básicas da gramática da língua portuguesa.

            Fedelhos ignorantes como tu só podiam sair do submundo das favelas… infelizmente.

          • Deusão

            por que não ver a prostituta que te deixou cair na terra ? terá sido maria periguete ? Um asno crentóide como você, além de asno tem que ser também filho da uta.

    • K.

      Editaste o texto depois de eu expor o teu bom português, mas olha que o mau cheiro ficou lá todinho em cada palavra.

You must be logged in to post a comment.