Loading
  • 19 de Agosto, 2014
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

A vaca que Deus quis

Por

Leopoldo Pereira

Seguindo a cronologia dos acontecimentos: Deus – Adão – Noé – Abraão – Moisés – Jesus – Maomé – E por aí adiante, até chegar a mim. Abraão foi um homem que morreu de muito velho e ao longo dos anos manteve várias conversas com Deus; infelizmente só algumas chegaram até nós. Sabe-se que Deus tardou a convencer-se de que o ancião abraçara a Sua causa, podia tratar-se de um infiltrado e testou-o, sugerindo que Lhe sacrificasse o filho. Abraão não O desiludiu, mas na hora H apareceu um anjo a safar a criança. Consta que o menino apanhou um monumental cagaço e nunca mais perdoou ao pai (não está provado), como nunca ficou provada a existência do próprio Abraão. Que importa…

Convém relembrar que tais práticas eram comuns a múltiplas religiões: Animais sem alma e com alma sacrificavam-se quotidianamente aos Ídolos, fossem estes quais fossem. Portanto não vamos levar a peito o premeditado assassínio do filho, um gesto assaz corajoso.
Certamente por ter sido um privilegiado da Divindade e ter dado provas extremas de fidelidade ao Supremo, as três religiões monoteístas veneram-no identicamente. Nalguma coisa haviam de estar de acordo! E bem, se a minha opinião conta.

Voltando às oferendas aos Deuses, os humanos passaram a fazê-lo em dinheiro, artigos de prata e ouro, também em géneros, deixando morrer a tradição dos sacrifícios de vidas humanas (excetuando a jihad) e a vida de outros animais (para o fim visado).

No tempo em que Abraão por cá andou, as mentalidades estavam longe de atingir o grau de cultura dos nossos dias; não havia touradas de morte, assaltos à mão armada, pirataria, raptos de crianças, enforcamentos e assassínios por atacado (em nome de Deus), enfim, uma tristeza.
Para compensar mantinham a fogueira acesa 24 horas por dia, junto aos principais templos, onde os mais pobres assavam uma pomba (em louvor do Senhor) e os mais ricos uma vaca, de preferência animais vivos e saudáveis.
A propósito e evitando possíveis comentários menos corretos, especialmente oriundos de infiéis que não leem os Livros Sagrados, decidi copiar na íntegra uma passagem do Alcorão:

“67 – Recordai-vos de quando Moisés disse ao seu povo: Deus manda-vos que sacrifiqueis uma vaca. Perguntaram: Estás a zombar de nós? Respondeu: Procuro refúgio em Deus para não estar entre os ignorantes! Disseram: Suplica por nós ao teu Senhor, para que nos indique qual há-de ser a sua cor. Respondeu: Ele diz que deve ser uma vaca amarelo-puro, de maneira que com o seu aspeto alegre os que a vejam. Disseram: Suplica por nós ao teu Senhor para que nos mostre como deve ser ela. Para nós, as vacas são todas iguais. Por certo que nós, se Deus quiser, seremos esclarecidos. Respondeu: Ele diz que deve ser uma vaca não humilhada pelo trabalho da terra nem pela rega do campo; deve estar sã, sem estigmas. Disseram: Vieste agora com a verdade. Sacrificaram-na, mas estiveram a ponto de não o fazer.”

O texto, como geralmente sucede, é de uma eloquência inigualável, deixando a milhas de distância qualquer Nobel da Literatura, pelo que seria ousadia sequer tentar um comentário à narrativa, que inclui (atenção) citações de Deus.
Espero que as interpretações não degenerem, pois os maldizentes bem podem especular com os termos “vaca” e “loira”. Demais o Povo parece estar numa de gozo para com o velhote…
Só estou a avisar.

L. Pereira, 17/08/2014

11 thoughts on “A vaca que Deus quis”
  • Oscar

    Os muçulmanos também têm a mania que conhecem a mente incognoscível de Deus.

    Nesse aspecto são exactamente iguais aos ateus deste site. Devem ter andado nas mesmas madraças.

    • Molochbaal

      És mesmo parvalhão fifi.

      Então agora são os ateus, k dizem que o teu patrão não existe, que lhe conhecem a mente ?

      Não serás tu que ora dizes que não o conheces, ora que é um grande compincha teu, um porreiraço de quem tu sabes que só tem optimas intenções. Apesar de não o conheceres…

      Vai mas é falsificar nicks, que é o teu único “argumento”.

  • Oscar

    Colocar aqui este texto de Agostinho da Silva é como deitar pérolas a porcos,mas, enfim, nunca se sabe se algum dia os broncos deste site conseguirão perceber que há realidades incognoscíveis:

    “Você tem de saber estar familiarizado com o misterioso, com a única coisa que você jamais conseguirá desvendar. E já que é impossível decifrar sua natureza interior, a solução do problema está em aceitá-la como sendo incognoscível. Essa é a única solução”

    Agostinho da Silva, ” Reflexões, Aforismos e Paradoxos”

    • Molochbaal

      Mas onde é que tu queres chegar ó palhaço ?

      Passas anos a dizer que deus ó bom e tal. E agora dizes que não é possível saber nada dele ?

      Então tu e as igrejas estão a mentir ?

      Explica lá isso ó aldrabão de merda.

      Entretanto, claro, nós devemos aceitar o misterioso, quando é misterioso.

      O mal não é misterioso. Está presente em grande escala no nosso mundo.

      Pelo que, que este mundo foi feito por um deus omnipotente, omnipresente e omnisapiente, obviamente esse deus não pode ser bom.

      Não há mistério nenhum nisso.

      O único mistério será se realmente existe, ou se é mau ou simplesmente indiferente, ou existindo, não tem os poderes que vocês inventam para ele etc etc etc.

      Isso são mistérios.

      Agora, não há mistério nenhum numa coisa. Quem pratica tortura deus ou não deus, não é bom.

      O que vocês fazem está-se a perceber. Servem do mistério da coisa, como desculpa para inventar qualquer parvoíce acerca do assunto, como afirmar que um torturador é boa pessoa.

      O que se passa é que vocês, comoa ldrabões que são, INVENTARAM atributos para deus, sem saberem nada dele.

      E agora estão à rasca, porque esses atributos são incompatíveis com a realidade nada misteriosa que todos podemos observar.

      Quanto á tua nova tara de afirmar que torturadores de crianças são optimas pessoas, apenas confirma que és um tarado.

      E que se te acabaram os argumentos. Há muito tempo.

    • João Pedro Moura

      HETERONIMISTA METASTÁTICO disse:

      “…enfim, nunca se sabe se algum dia os broncos deste site conseguirão perceber que há realidades incognoscíveis”

      Os “broncos deste site” percebem que há “realidades incognoscíveis”…

      … São as realidades de que se conhecem alguns aspetos, mas de que não se conhece tudo, porque a ciência não expôs tudo ou ainda não consegue explicar tudo, se é que alguma vez conseguirá…

      Outra coisa é a irrealidade inventada pelos néscios e crédulos, revestida de “mistérios” para melhor proteger a sua intangibilidade…

      … E não é citando o tolinho do filósofo Agostinho, especialista em logorreias, logomaquias prolixas e truísmos, que se conseguirá esclarecer o que quer que seja…

      … E que ainda não esteja esclarecido pelas 500 melhores universidades do mundo…

  • Oscar

    Desesperado, o porco nazi do Molochbaal anda completamente desesperado.

    Está naquele ponto de barata tonta completamente às aranhas.

    Até mete dó.

    • Molochbaal

      Sim ?

      Eu ?

      Mas é tu que insistes que conheces o incognoscível.

      Já não dás uma para a caixa.

      PS

      Por falar nisso.

      Se agora dizes e muito bem, que será incognoscível, quem é o gajo que tu dizes que está dentro de ti e tal ?

      Será o teu namorado ?

  • Oscar

    Pois é, eu bem tentei mostrar a estes broncos do Molochbaal e do João Pedro Moura que ” INCOGNOSCÍVEL” quer dizer ” INCOGNOSCÍVEL”, mas quando um destituído, como o JPM, qualifica Agostinho de Silva, de ” tolinho”, está tudo dito.

    Também não admira, que dizer de um pateta que já aqui afirmou que ” as mulheres são substancialmente inferiores aos homens e nunca se lhes equipararão ” ?

    • Molochbaal

      Caro aldrabão.

      INCOGNOSCÌVEL quer dizer que vocês são uns MENTIROSOS DE MERDA quando atribuem qualidades, gostos, maneiras de ser e intenções a algo de que, precisamente, por ser incognoscível, vocês não podem saber nada.

      E ninguém, a não ser tu e os outros religiosos pretende conhecer o incognoscível.

      Nós só dizemos que os atributos e intenções que VOCÊS atribuem a deus são incompatíveis com a realidade que todos podemos observar.

      Não estamos a julgar deus, estamos a avaliar a VOSSA capacidade para a aldrabice.

      Se alguém disser que deus é um bule voador, eu, mesmo sabendo k que será incognoscível, posso adiantar que tal ideia é uma idiotice.

      Da mesma forma, tu atribuires atributos e intenções que são contraditórios com a realidade observada, posso adiantar que é aldrabice.

      Eu não sei o que é deus. Mas sei que o mundo é mau. Logo não pode ter sido criado por alguém omnipotente e omnibenevolente.

      Não é por conhecer deus, é porque é tão contra a lógica como deus ser um bule voador.

      O facto da haver mistério não significa que vocês possam usar esse facto para inventar um conjunto de tretas qualquer, com pormenores incríveis, que foram bsucar não sei aonde, contra toda a lógica e contra todas as provas.

      São VOCÊS camabada de aldrabões, que dizem – mentem – que conhecem deus e que deus é assim e assado.

      Vocês não conhecem nada. Nem sabem se deus existe,quanto mais se é bom ou mau.

      CHARLATÕES..

  • Oscar

    Pois é. Eu estico um pouco a trela ao tótó do Molochbaal e ele aparece logo como um cãozinho amestrado a debitar as suas habituais patacoadas.

    Coitado, anda fulo, completamente desesperado, porque não consegue refutar que a mente de Deus é incognoscível.

    Agora, deu-lhe para se armar em teólogo e pôs-se a imaginar como Deus será ou não será.

    O tipo é tão bronco,tão bronco, que nem é capaz de notar a figura ridícula que anda a fazer.

    • Molochbaal

      Podes repetir as tuas provocações até ao fim do mundo.

      Como és tão tão burro, que nem provocar consegues sem te enterrar mais, está à vontade.

      Continua a admitir que és um mentiroso de merda, ao afirmar que, ora deus é incognoscível, ora que o cognesces muito bem, tão bem, mas tão bem, que até sabes que é, não somente bom, mas absolutamente bom e que só quer o melhor para nós.

      Cada vez te enterras mais ó atrasadinho mental.

You must be logged in to post a comment.