Loading

O antissemitismo cristão

Surpreende o vigor com que o cristianismo e, em particular, o catolicismo nega quase vinte séculos de antissemitismo militante, hoje menos virulento do que o islâmico.

Martinho Lutero que conhecia a Bíblia tão profundamente quanto a corrupção papal, dizia dos judeus: «são para nós um pesado fardo, a calamidade do nosso ser; são uma praga no meio das nossas terras». (1543)

Quanto à ICAR não é preciso recordar o tribunal do Santo Ofício, basta relembrar as declarações papais ou citar as abundantes e descabeladas manifestações de ódio que o Novo Testamento destila.

Eloquente, chocante e demente foi a atitude do cardeal da Alemanha, Bertram, ao saber da morte do seu idolatrado führer Adolfo Hitler. Já nos primeiros dias de maio de 1945, com a derrota consumada (a rendição foi no dia 8), ordenou que em todas as igrejas da sua arquidiocese fosse rezado um requiem especial, nomeadamente «uma missa solene de requiem, em lembrança do Führer». Entretanto o católico Salazar decretou três dias de luto pelo facínora.

Para alguns católicos e, sobretudo, para ateus, agnósticos e fregueses de outras religiões, é preciso dizer-lhes que, de acordo com a liturgia do requiem, uma missa solene de requiem se destina a que os devotos possam suplicar a Deus, Todo-Poderoso, a admissão no Paraíso do bem-aventurado em lembrança de quem a missa é celebrada.

Os quatro Evangelhos (Marcos, Lucas, Mateus e João) e os Atos dos Apóstolos são uma fonte de ódio antijudaico cristão, tal como o Corão para os muçulmanos. Felizmente, os cristãos, sobretudo os católicos, leem pouco a Bíblia e creem vagamente no conteúdo.

Em períodos de crise, há o risco de se agarrarem ao livro sagrado como os alcoólicos à bebida e, tal como estes, sem discernimento ou força anímica para renunciarem à droga, inibem-se pela habituação e dependência que os escraviza.

O livre-pensamento é uma tentativa séria para promover uma cura de desintoxicação, absolutamente necessária nesta Europa onde o antissemitismo desponta em numerosas manifestações de matriz nazi.

29 thoughts on “O antissemitismo cristão”
  • Molochbaal

    Pois. Está-se mesmo a ver que, se a igreja considerasse Hitler como excomungado, ia rezar um requiem em sua honra…

    A excomunhão implica que o condenado seja privado dos sacramentos, da assistência à missa e até do convívio com os católicos.

    Está-se mesmo a ver que foi isso que aocnteceu…

  • Molochbaal

    É tão difícil encontrar algo em comum entre o cristianismo e o nazismo…

    SAINT GREGORY OF NYSSA

    “[Jews are] murderers of the Lord, assassins of the prophets, rebels against God, God haters, . . . advocates of the devil, race of vipers, slanderers, calumniators, dark-minded people, leaven of the Pharisees, Sanhedrin of demons, sinners, wicked men, stoners, and haters of righteousness.”

    SAINT JEROME

    “A fornicatress is a woman who has had intercourse with several men. An adulteress, one who, deserting her true spouse, joins herself to another. The Synagogue is both of these, and if she continues in fornication and adultery, God will strip off her clothes and remove the ornaments which He gave her.”

    SAINT AMBROSE

    There is, then, no adequate cause for such a commotion, that the people should be so severely punished for the burning of a building, and much less since it is the burning of a synagogue, a home of unbelief, a house of impiety, a receptacle of folly, which God Himself has condemned.

    SAINT AUGUSTINE OF HIPPO

    “The true image of the Hebrew is Judas Iscariot, who sells the Lord for silver. The Jews can never understand the scriptures, and forever bear the guilt of the death of Christ.”

    • Molochbaal

      Ai, tão difícil que é encontrar semelhanças, vejamos onde os nazis se foram inspirar para as suas leis antisemitas e até a célebre marca amarela, que discriminava os judeus.

      Pope Innocent III

      Fourth Council of the Lateran

      “Thus it happens at times that through error Christians have relations with the women of Jews or Saracens, and Jews and Saracens with Christian women. Therefore, that they may not, under pretext of error of this sort, excuse themselves in the future for the excesses of such prohibited intercourse, we decree that such Jews and Saracens of both sexes in every Christian province and at all times shall be marked off in the eyes of the public from other peoples through the character of their dress. Particularly, since it may be read in the writings of Moses [Numbers 15:37-41], that this very law has been enjoined upon them.[2]”

      Synod of Narbonne

      That Jews may be distinguished from others, we decree and emphatically command that in the center of the breast (of their garments) they shall wear an oval badge, the measure of one finger in width and one half a palm in height…[2]

      Não se consegue ver semelhança nenhuma.

      De facto, os tipos que fizeram estas leis devem ser mesmo muitoooooo diferentes dos nazis…

  • Oscar

    REPTO AO CARLOS ESPERANÇA

    «Há mais de um mês que não ia a qualquer caixa de comentários, sabendo queos amigos da hóstia e de Gil Vicente são primatas pouco recomendáveis, nalinguagem, na ignorância e na agressividade.

    Hoje fui a uma e, no primeiro comentário, deparei com um Oscar, que tirou umcurso de História numa madraça qualquer, que afirmava que Hitler tinha sidoexcomungado pela Igreja católica»

    http://www.diariodeunsateus.net/2015/01/26/o-diario-de-uns-ateus-e-os-crentes-ignaros/

    O Carlos Esperança gosta de falar cobardemente em solilóquios. Mas eu venho aqui lançar-lhe um repto. Desafio-o a tentar demonstrar que Hitler não foi excomungado pela Igreja Católica, contrariamente à posição que sustento. Ele que apresente os seus argumentos, que eu apresentarei os meus. Depois se verá como é ele que não percebe nada da história reles do nazismo.

  • Oscar

    INPORTA-SE DE DEMONSTRAR ?

    «Os quatro Evangelhos (Marcos, Lucas, Mateus e João) e os Atos dos Apóstolos são uma fonte de ódio antijudaico cristão»

    Carlos Esperança

    Sim ? Importa-se de demonstrar ? Ou a sua literacia não dá para mais ?

  • João Pedro Moura

    CARLOS ESPERANÇA disse:

    “Os quatro Evangelhos (Marcos, Lucas, Mateus e João) e os Atos dos Apóstolos são uma fonte de ódio antijudaico cristão”

    Carlos, tu estarás bem da cabeça?!… Continuas a insistir no desmando…
    Parece que estás a criar aqui no blogue uma realidade virtual, totalmente desfasada da realidade histórica…
    A tua tremenda e altaneira falta de humildade pelo debate, leva-te ao isolamento de redoma e ao desprezo pelos outros…

    Ora, se faz favor, Carlos, importas-te de vir aqui esclarecer esta afirmação e outras amiúde que têm surgido e vão surgindo?

    Ah, já me esquecia, que tu desprezas esta caixa de comentários e só apareces esporadicamente… para não esclarecer nada…

    Tal como os devotos cristãos anacoretas, “in illo tempore”, decerto que procuras a pureza da “alma”, em autocontemplação beatífica dos teus escritos…

    • Nelson

      Jesus diz, ao falar com um grupo de fariseus: “Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai. Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fósseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. (…) Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.” (João 8:37-39, João 44:47)

      • João Pedro Moura

        NELSON

        As citações que fizeste demonstram a dissidência cristã do judaísmo… e não propriamente uma “fonte de ódio antijudaico cristão”…
        Aliás, apropriando melhor, trata-se da dissidência de Paulo de Tarso, futuro “S. Paulo”, o verdadeiro fundador e maior propagandista do cristianismo, digo do paulinismo, mas que ficou, na História, com o nome de “cristianismo”…

        De resto, o que tem de especial uma suposta “fonte de ódio antijudaico cristão”, que eventualmente ressuma aqui ou ali, comparada com a verdadeira fonte de ódio judaico, emergente em todo o Velho Testamento, num estendal de morticínios e genocídios vários contra outro e o diferente?!

    • Nelson

      Mateus 27:24-25
      24 Então, Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo; considerai isso. 25 E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos.

      • João Pedro Moura

        NELSON

        Esta não será antes a fonte de ódio judaico anticristão?!

        • Nelson

          Acho que nao. Foram os judeus que pediram a sua morte.
          Desta forma, isto foi usado para acusar os judeus da morte de cristo.

          • João Pedro Moura

            NELSON

            Estamos a tratar, e tu a tentares ilustrar, uma suposta “fonte de ódio antijudaico cristão”…
            …Mas, neste caso, tens de convir que é manifestamente o contrário…

    • Nelson

      Atos 7:51-52
      51 Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim, vóssois como vossos pais. 52 A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;

      • João Pedro Moura

        NELSON

        Onde está a “fonte de ódio antijudaico cristão”?!

        • Nelson

          Esta a chamar aos judeus traidores e homicidas(de cristo).

          • João Pedro Moura

            NELSON

            Quem chamou “traidores e homicidas” foi o cristão radical Estêvão, considerado o primeiro mártir do cristianismo.
            Os judeus do Sinédrio, não gostando duma série de afirmações do indivíduo, condenaram-no à morte por lapidação e executaram-no.

            Não vislumbro “ódio” nas afirmações de Estêvão, mas sim uma acusação radical aos judeus com que se defrontava, na sua dissidência…

    • Nelson

      Apocalipse 3:9
      9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

      • João Pedro Moura

        NELSON

        “…fonte de ódio antijudaico cristão”?!

        • Nelson

          esta a dizer que os judeus sao da sinagoga(Sinagoga é o local de culto da religião judaica) de satanas.

          • João Pedro Moura

            NELSON

            A personagem bíblica Jesus Cristo está a desvalorizar um grupo judaico ou todos os judeus afetos à sinagoga de Filadélfia, antiga cidade grega, na atual Turquia, acusando-os de não serem realmente judeus, mas não atacando “os judeus”, nem traduzindo “fonte de ódio antijudaico cristão”, como dizia, infundamentadamente, o Carlos Esperança, e que suscitou esta polémica.

            Trata-se da dissidência “cristã”, no seio do judaísmo, que poderá ter, aqui e ali uns afloramentos de “ódio”, mas não o “ódio” racial ou étnico, que o C.E, parece pretender impingir…

    • Nelson

      1 Tessalonicenses 2:14-16
      14 Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que, na Judeia, estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles, 15 os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido, e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens. 16 E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim.

      • Oscar

        E depois molocho ?

        O que é que essas passagens têm de ” ódio antijudaico cristão» ?

        • Molochbaal

          Estás a falar comigo fifi ?

          Pensas k somos todos merdosos como tu, para andar a falsificar nicks ?

          Mas alguém acredita em alguma coisa k tu digas ?

        • Nelson

          Não és capaz de ver isso??
          Então não és um verdadeiro católico, pois estes versos têm sido usados para isso ao longo dos séculos.
          Vai ler história!

          • Oscar

            Ah, então os teus argumentos, molocho ? Falta-te o bitátá para demonstrares onde é que essas passagens revelam ” ódio antijudaico e cristão” ?

            És fraquito, muito fraquito…

          • Molochbaal

            O fifi está a fingir que não sabe ler.

            É outro dos seus truques de atrasado mental.

            Faz lembrar aquela história das avestruzes, que escondem a cabeça na areia, porque se convencem que, se não conseguem ver, os outros também não as conseguem ver a elas.

            Neste caso, o fifi pensa que, se fingir que não vê, os outros também têm de fingir com ele.

            Não ligues que o gajo é atrasado mental.

      • João Pedro Moura

        NELSON

        Onde está a “fonte de ódio antijudaico cristão”?!

        • Nelson

          Oscar: outra vez a roubar nicks?

          • João Pedro Moura

            Meu caro Nelson

            Sou mesmo eu, João Pedro Moura.

You must be logged in to post a comment.