Loading

Escolhas divinas

“Agradecemos a Deus pela bomba atómica ter vindo para nós, e não para os nossos inimigos; e oramos para que Ele possa nos guiar para usá-la em Seus caminhos, e para Seus propósitos”.

Presidente Harry, S. Truman, cit in P. Anderson, “A política externa norte-americana e seus teóricos”,

(Ed. Boitempo, SP, 2015 p:42 )

21 thoughts on “Escolhas divinas”
  • K.

    Anda por aqui um comentador que não descansa na sua cruzada inglória de ligar os crimes em nome do comunismo (hediondos no meu entender) ao ateísmo. Eu já tentei que ele dissesse alguma coisa dos crimes diáriamente cometidos pelo capitalismo religioso que mata crianças à fome, mas sobre isso nem uma palavra. Vamos ver agora se aparece alguma palavrita sobre esta minha mania de ligar o capitalismo e a religião (no caso cristã) ao genocidio diário de quem nada tem.

    • Ateu Direito

      Andam por aqui muitos comentadores que não se cansam de dizer asneiras também. Os crimes hediondos cometidos pelo ateísmo são um facto e não há como os negar. Os crimes cometidos pelos comunistas poderão não estar apenas relacionados com o ateísmo mas seguem a lógica de eliminar toda e qualquer manifestação de poder, a não ser dos próprios comunistas que passam a liderar uma outra forma de rebanho ignorante que os passa a endeusar como salvadores utópicos. Da desgraça, diga-se.
      O que é o capitalismo religioso? Que termo incoerente é este e o que significa? Nada. A não ser tresandar a populismo barato de cariz marxista. O capitalismo mata alguém? Por incrível que pareça, ou não, os países mais atrasados do mundo são todos governados por ideologia socialista, mas isso não convém dizer por aqui. Por acaso são países socialistas onde reina o crime e a corrupção. Por acaso são países socialistas onde a censura impera. Por acaso, só por mero acaso.
      Ao tentar lavar a imagem do comunismo desligando-o do ateísmo não estará a ser hipócrita tentando fazer o inverso ao ligar o capitalismo ao cristianismo? Pois, pois é.
      E quando o amigo fala em genocídio diário está a referir-se exatamente a quê? Ao dos gulags? Ao de Holodomor? E a outros tantos cometidos por fações marxistas de cariz diverso? A esses não deve ser porque o passado ao passado pertence. A não ser que se refira à miséria que ocorre em Africa fruto da incapacidade de povos tribais de evoluírem. Aos lideres desses países não ouvimos criticas. Sobram as culpas para quem é bem sucedido. Mas esta linha de pensamento faz lembrar o quê? Pois… Ressabiamento utópico marxista. Utópico e alucinado. E já agora, mentiroso.
      O ateísmo censor e carregado de ideologia politica que aqui pretende reinar é uma vergonha para todos os ateus que não se identificam com marxismos. Não só tende a ser de baixo nível pela forma como menoriza intelectualmente os crentes, e como os insulta por vezes, como é preconceituoso para com quem é ateu de direita ou de outra ideologia qualquer.
      Há uma cassete bafienta de panfletismo que teima em impor-se nesta página. Será o começo do fim se não houver quem lhe faça uma limpeza.
      E o amigo, com esses comentários a tresandar a facciosismo vermelho, também não vai longe. Só transforma o ateísmo numa tasca de baixo nível.

      • K.

        Ó Oscar, já conheciamos o teu braço armado na versão Carlos, agora ficamos a conhecer o panfletário, versão Ateu Direito.
        Para ti apenas duas coisas. Uma: comunista primário. Sabes o que quer dizer? Dois: O racismo é um pensamento de uma mente estupida e ignorante. Escarro em cima do teu racismo.

        • Ateu Direito

          Para que conste, o amigo enganou-se na porta. Não está a falar com o comentadeiro de plantão ao Blog. Está a falar com um ateu há muitos anos seguidor à distância do blog.
          Onde é que está o panfletismo no meu comentário? Agradeço a explicação.
          O que é um comunista primário? E de que modo se encaixa no seu comentário?
          Onde é que viu o racismo no meu comentário? Se viu racismo no meu comentário só posso concluir que é mais um dos esquerdopatas doentes que abundam por aqui cuja reduzida capacidade intelectual os leva a tomar tudo o que não lhes agrada, i.e., as verdades, como racismo ou xenofobia ou genocídio, os clichets do costume.

          • K.

            Oscar, o que tu queres é musica, je te conheço de ginjeira..

        • Ateu Direito

          Falácia do espantalho – Não deturparás nem exagerarás o argumento de outrem de forma a que te fique mais fácil ataca-lo.

          • Deusão

            Não tem emenda que te cure, antolo ?

          • Ateu Direito

            Amigo, beba uma caipirinha e junte-se ao PT que nódoas já temos aqui que cheguem

  • Ateu Direito

    Perry Anderson, o autor do livro cujo trecho é aqui referido, é um historiador marxista, professor de História e Sociologia na UCLA e editor da New Left Review. É irmão do historiador Benedict Anderson.
    A sua formação política data de 1956, quando ingressou na Universidade de Oxford e passou a militar em grupos de esquerda na faculdade. O seu primeiro interesse pelo marxismo teve num primeiro momento, como vários intelectuais de sua geração, a influência de Jean-Paul Sartre. Ela está presente particularmente na Questão de Método, públicado em 1960.

    No mesmo ano surge a New Left Review, que se engajou ao movimento britânico contra os armamentos nucleares. A campanha sofreu uma grande derrota, causando uma profunda crise na revista. Logo depois, Perry Anderson tornou-se editor. Foram necessários dois anos para que ele criasse um novo corpo editorial, agora declaradamente marxista.
    Se dúvidas houvessem quanto ao carácter cada vez mais assumidamente marxista deste Blog, já poucas restam. Nem o vertente da censura estalinesca aqui falta. Parabéns. Bonito serviço.

    • K.

      Quem não está bem, muda-se. Não são aqui precisos comentários de um racista filho da puta.

      • Ateu Direito

        Onde é que está o racismo? Fazer criticas ao marxismo já é racismo? Ao ponto que chegamos! Quanto à ofensa, só revela o carácter tolerante de qualquer marxista militante.
        E é este tipo de gente mal educada que tem a desfaçatez de tomar todos os crentes por burros…
        Há que melhorar o nível.

        • K.

          “A não ser que se refira à miséria que ocorre em Africa fruto da incapacidade de povos tribais de evoluírem.”

          Felizmente que tu és muito evoluido, tão evoluido que nem sabes o que dizes.

          • Ateu Direito

            1º Onde está a mentira?
            2º Onde está o racismo?

          • K.

            Espera aí que eu faço-te um desenho e depois mando-te.

          • Ateu Direito

            Amigo, isso não é resposta e muito menos argumento.

          • K.

            Oscar, o que tu queres é musica, je te conheço de ginjeira.

          • Ateu Direito

            Acabaram-se-lhe os argumentos? Deixe lá o Oscar em paz.
            Diga lá onde está o racismo? Faltam-lhe argumentos para justificar o que não tem justificação? Pois claro. E é você um dos moralistas dos bons costumes que anda por aqui armado aos cágados a passar por inteligente.

          • Deusão

            É o velho anormal de sempre. Vai partir para as ofensas e depois, qundo recebe as merecidas respostas dá-se de ofendido. Ação típica de um asno crentóide.

          • Ateu Direito

            Asno crentóide é o quê? Um elogio? Tá-me tirando, cara? Vai fumar um baseado sua amostra de ateu.

      • Ateu Direito

        Ad Hominem – Não atacarás o carácter do outro mas sim os seus argumentos.

  • Oscar

    O ridículo molocho continua a ver a minha sombra em todo o lado.

    Enfim, o homenzinho não consegue mesmo superar o seu caricato complexo de inferioridade…

You must be logged in to post a comment.