Loading

A questão religiosa

Retirado de: “Almanaque Republicano” (http://networkedblogs.com/X58gQ)

JOSÉ D’ARRIAGA. “A Questão Religiosa”, Livraria de Alfredo Barbosa de Pinho Lousada (Largo dos Loyos, 50), Porto 1905, XIV+106 p.

Do Prefácio do autor, que, em vésperas da queda da monarquia, alerta para o verdadeiro inimigo da inteligência e do progresso:

« … Combatendo a reacção religiosa, não queremos attentar contra as crenças dos que a promovem e sustentam, mas trazer a paz e harmonia a todas as seitas por meio da tolerancia, que constitue a base fundamental das sociedades contemporaneas.

Não é este opusculo um grito de guerra, como o são as obras publicadas pelas associações catholicas: é mais um brado a favor da tranquillidade dos povos, tão perturbada n’estes ultimos tempos pela reacção religiosa […].

A campanha das associações catholicas consiste em guerrear nos paizes catholicos todas as religiões estranhas, oppondo-se ao livre exercicio dos seus cultos, e pedindo aos governos medidas de rigor contra ellas. Pretende manter em nossos dias os antigos fóros e privilegios da igreja catholica, os quaes foram origem do antigo regimen absoluto, e da intolerancia religiosa, que produziu os autos de fé, os carceres da Inquisição e cruzadas expurgatorias, etc.

A mesma reacção religiosa préga o exterminio dos que não pensam com a igreja catholica, dos que não acceitam seus dogmas e preceitos, dos livres pensadores, e de todos os que sahiram do gremio catholico. […]»

15 thoughts on “A questão religiosa”
  • Ja_Deista_Nao_Sou

    “Em outros textos afirmo que admiro a grandeza da religião católica”
    Molochbaal

    “Sem Espinhas”, DduA , 21/5/2014

    Cuidado, pessoal ateísta. Já faltou mais para o choné do Moloch aqui vir defender o Opus Dei.

    Depois de se ter mostrado um franquista convicto, de ter afirmado a sua posição política rigorosamente ao centro, de ter dito que o Karl Marx era maluco,agora só falta vir defender o Opus Dei.

    • Molochbaal

      Sim fifi. E também dizes que eu sacrifico crianças, etc, etc. ZZZZZZZZ

      A tua “argumentação” está cada vez mais obtusa.

      Em particular tu atacares-me sempre, mesmo quando defendo os crentes, só para contraiar, é bem prova de que estamos a falar com um perfeito atrasado mental.

      Estás mesmo encostado à parede não é ? Já metes pos pés pelas mãos. Até já vais buscar citações minhas, que provam que vocês são uns mentirosos de merda quando dizem que eu sou perseguidor da religião.

      Entretanto, é verdade que em muitas coisas tenho o mais profundo respeito e admiração pela igreja católica, em outras discordo, em outras ainda considero simplesmente criminosas.

      E sim, Marx foi o maior dos idiotas ao associar comunismo e ateísmo.

      Porquê ? Achas bem que ele tenha atacado a religião ?

      Folgo de ver que agora, só para me contrariar, dês em ateu radical.

      És mesmo um palhaço de merda.

      • Ja_Deista_Nao_Sou

        Só um perfeito imbecil seria capaz de dizer que Karl Marx foi o maior dos idiotas.

        Pode-se discordar de Marx em múltiplos aspectos. Agora insultar um dos homens que é uma referência do pensamento económico e sociológico só mesmo de um atrasado mental como tu.

        Karl Marx e Engels foram homens cultos e eruditos. E a concepção socialista de uma sociedade é inteiramente respeitável, desde que os seus objectivos sejam alcançados por meios democráticos.

        A obra ” O Capital”, de Marx é um tratado de economia política de alto gabarito. Uma obra de referência para qualquer pessoa que tenha um mínimo de honestidade intelectual.

        Tu insultas tudo e todos porque, no fundo, te detestas a ti próprio. Usas sistematicamente de uma série de falácias, intencionais deturpações, e de constantes insultos, porque não consegues superar o fraco e cobardolas que és.

        Sob a capa do anonimato, é muito fácil ofenderes cobardemente tudo e todos. Mas, se fosse na vida real, gostaria muito de saber se terias bitátá para me insultares pessoalmemte.

        Deves ser um daqueles desgraçados sem nenhum tipo de amigos, completamente isolado no mundo, pois, ao mínimo sinal de discordância, começas logo a insultar os teus próprios familiares.

        Depois, o Ddua acaba por ser um prolongamento da tua infelicidade.

        Nota-se bem que és um desgraçado existencial.

        Um bobo. O grande bobo do DduA.

        • Molochbaal

          Isso tudo para dizer k concordas que Marx tenha associado ateísmo e comunismo, e atacado a religião, o k veio a provocar o extermínio de milhões de religiosos como tu.

          Desde que seja para me provocar tu fazes qualquer coisa.

          E, fifi, Marx NÃO defende meios democráticos para acançar o socialismo.

          Nunca ouviste falar da ditadura do proletariado ? Isto é, a ditadura do partido comunista ? Estou a ver que conheces tanto de Marxismo como do resto.

          Estás a elogiar um ateu, criador da doutrina que tentou destruir a religião e k levou à morte milhões de crentes.

          Então Marx estava certo e os crentes errados ?

          A religião é o ópio do povo ?

          Obrigado fifi, eu, como agnóstico, não precisava de tanto, mas os ateus presentes agradecem-te a tua nova conversão ao ateísmo.

          PS

          Aviso desde já o Moura, que o seu lugar de ateu mais radical está em perigo de ser tomado pelo fifi, recém convertido ao ateísmo, só para me provocar.

          Os ateus bem me podem agradecer. Eu sou um verdadeiro apóstolo milagreiro do ateísmo, até converto os cristãos mais fanáticos…

          • Molochbaal

            Recapitulemos.

            O fifi ficou extremamente ofendido, por eu ter dito que determinado ateu, Marx, foi um completo idiota em determinada questão.

            Vejamos as coisas que o fifi costuma dizer dos ateus.

            “Os ateus são os autores dessa caricata trapaça, mas, ainda, por
            cima, se acham muito inteligentes por acreditaram nessa enorme estupidez.”

            Fifi dixit

            http://www.diariodeunsateus.net/2014/05/20/o-medo-e-a-fe-2/

            Ou seja, eu não posso dizer que Marx, em determinado caso, foi um completo idiota. Porque isso é será uma prova da minha agressividade e mau carácter.

            Mas o fifi, numa única frase, já pode dizer que os ateus em geral, o que inclui Marx, são TRAPACEIROS E ENORMEMENTE ESTÚPIDOS.

            resumindo, Marx, como ateu, é, segundo o fifi, TRAPACEIRO E ENORMEMENTE ESTÚPIDO.

            Mas eu não posso dizer que ele foi idiota, num caso concreto, porque isso é uma falta de respeito.

            Compreenderam ?

            Quando alguém conseguir compreender, que me explique. Tá ?

            PS

            Estou a brincar, obviamente que eu compreendo o que se passa, o palhaço do blog está simplesmente a contrariar por contrariar. O costume.

          • Molochbaal

            Acho que vou experimentar entrar numa picardia com o Moura.

            Só para ver o fifi elogiar o Moura…

          • Ja_Deista_Nao_Sou

            “Isso tudo para dizer k concordas que Marx tenha associado ateísmo e comunismo, e atacado a religião, o k veio a provocar o extermínio de milhões de religiosos como tu”

            Molochbaal

            Ó chanfrado, onde é que eu disse que concordo que Karl Marx tenha associado ateísmo e comunismo e atacado a religião ?

            Aquilo que eu procurei demonstrar foi, mais uma vez, a tua natureza de energúmeno, ao insultares de ” maior dos idiotas” um homem culto e erudito, figura intelectual de relevo na área da economia política e da sociologia,independentemente do facto de eu, concordando com a sua análise económica sobre o funcionamento do capitalismo, dele discordar da sua filosofia e praxis políticas.

            Mas não vale a pena dar-te mais troco nem alimentar o teu estilo odioso e demencial. Podes usar um milhão de vezes a Falácia do Espantalho que aqui o pessoal já há muito que percebeu o energúmeno, o falso, o aldrabão e o demagogo que és.

            Tenho a convicção de que neste DduA ninguém te respeita, que todos, mesmo os ateus, olham para ti com desdém e ironia, embora achem certamente que tu és, para eles, muito útil, nesse ateísmo tosco e de vão de escada, que prolifera por aqui.

          • Molochbaal

            Caro fifi.

            Portanto, quando eu digo que Marx, em determinado caso, foi o maior dos idiotas, tu respondes que é um homem culto e erudito.

            Mas, como ateu, tu já podes chamar ao “culto e erudito” TRAPACEIRO E ENORMEMENTE ESTÚPIDO.

            Aliás, ao considerares os ateus em geral como trapaceiros enormemenmte estupidos, estás a entrar num campo delicado, porque :

            1- Estás a dizer que tens uma mulher TRAPACEIRA E ENORMEMENTE ESTÚPIDA.

            2- Estás a dizer que tens um melhor amigo TRAPACEIRO E ENORMEMENTE ESTÚPIDO.

            3- E, claro, estás a dizer que um senhor culto, como Marx, é TRAPACEIRO E ENORMEMENTE ESTÚPIDO.

            Enfim fifi. Tens uma vida tão complicada…

          • Molochbaal

            Resumindo, Marx pode ser um trapaceiro enormemente estúpido.

            Maior dos idiotas é que não, porque isso é insulto.

            Tenho a impressão que Marx, na categoria maior dos idiotas, acaba de ser ultrapassado…

          • Ja_Deista_Nao_Sou

            Podes contiinuar na tua constante Falácia do Espantalho, mas, sobre esta matéria já te respondi o que te tinha para dizer:

            1- “O padre é o autor da trapaça, o artífice da fraude” ( escreveu o Carlos Esperança, sobre o qual nada objectaste)

            2 -“Mas os crédulos ateus acham que só uma câmara de 40 megapixels é que não foi obra do acaso e de um processo meramente aleatório.

            Os ateus são os autores dessa caricata trapaça, mas, ainda, por cima, se acham muito inteligentes por acreditaram nessa enorme estupidez”

            O post fala de trapaças.

            Eu limitei-me a evocar a trapaça dos ateus.

            Simples. Não gostas ? Problema teu”

          • Molochbaal

            Caro fifi.

            Tu consideras as teses ateístas como trapaças imensamente estúpidas.

            Ora, Marx foi um dos maiores defensores dessas teses. Seguramente, foram a suas interpretações das teses ateístas, as que trouxeram mais consequências negativas para os crentes. Concretamente, massacres e perseguições.

            Ora, se as teses que ele defendia eram trapaças imensamente estúpidas, isso fará de Marx um trapaceiro imensamente estúpido.

            A questão aqui é, caro fifi, porque é que eu não posso considerar que Marx, em determinado assunto, foi o maior dos idiotas, mas tu já podes considerá-lo de trapaceiro enormemente estúpido ?

            PS

            Quem te disse que eu não estou a gostar ?

            Há imenso tempo que não me ria tanto.

            Continua que quero ver-te a enterrar ainda mais.

            Portanto, Marx era um senhor culto, ou um trapaceiro imensamente estúpido ?

          • Molochbaal

            Acrescento apenas que, se disseres que Marx não era um trapaceiro enormemente estúpido, então estás a admitir que TU és um mentiroso de merda, quando dizes que as teses ateístas são trapaças enormemente estúpidas.

            Em que ficamos fifi ?

            Como é que vais sair deste novelo em que te embrulhaste com as tuas manias da contradição, essas sim, ENORMEMENTE estúpidas ?

  • Luisa G

    “« … Combatendo a reacção religiosa, não queremos attentar contra as crenças dos que a promovem e sustentam, mas trazer a paz e harmonia a todas as seitas por meio da tolerancia,”

    Isto é a mais hipócrita e nojenta falsidade.

    Nesta frase resume-se a trapaça dos ateus: ao contrário do que os ateus dizem, eles não combatem as crenças, eles combatem os crentes. Esta é a verdade objectiva.

    Aqui ficam alguns recortes/exemplo:

  • Luisa G

    A ciência em versão ateia…

    • Luisa G

      Há umas semanas que não comento neste blogue. Se existir algum comentário com o meu nome, é obra de ateus trapaceiros: Molochbaal, Carlos Esperança, José Moreira, ou outro igual.

You must be logged in to post a comment.