Loading

28 de maio de 1926

Há quem esqueça o período negro do salazarismo que oprimiu Portugal, quem denigra a primeira República para justificar a ditadura e deprecie a democracia para reabilitar o regime fascista que a precedeu.

São reacionários, oportunistas e trânsfugas para quem a história é um conjunto de factos que se deturpam ao sabor dos interesses e da sua ideologia.

Faz hoje 88 anos que um golpe militar, igual a outros que os militares tinham por hábito levar a cabo, sempre em defesa da ordem, do saneamento financeiro e da restauração da autoridade do Estado, deu origem a uma longa e sinistra ditadura.

Deixar que o tempo apague a memória e a amnésia absolva os crimes, é serviço que se presta às forças totalitárias que estão adormecidas e não foram erradicadas.

É preciso recordar o tempo em que o país, com 40% de analfabetismo, uma mortalidade infantil que envergonhava qualquer país europeu e uma esperança de vida diminuta, era apresentado como tendo a governá-lo um homem providencial.

O ensino primário que na primeira República se tornou obrigatório e tinha cinco anos de escolaridade foi reduzido a 4, para rapazes, e a 3, para meninas.

Mas foi a repressão e a miséria que fizeram do Estado Novo, o pseudónimo da ditadura, uma mancha indelével na história do séc. XX, em Portugal.

Prisões sem culpa formada, degredo, exílio, espancamentos, assassinatos e perseguições foram a chave do triunfo de uma obscura ditadura que excluiu Portugal do convívio das nações livres e prolongou o atraso que a monarquia legou.

O 28 de maio foi um acidente de percurso na história, a nódoa que manchou a honra do País e comprometeu o progresso de Portugal. Triste sina a nossa. Maldito esquecimento.

Começou aí o contubérnio entre a ditadura e a Igreja católica de que Salazar e Cerejeira viriam a ser os destacados e infames protagonistas.

29 thoughts on “28 de maio de 1926”
  • Ja_Deista_Nao_Sou

    Este texto deixo para aquele ranhoso franquista do CDS, de chinela no pé, que anda para ai aos berros, histérico e furibundo,sem capacidade de argumentar.

    Já o imagino a dizer algo parecido com:

    ” Se a Igreja Católica apoiou Salazar, eu acho muito bem que o tenha apoiado”

    • Molochbaal

      Tens toda a razão ó provocador de merda.

      Se até as democracias ocidentais apoiaram Franco e Salazar, quem sou eu para exigir à igreja católica mais do que exigimos aos países democráticos europeus e americano ?

      Então ninguém diz nada das democráticas França. Inglaterra, EUA, que foram aliadas de Franco e Salazar, mas depois cai tudo em cima da igreja porquê ?

      Acaso serei algum anticatólico fanático ?

      Vou hipocritamente criticar á igreja o que se cala aos outros ?

      A única coisa que tenho a criticar é que, a igreja pode ter tido muitas razões para o fazer, mas, se apoiou ditaduras sangrentas, vir dizer que sempre defendeu a cultura da vida é uma ALDRABICE ASQUEROSA.

      Bem ao nível de um aldrabão de merda como tu.

      A igreja tem as mãos sujas de sangue, tanto como as potências ocidentais.

      • stefano666

        essas ditas democracias ocidentais foram coniventes com a ascensão política de um certo bigodinho.
        e hoje essas ditas democracias sustentam republiquetas de bananas na África…. agravando a fome e morte lá.
        Essas ditas democracias falam diabos de Assad mas estreitam a mão com as lideranças das obscuras monarquias árabes.

        • Carlos

          Todos os Estados do Mundo foram coniventes com a ascensão de Hitler e do ateu Mussolini.

          • stefano666

            inclusive o papal

        • Molochbaal

          Churchil chegou a elogiar Hitler.

          e as democracias ocidentais foram aliadas não só de Franco e Salazar, mas de todas as ditaduras conservadoras do mundo inteiro, Pinochet, Videla, tudo lhes servia. A igreja foi apenas mais um partner da guerra suja contra o comunismo.

          O problema é que essa guerra, para além de ser suja, não era só contra o comunismo, mas contra todas as tentativas de melhorar a vida dos povos do terceiro mundo.

          A mior parte dos mortos nem sequer eram comunistas, muitas vezes eram simplesmente activistas sociais que tentavam melhorar a vida das populações.

          Mas tudo era considerado comunista.

          As oligarquias classificavam de comunista qualquer activista dos direitos sociais, para se livrarem das reivindicações trabalhistas. Se necessário assassinando sindicalistas e até missionários que lutavam pela melhoria da vida dos pobres,

          Foi nesse no meio desse sangrento que a igreja tentou destruir a teologia da libertação e apoiou as ditaduras conservadoras.

          Sujou as mãos.

          • stefano666

            a igreja baixo a desculpa do anticomunismo.. respaldou a ascensão do nazismo!

          • Luisa G

            A Igreja não “respaldou” nada, inclusive porque o nazismo foi desastroso para a própria Igreja.

            Hitler tinha como planos acabar com a Igreja.

            Já no que respeita aos regimes a que tendem a chamar fascistas, a Igreja não teve escolha senão abrigar-se debaixo das regimes que a livraram do mais terrível e desumano regime de todos os tempos: o comunismo.
            Ser anti-comunista era (foi e sempre será), uma forma de demonstrar que se sente alguma respeito pela Humanidade, coisa que os comunistas-ateus nunca tiveram. O comunismo-ateu é uma manifestação de irracionalidade.

            Mas, não sei por que razão os ateus não gostam do fascismo, sabendo que o “teorizador máximo” dos regimes fascistas do século XX era um ateu. Ou seja, do ateísmo nasceu o comunismo marxista e o fascismo de Mussolini.

            Mussolini sempre foi ateu, mas, tal como Hitler, soube usar a religião a seu favor. Aliás, coisa que é comum nos hipócritas ateus, seja por deficiência ou por filosofia de vida.

          • stefano666

            não respaldou ??? seu mentiroso!

          • Carlos

            A Luìsa G faz uma afirmação, por que não mostras provas daquilo que dizes?

            Mostra algo que prove a ligação de proximidade e apoio da Igreja católica com o nazismo.

            Ao contrário, já vi a Luísa citar documentos do Papa condenando a guerra, a invasão da Polónia, etc. Tu não mostras nada.

            Fotos de actos públicos onde as pessoas são obrigadas a comparecer e a comportar.se segundo determinadas regras, não demonstram nada, a não ser a estupidez de quem a invoca.

          • stefano666

            ah é… então o ato de bispos fazendo a saudação nazista é algo normal ???
            se é assim que tal os bispos benzerem clinicas de aborto?? afinal.. a igreja nao diz nazismo = aborto?

          • stefano666

            condenando a guerra… ah sim.. d emaneira falsa

          • stefano666

            obrigadas ?? pq os bispos alemães aceitaram se portar assim ??

          • Guest

            é mesmo??
            seu mentiroso!

          • stefano666
          • stefano666

            ser anti-cristão era (foi e sempre será), uma forma de demonstrar que se sente alguma
            respeito pela Humanidade, coisa que os fascistas-cristãos nunca tiveram. O fascismo cristão é uma manifestação de irracionalidade.

          • Carlos

            E o fascismo ateu de que falou a Luísa, esse é bom?

            É tão bom como o comunismo, ou é melhor ainda?

          • stefano666

            Hitler tinha planos pra acabar com a igreja ??? monsenhor Tiso que o diga hahahahahaha.
            comunismo.. o regime mais desumano de todos os tempos. Hahahahahaha !! gostei da anedota… conte outra
            ! se isso fosse verdade… a igreja estaria extinta de todos países comunistas ou ex-comunistas…vi fotos de igreja na Rússia, China, Polônia, Cuba, Vietnam…

            seu mentiroso safado

          • Carlos

            Viste monumentos, alguns não foram destruídos porque foram usados para outros fins, mas viste os crentes a ser perseguidos, torturados física e psicologicamente, mortos ou expulsos.
            A perseguição só terminou porque os ateus sempre foram tão bestas que achavam que podiam destruir as religiões. Vê só como os ateus são uns palermas…

      • Carlos

        Qual o Estado laico que não tem as mãos sujas de sangue?

        Qual é o Estado ateu que não tem as mãos sujas de sangue?

        (usando a tua terminologia)

        • stefano666

          se o estado laico tem as mãos sujas de sangue, imagina a igreja

        • Molochbaal

          Concordo.

          Por exemplo, Portugal construiu um império baseado na pirataria, na conquista e no tráfico de escravos em larga escala. Até a primeira república lançou o país numa das guerras mais sangrentas, para proteger esse império.

          Nesse aspecto, a igreja não é muito diferente das outras potências políticas.

          Até aí tudo é relativamente normal.

          O que se pede é que a igreja não caia no ridículo de afirmar que sempre defendeu a “cultura da vida”, seja lá o que isso for.

          • stefano666

            resposta sobre a politica anti aborto da igreja

            https://www.youtube.com/watch?v=E4yXL6l8Yns

          • Luisa G

            Pergunto-te:

            Que tipo de argumentação é aquela que se fundamenta num scketch de um palhaço, ou de um comediante, além de mais semi-analfabeto.

            Não me digas que achas que usas citações do “Zeca Estacionâncio” ou do “Quim Roscas” como argumentos para fundamentar algo que seja sério ou racional.

            Este fulano, o Bill Maher, o Quim Roscas, o Zeca estacionâncio, o Raúl Solnado… e tantos outros, numa discussão séria, só podem ser citados por quem não “bate bem dos miolos”.

            Ante os dramas da guerra actual, alguém pode usar, de forma séria e racionalmente aceitável, as rábulas do Raul Solnado sobre a guerra?

            Stefano, mete na cabeça uma coisa que toda a gente sabe (menos tu), um comediante, um palhaço como este, aquilo que diz é, definitivamente, aquilo que ele acha ser tão ridiculamente estúpido que alguém possa pensar que alguma vez foi verdade ou poderá vir a ser verdade.

            Tu citas, precisamente, aquilo que o homem acha que é demasiado absurdo para alguma vez ser concebido como uma ralação racional e credível. Ou seja, aquilo que ele acha estúpido se fosse verdade, é o que tu acreditas.

          • stefano666

            palhaço??? palhaço é quem leva a sério a igreja !
            Ele mandava ver nos argumentos

          • Carlos

            Mas não é ele um palhaço? Então de que é que ele vive?
            Não é disto?

          • stefano666

            se bem que a lebensraum da igreja cat está sumindo.
            nos ultimos tempos… houve aumento de evangelicos, de crentes sem-igreja de ateus e de agnósticos…

  • Carlos

    Poderás, Carlos Esperança, explicar-nos o que teve o Salazar a ver com o 28 de Maio de 1926?

You must be logged in to post a comment.