Loading

Sim, mas… ou a cobardia e a dissimulação

Perdoo menos aos que me são próximos do que aos de que me distancio. Compreendo as reservas do patriarca de Lisboa, do Papa ou mesmo do intelectual Boaventura Sousa Santos. Aceito a convicção do primeiro a defender o direito à vida, mas… a considerar irrecusável «a liberdade e a responsabilidade de expressão e o direito a ser considerado naquilo que são as convicções e na expressão das ideias», numa forma dissimulada de limitar a liberdade de expressão, quando ninguém o obriga a ler um jornal satírico ou a assistir a um filme iconoclasta. Lembro-lhe que Pio IX excomungou comunistas, ateus, livres-pensadores, democratas e liberais. Pensará a ICAR levantar-lhes a excomunhão?

A liberdade não nasceu nas sacristias mas contra elas. O direito à blasfémia custou vidas e provocou tormentos inauditos. O medo do Inferno embruteceu gerações e as religiões, incluindo o cristianismo, crucificaram a liberdade. Em democracia não se provocam os crentes nos seus espaços, mas nenhuma religião tem o direito de banir a negação, crítica ou sátira do seu deus, através da imagem ou da palavra, fora do adro dos seus templos.

O papa, que hesita entre a modernidade que os dois antecessores recusaram e a tradição que mantém o negócio, acaba por dar razão aos terroristas, talvez lembrado da tradição da sua Igreja, ao afirmar que «Não se pode insultar a fé dos outros». E o ateísmo, pode?

Em Boaventura Sousa Santos, com a inteligência que se lhe reconhece, é bem patente aquela esquerda que saiu das madraças católicas onde se ensinava a catequese da nossa infância, minha e dele. Tem uma visão social progressista e uma leitura inquisitorial do livre-pensamento.

A quem não perdoo é à eurodeputada do PS, Ana Gomes, cuja estima, ganha em Timor, se esvaziou na náusea, pela pusilanimidade das suas posições em relação à liberdade de expressão. A cobardia atinge o asco quando pergunta: «Porquê insistir na representação do profeta, que se sabe ofender os muçulmanos? Não estou de acordo». Prefere que os sevandijas matem mais cartunistas?

É desta cobardia, denominada bom senso, que se fazem as vitórias dos que nos querem de joelhos, mãos postas e prostrados perante um ser imaginário. E sempre, e só, o deles.

Ontem todos eram Charlie, hoje são mais as deserções do que as adesões sem «mas».

ICAR = Igreja Católica Apostólica Romana.

19 thoughts on “Sim, mas… ou a cobardia e a dissimulação”
  • Oscar

    O Carlos Esperança tem tomates para passar aqui a editar sistemáticos cartoons satíricos contra o Maomé? É o tens, fala de grosso porque é mais fácil atacar a Ana Gomes do que demonstrar que é homem com eles no sítio para dar o peito às balas.

    • Frei Bento

      Caríssimo irmão em Cristo, quando leio estas suas provocaçõezinhas infantis e gratuitas, rejubila-se-me a alma e reabre-se-me a esperança de que o irmão não esteja completamente passado para as mãos demoníacas dos ateus. Vou passar a recomendá-lo, novamente, nas minhas orações. Como sabe, interrompi as recomendações porque os resultados não estavam a ser os esperados: o irmão estava a ficar cada vez mais idiota, e a passar-se para o lado dos ateus.
      Agradeço, também, a novidade: eu não sabia que o Carlos Esperança era cartunista. Sabia que era um escritor de elite, e eu tenho de o reconhecer, pesem embora as diferenças ideológicas, mas não sabia que ele tinha jeito para a bonecada. Olhe: como a responsabilidade dos artigos é dos respectivos autores, porque é que o irmão não manda, você mesmo, umas caricaturas maométicas? Ou será que, afinal, é o irmão que não tem colhões, que é como quem diz, tomates?
      Saúde e merda, que Deus não pode dar tudo.

  • Deusão. o único e verdadeiro.

    Liberdade de expressão no mesmo patamar da “liberdade religiosa” ?
    O chico I vai pelo mesmo caminho dos antecessores, além das baboseiras, notaram como o capado está gordo ?
    Esse chico I é mesmo uma piada; falta-lhe clareza mas lhe sobra dissimulação. No Brasil a icar enfiou pelas goelas o ensino religioso – na teoria, não haveria discriminaçlão entre a icar e outros; na prática, detém o monopólio da fé(zes) – é esta a ideia de liberdade religiosa ? doutrinar crianças é o que a icar entende como “respeito à fé(zes)” ?

      • Nelson

        Êxodo 31:15
        Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto.

        • João Pedro Moura

          ÊXODO disse:

          “qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto”

          Chiça!!! E os cristãos não reparam nesta hediondez bíblica?!
          Matar quem trabalhar ao sábado???!!!…
          É claro que os “nossos” cristãos calam-se, quando não têm argumentos, vergonhosamente…
          E, já agora, quem trabalhar ao domingo?! Que é que se faz?…

      • Molochbaal

        Mas fifi.

        Toda a gente aqui respeita a tua liberdade de expressao quando ameaças os outros de agressao e de morte, quando incitas à violencia contra nós, quando desejas a morte das nossas famílias e ao memso tempo garantes que nao tem nada de mal o teu deus matar crianças, afogando-as em tsunamis ou com cancros.

        Antes pelo contrário, eu gosto muito de ler os teus textos.

        É que assim, toda a gente fica a saber o que voces valem.

        • Oscar

          Já não consegues rebater os meus argumentos. E, de cada vez que aqui comentas, usas sistemática e cobardemente de reles calúnia para me atacares, quando bem sabes que nunca ameacei, fosse quem fosse, nos termos que mentirosamente me acusas. Mas isso só vem demonstrar que já não me consegues rebater. Tu não consegues deixar de ver a minha sombra por todo o lado, tomas-me por qualquer outro comentador, que tenha proferido essas ameaças, um tal Carlos, que, por diversas citaste, mas que, não só não sou eu, como as repudio, e apesar do meu desmentido, de o Carlos nada ter a ver com as posições distintas, que aqui defendo, permaneces a insistir nessa torpe acusação. Deves pensar que todos os seres humanos, são como tu, porco nazi, que tens as mãos sujas do sangue derramado por Alcindo Monteiro e José Carvalho. E, como faz parte da estratégia de Goebells, que tu certamente terás aprendido, quando foste dirigente do Movimento de Acção Nacional, pensas que, por repetires eternamente a mesma mentira, ela se transforma em verdade. O que tu vales está bem definido quando aqui elogiavas tanto Oscar Romero como Francisco Franco, mas, a verdade, é que foram os teus colegas ideológicos da extrema-direita de El Salvador que o assassinaram, tomando por base a mesma ideologia nazi do teu reles MAN e que sempre perfilhaste.Aliás, na altura do assassinato de Oscar Romero, a tua falta de carácter ter-te-ia permitido elogiá-lo depois de teres sido tu a fuzilá-lo. Canalhas, como tu, a história regista-os bem. Vocês é que são, verdadeiramente, a escumalha das sociedades e hoje, deves esfregar as mãos de contente por veres os horrores praticados pelos jihadistas islâmicos, mesmo que digas que censuras esses actos, e sobretudo se te apresentares solidário com as vítimas do mesmo tipo de algozes da tua lei.Se houver alguma justiça divina, neste mundo, tu vais pagar toda a tua canalhice no tribunal da tua própria consciência. É só uma questão de tempo, porque à morte ninguém escapa.

          • Molochbaal

            Puxa. Quanta prosa.

            Caro fifi, n adianta mentires como um animal.

            Toda a gente sabe que o tal carlinhos é uma das tuas centenas de burlas de nicks.

            O personagem nem sequer é credível – um salazarista k nem sabe k o Salazar teve influencia fascista ? Mas k salazarista é este fifi ? Só se fosse um salazarista burro como tu.

            E k depois, afinal, já nao é Salazarista, mas que declara até aliar-se aos nazis, se isso prejudicar o molochbaal ?

            Mas isto tresanda à tua estupidez e mentiras por todos os poros fifi. Só tu consegues ser tao ignorante e mentiroso.

            Só tu conseguias ser tao estupidamente contraditório, só para contrariar os outros. E só tu tens essa tara por mim.

            Aliás, continuas a demonstrar essa mesma ignorancia estúpida nesta resposta.

            Entao os regimes ditatoriais pró-americanos da américa latina sao fascistas fifi ?

            Desde quando o verdadeiro fascismo foi a favor dos Estados Unidos, do liberalismo económico, das políticas anti-estado, da globalizaçao e da alta finança de wall street ?

            Tu só dizes asneiras fifi.

          • Luísa G

            Não ligues, Molochbaal. É um triste. Quem o topa bem é o Frei Bento.

          • Nelson

            Levítico 20:13

            13 Se um homem tiver relações com outro homem, os dois deverão ser mortos por causa desse ato nojento; eles serão responsáveis pela sua própria morte.

            Ou seja, for mulher com mulher nem interessa(no fundo são objectos com objectos segundo pensamento cristao), se calhar é por isso que os catolicos gostam de lesbicas 🙂

          • João Pedro Moura

            NELSON disse:

            “…se calhar é por isso que os catolicos gostam de lesbicas”

            Mauzinho…

          • João Pedro Moura

            Dá-lhes, Nelson, dá-lhes sem dó nem piedade…
            …Mas fica aí à espera que os cristãos se defendam, replicando-te…

          • Nelson

            Os cristãos não conhecem a sua bíblia.
            A maneira mais fácil de criar ateus é dizer aos cristãos para lerem a bíblia!

      • Deusão

        Minha montaria, o ateu a quem efetivamente tenho grande admiração é Albert Einstein. Simpatizo com diversos outros – incluindo Dawkins , Hitchens -mas sou ateu por convicção própria, não vejo decência ou utilidade na icar ou em qualquer outra associação para a exploração da ingenuidade dos crentes.
        Isso é o que você não consegue aceitar, não é ? Para você o ateísmo é uma religião, com líderes e livros? engana-se.
        Penso por mim e respondo única e exclusivamente por meus atos. Não sou ovelha para ter pastor; se você precisa de um capado gordo para lhe dizer o que fazer divirta-se com o ridículo e dissimulado chiquinho.
        Aproveitando o ensejo volto a lhe perguntar: o que o tipinho, o vagabundo, o pilantra aproveitador e vida mansa, o tal jesus fez de útil pela humanidade ? Qual o legado do palerma, além de alimentar parasitas ?

        • Oscar

          Tens admiração por Einstein, tótó ?

          Acho muito bem, mas escusas de tentar desviá-lo para a tua confraria, que Einstein sempre acreditou em Deus.

          • Zé Ninguém

            Pois, pois…

            «It seems to me that the idea of a personal God is an anthropological concept which I cannot take seriously. I feel also not able to imagine some will or goal outside the human sphere.»
            — Albert Einstein

            «I do not believe in a personal God and I have never denied this but expressed it clearly.»
            — Albert Einstein

            «I don’t like to implant in youth the Church’s doctrine of a personal God, because that Church has behaved so inhumanly in the past 2,000 years… Consider the hate the Church manifested against the Jews and then against the Muslims, the Crusades with their crimes, the burning stakes of the inquisition, the tacit consent of Hitler’s actions while the Jews and the Poles dug their own graves and were slaughtered. And Hitler is said to have been an altar boy!»
            — Albert Einstein (August 1943)

            «About God, I cannot accept any concept based on the authority of the Church… As long as I can remember. I have resented mass indoctrination. I cannot prove to you there is no personal God, but if I were to speak of him, I would be a liar. I do not believe in the God of theology who rewards good and punishes evil. His universe is not ruled by wishful thinking, but by immutable laws.»
            — Albert Einstein (1954)

            «The word God is for me nothing more than the expression and product of human weakness, the Bible a collection of honorable, but still purely primitive, legends which are nevertheless pretty childish. No interpretation, no matter how subtle, can change this for me.»
            — Albert Einstein (1954)

    • Nuno

      Li aqui num comentário que um dos fundadores Charlie Hebdo tem uma opinião próxima dessas que tu criticas.

      Um dos fundadores do jornal satírico acusa Charb, uma das vítimas do atentado da semana passada, de “arrastar a equipa” para a morte, “exagerando” nos cartoons

      • Oscar

        …E isso quer dizer o quê? Apenas que cada um é livre de exprimir a sua opinião. Por muito idiota que seja.

You must be logged in to post a comment.