Loading
  • 1 de Setembro, 2014
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

Misoginia bíblica

O valor das mulheres segundo a Bíblia

Uma bela coletânea extraída diretamente da Palavra do Senhor!

Colossenses 3,18: Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor.

Coríntios 11,3: A cabeça do homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus.

Coríntios 11,9: O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem.

Coríntios 14, 34-35: Que as mulheres fiquem caladas nas assembleias, como se faz em todas as igrejas dos cristãos, pois não lhes é permitido tomar a palavra. Devem ficar submissas, como diz também a lei. Se desejam instruir-se sobre algum ponto, perguntem aos maridos em casa;

Coríntios 14,33-35: Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja .

Deuteronómio 22, 13-15: Se um homem se casa com uma mulher e começa a detestá-la depois de ter tido relações com ela, acusando-a de atos vergonhosos e difamando-a publicamente, dizendo: ‘Casei-me com esta mulher mas, quando me aproximei dela, descobri que não era virgem, o pai e a mãe da jovem pegarão a prova da virgindade dela e levarão a prova aos anciãos da cidade para que julguem o caso.

Deuteronómio 22,20-21: Se uma jovem é dada por esposa a um homem e este descobre que ela não é virgem, então será levada para a entrada da casa de seu pai e a apedrejarão até a morte.

Deuteronómio 24, 1: Quando um homem se casa com uma mulher e consuma o matrimônio, se depois ele não gostar mais dela, por ter visto nela alguma coisa inconveniente, escreva para ela um documento de divórcio e o entregue a ela, deixando-a sair de casa em liberdade.

Eclesiastes 25, 24: Foi pela mulher que começou o pecado, e é por culpa dela que todos morremos.

Eclesiastes 42, 14: É melhor a maldade do homem do que a bondade da mulher: a mulher cobre de vergonha e chega a expor ao insulto.

Eclesiastes 9, 2: Não se entregue a uma mulher, para que ela não o domine.

Efésios 5,22-24: Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.

Génesis 3,16: Deus disse à mulher: ‘Multiplicarei grandemente os teus sofrimentos e a tua gravidez; darás à luz teus filhos entre dores; contudo, sentir-te-ás atraída para o teu marido, e ele te dominará’.

Levítico 12,2-8: Se uma mulher der à luz um menino ela ficará impura por sete dias. Mas se nascer uma menina, então ficará impura por duas semanas.

Levítico 15,18-33: Quando um homem e uma mulher se unirem com emissão de sêmen, se banharão e ficarão impuros até a tarde. Se uma mulher menstruar, ficará impura até sete dias após o término do fluxo, sendo que tudo o que ela tocar ficará impuro até a tarde. Se alguém tentar tocá-la ou tocar em um móvel deixado impuro por ela, ficará impuro até a tarde. Quem se juntar a ela durante este período ficará impuro por sete dias.

Pedro 3,1: As mulheres têm de ser submissas aos vossos maridos.

Pedro 3,7: Os maridos devem permitir que as suas mulheres, que são de um sexo mais frágil, possam orar.

Timóteo 2,11-13: A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.

Quem quiser conferir, e contextualizar, pode consultar uma versão online:

www.bibliadocetico.net

www.bibliaonline.com.br

www.bibliacomentada.org

http://despindomitos.blogspot.com

 

10 thoughts on “Misoginia bíblica”
  • GriloFalante

    Continuo a não perceber como há mulheres que passam a vida na igreja. Por uma questão de respeito por si próprias, nem junto à porta passavam.

  • João Pedro Moura

    À atenção do Carlos Esperança

    APONTAMENTOS CORRETIVOS:

    1- As citações de Coríntios, obra em 2 livros discriminados na Bíblia, reportam ao primeiro livro, portanto, “1 Coríntios” é que é o correto.

    2- As citações ditas de “Eclesiastes” não o são desse livro, mas sim de “Eclesiástico”. E não é só o versículo 24, no cap. 25, mas sim toda a misoginia patente nos versículos 13 a 26.

    No cap. 42, são os versículos 12 a 14 e não só o 14.

    3- O “Eclesiástico” não é o “Eclesiastes”. São livros diferentes. O “Eclesiastes” consta na Bíblia hebraica e tem aceitação de todas as igrejas cristãs, constando nas suas Bíblias.

    O “Eclesiástico” é um livro deuterocanónico, isto é, entrou como segundo cânone, a partir da Bíblia grega dos Setenta, donde derivou a Bíblia da ICAR.

    Este livro é também conhecido por “Sabedoria de Sirac”. Na Bíblia dos franciscanos capuchinhos o livro é denominado “Ben Sira”. Na “Bíblia de Jerusalem”, a melhor Bíblia, consta “Eclesiástico”.

    Em princípio, as outras igrejas cristãs, exceto a Ortodoxa, não aceitam os livros deuterocanónicos.

    4- As citações de “Pedro” e “Timóteo” reportam aos seus primeiros livros (epístolas), pois a ambos são dedicadas duas epístolas, discriminadas na Bíblia.

    Portanto, é “1 Pedro” e “1 Timóteo”.

    • Molochbaal

      Interessante.

      Mas nem uma palavra acerca do que realmente interessa neste post – a misogenia bíblica, até no NT.

      Depois dos teus longos, constantes e repetitivos discursos acerca da misogenia do Moura, não podias ter uma palavrinha, só uma, sobre a muito mais grave misogenia do NT ?

      Mas se quiseres, desvia a conversa e fala das mamas da Samantha…

  • João Pedro Moura

    EM CHEIO!!!

    1- E agora, o que é que as mulheres cristãs vão pensar da sua Bíblia, que as trata dessa maneira???!!!

    Aliás, não é só “agora”. É desde sempre…

    2- Ainda compreendo que as néscias e crédulas “católicas”, mais frequentadoras das igrejas, festas, procissões e outras devoções, nada saibam sobre o preceituário misógino bíblico. Pois tais mulheres receberam a inculcação religiosa dos seus pais, ainda mais acéfalos do que elas, num tempo de clericalismo, necedade e credulidade…

    …Tempo esse que ainda se mantém, mas mais mitigado…

    3- Mas que dizer das igrejas da “rutura”, como as Testemunhas de Jeová, adventistas de todos os dias, os congregados cristãos e demais exemplares faunísticos afeiçoados ao jardim da celeste corte???!!!…

    Gentinha que passa o tempo a esgravatar a Bíblia, buscando citações excelsas que iluminem o seu caminho temeroso e angustiado…

    Povinho religioso “alternativo”, composto por um grande número de mulheres, que andam a impingir-nos, na rua e nas suas igrejas, as excelências das divinais tretas, apontando-nos o caminho da redenção salvífica…

    4- Como é que as mulheres crédulas do cristianismo (e do judaísmo…) aceitam a sua subalternidade e desprezo, biblicamente pregado???!!!…

    5- Como é que as intelectuais “católicas”, gente com algum discernimento e “estudos”, podem aceitar tamanha subordinação ao homem e inferiorização, explanada pelos distintos arautos da tartufaria clerical???!!!

    E a senhora presidente da Associação dos Psicólogos Católicos, como é que reagirá a este estendal de inépcias doutrinárias bíblicas???!!!…

    6- E as leitoras cristãs desta casa, nomeadamente a comentadora esquiva, dona “Luísa G”, que dirá sobre esta coleção bíblica de citações e determinações sobre a mulher???!!!…

    …E os homens, leitores e comentadores cristãos???!!!…

    7- Imaginai que era uma religião, uma igreja, que, em vez da palavra “mulher”, tinha a palavra “homem”, em todas aquelas citações, determinando a subordinação do homem à mulher???!!!…

    Alguém imagina os homens a aderirem?! Decerto que topariam logo a prédica amesquinhante e subordinadora à mulher…

    …Mas também não imaginaria nenhuma adesão feminina…

    8- Valha-lhes S. Roque, que é o padroeiro dos cachorros sem coleira!…

    Ou, como diria com simplicidade certeira o nosso amigo GriloFalante, mais abaixo, sobre uma boa atitude de mulheres “cristãs”, que passassem junto a uma igreja: “Por uma questão de respeito por si próprias, nem junto à porta passavam.”…

    • GriloFalante

      João Pedro Moura, há respostas para quase todas as tuas perguntas. Assim:
      1 – Luísa G é o antoniofernando quando se veste de mulher. Como é “travesti”, pode sempre esconder-se nas calças do chamado “sexo forte”.
      2 – Os comentadores cristãos, v.g. o famigerado multinicks, vão rasgando páginas da Bíblia à medida das conveniências. Assim, podem vir para aqui berrar que sim senhores, Deus é que o maior da Cantareira, mas não alinham com misoginia.
      3 – Ainda hoje, em aldeias esquecidas de Portugal, há igrejas onde as mulheres que, na igreja, se colocam (ou são colocadas?) atrás dos homens.
      4 – Deve ser verdadeiramente católico o ditado segundo o qual “atrás de um grande homem, está sempre uma grande mulher”. Tás, estás a perceber? Não ao lado, mas atrás.

      • João Pedro Moura

        Ó GRILOFALANTE

        1- Já começo a desconfiar da “virilidade” dessa “Luísa G”…
        O tal, às tantas, terá vocação de travesti, o que se refletiria na sua confusão heteronímica…

        2- Deve ser a tal religião de ementário…
        De expurgo em expurgo, até à… vitória final?!…

        3- Não reconheço isso…
        O que se vê, nessas “aldeias esquecidas”, são as mulheres à frente dos homens, na plateia…

        Parece que eles estão mais esquivos à frequência do antro…

        …E postam-se mais atrás…

        4- Parece que sim…
        Mas, em vez de “grande”, talvez seja melhor “pequeno(a)”…
        …Religiosamente falando…

        • Molochbaal

          “Já começo a desconfiar da “virilidade” dessa “Luísa G”

          Aconselho-te vivamente a não apanhar sabonetes à frente dela. Pode ter consequências traumáticas.

          • Anti-pulha

            Tu lá sabes do que falas, pulha falsificador de nicks.

  • Oscar

    As baratas tontas do Grilo Falante e do JPM já falam sozinhos.São uns autênticos marretas…lol…

You must be logged in to post a comment.