Loading
  • 23 de Julho, 2014
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Correio dos leitores

Por

Bruno Fernandes

Eu, um jovem de 18 anos, a começar agora uma licenciatura, recente nesta luta para a qual acordei há pouco mais de 1 ano, emergi num mundo totalmente abstracto, o que para mim era confortante, mas apesar de tudo, preferi a verdade.

Aos meus 17 anos assumi o meu ateísmo e reivindiquei o mesmo como estilo de vida, porque ser ateu não é só uma tomada de posição acerca da própria existência, é, e representa muito mais, é futuro, é progresso, é racional, é o correcto e a verdade, não para uma coisa, mas para tudo. É prescindir duma parte inferior humana e superarmo-nos, é transcendermo-nos. É por isso, que, o ateísmo, a ideia, está em cada momento, em cada acção e palavra minha e levo o meu livre e racional pensamento para cada lugar na minha vida, e, apesar de muitas vezes ser mal compreendido por uma sociedade enraizada nos maus costumes, não me submeto à vontade e luto até ao fim, não apenas naquilo em que acredito mas naquilo que é a verdade que deve ser partilhada por todos.

Embora por vezes o prognóstico para o futuro para que caminhamos seja desconcertante, para quem é ateu, é sempre tentado a lutar pelo desafiante desejo que todos nós sonhamos um dia atingir, uma sociedade livre-pensadora e com vista ao progresso, em que a base assente não em crenças mas na razão e que esta se guie para um futuro risonho, que é aquele que nos espera no universo.

Este é o desejo e convicção de um ateu de 18 anos, desacomodado, que vai lutar sempre. Que apesar de viver nesta sociedade, transpira o optimismo de uma mente racional que em conjunto com todos os que a partilham fará com que o sonho se torne na realidade. É por isso que é uma convicção.

Muitos parabéns pela associação, e mostrarem a nossa coragem e vontade.

“O facto de nós não entendermos alguma coisa, não significa que ela precise de ser explicada de uma forma sobrenatural. A ciência vive da dúvida. E nós não precisamos de entender tudo para termos uma vida feliz e completa. Eu prefiro viver com a dúvida do que ser enganado por uma ilusão”. Marcelo Gleiser

13 thoughts on “Correio dos leitores”
  • Bruno Fernandes

    Uma simples correcção, no segundo paragrafo, na última linha, deveria ser “que é a verdade que deve ser partilhada por todos.

    Saudações ateístas.

    • Virgem Maria

      “…porque ser ateu não é só uma tomada de posição acerca da própria
      existência, é, e representa muito mais, é futuro, é progresso, é
      racional, é o correcto e a verdade, não para uma coisa, mas para tudo”

      Tão pequenino e já tão preconceituoso. Assim não vais longe filhinho.

      • Bruno Fernandes

        Não é preconceito, é uma opinião, e estou aberto a uma discussão argumentativa racional, afinal de contas, é disso que se trata o ateísmo.
        E quanto à parte do pequenino, no meu ponto de vista, o mal é seu, devia ficar triste por alguém com tão menos idade já ter atingindo um patamar intelectual muito mais avançado que o seu.

        • Virgem Maria

          “E quanto à parte do pequenino, no meu ponto de vista, o mal é seu, devia
          ficar triste por alguém com tão menos idade já ter atingindo um patamar
          intelectual muito mais avançado que o seu.”

          Ó filhinho, ainda mal deixaste os cueiros e já te julgas tao intelectualmente avançado ?

          Agora divertiste-me a sério…lol…

          • Bruno Fernandes

            Cada palavra que preferes mais te enterras, conhecimento cientifico e capacidade argumentativa vê-se que não é contigo, aliás, não é para a maior parte de todos os crentes, até porque se não fosse o caso, não seriam crentes…
            Só um aparte, provavelmente o “filhinho” já viveu e fez mais coisas do que tu em toda a tua vida.

            Abraço e espero que te tenhas divertido.

    • GriloFalante

      Caro Bruno, seja bem-vindo ao “clube”. Não se espante se encontrar argumentos que se contradizem entre si: é táctica de um palhaço, aliás de estimação, que para contrariar é capaz de se contradizer a si próprio, para o que usa mais nicks do que cabelos há na cabeça. Chama-se antoniofernando, mas até ele já se deve ter esquecido. Ultimamente usa os nomes de Carlos, Oscar, Virgem Maria, e outros que lhe venham à cabeça. Também é perito em usar o nick alheio. Há aqui um rapaz, o Molochbaal, que ainda lhe vai aparando o jogo, mais por divertimento do que por outro motivo qualquer, e que tem sido a maior vítima da falsificação de nicks.
      O antolo, como é carinhosamente tratado, é supostamente casado com uma dedicada mulher ateia, e o seu melhor amigo também é ateu. Apesar de cristão-não-católico-cristão-católico-numerário do opus-dei-salazarista-franquista-antidemocrata-anti-ateu-etc, passa as horas neste portal, por se sentir feliz. E ainda bem que assim é, porque a gente precisa de diversão.
      Pela parte que me diz respeito, o que me dá mais gozo é vê-lo a dialogar consigo próprio, o que acontece quando ninguém lhe passa cartão.
      Abraço

  • Oscar

    …não apenas naquilo em que acredito mas naquilo que é a verdade que deve ser partilhada por todos”

    Bruno Fernandes

    Curioso. Por um lado, este jovem diz que refuta as crenças, mas depois vem logo afirmar, como verdade absoluta, aquilo em que acredita.

    E aquilo em que ele acredita, ou seja a sua crença ateísta, deve, segundo ele, ser partilhada por todos.

    Sim senhor, lindo menino, acabadinho de sair da catequese ateísta no pior estilo que se pode imaginar.

    Um novo Enver Hoxha na forja ?

    • Bruno Fernandes

      Primeiro de tudo, não sou eu que refuto as crenças, mas sim elas, se refutam a si mesmo.
      Mas quem é que afirma uma verdade absoluta? Existe a maneira de ver as coisas e eu vejo-as da maneira certa, isso é incontestável.Quando eu falo em verdade, é a maneira de encarar as coisas, mas sim, eu percebo,é comum de ignorantes tentarem distorcer o argumento do outro em vez de responder ao mesmo,já que, é impossível para um crente dar uma resposta minimamente racional.
      Por último, “crença” ateísta? HAHAHHAHAHAHAHAHAH
      Viva à ignorância.

      • Oscar

        Tadinho do puto, amuou.

        ” não apenas aquilo em que acredito”, afinal não é crença ateísta, deve ser verdade científica.

        Para resposta ” minimamente racional”, começas muito fraquito.

        • Bruno Fernandes

          E incrível ver as tuas respostas, só faltava dizeres “Quem diz é quem é”, és um autentico fóssil vivo que tenta a todo o custa manter a sua ilusão e infelizmente, apesar da suposta “maturidade”, nem consegue argumentar minimamente bem com o jovem de 18 anos.

  • Molochbaal

    É natural que jovens ateus comecem a reparar no diário ateísta.

    Desde que ouviram falar que até um católico passa aqui todo o seu tempo, concluiram que é porque isto é mesmo bom.

  • sônia

    Estou agradavelmente surpresa com o texto lúcido do jovem Bruno
    de apenas 18 anos que se livrou da fantasia para viver no mundo real. Enquanto
    outros jovens exibem fotos e modismos nas redes sociais ele exibe o cérebro. Vamos combinar que é bem mais interessante.

    Parabéns a você Bruno Fernandes

  • Ferreira

    Bem-vindo Bruno.

    Mais um desamordaçado do pecado original ou quintuplicado.

    O diario de uns ateus só perde porque deixa o falsificador de nicks comentar e depravar tudo o que vê aqui escrito.

    Mais uma vez bem-vindo 🙂

You must be logged in to post a comment.