Loading
  • 21 de Janeiro, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Política

A adoção de crianças por casais do mesmo sexo

No chumbo da votação, a que a AR vai proceder, não está em causa uma questão moral, está em causa um preconceito e, quase sempre, por razões meramente confessionais ou de oportunismo político.

Escrevi ‘quase’ porque há deputados cuja formação religiosa os impede de votar uma lei que, na sua fé, e, com seriedade igual à minha, consideram inadequada. No meu ponto de vista, cujas dúvidas são habitualmente tão fortes quanto as certezas deles, não vejo razões morais para votar contra a lei que permite a adoção por casais do mesmo sexo.

Neste momento, há crianças filhas de um dos membros do casal que vive legalmente em regime de comunhão de adquiridos. Se lhes faltar o vínculo familiar ao outros membro, em caso de morte do cônjuge de quem era filho, perde o direito à responsabilidade e aos bens do cônjuge sobrevivo. É, pois, uma questão de proteção das crianças o que está em discussão. Deve punir-se uma criança e arredá-la do direito sucessório pelo facto de ser criada por um casal do mesmo sexo?

Valia a pena estudar “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”, de Friedrich Engels, baseado nos estudos de um dos fundadores da antropologia moderna, L. H. Morgan.

O voto contra não passa de uma punição a crianças que não têm culpa de viver no seio de um casal que alguns consideram viver em pecado. É mera vingança contra pessoas erradas e indefesas.

34 thoughts on “A adoção de crianças por casais do mesmo sexo”
  • Oscar

    Ah,agora, por este texto do Carlos Esperança, ficamos todos a saber que os ateus são todos a favor a adopção de crianças por casais do mesmo sexo, a partir do momento em que o Papa-Mor do ateísmo português se pronunciou em representação de todos os ateus.

    Mas só falta explicar em que é que o citado livro do Engels fundamenta a adopção de crianças por casais do mesmo sexo.

    Que é ?

  • Oscar

    Ó Esperança, foi neste Engels, que tu te inspiraste, para tentares fundamentar a adopção de crianças por casais do mesmo sexo ?

    “Engels condenou a homossexualidade masculina na Grécia Antiga em duas passagens do seu livro “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”, descrevendo-a como algo “moralmente deteriorado”, “abominável”, “repugnante” e “degradante”.10 Partilhando aparentemente da perspectiva de Engels, Marx escreveu que “a relação entre o homem e a mulher é a relação mais natural de ser humano com ser humano”11 e descreveu Karl Boruttau, um autor de um texto que defendia as liberdades sexuais,12 como um “Schwanzschwulen” (“bichona desprezível” ou “veado desprezível”).”

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo_e_direitos_gays

  • Oscar

    Ó Esperança, só mais uma coisita:

    Para além do ateu Engels, não queres também citar o ateu Estaline, como apologista da adopção de crianças por casais do mesmo sexo ?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Persegui%C3%A7%C3%A3o_aos_homossexuais_na_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica

    • Molochbaal

      Nao te respondo, porque agora estou furibundo.

      • Oscar

        Também não é preciso ficares amuado só porque eu te mostrei que és um perdedor nato.

        Vá, toma um cházinho retemperador, levanta essa garimpa ferida e reaparece a debitares os teus habituais bitátás.

        Esta casa, sem as tuas idiotices, fica um bocado morna e isso não é nada bom para o aumento das audiências.

  • Molochbaal

    Oiçam lá, ao princípio era o primeiro lugar sempre ocupado pelo fifi, agora já sao os tres primeiros.

    Mas isto há filhos e afilhados ?

    Estou mesmo furibundo.

  • João Pedro Moura

    CARLOS ESPERANÇA perguntou:

    “Deve punir-se uma criança e arredá-la do direito sucessório pelo facto de ser criada por um casal do mesmo sexo?”

    1- Em primeiro lugar, este assunto em nada concerne à temática que subjaz neste blogue, ateísmo/religião, pelo que, não devia ser aqui tratado.

    2- Mas já que o foi, merece um comentário. O melhor enquadramento sociofamiliar duma criança adotada é, deverá ser, logicamente, o mesmo doutra qualquer criança: um casal, isto é, um homem e uma mulher, que tipificam o enquadramento normal das sociedades, em termos procriativos e familiares.

    3- Se uma criança vive com um dos seus progenitores, homossexual, que, por sua vez, vive com outra pessoa do mesmo sexo, nada deverá obstar a tal vivência e usufrutos sucessórios daí decorrentes.

    4- Não deverá ser permitido, legalmente, que uma criança viva com adotantes homossexuais, pela razão referida no ponto 2.

    Ser homossexual e, concomitantemente, autoinibir-se de procriação natural, parece um contrassenso aberrante, para ulteriormente tal ou tais homossexuais, homens ou mulheres, reivindicarem a adoção de crianças.

    Se querem ser pais ou mães, que adotem procedimento adrede e normal e ancestral e biológico.

    5- Não se percebe, meu caro Carlos, o que é que a obra do Friedrich Engels, que referiste, tem a ver com o teor do artigo e com o desiderato do mesmo. Já li tal obra e não me lembro de alusões do Engels à homossexualidade ou de defesa de adoção de crianças por homossexuais.

    Aliás, in illo tempore, era invulgar tais alusões e ainda menos feita pelos fundadores do comunismo, geralmente pudibundos em matéria sexual ou desinteressados em hipotéticas “libertações” de homossexuais, até porque esta temática era tabu, reprimida e completamente marginalizada.

  • Oscar

    Para os tótós ignorantes deste site:

    “Com o tempo, essa família ateniense chegou a ser o tipo pelo qual
    modelaram suas relações domésticas não apenas o resto dos jónios como,
    ainda, todos os gregos da metrópole e das colónias. Entretanto, apesar
    do sequestro e da vigilância, as gregas achavam muitas e frequentes
    ocasiões para enganar os seus maridos. Estes, que se teriam ruborizado
    de demonstrar o menor amor às suas mulheres, divertiam-se com toda
    espécie de jogos amorosos com hetairas; mas a degradação das mulheres
    refluiu sobre os próprios homens e também os degradou, levando-os às
    repugnantes práticas da pederastia e a desonrarem seus deuses e a si
    próprios, pelo mito de Ganimedes”.

    Engels, “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”

  • Zeca Portuga

    Se há alguma forma de arte que me agrada ver e analisar, é o Circo.
    Estamos nesse domínio.

    Esta paneleirada que sai para a “rua” para este tipo de palhaçadas, só pode ser medida como membros sem talento de um circo de rua.

    Desde logo, dois paneleiros não formam “um casal”, nem que se apressem a aldrabar o dicionário, tal como duas galinhas não são um casal, ou dois cavalos um casal.
    Seja um par, uma parelha, uma bestialidade qualquer. Não basta aldrabar as definições ou subverter a Lei. Não é a lei do Zé Larápio, agora vírus de Evora, onde, depois de formalmente julgado e condenado, se espera que permaneça a bem da decência, não é uma Lei sua, que transforma o errado em certo, o mau em bem, ou transforma o nojento e imbecil em aceitável.

    Dois panascas juntos, serão sempre uma parelha de pandega.

    Neste caso, a coisa é ainda pior. O que os paneleiros querem é obter o direito de adoptar, mesmo cilindrando o direito de uma criança a ter uma família.
    Não podia faltar a badalhoquice ateísta a defender o direito dos panascas, arrando o interesse das crianças.

    Sou favorável a que os paneleiros com tipo de ideias sejam internados compulsivamente e tratados para abandonar a tara da panasquice,

    Instituição artificial por instituição artificial, estejam as crianças em instituições sérias e não em ambientes de palhaçada onde o pai é mãe e a mãe é o pai, pois o pai e a mãe são os dois machos,

    Também gosto de circo… mas nada compelir crianças, vitimas das taras dos palhaços com distúrbios de personalidade.

    • Molochbaal

      Presumo que esse monte de ofensas seja para provar que o quanto és contra o direito à ofensa.

      Continua a fazer-nos rir palhaço.

  • Frei Bento

    Caríssimos irmãos em Cristo, ATENTAI, que isto é mais impotante do que a discussão das crianças:
    Sua Santidade, o Papa Francisco, CEO da SMICAR (Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana), não quer que os cristãos procriem “como coelhos”. Não sei se Sua Santidade se referia a um coelho em especial, ou se a todos os logomorfos em geral, sendo de aceitar a segunda hipótese. Ora, todos sabemos que a SMICAR é frontalmente avessa a tudo o que seja controlo artificial da natalidade. Refiro-me, por exemplo, à pílula do dia seguinte, do anterior que seja, à camisinha, ao DIU, ao aborto, já bastam os que sobreviveram, etc. Ou seja, a SMICAR e, naturalmente, o CEO de turno só aceita a abstinência, eventualmente o método das temperaturas, como meio contraceptivo. Claro que há outros, igualmente naturais, estou a lembrar-me do como de água, por exemplo. Assim, caríssimos irmãos em Cristo, truca-truca só mesmo para procriar, como aquele ex-deputado. Se quiserem truca-trucar e não ter filhos, o melhor é pensar em batatas assadas.
    Saúde e merda, que Deus não pode dar tudo.

  • Joana D’arc

    O lóbi da minoria homossexual a impor as suas paneleirices à maioria. Anormais que querem ser normais nem que seja à força. Isto daria um manual psiquiátrico. Mas o pior nem é isso, O pior é o ateísmo estrar a ser invadido por estes grupos minoritários como propaganda dos seus fetiches. Eu não sou homem como os outros mas quero ter um filho como os outros… Porque é que não fazem um filho como as pessoas normais e então depois se dedicam a criá-lo? O horror à vagina é assim tão grande? Será que a maioria dos cidadãos deve ceder às idiotices de uma minoria caprichosa? E não têm mais com que se preocupar na assembleia? Será que isto é assim tão importante? Não me parece. Por muito respeito que possa ter por quem é diferente, isto não passa de uma grande paneleirice.

    • Frei Bento

      Caríssima irmã em Cristo, que Deus Nosso Senhor a ilumine, para conseguir vislumbrar, ao menos, as barbaridades que escreveu.
      Saúde e merda, que Deus não pode dar tudo.

      • Molochbaal

        Tenho a impressão que se trata de uma “irmã” com uma coisa a mais…

      • Joana D’arc

        Frei Bento, e tu gostas de meninos? Qualquer dia serão os pedófilos a querer direitos também. Ah, pois é, já os têm. Muitos estão na política, os tais que criaram leis para se livrarem das acusações…

    • Molochbaal

      Sin caro fifi em nova versão travesty.

      Então não és tu que estás sempre dizer que as pessoas só podem ter um parceiro sexual para toda a vida ?

      E então agora aconselhas que andem a fornicar temporariamente com quem não gostam só para ter filhos ?

      Já te disse fifi, por mais que te escondas, a tua profunda estupidez denuncia-te sempre.

  • Oscar

    “No meu ponto de vista, cujas dúvidas são habitualmente tão fortes quanto
    as certezas deles, não vejo razões morais para votar contra a lei que
    permite a adoção por casais do mesmo sexo”

    Carlos Esperança

    Pois eu também não vejo e acredito em Deus. E há ateus que também se opõem à adopção de crianças por casais do mesmo sexo.

    Como há crentes e ateus homofóbicos.

    Mas o Carlos Esperança é que não podia deixar de vir aqui fazer o seu nojento joguinho sectário, procurando situar o preconceito contra os homossexuais apenas no campo dos crentes, e tentando ignorar, com patente má-fé intelectual, que, neste site, o que mais há são ateus misóginos e homofóbicos, como o caricato João Pedro Moura e outros da mesma laia.

    • Nelson

      Se acreditas que podem existir ateus com opiniões diferentes relativamente a este assunto porque generalizas os ateus todos aos insultos que proferes?

      • Oscar

        Quais insutos ?

        • Molochbaal

          “MORTE AOS CABRÕES DOS ATEUS DESTE BLOGUE!”

          http://www.diariodeunsateus.net/2014/02/14/a-intolerancia-catolica-2/

          Este serve ?

          • Oscar

            Eu não sou o Carlos, tu é que continuas a ver a minha sombra em todos os comentadores. Vai-te tratar, tótó, que o teu complexo de inferioridade está cada vez mais acentuado.

            Tudo tem a ver com o facto de seres um perdedor nato, estás a ver ?

          • Molochbaal

            Claro fifi.

            tu nao és o carlos.

            nem sequer és io meu nick quando fala sozinho.

            O meu nick falar sozinho é assim como aquele milagre da perna de que estás sempre a falar…

        • Nelson

          OSCAR BEST OFF!!!

          – tótós ignorantes deste site

          – A natureza não foi especialmente benigna contigo em matéria de capacidade neuronal, ainda permaneces no estado da idiotia congénita.

          – Como bom iditota que és…

          – Mas ó tótó, tu já …

          – Claro ,meu grande balde de merda, claro.

          – Como a autêntica barata tonta, que és.

          – Mas tótós ateus é o que há mais neste site badalhoco.

          – És tão idiota que nem sequer consegues perceber…

          – Também seria tarefa impossível, tão burro que és.

          – Mas, ó tótó, como é possível debater contigo…

          – Precisas que te faça um desenho, tótó ou já …

          – Bravo labrego, agora surpreendeste-me, confesso.

          – Continua assim, tótó.

          – Mas, ó tótó, está assim tão dificil de perceberes..

          – Queres que te faça um desenho, labrego ?

          – És tão estúpido que nem sequer consegues colar citações.

          – Mas o tótó não consegue perceber que 2+2= 4, como é que o bronco conseguiria ir mais além ?

          – Foram outras, taralhoco, mas nunca…

          – Mas, ó choné, eu já te concedi …

          – Acabo de dar um peido directamente nas tuas fuças. Sentes o pivete ou já estás habituado ao cheiro da tua estrebaria ?

          – Especialmente dedicada aos tótós do DduA…

          – Ó anormal, e desta radical liberdade de expressão ateísta já gostas ?

          – Deves pensar que todos os seres humanos, são como tu, porco nazi…

          – Ó bronco, e esta gentalha já marece respeito ?

          – O Charlie Hebdo também poderia dedicar uma edição ao molocho nazi…

          – Não tenho nenhum blogue, porco nazi…

          – No dia em deixasses de uivar como o porco nazi, que és, eu ia ficar muito desiludido.

          – Andas a enfrascar logo pela manhã, choné ?

          – Aldrabãozito, vê-se à légua que começaste logo a enfrascar pela manhã.

          – Quando um canalha, como o moura, sugere o genocídio de todos os muçulmanos, acusá-lo de islamofobia é politicamente inadequado ? E chamar-lhe canalha também ?

          – O teu problema, tótó, é que vês …

          – Mas já que estamos em maré de perguntas,um energúmeno, como tu, … é só um monte de esterco, o mais reles dos nazis, ou o maior dos canalhas ?

          – …sabes bem que eu sempre aqui desmascarei o teu mau carácter, a tua má formação humana, os teus reles instintos, e o teu passado nazi

          – Por cá, transformaste-te num reles e porco nazi…

          – Corrido pelos teus colegas nazis…mas cão velho e leproso não tem emenda.

          – És tão bronco que nem sequer …

          – Onde estão as provas, choné ?

          – Estou-me a cagar para aquilo que tu pensas.

          – Não deves funcionar bem da pinha…

          – A propósito, já limpaste essas mãos badalhocas … porco nazi ?

          – Tu pensas certamente na linha de Goebbels, … porco nazi.

          – Mas és tão canalha que, na linha da tua formação ideológica do III Reich…

          – O que, aliás, só vem demonstrar o grande pulha que és.

          – Não há dúvidas,cão nazi é sempre cão nazi.

          – E provas dessas reles acusações, onde estão badalhoco nazi ?

          – Põe também aí os links dessas supostas ameaças, porco caluniador.

          – Onde é que aprendeste essa estratégia reles, porco nazi ?

          – Ó aldrabão, onde é que está na página da wiki da Marine Le Pen que ela é católica ?

          – Onde estão essas ameaças de morte, badalhoco ?

    • Molochbaal

      Sim fifi.

      Mas nao há nenhuma organizaçao ateia que diz falar em nome de mil milhoes de sectários a pressionar constantemente estados para boicotar o reconhecimento dos direitos cívicos aos homosexuais.

      Se calhar é por causa disso.

      • Oscar

        Acabo de dar um peido directamente nas tuas fuças. Sentes o pivete ou já estás habituado ao cheiro da tua estrebaria ?

        • Nelson

          mais uma prova do teu caracter,

          • Oscar

            E onde estás tu, grande hipócrita, quando o porco nazi aqui insulta os seus adversários de ” balde de merda” ?

            Então aí já nada tens a objectar em matéria de carácter ?

            Onde fica o carácter de um energúmeno, que tem as mãos sujas de sangue, quando foi dirgiente do MAN ?

            Alguma vez esse facto te suscitou algum comentário ?

            Onde estavas tu, cínico fariseu, quando o teu colega João Pedro Moura aqui sistematicamente tem deendido o genocídio de todos os muçulmanos, homens, mulheres e crianças ?

            Calado com um autêntico rato de sarjeta, não é verdade ?

          • Nelson

            O Teu best off!!

            – tótós ignorantes deste site

            – A natureza não foi especialmente benigna contigo em matéria de capacidade neuronal, ainda permaneces no estado da idiotia congénita.

            – Como bom iditota que és…

            – Mas ó tótó, tu já …

            – Claro ,meu grande balde de merda, claro.

            – Como a autêntica barata tonta, que és.

            – Mas tótós ateus é o que há mais neste site badalhoco.

            – És tão idiota que nem sequer consegues perceber…

            – Também seria tarefa impossível, tão burro que és.

            – Mas, ó tótó, como é possível debater contigo…

            – Precisas que te faça um desenho, tótó ou já …

            – Bravo labrego, agora surpreendeste-me, confesso.

            – Continua assim, tótó.

            – Mas, ó tótó, está assim tão dificil de perceberes..

            – Queres que te faça um desenho, labrego ?

            – És tão estúpido que nem sequer consegues colar citações.

            – Mas o tótó não consegue perceber que 2+2= 4, como é que o bronco conseguiria ir mais além ?

            – Foram outras, taralhoco, mas nunca…

            – Mas, ó choné, eu já te concedi …

            – Acabo de dar um peido directamente nas tuas fuças. Sentes o pivete ou já estás habituado ao cheiro da tua estrebaria ?

            – Especialmente dedicada aos tótós do DduA…

            – Ó anormal, e desta radical liberdade de expressão ateísta já gostas ?

            – Deves pensar que todos os seres humanos, são como tu, porco nazi…

            – Ó bronco, e esta gentalha já marece respeito ?

            – O Charlie Hebdo também poderia dedicar uma edição ao molocho nazi…

            – Não tenho nenhum blogue, porco nazi…

            – No dia em deixasses de uivar como o porco nazi, que és, eu ia ficar muito desiludido.

            – Andas a enfrascar logo pela manhã, choné ?

            – Aldrabãozito, vê-se à légua que começaste logo a enfrascar pela manhã.

            – Quando um canalha, como o moura, sugere o genocídio de todos os muçulmanos, acusá-lo de islamofobia é politicamente inadequado ? E chamar-lhe canalha também ?

            – O teu problema, tótó, é que vês …

            – Mas já que estamos em maré de perguntas,um energúmeno, como tu, … é só um monte de esterco, o mais reles dos nazis, ou o maior dos canalhas ?

            – …sabes bem que eu sempre aqui desmascarei o teu mau carácter, a tua má formação humana, os teus reles instintos, e o teu passado nazi

            – Por cá, transformaste-te num reles e porco nazi…

            – Corrido pelos teus colegas nazis…mas cão velho e leproso não tem emenda.

            – És tão bronco que nem sequer …

            – Onde estão as provas, choné ?

            – Estou-me a cagar para aquilo que tu pensas.

            – Não deves funcionar bem da pinha…

            – A propósito, já limpaste essas mãos badalhocas … porco nazi ?

            – Tu pensas certamente na linha de Goebbels, … porco nazi.

            – Mas és tão canalha que, na linha da tua formação ideológica do III Reich…

            – O que, aliás, só vem demonstrar o grande pulha que és.

            – Não há dúvidas,cão nazi é sempre cão nazi.

            – E provas dessas reles acusações, onde estão badalhoco nazi ?

            – Põe também aí os links dessas supostas ameaças, porco caluniador.

            – Onde é que aprendeste essa estratégia reles, porco nazi ?

            – Ó aldrabão, onde é que está na página da wiki da Marine Le Pen que ela é católica ?

            – Onde estão essas ameaças de morte, badalhoco ?

          • Molochbaal

            Caro fifi, tu és o único a que eu aqui trato por balde de merda.

            Nao se tarta de insulto, mas daquilo que tu és.

            Nao consigo arranjar outras palavras para descrever um bandalho de merda como tu, que passa a vida a falsificar nicks.

        • Molochbaal

          Sim, acho que ficámos todos absolutamente convencidos de que és muito inteligente.

          Entretanto, por mais que te peides e te cagues todo, coisa a que já estamos habituados, porque só dizes e fazes merda, mantém-se o facto de que uma organizaçao internacional com centenas de milhoes de aderentes, a tua igreja, continua a pressionar os governos, para evitar que estes reconheçam os direitos civis a pessoas de orientaçao sexual homosexual.

      • Zeca Portuga

        Eu, por exemplo; falo em nome da sociedade prejudicada pela javardice… like that…

        Adult children of gay parents testify against same-sex ‘marriage’

        (…)

        “I grew up with a parent and her partner[s] in an atmosphere in which gay ideology was used as a tool of repression, retribution and abuse,” wrote B.N. Klein of her lesbian mother and her series of live-in lovers. “I have seen that children in gay households often become props to be publically [sic] displayed to prove that gay families are just like heterosexual ones.”

        I know that the gay community has never in my lifetime put children first as anything other than a piece of property, a past mistake or a political tool to be dressed up and taken out as part of a dog-and-pony show to impress the well-meaning,” Klein wrote…

        • Molochbaal

          Sim fifi.

          Se quiseres também posso arranjar algumas centenas de milhares de casos de maus pais heterosexuais.

          Mas nao vou descer ao nível da consersa de merda d eum merdas como tu.

You must be logged in to post a comment.