Loading

Francisco deixou cair a tiara

Por mais que se encoste à férula, não retomará o equilíbrio que parecia distingui-lo dos dois últimos antecessores. A nódoa das declarações sobre a liberdade são o corolário da tradição romana, a síntese entre a Inquisição e a liberdade religiosa, o Index Librorum Prohibitorum e a liberdade de expressão, o concílio de Trento e o Vaticano II.

O Papa saiu da Argentina do ditador Videla mas essa Argentina não saiu de dentro de si. Francisco tem o direito de pensar o que pensa, mas os livres-pensadores têm o direito de pensar de forma diferente. Ai de nós, se tivéssemos de nos comportar de acordo com o regedor de um bairro de 44 hectares, sem maternidade, constituição ou democracia. O líder da única teocracia europeia, nascida dos acordos de Latrão, entre Mussolini e o Papa de turno, não faz a lei dos países democráticos.

O Papa tem o direito de pensar que «Não podemos provocar, não podemos insultar a fé dos outros, não podemos ridicularizá-la» (…) e que «É legítimo usar esta liberdade, mas sem ofender». Eu é que reclamo, dentro das leis do meu país, o direito de rir das roupas femininas com que se veste, de gozar com o fenómeno alquímico dos sinais cabalísticos que transformam a água da rede em benta e a rodela de pão ázimo em carne e sangue de um profeta com dois milénios de defunção.

O passado das Igrejas só não é motivo de riso porque o horror e as lágrimas o impedem. Pensar que o Sol parou em Fátima e que durante séculos fez o movimento de translação à volta da Terra é tão cómico como a cura do olho esquerdo de D. Guilhermina de Jesus por D. Nuno Álvares Pereira, quando a cozinheira de Ourém o queimou com salpicos de óleo fervente de fritar peixe porque tinha uma pagela do herói medieval que logo beijou.

Haverá ato de humor mais apropriado do que desenhar um preservativo no nariz de um Papa cuja teologia do látex se tornou responsável pela infeção de centenas de milhares de pessoas a quem dissuadiu do seu uso?

O Aiatolá Khomeini, na sua piedosa loucura, emitiu uma fatwa contra Salman Rushdie e o Papa, o arcebispo de Cantuária e o grande rabino de Jerusalém foram unânimes no silêncio cúmplice. Deviam ser respeitados? O falecido bispo de Coimbra, João Alves, escreveu no Diário de Coimbra que compreendia a fatwa contra o escritor porque este tinha ofendido o profeta que, para os muçulmanos, era sagrado.

Sagrada é a liberdade de rir e criticar. O que os papas disseram dos ateus era um direito, não o que lhes fizeram.

12 thoughts on “Francisco deixou cair a tiara”
  • Oscar

    O ateísmo é a maior idiotia, mas não se ofendam com a minha liberdade de expressão de pensamento, senão o Carlos Esperança fica amuado.

    • Molochbaal

      Bolas. Bem tentei ser o primeiro a comentar, mas n consegui.

      Por falar nisso, se somos nós que andamos na sombra do fifi, n deviamos estar a comentar no blog dele ? Era o mínimo que podíamos fazer.

      Cagarmo-nos completamente nele, ao ponto de obrigarmos o coitadito, n só a passar aqui a vida, mas a ser quase sempre o primeiro a comentar neste blog ateu, unicamente com o objectivo de nos dar a oportunidade de andar à sua sombra, também já é abuso.

      Cambada de preguiçosos.

      • Frei Bento

        Caríssimo irmão em Cristo, permita-me que discorde de si. É bom estarmos à sombra de um ilustre cristão, principalmente quando o sol aquenta. O meu pai, que Deus tenha, costumava perguntar-me: “O que é que um burro faz, ao sol?” e eu, que já sabia a resposta por tantas vezes a ter ouvido (eu sou duro de ouvido…) respondia: “Faz sombra!” Aí está, irmão Molochbaal, a razão por que devemos, todos, aproveitar a sombra que, caridosamente, o irmão Oscar-o-sem-acento oferece. Sobretudo, nunca se esqueça: quanto maior é o burro, maior é a sombra.
        Saúde e merda, que Deus não pode dar tudo.

        • Molochbaal

          Mas é o que estou a dizer santo frei.

          É uma sorte para nós, ter um burro tao grande, que dá tanta sombra.

          Onde eu pretendia chegar é que é falta de educaçao da nossa parte obrigarmos o burro a viver aqui, para nos dar sombra.

          É um abuso da bondade alheia.

          Pelo que acho que o fifi devia ficar no seu blog, a aguardar que a gente lá vá. E é se quisermos sombra.

          Nao faz sentido, afinal nós é que queremos viver na sua sombra e ele é que tem de andar atrás de nós ?

          É injusto.

          • Frei Bento

            Caríssimo irmão em Cristo Molochbaal, lamento imenso que o caríssimo irmão, desculpe a repetição, não tenha sensibilidade para mostrar gratidão. Não admira: tratando-se de um agnóstico, está como o tolo no meio da ponte: ou me lixo, ou me fodo. Não é, de todo, abuso, andar à sombra do burro, desde que o burro, voluntariamente, nos dispense a sua sombra protectora. Porque vós, pobres ateus e agnósticos, nunca compreendereis a grandeza dos ideais asininos. Sois demasiadamente materialistas, Deus vos perdoe. O burro – perdão! o Oscar-o-sem-acento não anda atrás de ninguém! O Oscar-o-sem-acento limita-se, no seu inimaginável e incomensurável altruísmo, a pôr-se a jeito para que vós aproveiteis a sua benéfica sombra. E quanto mais burro – perdão! – quanto mais Oscar, maior é a sombra.Nunca sereis capazes de compreender os sacrifícios de que é capaz um crente, só para alcançar o Reino dos Céus. É demasiado, para a vossa materialista capacidade de compreensão. E repare, irmão: o irmão Oscar-o-sem-acento, limita-se a tentar alcançar o Reino do Senhor através de boas acções, tipo pôr-se ao sol para vos dar sombra; fosse ele islâmico ou vivente no tempo da Santa Inquisição, e estaríeis bem f… arranjados! Nem um ateu, nem um agnóstico sobreviveria. Ajoelhai-vos e agradecei a mercê..
            Saúde e merda, que Deus não pode dar tudo.

    • Nelson

      Êxodo 33:11
      O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo.
      Depois Moisés voltava ao acam­pamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda

      João 1:18
      Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

      Humm… Algo me diz que, que quem escreveu o Exodo não sabia do que falava, ou Cristo estava a mentir, quando disse a frase de João 1:18

  • Deusão

    O antolo é um imbecil, energúmeno,pilantra e ordinário, mas ele não deverá sentir-se ofendido, pelo contrário, ficará agradecido.
    Sem mais delongas, vamos ao assunto do quadro. Notaram como o papalhaço está rechonchudo ? parece um capado gordo.
    Será que capado gordo fica feliz exibindo sua imensa pança em um país miserável como as Filipinas ?E as cruzes e gibibribris que a icar mandou para lá quando houve o furacão que arrasou com o país, porque os filipinos não aproveitam a visita do sumo parasita e lhe dão as cruzes de volta com a recomendação de enfiá-lhas todas no toba ?

  • João Pedro Moura

    Excelente artigo, Carlos Esperança! Parabens!
    De facto, o papa mostrou os limites, quero dizer, a sua conceção de limites da liberdade de expressão: pode-se dizer, em geral, o que se quiser, mas não se deve/pode criticar/ridicularizar a religião…
    Coisas “sagradas” têm este privilégio…

    Também há outros bacocos, tipo Ana Gomes e Boaventura S.S., que dizem coisas semelhantes…

    Estes defensores da liberdade de expressão de pacotilha, no fundo, defendem a liberdade de crítica, em geral, desde que não se atinja o cerne do criticado…
    …Invalidando, por concomitância, a liberdade de expressão…

    Isto é, ao “mexerem” no conteúdo, não reparam que estão a pôr-se do lado da hedionda escumalha islâmica contra a liberdade de expressão…

    A liberdade de expressão é um direito, liberal e democrático. Pronto! Quer-se goste ou não dos conteúdos, isso não interessa nada. É do foro do exercício. Quem quer discutir conteúdos, discute, enquanto livre debate sobre os assuntos, mas nunca questionando ou acometendo a faculdade de exercício dessa liberdade, senão estará a menorizá-la e cerceá-la…

    Era o que faltava, poder-se denunciar, criticar, ridicularizar tudo… exceto a religião. Exceto porquê???!!! E por que não a política e os políticos???!!! Ou qualquer outro tema?!…

    O papa Chico tem até outubro, na conclusão do sínodo dos bispos, para mostrar o que vale, em matéria de reforma doutrinária e para se verificar se ele quer, verdadeiramente, mudar a pasmaceira imobilista da sua igreja ou continuá-la…

    • Deusão

      Já declarou que os países em desenvolvimento – os crentes – não devem seguir os ricos -os que estão se lixando para religião – e também que os homossexuais são párias, então o quê se poderá esperá do rechonchudo papalhaço ?

    • Nelson

      Oscar,

      Viste o papa a advocar que quem critica as religioes merece uma retaliação de violencia?
      Finalmente começo a deslumbrar o desespero de defender a fé!
      Quando um lider tem uma comunicação como esta está a apelar ao ódio! Não há diferença entre este papa e os anteriores!

      Quanto os teus links, mais do mesmo…
      Volto a repetir, porque tu sendo ateu á pouco tempo, ainda não percebeste bem: Os ateus não precisam de lideres, os ateus têm algo em comum: ausencia de religião.
      Aparte deste comum, somos uma cambada de “libertinos” sem motivação para seguir lideres ou regimes fascistas…

      Basta a liberdade para me sentir feliz! Nao preciso de ceu, inferno, diabo ou anjos…

      • Molochbaal

        Também ainda n percebi para que está ele sempre a por aqueles links.

        Anda á procura de opinioes controversas de ateus, para provar sabe-se lá o que. Se formos à procura de opinioes taradas de crentes, nem precisamos de sair deste blog.

        Aliás, só precisamos de citar o próprio fifi, para ter citaçoes mil vezes piores das que ele está a citar.

You must be logged in to post a comment.