Loading
  • 30 de Setembro, 2014
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

As tolices dos falsos ateus

Terça-feira, 23 de Setembro
Testemunhas do vácuo

«De vez em quando, regressa a ofensiva. Agora foi o físico britânico Stephen Hawking a proclamar, com vasta repercussão, que Deus não existe. Mesmo para um ateu como eu, ou sobretudo para um ateu, estas batalhas de certo ateísmo para aborrecer os crentes são um nadinha tontas. Pelos vistos, há por aí imensa gente a quem não basta não acreditar numa entidade divina: dá-se a uma trabalheira para converter os outros à sua falta de fé. Um ateu a sério não perde um minuto a pensar na existência ou na inexistência de Deus. Aparentemente, os ateus militantes perdem boa parte da vida a pensar nisso. O fervor deles é religioso.

Deixando a discussão teológica a cargo de especialistas de ambos os lados da trincheira, o facto é que a formulação do senhor Hawking tende para o pueril. De que maneira é que o homem chegou à conclusão acima? Há um teorema demonstrativo, passe a redundância? Viu a Luz? Ou apenas se levantou de manhã (sem brincadeiras com a doença do senhor) e decidiu assim? E depois temos a arrogância implícita da coisa: o senhor Hawking leva-se em tão alta conta a ponto de supor que a sua afirmação influenciaria um único devoto que fosse?

Qualquer dia, no frenesim de espalhar a palavra contra o Senhor, os evangélicos da descrença batem–me à porta de casa. E eu não abro».

Estas frases foram escritas no último domingo por um reacionário de serviço à direita mais jurássica e ao ultraliberalismo, um tal Alberto Gonçalves, que tem direito à penúltima página do DN no dia em que descansa de sociólogo. Desculpo a uma pessoa sem sentimentos a infame ironia para com um deficiente físico profundo e inteligência notável. Imaginem o texto escrito por um crente com mais inteligência. Aqui vai:

«Terça-feira, 23 de Setembro
Testemunhas do vácuo

«De vez em quando, regressa a ofensiva. Agora foi ‘o bispo Gonçalves’ a proclamar, com vasta repercussão, que Deus (…) existe. Mesmo para um ‘crente’ como eu, ou sobretudo para um ‘crente’, estas batalhas de certa ‘crença’ para aborrecer os ‘ateus’ são um nadinha tontas. Pelos vistos, há por aí imensa gente a quem não basta (…) acreditar numa entidade divina: dá-se a uma trabalheira para converter os outros à sua (…) fé. Um ‘crente’ a sério não perde um minuto a pensar na existência ou na inexistência de Deus. Aparentemente, os ‘crentes’ militantes perdem boa parte da vida a pensar nisso. O fervor deles é religioso.

Deixando a discussão teológica a cargo de especialistas de ambos os lados da trincheira, o facto é que a formulação do ‘bispo Gonçalves’ tende para o pueril. De que maneira é que o homem chegou à conclusão acima? Há um teorema demonstrativo, passe a redundância? Viu a Luz? Ou apenas se levantou de manhã (sem brincadeiras com a doença do senhor) e decidiu assim? E depois temos a arrogância implícita da coisa: o senhor ‘bispo Gonçalves’ leva-se em tão alta conta a ponto de supor que a sua afirmação influenciaria um único ‘ateu’ que fosse?

Qualquer dia, no frenesim de espalhar a palavra (.. do) Senhor, os evangélicos da (…)crença batem-me à porta de casa. E eu não abro».

36 thoughts on “As tolices dos falsos ateus”
  • Oscar

    Quando o vírus da idiotice ateísta se pega é pior do que o ébola.

    • Molochbaal

      Pois. Acreditar que um tipo fez isso tudo magicamente é que faz muito sentido.

    • Luiz Rasiel

      E quem foi o ateu que disse isso? Não é uma regra não, mas eu duvido muito que algum ateu tenha dito algo tão sem sentido, já que uma das premissas do ateísmo é justamente procurar motivos lógicos pra acreditar em qualquer coisa, e caso não encontre esses motivos lógicos ele simplesmente não acredita! Esse negócio de acreditar que as coisas acontecem magicamente é característica dos religiosos e não dos ateus! Aliás! Ateísmo é apenas a descrença na existência de divindades, apenas isso. Quem te passou essa definição estranha de ateísmo, mentiu pra você.

  • Oscar

    Mas onde é que o esperança foi buscar a ideia de que o Alberto Gonçalves não é ateu, se ele como tal se afirma ? Por ser de direita ? Por ser ultraliberal ? Então não há molochos que são ateus e nazis ? O Mussolini não foi ateu ? Por que carga de água o Alberto Gonçalves não poderia ser ateu ?Para alguém ser ateu é preciso estar inscrito na AAP ? Necessita da chancela dogmática do Esperança ? Afinal aqui o Esperança é o papa dos ateus e quem dele divergir politicamente é um proscrito e um herege ?

    http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=4149226&seccao=Alberto+Gon%E7alves&tag=Opini%E3o+-+Em+Foco&page=-1

  • Oscar

    Prontos, estamos conversados. Em Portugal os verdadeiros ateus são aqueles que seguirem a cartilha dogmática do Esperança. E, em matéria de livres-pensadores, na AAP só se aceitam aqueles que, como tais, forem definidos pelo Esperança. Todos os outros são hereges e relativistas filosóficos.

    • Perguntador

      E onde foi que o Carlos Esperança escreveu que o Alberto Gonçalves NÃO é ateu?
      Continuas a ser o mesmo trafulha.

  • Oscar

    “As tolices dos falsos ateus” ( Carlos Esperança)

    “E onde foi que o Carlos Esperança escreveu que o Alberto Gonçalves NÃO é ateu?” ( Perguntador)

    Leram bem ? Mas será preciso ainda demonstrar como o ateísmo é uma perfeita idiotia ?

    Quando um ateu nem sequer consegue interpretar o óbvio, que mais é preciso dizer para fazer essa demonstração ?

    Agora ficamos a saber que o ateísmo em Portugal tem um papa ou um califa.. O Carlos Esperança. Ele é que chancela quem é ou não ateu. Quem não passar no seu crivo auntenticador fica com o rótulo de ” falso ateu”

    P.S. Pelo andar da carruagem qualquer dia temos em Portugal uma luta ideológica similar à que presentemente ocorre no Iraque entre os muçulmanos sunistas e os xiitas, com o Carlos Esperança do lado dos ateus mais fundamentalistas.

    A bíblia dos ateus portugueses passará a ser o DduA. E haverá sempre lugar para umas fatwas censórias para os ateus desalinhados. Tipo” um tal Alberto Gonçalves”, estão a ver ?

    • Respondedor

      Ó José Guilherme, perdão, ó Oscar, perdão, ó antoniofernando, mostra aí onde é que está o óbvio.

    • Cristiano dos Santos

      Sendo cristão não católico, naturalmente não me revejo nos artigos que o Carlos Esperança publica. Mas neste caso, não posso concordar contigo, embora sinta orgulho em ter-te como correlegionário. Na verdade, e por muito que me custe admitir, o CE acabou por dar uma lição de ética, ao atacar frontalmente um ateu. E fê-lo sem dó nem piedade, demonstrando ser imparcial. Lamento que tu não tenhas visto o que está à frente dos olhos.
      Que Deus te ilumine, meu irmão. E continua a malhar nos idiotas, que eles acabarão por ser convertidos. A bem ou a mal.

      • Ateu Intelectualmente Sério

        Mas ele chamou ” jurássico”, ” tolo” e ” falso ateu” ao Alberto Gonçalves.Ora, na minha imparcial opinião, parece-me que chamar “falso ateu” a alguém não é propriamente afirmar que ele é um verdadeiro ateu. É uma proposição lógica e muito fácil de entender.

        • Cristiano dos Santos

          Caro irmão em Cristo, onde estavas Deus nosso Senhor, quando distribuiu a inteligência pelos homens? Repara bem na frase: “Imaginem o texto escrito por um crente…” Torna-se evidente que CE está a pôr em oposição um crente, de preferência mais inteligente, e o autor do textículo. Está a considerá-lo ateu, percebeste, ou preferes menter-te burro? E não troques de nick, que não vale a pena. Já toda a gente sabe a besta que tu és. Vai mas é apertar o cilício, para te penitenciares das asneiras.

          • deus

            Eu não estava em lugar algum. Por isso não dei inteligência aos crentes; dei-lhes apenas uma coluna vertebral facilmente dobrável para que pudessem ajoelhar-se e lamber-me o saco.

      • Carlos

        Não tentes branquear a acção do Carlos Esperança, pois o que ele fez foi roer-se de ódio por um ateu estar a dizer algo que ele não perdoa que os ateus digam.

        O Carlos Esperança até se deu ao trabalho de corrigir o texto, transformando-o naquilo que os ateus têm que dizer.

        Como “cardeal primaz” dos ateus, também o Carlos esperança é infalível e está errado todo o que diga o contrário.

        Toda a gente vê que o Hawking é um inválido sem noção do que diz, mas como disse algo que o Carlos Esperança quer que se diga, tratou logo de armar uma cruzada contra quem põe a cheque a atitude do dito Hawking.
        Sem dúvida que o Carlos Esperança põe em cheque o ateísmo de Alberto Gonçalves, acusando-o de falso ateu.

        • Cristiano dos Santos

          Mas, afinal, o CE considerou o autor como crente, ou como ateu? Em que ficamos, antoniofernando? Foi preciso mudares de nick para emendares a mão? Olha que assim, Deus Nosso Senhor não te vai perdoar. Vá lá, aperta o cilício um pouco mais, e vai-te confessar. Pela minha parte, levavas 187 Padre-nossos e 295 avé-Marias.

  • José Guilherme

    Sou ateu, mas não posso deixar de concordar com o Alberto Gonçalves e com o Óscar.

  • Zeus

    Eu também concordo com o Alberto Gonçalves. E daí ? Passei igualmente a ser um falso ateu ? Só por achar que o proselitismo ateísta é uma palermice ? Por mim, já há muito tempo que o Carlos Esperança deveria ter sido corrido deste Diário e substituído por um homem lúcido, ponderado e de cultura superior como o João Pedro Moura.

    • Pedro.

      -|- -|-
      M MA
      -|- Sancta Filumena

      São Lucas 16:13
      “Nenhum servo pode servir a dois senhores;
      ou há-de aborrecer a um e amar o outro, ou dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”

      Pax et bonum.

      • Alfredo Carpinteiro

        Toma lá o teu deus bonzinho:

        “Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem
        até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.”

        (Samuel 15-3)

        • Pedro

          -|- -|-
          M MA
          -|- Sancta Filumena

          Samuel 15:3
          Dizia-lhe Absalão: «A tua pretensão é boa e justa; mas não há ninguém para te ouvir da parte do rei.»

          Parece não estás a ver a mesma Bíblia.

          Acerca da bondade de Deus:
          Se Deus não fosse bom não teria enviado Jesus Cristo.

          Pax et bonum.

          • Alfredo Carpinteiro

            Toma lá o teu jesus cristo bonzinho:

            “E quanto àqueles meus inimigos que não me quiserem
            como rei, trazei-os aqui e MATAI-OS diante de mim”. (Lucas 19:27)

            Se quiseres mais também se arranja.

          • Molochbaal

            Isso não se faz.

            Então o pedrinho tinha fugido á tua primeira pergunta, como bom hipócrita de merda, fingindo que não conhece as ordens de assassinato em massa do seu deus bonzinho e agora tu encosta-lo á parece ?

            Agora ele vai ter de fingir que não leu a tua resposta – outra vez.

            Que mau feitio.

          • Alfredo Carpinteiro

            Esta malta crente só lê as partes da bíblia que lhe interessam. Houve até um tipo que deixou aí um comentário em que dizia que o velho testamento não é a palavra de deus. Enfim, com este nível cultural é difícil não rir fortemente.

          • pedro

            -|- -|-
            M MA
            -|- Sancta Filumena

            Molochbaal.
            Não se trata de hipocrisia mas sim de uma realidade, tu é que vês hipocrisia na verdade.
            A culpa não é de Deus por Adão e Eva terem comido o fruto.

          • João Pedro Moura

            PEDRO “SANCTA FILUMENA” disse:

            “A culpa não é de Deus por Adão e Eva terem comido o fruto.”

            1- Então, de quem é a “culpa”???!!!

            2- Quem determinou que “comer o fruto” é uma “culpa”???!!!

            3- Que mal teve tal “fruto” para ser considerado uma “culpa”???!!!

          • Pedro

            -|- -|-
            M MA
            -|- Sancta Filumena

            Alfredo Carpinteiro.
            Ou seja: Sem Deus não existe salvação.

            PAx et bonum.

          • João Pedro Moura

            PEDRO “SANCTA FILUMENA” disse:

            “Ou seja: Sem Deus não existe salvação”

            Então, Pedro, o que será destinado pelo teu deus àqueles que não serão “salvos”?!…

          • Alfredo Carpinteiro

            Mas quem é que aqui quer ser salvo? E de quê?

          • João Pedro Moura

            PEDRO “SANCTA FILUMENA”

            Não contornes a crueldade facinorosa do teu deus, Pedro…
            A citação do Alfredo Carpinteiro está correta. Só falta corrigir a origem da citação: é “1 Samuel 15, 3”.
            Enquanto o teu desvio de conversa é de “2 Samuel 15, 3″…

            Agora tenta justificar o facínora cruel do teu deus, quando preconiza a matança referida…
            … A ver se consegues…

          • pedro

            -|- -|-
            M MA
            -|- Sancta Filumena

            João Pedro Moura.
            Se Deus não fosse bom não teria enviado Jesus Cristo.

            Pax et bonum.

          • Alfredo Carpinteiro

            Eh! pá, o Universo, este que é conhecido e que é o nosso, existe há 14 mil milhões de anos, e somente há 2000 mil anos deus mandou jesus. Porra então e as gerações anteriores? Não precisavam de jesus para viver?
            Meu caro Pedro, a bíblia é um conjunto de lendas e estórias, algumas muito interessantes, diga-se, onde há morte e sangue com fartura, guerras sem fim, mais morte às toneladas, e até tem sexo.
            Tu tens que idade para ainda acreditares no pai natal, 4 anos?

          • Deusão, anti-amebas

            Muito bonzinho: mandou o filho para ser fodido !!! que cabra bom, um gentleman.
            Vê se pensa, ameba

          • João Pedro Moura

            PEDRO “SANCTA FILUMENA” disse:

            “Se Deus não fosse bom não teria enviado Jesus Cristo.”

            Como é que um deus se manda, em versão quiçá ectoplásmica, a si próprio ao mundo para fazer o quê???!!!…

          • Alfredo Carpinteiro

            Deus mandou ao mundo o filho para ter prazer em vê-lo a morrer crucificado. Um deus bonzinho portanto. E ainda há pessoas que vão na conversa da bondade de jesus e deus e sei lá mais ou quê.

          • pedro

            -|- -|-
            M MA
            -|- Sancta Filumena

            Da morte na cruz surgiu a ressureição.

You must be logged in to post a comment.