Loading
  • 14 de Janeiro, 2015
  • Por David Ferreira
  • Ateísmo

Da cosmética

Tenho por hábito dizer que os seres humanos são um paradoxo ambulante. Um poço sem fundo de contradições. Essa imagem está bem espelhada nos livros mitológicos e religiosos que refletem de certa forma a primitiva essência da espécie humana e o parto doloroso que foi o dealbar da civilização.

O Deus mau, vingativo e cruel é, ao mesmo tempo, o Deus da paz, do amor e da tolerância. Tem dias, como todos nós (eu que o diga ao acordar, antes de tomar o primeiro café). Porque ele É nós. Nasceu de nós e não para nós. De nós, um animal selvagem que julga ter ludibriado as leis da natureza e que agora se tenta domesticar a todo o custo com os custos que isso acarreta.

Viver é gerir conflitos. Com os outros e com o Eu. Mas é também competir. Com os outros e com o Eu sempre presente. É tão simples como isto.

Necessitamos de energia para viver, por isso comemos. Para comer necessitamos de um espaço que nos forneça alimento, por isso somos territoriais. Necessitamos de nos reproduzir, competimos uns com os outros por machos e fêmeas. Necessitamos do apoio mútuo e colaboração, organizamo-nos em sociedades. E competimos para sobreviver. Assim, de uma forma tão simples e tão essencial. Tudo o resto é como o açúcar fino que deitamos por cima de um bolo. Não lhe acrescenta muito em doçura, apenas o torna mais apresentável. É a essa fina camada de pó branco que chamamos humanidade. E nós seremos sempre o bolo. Um bolo bipolar maquilhado a tentar recalcar a sua verdadeira natureza. Mas há quem constantemente o prefira ignorar. A uns chamamos crentes, a outros idealistas.

35 thoughts on “Da cosmética”
  • Oscar

    Se esta teoria reducionista do David Ferreira estivesse certa, então poderíamos dizer que os jihadistas é que estão de acordo com as supostas leis naturais.Não são eles mesmos a cabal manifestação da lei do mais forte ? Por trás da sua “guerra santa”, não estará então bem presente o dissimulado propósito de uma mera luta pelo poder territorial e económico ? Levada a cabo da forma mais eficaz possível, através de uma crueldade sem limites ? Não são eles que, na óptica do David Ferreira, melhor correspondem ao seu ideário materialista ? Que mais eficientemente aplicam a lei de talião ? Que melhor instrumentalizam o seu específico conceito de Deus ? Então, se eles é que estiverem em perfeita consonância com a interpretação ateísta do evolucionismo darwinista, para quê então censurá-los, acusá-los de prepotência, intolerância e crueldade ? Definam-se de uma vez por todas, sejam coerentes com o vosso materialismo naturalista. E deixem a filosofia idealista para aqueles que ainda acreditam que o homem não tem que ser sempre o lobo de outro homem.

    • Nelson

      Do livro da religião da paz:

      deuteronomio 13:6-9

      6 Quando teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo que te é como a tua alma, te incitar em segredo, dizendo: Vamos e sirvamos a outros deuses! – deuses que nunca conheceste, nem tu nem teus pais, 7 dentre os deuses dos povos que estão em redor de ti, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até a outra – 8 não consentirás com ele, nem o ouvirás, nem o teu olho terá piedade dele, nem o pouparás, nem o esconderás, 9 mas CERTAMENTE O MATARÁS; a tua mão será a primeira contra ele para o matar, e depois a mão de todo o povo;

      • Frei Bento

        Caríssimo irmão em Cristo, esse versículo corresponde a uma das páginas que o irmão Oscar-sem-acento deitou fora, na sua errante e incoerente caminhada caminhada em direcção ao ateísmo. Caso não saiba, o irmão Oscar-sem-acento só aproveita da Bíblia o que lhe convém. Aliás, o péssimo serviço que o irmão Oscar-sem-acento presta à religião de Nosso Senhor, leva-me a suspeitar de que ele estará a ser pago pela AAP. Porque repare, irmão Nelson: vários irmãos, cristãos, católicos ou nem por isso, abandonaram este local por causa dele. Ou seja, ele está a fazer com que só os ateus frequentem este portal. O que não está de acordo com o conceito de liberdade de opinião que o Oscar-sem-acento diz defender, pois não? Repare que não é uma censura da minha parte; eu também alinhava, que o nosso convento está a precisar de algumas telhas novas, e nem me importava de dizer que Deus Nosso Senhor não existe, se isso desse direito a uns euritos… O que se escreve não conta, o importante são as nossas convicções, não é verdade?
        Desculpe lá o desabafo.
        Saúde e merda, que Deus não pode dar tudo.

        • Molochbaal

          Estou a ver k o frei já o topou.

          O fifi é o maior aliado do ateísmo mais radical.

          Adoro quando ele :

          – Para provar que os crentes lutam pela verdade e que as pessoas podem confiar plenamente nos crentes que testemunham os milagres e os evangelhos, falsifica nicks e identidades em massa.

          – Para provar que as religioes s eticamente superiores e que os crentes lutam pela bondade, nos ameaça de morte, deseja a morte das nossas famílias, diz que n tem mal nenhum crianças morrerem de cancro ou afogadas em tsunamis etc.

          – Para provar que os crentes hoje em dia sao moderados, dá vivas à inquisiçao.

          – Para provar que só aqui está por desaprovar a linguagem ofensiva anticrença deste blog, faz um blog crente ao mesmo tempo que faz um blog crente que é mil vezes mais ofensivo contra os ateus.

          – Para provar que os crentes só se querem dar bem com toda a gente e que os ateus extremistas é que s maus, por serem ateísticamente fanáticos, ataca-me principalmente a mim, que como agnóstico, sou, precisamente, o único presente que admite que é perfeitamente possível que deus exista.

          Isto é um verdadeiro plano de propaganda ateia radical.

          O fifi é uma arma de destruiçao maciça, é a bomba atómica do arsenal da propaganda ateia.

          Devia ser limitado por algum acordo internacional.

          É desumano os crentes levarem com uma arma tao suja.

          • Molochbaal

            Complementum, n saiu um dos pontos.

            E é last but not least…

            – Para provar que o mundo n é obra do acaso, o fifi tenta provar que o sofriemento que enche o mundo é obra do acaso. Lindo !

          • Frei Bento

            Obrigado, caríssimo irmão em Cristo Molochbaal. Eu só não passo a recomendá-lo nas minhas orações porque tenho medo do resultado. Recomendei o Oscar-sem-acento, e veja o resultado: está cada vez pior. Claro que é castigo de Deus Nosso Senhor, pelos caminhos ínvios que trilhou. Daqui em diante, o melhor é começar a orar pelos meus inimigos, como Jesus Cristo, também ele Nosso Senhor, recomendou. Estava afim de começar a oror por Satanás, mas… e se o cabrão fica ainda pior?
            Saúde e merda, que Deus não pode dar tudo.

      • Deusão

        um detalhe técnico, deus reclama muito de Baal. Medo da concorrência ?
        ps1. se deus é único porque ele reclama de Baal ? então são 4-em-1 ?
        p2. na gibibribria ainda há diversas citações a outros deuses. Mas deus não fez tudo sozinho ?
        Coisas que os dementes fingem não ver…

        • Molochbaal

          É um facto. A extrema importancia, diria mesmo invejs e ciúme que o deus deles mostra em relaçao aos outros, demonstra bem que sao farinha do mesmo saco.

          Nao existe diferença entre o deus deles, ou o Anúbis ou o Baal. Trata-se de personagens de ficçao.

          • Deusão

            se a gibibribria é a prova da existência de deus então estamos todos fu…
            Ainda bem que tal palerma não existe.

          • anti-corno

            As únicas provas que tu sabes apresentar sobre a existência de algo são coisas que te dizem. O que os outros dizem e escrevem, apenas.

            Dame uma prova da existência de neutrinos, que seja tua e em que não te sirvas de algo que outros escrever.
            Se fores buscar os relatos de alguém que assistiu às investigações onde se encontram neutrinos, estás a mentir tal como os gajos que se servem da biblia.

          • Deusão

            Na verdade, não. Acredito nas coisas que tem sentido, são lógicas,não em palermices da idade do bronze. Poderia aceitar a ideia de xeçuis, deus ou qualquer outro conceito mágico se a coisa fosse útil ou tivesse algum sentido;algo distante das religiões.
            Se é neutrino, coisino ou bostino em nada me importa; só me importo os sanguessugas da sociedade travestidos de enviados da merda de um deus que nunca foi visto, uma lenda para otários, uma doença que empesteia a humanidade.E um detalhe importante: nenhum cientista mandou matar ou matou ou que não acreditam na existência dos neutrinos.
            Entendeu , antolo ?

      • Oscar

        O Deuterónimo nada tem a ver com paz, mas com a crueldade humana e tem sido religiosamente seguido pela escroqueria ateísta que, já por diversas vezes citei. Provavelmente foi nesse tipo de livros que o João Pedro Moura também se inspirou para propor o genocídio de todos os islâmicos e o Sam Harris a sua tortura. Como vocês nunca aqui se insurgiram contra esses canalhas, presumo que, afinal, estejam todos em plena consonância com o Deuterónimo e os seus ensinamentos, que tanto gostam de citar.

        • esteves

          Continuas sem conseguir pescar nada. Confundes tudo. Há mínimos!

          • Oscar

            Também há máximos…lol…

        • Frei Bento

          Caríssimo irmão, o Deuteronómio é a Palavra de Deus, tal como todo o Pentateuco! Afinal, o irmão está com quem??? Olhe que com religiosos como o irmão antoscarfernando, não precisamos de ateus para nada. Já temos que cheguem.
          Saúde e merda, que Deus não pode dar tudo.

        • Nelson

          OK, ja eliminamos 1 livro.
          Vamos ao próximo??

          Levítico 20:10
          Se um homem cometer adultério com a
          mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero
          quanto a adúltera terão que ser executados.

          • Molochbaal

            N te esforces.

            O anormal já eliminou todo o antigo testamento.

            Isto é, já eliminou o conjunto de livros que justifica a vinda do Messias, do cristo, que segundo os cristaos, será Jesus.

            Isto é, d euma assentada eliminou todas as bases da sua religiao.

            Ao mesmo tempo, tem de eleiminar também as inúmeras referEncias que no NT evocam, justificam e que justificam o próprio NT com o AT.

            Isso e as partes simplesmente mázinhas do NT, como o desprezo de Paulo pelas mulheres e os homosexuais etc etc etc.

            No fundo só lhe resta aí metade do novo testamento, porque as partes da “sagrada” escritura de que n gosta, vai deitando ao lixo.

            Depois faz uma montagem com as partes baris, para ficar uma “palavra divina” exactamente ao gosto dele.

            Isto é, das necessidades de propaganda actuais da igreja…

          • anti-corno

            Por exemplo: tu andas neste mundo a meter nojo a estorvar. Se te levassem e te apedrejassem até à morte era ou não um favor gigantesco para a humanidade?

          • Anti-corno

            Nada a opor!
            Só quem gosta de ser corno é que se manifesta.

        • Deusão

          gzuis disse: vim para fazer cumprir a lei .
          entonces, se gzuis adota o nt e voce não, pergunto: será o irmão um catolicuzinho não cristão ?

          • Molochbaal

            Ele sabe lá o que é.

            90% dos católicos sao católicos porque lhes dizem para ser.

            Na´conehcem nem querem conhecer a história e teologia do catolicismo. Sao essencialmente porque sim.

            O fifi é o melhor exemplo.

    • carlos cardoso

      Mas é claro que os jihadistas, ao terem perdido o que tinham de humano, estão mais de acordo com as “leis naturais”, por isso mesmo comummente chamadas “lei da selva”. O que indica, segundo o Oscar (que mais uma vez não percebeu nada), que a “teoria” do David Ferreira está certa.

      Mas isso não tem nada a ver com um qualquer ideário materialista. Pelo facto de se reconhecer a existência de uma lei da selva não se está a defender a aplicação dessa lei. Pelo contrário, desde sempre a humanidade tem estado a tentar diminuir a influência das pulsões
      animais adoptando regras contrários à tal lei da selva, como por exemplo “não roubar” e “não matar”.

      Utilizar o humor como arma é profundamente humano, enquanto matar quem não está de acordo é profundamente animal.

    • Deusão

      mostre apenas um humano que tenho dito “obrigado, sinhô” ou “grato, xeçuis” ao nascer, ao invés de chorar!
      As patetices religiosas não passam de idiotices civilizacionais, portanto um fanático islâmico terrorista está vários níveis abaixo da conduta típica de animais; é muito menos que isso, talvez uma bactéria ou um vírus, não mais. Os asnos crentóides cristãos só não agem da mesma forma porque a civilização os domesticou e adestrou, entendeu, católico sem gzuis ?

    • Bolo Rei

      Mas, fifi, não vês que o que o David está a querer dizer é precisamente isso. Que somos um poço de contradições? Por isso diz que viver é gerir conflitos. E tem toda a razão. E tu és bem o exemplo disso. Andas sempre em contradição. És um católico que recalca o velho testamento. Mas sabes que ele faz parte da bíblia. 😉

      • Molochbaal

        Pior.

        O cristo dele várias cita e justifica o velho testamento. Nao pode existir NT sem AT, por isso nunca nenhuma igreja crista condenou o AT, apesar de todas terem odiado os judeus.

        O fifi é mais que contraditório, é palhaço mesmo.

    • Molochbaal

      As leis naturais sao cruéis e os terroristas sao os únicos que agem de acordo com elas ?

      Mas sim fifi. Evidentemente.

      Mas quem fez as leis naturais fifi ?

      Os ateus dizem k foi o acaso.

      Tu dizes que foi o teu deus.

      Assim, necessariamente, o teu deus só pode ser um terrorista cruel.

      Ou seja, para sermos melhores temos de ir contra as leis criadas por um deus terrorista.

      N é novidade. A crueldade divina está escarrapachada na bíblia, na história da igreja e no teu próprio comportamento neste blog.

      Já te tinha dito fifi. Nao tentes fingir que és inteligente, que ainda dá pior resultado.

      Cingi-te a roubar a minha identidade, assim assumes logo que és um bronco de merda – o que, de qualquer maneira, se vem sempre a descobrir no final.

      • Deusão

        eu tenho uma dúvida para a qual você talvez tenha uma resposta: na gibibribria há alguma passagem mostrando um deus de amor do qual os catolicuzinhos tanto falam ? folheando o meu papel higiênico só encontro textos prometendo morte, vingança,dor ou então o deus pateta pedindo carne, crianças e sacrifícios.
        Cadê o deus bonzinho ? o xçuis não fica atrás. também é um sujeito mesquinho e fdp.

        • Molochbaal

          Muitas partes da bíblia falam de amor divino. O problema é que se contradizem logo a seguir, apresentando ao mesmo tempo o deus deles como um deus de ódio.

          Tudo aquilo é uma contradiçao pegada e isso explica que tanto Luther King como o KKK se possam inspirar na mesma Bíblia.

  • Oscar

    Eles andam todos atrás da minha sombra…lol….

    • Frei Bento

      Olhe, irmão: agora, gostei do seu argumentário. Um ateu não diria melhor.
      Saúde e merda, etc.

    • Bolo Rei

      Mas tu nem dás a cara quanto mais a sombra…

    • Molochbaal

      Sim fifi ?

      Entao vamos fazer a experiencia.

      Deixas de aqui aparecer, deixando de andar todos os dias á nossa volta, como fazes agora.

      deixa só o endereço do teu blog.

      Depois, só tens de esperar que a gente apareça lá todos à tua procura.

      Só uma coisa, é melhor que esperes sentado sentado. Quem te avisa teu amigo é…

  • Eva a primeira

    Nós pensamos que temos algum designio maior mas não temos. Criamos modelos padronizados que nos ajudem a compreender as coisas. O problema é quando nos obcecamos com esses modelo e padrões. Tornamo-nos fanáticos. Um fanático é um bicho diferente. É um fruto podre da humanidade.

  • anti-corno

    Tudo o que é mau, tudo o que bandido, tudo o que gera problemas deve ser banido, seja a bem seja a mal.

You must be logged in to post a comment.