Loading

Francisco – o Papa que a propaganda esperava

O 1.º aniversário do pontificado do papa Francisco é o pretexto para acelerar a máquina de propaganda que, há um ano, ganhou novo fôlego, quando Bento XVI preferiu manter a cabeça e abdicar da tiara, do anel e do alvará pontifícios.

Hoje, um ano depois de lhe ter sido conferido o diploma para criação de cardeais, beatos e santos, a comunicação social portuguesa atesta que os autóctones o querem em Fátima no 1.º centenário das aparições que, em 1917, ajudaram a combater a República e, mais tarde, o comunismo, como se não houvesse portugueses indiferentes à agenda católica e às celebrações litúrgicas.

Francisco era o Papa de que a Igreja de Roma precisava para o transformar numa estrela pop, à semelhança do que havia feito com João Paulo II. Adoram-no, porque se chama Francisco, como o venerariam se tivesse escolhido o nome de Roberto; exultam quando diz a palavra ‘homossexual’, como sucederia de dissesse ‘valha-me deus’, em calão, à semelhança do soldador a quem cai um pingo de solda num olho; arfam beatos, quando fala, como palpitariam se ficasse calado.

Cria cardeais e não interrompeu a indústria da santidade. Defuntos antigos continuam a fazer milagres prodigiosos e a ser elevados aos altares. Pecadores endemoninhados são curados por imposição das mãos papais. Os exorcismos continuam a ser uma terapêutica pia, para os males da alma, como o chá de cidreira para as moléstias do corpo, em meios rurais, onde minguam drogas mais elaboradas.

O obscurantismo e a superstição permanecem, embalados em sorrisos, divulgados pela máquina de propaganda, enquanto os crentes veem, nas vestes talares, o sinal divino dos negócios pios.

Pouco há a esperar de um mundo misógino onde os celibatários se julgam guardiões da moral e juízes dos valores sociais. A igualdade entre homens e mulheres terá de esperar neste estranho mundo onde são femininas as vestes, masculinos os atores e coloridas as vaidades.

transferir

6 thoughts on “Francisco – o Papa que a propaganda esperava”
  • Deusão

    “masculinos os atores” ???
    será ?
    A bicharada da icar tem como ídolo um gayzinho que adorava passear no mato com 12 amiguinhos, por que seriam masculinos ?
    Em tempo, nada tenho contra gays. Não suporto é a misoginia da icar e o comportamento nefasto de seus funcionários. Posam como “líderes” da humanidade e a única coisa que lideram é a ignorância e a superstição.
    Não são atores masculinos, não são homens, não são humanos. Rapinam os ajoelháveis com a promessa de um paraíso absolutamente improvável.
    A icar serve apenas a um deus, ela própria.
    Como digo frequentemente: a evolução é uma farsa para uma parcela da humanidade.

    • Ruth

      A bicharada…
      Será a sua família, senhor homófobo ateu desmiolado.
      Suporta gays… se não forem crentes, foi o que disse.
      Não vejo com um alarve que faz questão de expor a sua mais abjecta discriminação (basta que pensem diferente dele apra já não ser humanos, nem masculinos, nem gente digna e honrada…), pode falar em evolução.
      O comentário deste tipo caracteriza uma pessoa que regride aos primórdios da cultura e da civilização… deve ser por isso que lhe perturba a evolução da sociedade actual.

      • Homofio

        Ó fifi, já te cansaste de ser a Luísa?

      • Deusão

        Eu odeio os gays ?

        Aprendi o significado da palavra “sodomizar” lendo a gibibribia.

        Se não me engano um cu vale dois cabaços, certo ? Foi a oferta de um tal de Ló pelo toba de dois anjos.Os cabaços de suas duas filhas pelo ânus de um anjo. Outra curiosa: por que anjos tem cu ?

        Não sou candidato a líder espirutual da humanidade, portanto admito que as pessoas podem fazer o que lhes der na telha; devem, porém, respeitar o meu espaço.

        Esse papalhaço é muito bom de retórica, mas só. Cadê os padres pedófilos condenados ? Sabem qual foi a ajuda dada às Filipinas ? 150000 gibibribas. Será que precisavam tando de papel para limparem a bunda ? E o que poderiam limpar sem comida ?

        dicionário.

        hipocrisia = icar.

        • RB

          já que aqui só existe resposta com insultos, porque não deve haver palavras para mais… Cadê a tua inteligência? Porque tu precisas que respeitem o “teu espaço”… agora o dos outros… a “bicharada”, o “gayzinho”… nota-se que tens um grande conhecimento de palavras do dicionário… tenho uma para ti, vê lá se também a encontras e se te identificas….

          dicionário.

          ignorante.

          • Deusão

            Onde está a ofensa a você, minha montaria ?

            Usei palavras rudes, mas não há nenhuma ofensa a você, quer dizer, pode se ter ofendido se é representante da icar.

            O que escrevi está no besteirol conhecido por gibibribia. Quer reclamar ? reclame do tal livreco.

            Você é que é ignorante pois mostrou que não sabe ler.
            Junte as letrinhas devagar e me mostre em qual trecho eu te insultei ( além de deste, é claro), ignóbil.

You must be logged in to post a comment.