Loading
  • 16 de Março, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Bento XVI, o ateísmo e o nazismo

Fez dois anos que Francisco iniciou o pontificado. Sei que um homem bom não prova a existência de Deus, mas pode melhorar a vida de muita gente, se a tiara cobre a cabeça certa. Aos olhos indiferentes de um ateu, este papa é um bom homem que parece sofrer com as injustiças humanas. Não me inspira devoção mas merece-me respeito.

Tenho pelos Papas, por todos os papas, uma devoção inversa à que a Aura Miguel nutre por qualquer um e João César das Neves por todos menos o atual. Mas uma coisa são estados de alma e outra os factos.

Sou incapaz de desejar a alguém o que a ICAR fez a judeus, bruxas, hereges e a todos os que contrariaram os seus interesses. Não vou remexer nos crimes que desde Paulo de Tarso e Constantino se fizeram em nome de um judeu imolado pela salvação do mundo e nem a si próprio se salvou. É hoje a referência para as multinacionais da fé que vivem da sua alegada divindade como os homeopatas do valor terapêutico das mezinhas.

O que um ateu não pode olvidar é que o ex-inquisidor comparou o ateísmo ao nazismo, esquecendo que a sua Igreja já excomungou o ateísmo, o comunismo, a democracia, a liberdade e o livre-pensamento, o que nunca fez ao nazismo ou ao fascismo. O próprio Estado do Vaticano, a única teocracia europeia, foi obra de Benito Mussolini que, entre outras manifestações pias, impôs o ensino da religião católica nas escolas públicas.

Uma Igreja que apoiou Franco, Pinochet, Mussolini, Salazar, Videla, Somoza e o padre Tiso perde autoridade para condenar assassinos como Estaline, Mao, Pol Pot, Ceauşescu ou Kim Il-sung cuja esquizofrenia sanguinolenta os levou a cometer crimes em nome de uma crença política e não do ateísmo.

Bento XVI foi conivente na ocultação de crimes cometidos pelo clero, manteve o IOR como offshore do Vaticano, protegeu o Opus Dei, Legionários de Cristo, Comunhão e Libertação e a seita fascista de sequazes de monsenhor Lefebvre. Carecia de autoridade para difamar os ateus a quem a liberdade deve mais do que à sua Igreja.

Se não receasse a morte prematura, podia continuar ainda a canonizar admiradores de Franco, colaboradores da CIA e outros defuntos pouco recomendáveis. Podia continuar a exibir relíquias falsificadas e vender os milagres engendrados numa repartição pia mas não podia insultar os ateus e esperar que estes esquecessem a diatribe.

35 thoughts on “Bento XVI, o ateísmo e o nazismo”
  • Oscar

    O Carlos Esperança continua o mesmo mentiroso de sempre.

    Aliás, uma das razões porque o ateísmo não consegue atrair adeptos significativos radica precisamente no facto de os ateus usarem de sistemáticas mentiras para tentarrem alcançar os seus objectivos.

    Assim, mais uma vez, o Carlos Esperança tenta branquear a história sórdida do ateísmo marxista, tentando passar a ideia de que Estaline, Mao, Pol Pot, Ceauşescu ou Kim Il-sung cometeram crimes, em função da sua esquizofrenia sanguinolenta, mas não pelo facto de serem ateus.

    Qualquer pessoa, com um mínimo de cultura, sabe que o marxismo-leninismo é intrinsecamente materialista e ateísta, que, na URSS, na China, Na Albânia, como hoje, na Coreia do Norte, as pessoas religiosas foram perseguidas, torturadas e assassinadas pelo mero facto de acreditarem em Deus.

    O mesmo se passou na Guerra Civil de Espanha, por parte dos anarquistas ateus, perseguindo e matando padres e freiras e incendiando igrejas.

    Na Albânia de Enver Hoxha, o estado era oficialmente ateísta.

    Na Coreia de Norte de Kim Jung Un, o mesmo sucede, onde possuir uma bíblia é motivo de encarceramento político.

    O mesmo sucedeu também no Cambodja, onde no tempo do ateu Pol Pot, os monges budistas foram sistematicamente perseguidos e mortos.

    E o sem-vergonha do Carlos Esperança continua a ter o desplante de tentar aldrabar os incautos, com a constante mentira de que nunca ninguém cometeu nenhum crime em nome do ateísmo.

    Agora, perguntemo-nos por que razão este pasquim chamado DduA está vazio de ateus a comentarem.

    Uma delas tem a ver com o facto de, embora o ateísmo seja a maior das idiotias, ainda há alguns ateus com vergonha na cara e não tão estúpidos quanto o Carlos Esperança pensa que eles são.

    • Alexandre

      Caros companheiros, ha que ter pena dos pobres cristãos perseguidos por este mundo fora, principalmente em Portugal, nos Estados Unidos e acima de tudo no Brasil. Façamos todos um minuto de silêncio por todos estes seres extremamente perseguidos.

  • Oscar

    1- A MENTIRA:”…Estaline, Mao, Pol Pot, Ceauşescu ou Kim Il-sung cuja esquizofrenia sanguinolenta os levou a cometer crimes em nome de uma crença política e não do ateísmo”

    Carlos Esperança

    2 – A VERDADE: “Marxismo é materialismo. Por essa razão, o marxismo é um
    inimigo tão implacável da religião quanto o materialismo dos enciclopedistas do
    século XVIII. Devemos lutar contra a religião. Esse é o ABC de todo
    materialismo e, portanto, do marxismo”

    Lenin, A Atitude do Partido Operário Perante a Religião

  • Oscar

    1- A MENTIRA:”…Estaline, Mao, Pol Pot, Ceauşescu ou Kim Il-sung
    cuja esquizofrenia sanguinolenta os levou a cometer crimes em nome de
    uma crença política e não do ateísmo”

    Carlos Esperança

    2 – A VERDADE: ” Os marxistas se baseiam no materialismo filosófico que nega a existência de qualquer ser sobrenatural ou de algo externo à natureza. Hoje, a própria natureza proporciona-nos suas próprias explicações sobre a origem da vida e do universo”

    http://www.marxist.com/marxismo-religiao-socialismo.htm

  • Oscar

    1- A MENTIRA:”…Estaline, Mao, Pol Pot, Ceauşescu ou Kim Il-sung
    cuja esquizofrenia sanguinolenta os levou a cometer crimes em nome de
    uma crença política e não do ateísmo”

    2 – A VERDADE:” Durante o governo de Mao Tsé-tung, os chineses tentaram sufocar a religiosidade local, destruindo santuários e assassinando milhares de
    monges. O resultado da mão-de-ferro chinesa são os mais de 100.000
    tibetanos refugiados pelo mundo, a destruição sistemática de mosteiros,
    pela opressão religiosa, pelo fim da liberdade política e pelo aprisionamento e assassinato de civis em massa. Estima-se que 1 milhão de tibetanos já tenham morrido nas mãos do Exército chinês”

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_chinesa_do_Tibete_%281950-1951%29

  • Oscar

    1- A MENTIRA:”…Estaline, Mao, Pol Pot, Ceauşescu ou Kim Il-sung
    cuja esquizofrenia sanguinolenta os levou a cometer crimes em nome de
    uma crença política e não do ateísmo”

    2 – A VERDADE: “Pol Pot reprimiu no Camboja a religião budista: monges foram assassinados; templos e artefatos, incluindo as estátuas de Buda, foram destruídas. Comunidades cristãs e muçulmanas estavam entre as mais perseguidas. A catedral católica de Phnom Penh foi completamente arrasada. O Khmer Vermelho forçou os muçulmanos à comer carne de porco,
    que eles consideram como uma abominação. Muitos daqueles que se
    recusaram foram mortos. Os cleros cristãos e muçulmanos foram
    executados. Quarenta e oito por cento de cristãos cambojanos foram mortos por causa de sua religião”

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ate%C3%ADsmo_de_Estado

  • Oscar

    2 – A VHoxha, na década de 1940, deu os
    primeiros passos para uma Albânia ateia, permitindo a existência de uma
    renovação nos quadros nacionais e culturais, dando ao povo a verdadeira auréola
    da racionalidade ateísta no âmbito social.

  • Oscar

    Chega ou querem mais ?

  • Moloch

    O Esperança é obcecado com o nazismo. E depois esquece-se do resto. Que o apoio ao fascismo pela ICAR não é bem como ele tenta contar.

    • Moloch

      E até digo mais :

      Realmente, o esperança vai-nos escarrando para os olhos de cada vez que vem com as suas incríveis hipocrisias de que só a religião é violenta e que o ateísmo é puro como a neve

      • Oscar

        Então ó molocho, não foste tu, quando eras skin, que fizeste segurança a padres católicos que colaboraram com o nazi-fascismo em Portugal ?

        • Moloch

          Claro que fui.
          Mas agora, que me converti ao catolicismo, tenho de fingir que me esqueci dessas coisas. Faz parte da iniciação católica.
          O que conseguir mentir mais ganha o céu.
          Como tu.

          • Oscar

            Bem. Então, se ainda há uns poucos anos, padres católicos colaboraram ativamente com o MAN, organização fascista, é porque o apoio do fascismo pela ICAR é mesmo como o Esperança diz, não é ?

          • Moloch

            Bem. Sim. Mas já sabes que, como católico, tenho de mentir. Nem que seja para estar sempre a contrariar os ateus.
            Porque, como nós, católicos, não podemos dar uma queca de jeito, resta-nos o escape parafílico de nos masturbar nos blogs ateus.
            O meu teclado já está cheio de meita, presumo que o teu esteja bem pior, visto que passas aqui toda a vida.

          • Oscar

            Mas isso é apenas o que tu pensas, tótó.

            Não és capaz de falar por ti próprio, sem teres que me roubar o nick ?

        • Oscar

          Ó molocho, andas mesmo desesperado, até já pões na minha boca palavras que são apenas tuas.

          Esmera-te melhor, palonço, assim andas muito fraquito.

          • Moloch

            Sim ? Então não és tu que estás sempre a chamar a atenção de que, quando eu era skin, ter trabalhado com uma organização de padres católicos a favor do fascismo ?
            Eu acho muito bem que tu nos estejas sempre a lembrar disso.
            Afinal parece que tu sempre sabes que o Esperança tem razão.

  • Oscar

    1- A MENTIRA:”O que um ateu não pode olvidar é que o ex-inquisidor comparou o ateísmo ao nazismo, esquecendo que a sua Igreja já excomungou o ateísmo, o comunismo, a democracia, a liberdade e o livre-pensamento, o que nunca
    fez ao nazismo ou ao fascismo”

    2 – A VERDADE: A Igreja Católica excomungou os nazis.

    http://www.universocatolico.com.br/index.php?/a-igreja-excomungou-o-nazismo.html

    http://spedeus.blogs.sapo.pt/1308102.html

  • MC

    Incrível… Pensam mesmo que o comunismo nunca conseguirá viver lado a lado com a liberdade de culto. Como é que é possível haver ainda pessoas que ficaram presas no tempo? É claro que a ideologia, em si, é ateísta, mas quando Lenine disse que devemos lutar contra a religião, nunca disse que devemos matar crentes…! De qualquer maneira, caso soubessem o que o PC PORTUGUÊS, por exemplo, defende, chegariam à conclusão que, e já desde o tempo de Álvaro Cunhal, a relação entre comunistas portugueses e católicos é, foi, e penso que será, BASTANTE próxima! Quantos não foram, e são, comunistas e católicos?? O que me põe mais estupefacto é acusarem os comunistas portugueses de serem “cassetes”, mas, enquanto estes evoluem (quase sempre) e demonstram, como praticamente sempre o demonstraram, que estão perfeitamente conscientes do que fazer caso subam ao poder, há aqueles que o comparam à ideologia maoísta… Eu, por exemplo, li o programa e estatutos do PCP, e costumo ler as propostas desse partido, bem como de outros, e posso-vos dizer que só não aparecem mais na TV porque não fazem joguinhos desonestos para serem notícia! Estejam descansados que a preocupação desse partido não é ir atrás de crentes… E, pasme-se, são marxistas-leninistas.!! E esta??

    Quem tem de se actualizar são os militantes da ignorância – LEIAM as propostas do PCP.

    Já agora, A COREIA DO NORTE NÃO É COMUNISTA – segundo um artigo que li acerca deste país, a última revisão constitucional foi em 2009 e não consta lá nem uma única vez a palavra comunismo.

    • MC

      E não só, nunca a Coreia do Norte poderia ser comunista – é uma ditadura SOBRE os trabalhadores e o povo, e não a tal “ditadura do proletariado”, ainda por cim, com base no culto de personalidade. A ideologia comunista é tão “à frente”, que nunca poderia ter resultado nas condições em que foi aplicada no último século, quanto mais na Coreia do Norte.

      • Molochbaal

        A Coreia do Norte é um país capitalista, qualquer anormal sabe isso.

      • João Pedro Moura

        MC disse:

        “E não só, nunca a Coreia do Norte poderia ser comunista – é uma ditadura SOBRE os trabalhadores e o povo”

        Pois é! Mas em Cuba é diferente, não é, MC?!
        E na antiga URSS e satélites também era diferente, não era, MC?!

        Quiçá, verdadeiras “ditaduras do proletariado”…
        Ali, o “proletariado” todo… a mandar…

        Palpita-me que também sofres de fé…
        … E dos “amanhãs que cantam”…
        …Do “homem novo”… etc.

        • MC

          Para já, recomendo mais algum trabalho de casa em relação a Cuba. Vá ver, por exemplo, o tipo de participação dos trabalhadores nas várias esferas da sociedade, e depois compare-a com o tipo de participação nos países capitalistas.

          Obviamente que não considero nenhum sistema perfeito, mas tb não tenho areia nos olhos que me impeça de discernir o projecto que o PCP defende para Portugal e o que se passa noutros países… Ao contrário do que deve pensar, ninguém defende que Portugal deve ser Cuba… É ridículo, até se pensar nisso, quanto mais possível… Menos desinformação fácil e conveniente e mais história e pesquisa sobre a actividade do PCP na actualidade – e isso sim, deve orgulhar qualquer português.

          Acha que haveria algum comunista português que não fosse anti-governo se se apercebesse que o próprio povo estivesse a ser brutalmente reprimido? É preciso pensar um pouco mais do que cingir-se aos preconceitos e, esses sim, autênticos dogmas.

        • MC

          SIM, EM CUBA É DIFERENTE, VÁ LER! Em vez de aceitar que lhe enfiem desinformação burguesa pelo traseiro, vá tentar ler acerca do que se passa nesse país. Não há bloqueio, pois não?? Não há restrições importantíssimas ao turismo, pois não?? Fizessem o que fazem em Cuba nesta área ao Algarve, o que seria do país, que é também dependente dela?? Obviamente que na antiga URSS também não era totalmente o que um comunista quer para o seu país, mas pergunto-lhe: tendo em consideração de que nada é perfeito (veja-se o caso de “deus”…), sou comunista porque quero lutar por um Portugal independente, mas solidário, soberano, mas sem baixar as calças e sem participar em campanhas de desestabilização contra outros países que não aceitam baixar as calças, como a Venezuela, por exemplo. Quero um Portugal em que os trabalhadores participem no sistema do país, e não um em que fiquem a ver uma cambada de burgueses a decidirem por si, vergados que estão aos interesse de domínio capitalista mundial.

          Sofro de fé? Sim, se quiser, não me importo nada de dizer que tenho fé na mudança para o meu país. Agora, isso leva-me a crer que você sofre de algo mais “perigoso” – a resignação e o conformismo.

    • João Pedro Moura

      MC disse:

      “Já agora, A COREIA DO NORTE NÃO É COMUNISTA”

      E o Hitler não era nazi, não era, MC?!

      Ao que chegou o desaforo destes comunistas de pacotilha, para andarem agora a branquear a Coreia do Norte…

      Como lhes custa muito aceitar um regime como o da Coreia do Norte, então, há que negar que seja comunista, isto é, socialista, para ver se passa…

      …Mas não passa…

      Diz-nos, então, MC:

      1- Quem é o proprietário dos meios de produção norte-coreanos, como as fábricas, os campos, as empresas de serviços?!

      2- Como se chama o partido que dirige a Coreia do Norte?! É partido único?!

      3- Que relações é que o PCP tem com a Coreia do Norte?!

      http://www.festadoavante.pcp.pt/2010/comicio-de-encerramento-jos%C3%A9-casanova

      4- Na essência, qual a diferença entre a Coreia do Norte e Cuba, China, URSS e satélites?!

      • MC

        Leia o meu comentário ao João Pedro Moura, neste espaço. O que é que a Coreia do Norte tem a ver com a luta dos trabalhadores da egf em Portugal? Também vi na Festa do Avante o Partido Comunista Francês… Solidários com o povo e com os trabalhadores. O PCP já se distanciou de posições do regime norte coreano, em plena AR. A desinformação burguesa faz-lhe relacionar países fora do satélite capitalista e compará-los, como se fosse possível, mas nunca o fez comparar países capitalistas? Já agora, solidariedade não significa “queremos copiar-vos”, como se fosse possível. O PCP afirma o multipartidarismo, e afirma que a fase de transição do capitalismo para o socialismo pode ser feita com vários partidos, e já o diz há décadas, ainda no tempo do fascismo! Nada é perfeito, assim como o seu ponto de vista. Vá ler as propostas do PCP, e garanto-lhe que não verá nada mais democrático neste país.

        Só mais uma coisa – vá lá pesquisar (no diario.info, por exemplo) o poder que os sindicatos têm em Cuba, o poder que os trabalhadores têm nas decisões do país.

    • Oscar

      E quantio a esta, tens algo a dizer ?

      http://www.sol.pt/noticia/100412

      • MC

        O PCP defende a liberdade de religião e de culto. É por essas notícias “bem fabricadas” e por outras que muito boa gente não adere ao partido, porque não enxergam a diferença entre a luta dos trabalhadores do clube da praia da rocha e a ditadura da coreia do norte… Já agora, também estamos solidários com o povo norte-americano, com o angolano, com o mexicano, com o colombiano, com o francês, etc, o que não quer dizer que apoiemos as ditaduras burguesas desses países… O pcp já se afastou de posições da coreia do norte, assim como do japão, e da coreia do sul. Em relação à coreia do norte, não restará dúvidas que está sob rodas uma campanha de mentiras e pressões, bem como sanções, o que não quer dizer que não seja uma ditadura repressiva sobre o próprio povo, claro, e o pcp já se pronunciou sobre isso, em plena AR. Não fossem tão massacrados com a desinformação da burguesia portuguesa, talvez pudessem andar de olhos abertos. Os EUA não são alvo de sanções porquê?? Já se perguntou? Ou a Alemanha? E a Grécia, com a campanha de pressões de que é alvo, assim que promoveu uma mudança?? Por que é que o antigo primeiro-ministro não está em julgamento por ter levado o povo à miséria?

  • Oscar

    A ANEDOTA DO ANO…

    “É verdade que ligar o ateísmo ao comunismo é um abuso ético-filosófico que
    só prejudicou o comunismo e socialismo.

    Molochbaal

    • Molochbaal

      Mas, ó fifi, isso depende dos dias, há dias em que acordo assim:

      “Se calhar, só se calhar, a associação de comunismo e ateísmo deve-se a Marx ter definido a religião como inimigo definindo-se assim como ateu radical e aos métodos que preconizou contra os seus inimigos, nomeadamente a violência.

      Depois, o facto de a maior parte dos regimes comunistas ter levado à letra essas definições doutrinais para impor programas violentos de erradicação da religião e imposição forçada do ateísmo também não ajudou nada.

      Ao fingirem que ignoram estes factos obvios vocês parecem aqueles fanáticos religiosos que fingem que ignoram os crimes da religião.”

      P.S. Eu dou para os dois lados…

      • Oscar

        Nota-se bem…

        • Moloch

          Sim. Em cada caso concreto, não tenho problema nenhum em dar razão a quem a tenha, independentemente da cor política. Uma besta sectária como tu não pode compreender isso.

          • Moloch

            Errata: uma besta sectária, um imbecil como eu, quis dizer.

    • Moloch

      E é verdade fifi.
      As primeiras experiências comunistas até decorreram em meios religiosos.
      Não esperava que o soubesses. afinal, eu tenho e te explicar sempre tudo. Até a história da tua igreja.
      Mas ao misturar ateísmo com comunismo, Marx só lixou as duas doutrinas.

      • Moloch

        Desculpa, voltei a enganar-me fifi.

        Afinal regresso à estaca zero. E então aí vai:

        É verdade que ligar o ateísmo ao comunismo é um abuso ético-filosófico que só prejudicou o comunismo e socialismo.

        Agora é que está bem. Ponto assente, não volto a desdizer-me.

You must be logged in to post a comment.