Loading
  • 3 de Novembro, 2014
  • Por Carlos Esperança
  • Laicidade

TUNÍSIA: BOA NOTÍCIA

Por

João Pedro Moura

O partido Apelo Tunisino (laico) obteve a maioria relativa dos lugares parlamentares, nas eleições legislativas realizadas em 26 de Outubro.

O Apelo Tunisino (“Nidaa Tounes”) obteve 85 lugares, num total de 217, a que acrescem os 39 lugares de mais 3 formações políticas laicas, perfazendo 124, constituindo assim uma maioria laica absoluta.

O partido islamita Ennahda, mais moderado que os seus congéneres árabes, obteve 69 assentos, ficando em segundo lugar.

O destaque vai para o facto de ser a primeira vez, em eleições livres, que um partido oficialmente não-islamita, obtém o primeiro lugar em eleições livres, no mundo árabe! Bravo!

 

A Tunísia já era o país árabe mais liberal e onde as turistas estrangeiras até podiam estar de mamas ao léu em praias… mesmo com a polícia a passar por perto…

Isto é uma grande lufada de ar fresco! Ah, grande Tunísia!

O próprio partido islamita, que vencera eleições anteriores, mas que se mostrara com uma prática política titubeante, até pela oposição laica que se manifestou nas ruas, não era muito conservador e revelava alguma capacidade de diálogo…

A ver vamos no que esta vitória “laica” vai dar…

http://expresso.sapo.pt/partido-laico-ligado-ao-antigo-regime-vence-legislativas-na-tunisia=f895967

4 thoughts on “TUNÍSIA: BOA NOTÍCIA”
  • João Pedro Moura

    A Tunísia estava e está muito dependente do turismo. Então, o anterior partido do governo – o Ennahda – lá deve ter pensado:

    – “Se nós nos pusermos com as manias totalitárias islâmicas, perseguindo isto e proibindo aquilo, os turistas nem aparecem, como de facto já estava a acontecer, desde o início da turbulência social e política de janeiro de 2011, causando pesada baixa na receita do turismo. Então, vamos ter calma e dialogar…”

    E lá se passou o Ennahda para o segundo lugar, aguardando melhores dias…

  • Molochbaal

    Pois é ó Moura.

    Parece que sempre existem milhões, se calhar centenas de milhões, de muçulmanos moderados…

    • João Pedro Moura

      MOLOCHBAAL disse:

      “Parece que sempre existem milhões, se calhar centenas de milhões, de muçulmanos moderados…”

      1- O conceito teórico-prático de “moderação”, em meio muçulmano, é muito discutível e inusual entre os árabes e outras etnias médio-orientais. Fora deste mundo arabesco e médio-oriental já é mais usual…

      2- Quanto à Tunísia, por razões históricas, já era o país árabe mais liberal. E como estão muito dependentes das receitas do turismo… a necessidade de comer prevaleceu sobre a “necessidade” religiosa…
      Mas a hedionda lá está… só que mais controlada… mais contida…

You must be logged in to post a comment.