Loading
  • 30 de Março, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

COMUNISMO E CRISTIANISMO

Por

João Pedro Moura

1- Apesar de terem práticas e teorias dissemelhantes, comunismo e cristianismo, assemelham-se na mesma concepção totalitária da redenção salvífica…

Os comunistas pregam a redenção de vocação terrestre, para todos, e eliminando, mesmo que fisicamente, os opositores, e em que os problemas gerados na sociedade seriam futuramente resolvidos, nessa mesma sociedade, pela revolução socialista, construtora duma sociedade que culminaria no comunismo edénico, sem conflitos sociais e cheia de ”paz e amor”…

Os cristãos pregam a redenção de vocação celeste, para todos, e eliminando fisicamente os incréus, os indiferentes e os da religião “errada”, e em que a passagem pela Terra é efémera e apenas um treino e exercício de “virtudes”, a caminho da vida eterna para os crentes e da “morte eterna”, isto é, da pena infernal, para os destituídos da crença “certa”…

2- Esta concepção totalitária da vida cívica e política, comum às duas crenças, comunismo e cristianismo, para só falar nestas, gerou criaturas facinorosas, ao longo da História, foventes de grandes excídios e outros tormentos antiprogressistas.

Pouco interessa saber quem matou mais, até porque, sendo o comunismo de domínio totalitário mais recente, os meios disponíveis seriam necessariamente mais mortíferos e eficazes.

3- Todavia, o comunismo, na sua doutrina, não defende a eliminação necessária de quem não é comunista…

… Ao contrário das religiões, com destaque, neste caso, para o cristianismo e para o seu derivado católico, que defendem o paraíso para os seus crentes e o inferno para os outros, nem sequer admitindo que “os outros” possam viver a sua vida na Terra, em paz e amor, enquanto os que forem considerados cristãos, “apartados para a direita de Deus Pai”, após a parusia e o Juízo Final, ascendem ao céu, para a vida eterna, sem precisarem de dinheiro nem trabalho nem quaisquer bens materiais, quiçá em pose nefelibática e contemplação beatífica…

4- Portanto, relativamente aos seus preceitos ideológicos e totalitários, o cristianismo católico é mais mortífero que o comunismo, pois que aquele defendia e praticou, “in illo tempore”, a eliminação de quem não era crente na ICAR…

…E mantém esse potencial letal para o “Dia do Juízo Final”…

unnamed

30 thoughts on “COMUNISMO E CRISTIANISMO”
  • Oscar

    Contra factos não há argumentos…

    “Marxismo é materialismo. Por essa razão, o marxismo é um inimigo tão
    implacável da religião.

    Devemos lutar contra a religião. Esse é o ABC de todo materialismo e,
    portanto, do marxismo

    A propaganda ateia da social-democracia deve estar subordinada à sua tarefa fundamental: o fortalecimento da luta de classes das massas exploradas contra os exploradores”

    O marxista deve ser materialista, ou seja, inimigo da religião.

    Ao declarar, da tribuna da Duma, que a religião é o ópio do povo, nossa minoria atuou de modo completamente justo”

    A Atitude do Partido Operário Diante da Religião – V. I. Lenin

  • Oscar

    O cartão de membro da Liga dos ateus militantes (Soyuz Voinstvuyushchikh Bezbozhnikov) na ex- URSS…

  • Oscar

    As verdades que os ateus do DduA não querem que se diga…

    “O comunismo começa onde começa o ateísmo”

    Karl Marx

    “O ateísmo é a natural e inseparável parte do comunismo”

    Lenin

    • Ana Barto

      Communism begins with atheism (Owen), but atheism is initially far from being
      communism, and is for the most part an abstraction. The philanthropy of atheism is therefore at first nothing more than an abstract philosophical philanthropy, while that of communism is at once real and directly bent towards action.
      Deve ser cristão para ser tão desonesto.

  • Oscar

    Os crimes do ateísmo que os ateus do DduA não querem reconhecer…

    https://youtu.be/RsDZNRYzRuE

  • Nelson

    Eu poderia arranjar milhares de ligaçoes entre o comunismo e a religião crista, o nazismo e a religião crista, entre ditaduras sul americanas e a religião crsta, entre ditaduras africanas ou entre o Apartheid e a religião crista…

    Mas, será que comparando eu a religião crista com estas formas nefastas de organização social(mesmo que vitaminada pela religião), me convence que todos os cristãos sao iguais a estes regimes?

    Nao, e por uma simples razao: os regimes não representam as pessoas, são criados por uma minoria, para uma minoria, com uma maioria de oprimidos, necessários para manter o status quo e quando necessário recorrem á violencia para manter esta aparente paz social, criando inimigos artificiais do regime e herois que representam os ideais pelos quais se deve subjugar os outros.

    E isto é semelhante ao catolicismo? Sim, em certa medida.
    O catolicismo é criado por uma minoria:SIM, o clero.
    O catolicismo mantem uma minoria: SIM, o clero.
    O catolicismo tem uma maioria de oprimidos: Sim, o povo em geral ameaçado de ir para o inferno.
    O catolicismo recorre á violencia para manter poder: SIM, fe-lo no passado e continua a faze-lo.
    O catolicismo cria inimigos artificiais: SIM, os apostatas que que vêm a verdadeira natureza cruel e desumana com que o catolicismo trata as pessoas.
    O catolicismo cria herois modelo: SIM, papas e outros martires desta vontade de levar esta organização a niveis de poder que por vezes precisam de vitimas.

    Não me deixa então estupefacto que o nosso catolico de serviço, tanta vontade tenha de ligar o comunismo com os ateus, para limpar a “suja” e horrenda organização a que pertence.

    Mas o compreendo perfeitamente, eu tambem já fui católico e tambem passei pela endoctrinação em que nada é dito sobre a inquisição, nada sobre as outras religiões, nada sobre o ateismo e porque ele existe.

    A minha filha este fim de semana, perguntou-me porque o os gatos pretos dão azar. Não podia sorrir mais por dentro 🙂
    Explicar-lhe que esta associação vinha do tempo da inquisição em que os gatos pretos eram associados com o demonio e a bruxaria que quem os tivesse poderia ser acusado deste crime.
    Ao que ela me reponde: Pai o que é a inquisição??
    A inquisição é algo da religião católica que deves perguntar na catequese – respondi eu.
    Catequese perguntam voces? Sim, um ateu tambem consegue ser tolerante ao ponto de deixar a sua filha seguir as pegadas da sua familia, mas não faço como muitos que escondem a historia sangrenta que esta organização esconde.
    A igreja catolica é hoje um lobo amordaçado na pele de cordeiro, imposta pela sociedade.

    Bom dia a todos.

    • Ateu Direito

      (O catolicismo tem uma maioria de oprimidos: Sim, o povo em geral ameaçado de ir para o inferno…)

      Agora quem é crente porque se sente bem e se revê na doutrina é oprimido? Não me parece. E também não me parece que os católicos modernos acreditem nessas tretas de infernos.

      (O catolicismo recorre á violencia para manter poder: SIM, fe-lo no passado e continua a faze-lo.) Onde e como é que continua a fazê-lo? Quer-me parecer que está a falar de islamismo e não de catolicismo.

      (O catolicismo cria inimigos artificiais: SIM, os apostatas que que vêm a verdadeira natureza cruel e desumana com que o catolicismo trata as pessoas.) Natureza cruel e desumana? O amigo anda perdido no passado. Atualize o software.

      (O catolicismo cria herois modelo: SIM, papas e outros martires desta vontade de levar esta organização a niveis de poder que por vezes precisam de vitimas.) Mais uma vez parece andar a alucinar.

      (A igreja catolica é hoje um lobo amordaçado na pele de cordeiro, imposta pela sociedade.) Mas a ICAR impõe-se a alguém? A ICAR obriga alguém a ir à missa? O amigo, como ateu, deveria ser um pouco mais elucidado. Não me parece que o seja.

    • Deusão

      e não se esqueça de dizer para a sua filha que essa perseguição – imbecil, como tudo na icar – faciliou a propagação da peste negra em Veneza , principalmente, e daí para toda a Europa

      • Ateu Direito

        E o amigo vive na Idade Média? O que é que o passado interessa para o caso? Para quem é Deusão parece mais um deusinho.

        • K.

          Para quem não interessa o passado, o meu amigo em versão nick Oscar, só fala no passado, nos comentários mais acima.

          • Ateu Direito

            Ter ideias, mesmo que controversas, é uma virtude. Agora ser burro, não lhe fica nada bem.

          • K.

            Ideias? Mas ó rapaz tu só fazes citações. É verdade são ideias só que não são tuas. Tu de ideias vales zero.

        • Deusão

          caro antolo, vocẽ vive de uma lenda escrita na idade do bronze e não quer saber do passado ?
          A mudança de nick não lhe fez bem…anda cada vez mais patético.

          • Ateu Direito

            A humanidade avança mas não é com hominídeos baixos e mal educados como o senhor.

          • King

            Salve, plebeu!
            Pare e me escute bem.
            O PT tem de parar com essa conversa mole de que tirou 36 milhões de brasileiros da miséria. Primeiro: viver de auxílio do governo é estar na miséria. Segundo: desconte desse número os que deixaram de trabalhar para passar a receber o Bolsa-Família. Terceiro: desmantelar os serviços públicos para dar o dinheiro deles aos pobrezinhos é foder com a vida dos coitados, cujo dinheirinho jamais bastará para pagar aquilo que perderam. Quarto: Todo o dinheiro do Bolsa-Família é uma bostinha perto do que o governo deu aos bancos, às mega-empresas suas amigas, aos governos de países comunistas e aos beneficiários do Mensalão e do Petrolão, estes sim saíram da miséria.
            Viva o Rei!

    • Oscar

      A questão é muito simples:

      1 – Quando os ateus do DduA querem atacar a religião ou, preferencialmente a Igreja Católica, costumam usar este tipo de argumento:

      “O energúmeno do Pinochet era católico e perseguiu muita gente”

      Mas aí já não dizem que as suas perseguições e os crimes do regime do Pinochet se ficaram exclusivamente a dever a um fundamentalismo político de extrema-direita.

      Dizem algo como isto:

      ” Vêem, Pinochet era católico…”

      2- No entanto, quando se trata de imputar responsabilidades ao ateísmo de Pol Pot, por exemplo, já os mesmos ateus do DduA dizem algo como isto:

      ” Vêem, Pol Pot era ateu, mas todos os seus crimes e gencídios foram cometidos em nome do comunismo, não do ateísmo”.

      3 – Portanto, a ” lógica” dos ateus do DduA é aplicarem a Pinochet uma avaliação totalmente díspar da que aplicam a Pol Pot, embora a situação, entre ambos, seja exactamente similar.

      4 .Só indivíduos muito tontos é que não conseguem perceber a falta de honestidade intelectual dos ateus que branqueiam os crimes também praticados em nome do ateísmo.

      Gente que se comporta desta forma, tão intelectualmente desonesta, não merece o menor crédito.

      É por isso mesmo que a larga maioria dos ateus portugueses se está completamente nas tintas para o DduA.

    • Carlos

      Só burrice.
      Onde estão as guerras violentas que os cristãos andam a fazer?

  • Nelson

    Nao respondo a multi-nicks.

  • Joaquim

    Afinal os comunas ainda estão vivinhos da silva.

  • Ateu Direito

    (o cristianismo católico é mais mortífero que o comunismo, pois que aquele defendia e praticou, “in illo tempore”, a eliminação de quem não era crente na ICAR…)
    Helloooo! Lenine, Estaline, Mao, Henver Hoxa, Kmers Vermelhos, Brigadas Vermelhas, Fidel, Che Guevara, etc, etc, etc… in illo tempore!
    Não estaremos a exagerar um bocadinho? O texto até está bem construído mas depois peca por excesso e despenca por completo com exageros fora de tempo fora de in illo tempore.

    • João Pedro Moura

      ATEU DIREITO perguntou:

      “Não estaremos a exagerar um bocadinho?”

      Hã?!

  • King

    Salve, plebeus.

    Que o ódio e o rancor possam abandonar as vossas almas atormentadas.

    Demos vivas.

    Deus não está morto, Nietzsche sim.
    A religião não é o ópio do povo, Marx é que era dependente do capitalismo.
    Os filósofos são o vinho a martelo que dão de beber à humanidade. Lutai por bom vinho e por boa cepa.
    Dos labregos não reza a história, dos grandes homens ela é construída.
    A plebe grita porque sem pastor se desorienta. Calai-a, calando-vos. Sussurrai de mansinho e a brisa que sopra de Norte será mais agradável.
    Viva o Rei!

  • Carlos

    Apenas confirmei que não sabes o que é o comunismo.

    Para os comunistas, a luta de classes foi o motor de todas as transformações e as classes dominantes alternam-se pelo que a luta se mantém. A solução é o fim do capitalismo. Ou seja, o objectivo último do comunismo é a aniquilação do capitalismo.

    O comunismo não só fez isso como escondeu a realidade do Ocidente capitalista. A contra-informação, a censura e a intensa propaganda da mentira, foram marcas do comunismo, onde o Homem não tinha valor nem utilidade se não fosse como simples unidade de trabalho na construção do ideal comunista. A Igreja opunha-se a isto. Daí que o ateísmo fosse uma condição sine qua non do comunismo.

    Outro pilar do comunismo era a sua universalização: conquistar espaço ou impor o comunismo era um dos objectivos. Dai que apoiasse ou instigasse revoltas e guerrilhas.

    Comunismo é ateísmo. As semelhanças entre comunismo e cristianismo são as mesmas que existem entre ateísmo e religião (entre estes ateus e os islâmicos, por exemplo).

    “Os cristãos pregam a redenção de vocação celeste, para todos, e eliminando fisicamente os incréus, os indiferentes e os da religião “errada”…”

    Isto é completamente falso. Esta afirmação é uma imbecilidade e a uma completa estupidez.
    O cristianismo propõe que se leve a “palavra de Deus” a toda a gente. Quem a repudia, quem a desprezar depois de conhecer, merece castigo.
    “Eliminar fisicamente”, no sentido real, ou seja, “matar” (morte física) os opositores, não faz parte da doutrina de Cristo.
    Porém, em alguns períodos da História e em alguns lugares do globo, ALGUNS cristãos, com outros interesses que não a religião, abusaram e atentaram contra a vida humana, opondo-se aos princípios da religião. Estamos a falar de um reduzido intervalo de espaço e tempo.

    Porém, lutar contra os inimigos e os traidores, defendendo a verdade, a seriedade e os ataques que nos são dirigidos, é uma obrigação humana que ultrapassa a religião.
    Ou seja,, lutas e guerras são factos humanos. Os cristãos são humanos e têm obrigação de se comportar como tal.
    Daí até afirmar que o cristianismo pretende eliminar todos os que lhe são contrários, vai uma distância tão grande que só um ignorante muito imbecil é capaz de defender.

    Curiosamente, por que tenho estado a estudar religiões, tenho visto religiões (sobretudo no Oriente) que não toleram ateus, mas toleram outras religiões.

    • GriloFalante

      “Outro pilar do comunismo era a sua universalização: conquistar espaço ou impor o comunismo era um dos objectivos. Dai que apoiasse ou instigasse revoltas e guerrilhas.”
      Se substituíres “comunismo” por “cristianismo” , vais ver a diferença.

    • João Pedro Moura

      CARLOS disse:

      “O cristianismo propõe que se leve a “palavra de Deus” a toda a gente. Quem a repudia, quem a desprezar depois de conhecer, merece castigo.”

      Um inquisidor, “in illo tempore”, não diria melhor…
      Que facínora, este Carlos!…

  • Frei Bento

    Caríssimos irmãos em Cristo, esta discussão está mais que estéril, não obstante os denodados esforços do irmão Oscar-sem-acento para a tornar frutífera. Tudo se resume, afinal, ao cumprimento dos objectivos. O comunismo, toda a gente sabe, e entre outros, o objectivo de eliminar as religiões e promover uma sociedade sem classes. Pelo menos, é o que dizem.

    Já o cristianismo tem por objectivos, entre outros, promover a paz, o amor ao próximo e a tolerância. Pelo menos, é o que dizem. “E se, para conseguirem os objectivos tiverem de deixar cadáveres pelo caminho, paciência. (copy/paste)”.

    Uns matam em nome do ateísmo, outros matam em nome de Deus. Uns são coerentes, outros nem por isso.
    Saúde e merda, que Deus não pode dar tudo.

  • Ateu Direito

    Os canais públicos transmitem programação religiosa porque têm um público que os pretende ver. Não se esqueça que muitos católicos estão doentes ou são idosos que não podem sair para prestar o seu culto. Não vejo qual o problema disso. Se não gosta mude de canal, ninguém o obriga a ver. Essa argumentação não tem validade nenhuma.

You must be logged in to post a comment.